Início Dicas Casa Cozinha e Feng Shui: Dicas para mais prosperidade e bem-estar

Cozinha e Feng Shui: Dicas para mais prosperidade e bem-estar

67

Quem não deseja mais vitalidade, bem-estar e prosperidade?… não é mesmo?! No Feng Shui para alcançarmos esses desejos devemos ter toda a atenção em nossa cozinha, principalmente em nosso fogão.  É na cozinha que o Feng Shui poderá atuar mais fortemente nesses quesitos.

Para os chineses, existem muitas tradições baseadas na cozinha e no fogão, que também são importantes no Feng Shui. A cozinha é um símbolo de como cuidamos de nós mesmos e da maneira como tratamos nossos recursos (comida e dinheiro). A cozinha, em resumo, representa nossa riqueza, nossa saúde e o bem estar de nossa família. Portanto, parece ser um bom lugar para cuidarmos com todo o carinho, atenção e dedicação, certo?

Em artigo anterior falamos bastante sobre a localização da cozinha e seus impactos em nossas vidas. Neste artigo abordarei outros aspectos além da localização, mas igualmente importantes e impactantes em nossos espaços e em nossas vidas.

Leia mais: Cozinha e Feng Shui: A importância de sua localização

Mantenha boas vibrações em sua cozinha

A técnica de Feng Shui se baseia em garantir um bom fluxo de boas energias circulando de maneira abundante em seus espaços. O Feng Shui busca movimentar e atrair boas vibrações para todos os ambientes, fazendo com que isso se reflita positivamente também na sua vida. Quanto melhores as vibrações de seus ambientes, melhor a sua própria vibração e, portanto, melhor é sua qualidade de vida. Aplicar Feng Shui é fazer a vida fluir em todos os aspectos…

Aplicar Feng Shui é fazer a vida fluir em todos os aspectos…

O Chi (ou energia) da cozinha pode facilmente ficar desequilibrado se a pessoa que cozinha estiver nervosa, tensa, cansada. A energia e a vibração da cozinha irão influenciar diretamente e intensamente o alimento que é preparado, cozido e consumido.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

A energia da cozinha também pode se desequilibrar se costumam acontecer brigas e discussões neste local. Isso acontece, pois, a energia negativa emitida por estas situações ficam impregnadas nas paredes, nos móveis e até mesmo no alimento que está sendo preparado. Quem cozinha precisa estar equilibrado para que esse equilíbrio seja transmitido. 

Portanto, preste atenção nas vibrações as quais você expõe tudo que come e serve. Ao cozinhar esteja ciente e consciente da energia a qual submete o alimento que você prepara e/ou come. A comida é uma poderosa fonte de energia, além de servir de combustível para nosso Chi, também nutre nosso físico, nosso espiritual e nosso emocional.

Atenção aos alimentos!

Importante cuidar da nossa comida com sabedoria. Não deixe seus alimentos estragarem ou perderem a validade nos armários, muito menos deixe os alimentos se deteriorarem e mofarem na geladeira. Compre quantidades suficientes para serem consumidas dentro do prazo de validade. Evite desperdícios. Faça comida em quantidades possíveis de serem consumidas em um curto prazo, sem perda de seus nutrientes e força vital.

Sempre limpe e cuide muito bem sua cozinha e de tudo que nela se encontra. Mantenha esse local com uma energia fresca, saudável e próspera.

Segundo o Feng Shui, cozinha não combina com energia negativa e estagnada (energia Sha). A cozinha é um local de extrema importância energética. Logo, não deixe nada parado, estragado ou estragando… a menos que você queira atrair problemas de saúde e financeiros para sua vida.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Limpeza, Higiene e Organização

Mais uma vez, a cozinha é onde o alimento é preparado. De acordo com o Feng Shui, a cozinha é um ambiente sagrado. Nela armazenamos e preparamos os nossos alimentos, que serão responsáveis por nos nutrir e nos proporcionar saúde, disposição, bem-estar, e, portanto, prosperidade.

Neste processo de transformação dos alimentos, podemos gerar muitos resíduos, restos de comida e alimentos, que podem permanecer em vários cantinhos da nossa cozinha. Eles surgem das mais diversas atividades e manipulações de alimentos, como cortar cebolinhas, amaciar carne, respingos de líquidos ou comidas, etc. 

Se esses restinhos de comida não forem limpos, as bactérias crescerão e poderão causar problemas devido à falta de higiene. Além disso, esses restos de comida, se não forem limpos, podem atrair insetos ou até mesmo roedores. Seja implacável nessa limpeza e mantenha tudo ali brilhando!

Leia mais: Como a desordem afeta a sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Em suma, se você não manter sua cozinha limpa, a energia negativa trazida pela cozinha pode ser pior que a do seu banheiro!

Além disso, os armários que armazenam alimentos, panelas e utensílios domésticos devem ser bem organizados, limpos e de fácil acesso. Segundo o Feng Shui, fazendo isso, você mantém seus orçamentos e controles financeiros em ordem. Se a cozinha é um local de prosperidade, os armários e utensílios em geral são os apoios e as ferramentas que fazem essa prosperidade se materializar... Logo, organizando tudo que está ali você mantém um bom controle de suas finanças. 

Leia mais: Organização na prática com Feng Shui 

Mantenha a cozinha bem ventilada e iluminada

Mais do que apenas manter a cozinha limpa é importante também mantê-la bem ventilada e iluminada. Se possível, que ela seja o cômodo mais exposto à luz natural. Fazer refeições num cômodo com vista para o sol nascente no café da manhã ou poente no jantar pode ser bem auspicioso também. (Além de muito agradável).

A energia do sol ativa o fluxo e melhora a distribuição do Chi. Ela cria um padrão energético harmonioso para começar e terminar seu dia.

Mas, caso a ventilação e a iluminação naturais não sejam abundantes em sua cozinha, providencie bons exaustores e circuladores de ar, melhore bastante a iluminação do local, e na medida do possível, compense ao máximo a falta destes dois requisitos (iluminação e ventilação).

Espelhos: Ampliando a cozinha

A cozinha não deve ser pequena demais ou terá a sensação de dinheiro restrito e limitado. Se você tem uma cozinha apertadinha invista em espelhos! Eles poderão ajudar a abrir e expandir esses espaços mais confinados.

Os espelhos são expansores de espaço e atraem iluminação e boa energia. Eles, justamente pelo poder de aumentar o ambiente, são considerados itens essenciais principalmente em ambientes pequenos.

Bom ressaltar que ao se colocar um espelho em qualquer ambiente deve-se tomar cuidado para manter o espaço sempre organizado, pois o espelho amplia tudo que ele reflete.

Segundo o Feng Shui, se no ambiente há muita bagunça, a bagunça será duplicada e a vida dos moradores ficará bem confusa. Logo, mantenha sua cozinha sempre bem organizada para que a bagunça não seja aumentada em sua vida.

Posição de controle

Você deve dar a máxima importância para o posicionamento correto de seu fogão dentro da sua cozinha. Ele deve ser colocado de forma que a pessoa que cozinha tenha visão direta e clara da porta, mas sem estar diretamente na linha da porta e na passagem direta de energia, ok?

Quem cozinha jamais pode ficar de costas para porta. Isso fará com que os moradores da casa fiquem em situações vulneráveis, e, é provável que ocorram acontecimentos pelas costas, traições, etc..

Se seu fogão estiver diretamente na linha da porta e da passagem, você pode colocar um cristal multifacetado entre essa porta e o fogão para tentar corrigir esse fluxo. Uma ajudinha profissional neste caso pode ser necessária para um melhor diagnóstico e correção de seu ambiente.

Caso o seu fogão esteja em uma posição em que a pessoa que cozinha fique de costas para a porta, você pode espelhar a parede atrás do fogão, fazendo desse espelho um retrovisor que dá a visibilidade de todo o espaço…

Existem cores adequadas para cozinha?

Usar azul como tema de cor da sua cozinha não seria um problema. É até aconselhável caso você queira perder peso.

Como já falamos em outros posts e artigos, o azul da água acalma. Enquanto o vermelho do fogo movimenta. De qualquer forma, sempre é preciso uma atenção para se prezar pelo equilíbrio da energia do elemento Água, trazida pela cor azul, e do elemento Fogo existente na chama do fogão.

Naturalmente, é bastante popular selecionar uma cor de cozinha de acordo com a área do baguá em que ela se localiza. Aplicar as cores certas é uma das formas mais comuns de se ativar as áreas do baguá. Mas nada impede de que você escolha as cores de acordo com seu gosto pessoal.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá e para que serve? | Teoria dos 5 elementos

Só tenha atenção com a tendência de atrair problemas de saúde caso a sua cozinha seja muito escura e muito fria. Por isso, não canso de repetir: equilíbrio sempre é fundamental.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Torneiras com vazamento causam perda de riqueza

Segundo o Feng Shui, vazamentos em geral provocam perdas financeiras, afinal é um desperdício de um recurso essencial. A água pode ser equiparada com riqueza e a torneira com vazamento é semelhante a um fluxo de energia Chi. Logo, um vazamento é um desperdício do fluxo de riqueza de uma casa.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Mesmo que você não acredite no Feng Shui, você tem que concordar que sua conta de água aumentará desnecessariamente e isso fará você gastar mais dinheiro. Melhor consertar urgente esses vazamentos!

Facas à vista

Facas são objetos afiados. Então, literalmente falando, elas têm uma própria energia forte no Feng Shui por causa de suas formas: arestas cortantes e afiadas. É por isso que algumas pessoas sentem algum desconforto quando facas estão à vista.

Segundo o Feng Shui, facas à vista vão “cortar” seus relacionamentos na casa. Poderão acontecer desentendimentos mais frequentes, as relações poderão ficar desconexas, as pessoas se sentirão desafiadas, “cutucadas” ou mais desconfortáveis, etc… Melhor guardá-las, certo? 

Observe os “choques” de elementos fogo e água

O fogão, em particular, é a fonte do fogo, a capacidade de transformar nossa comida em alimento e refeições deliciosas. Já na pia temos o elemento água em abundância. Isso já foi comentado também no artigo “Cozinha e Feng Shui: A importância de sua localização“.

Leia mais: Cozinha e Feng Shui: A importância de sua localização

Portanto, ter o fogão ao lado da pia não é muito aconselhável. Caso você tenha essa configuração em sua casa, é recomendado ter sempre entre a pia e o fogão um cristal multifacetado, ou, um objeto de madeira (uma colher de pau, por exemplo) para equilibrar esse “choque”. Objetos de madeira vão equilibrar os dois elementos, pois a madeira alimenta o fogo e se nutre com a água. Mas, ressalto que, a melhor forma de correção desse fluxo é com o cristal multifacetado mesmo! 

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

O cristal multifacetado de 40 mm entre a pia e o fogão é a melhor forma para evitar perda de prosperidade. O cristal serve para que a água da pia não apague a chama da prosperidade representada pelo fogão. Ele reorganiza e mantém um bom fluxo entre esses elementos.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: o que são e como usá-los

No Feng Shui sempre buscamos equilíbrio. Pode haver equilíbrio mesmo com muita água ou muito fogo. Basta que ambos os elementos estejam controlados e/ou em movimento.

Utilize todos os queimadores do seu fogão

Segundo os chineses, quanto mais bonito e bem cuidado for o seu fogão mais próspero você se torna. O fogão é o grande símbolo de prosperidade de uma casa de acordo com o Feng Shui, logo, deve ser tratado com todo o cuidado e capricho.

O fogão é o símbolo de prosperidade de sua casa!

Mas você sabia que, o número de queimadores também influencia na sua prosperidade? Muitas vezes usamos apenas um ou dois queimadores em nossos fogões. Chegamos a ter até aquela boca preferida…usada para tudo, não é mesmo?! Temos que evitar isso. Use todos os queimadores regularmente para manter a energia do fogão forte, para manter a energia da prosperidade bem ativa em sua casa.

Todos os queimadores devem ser usados regularmente e alternadamente, para que a energia da riqueza não fique estagnada e venha para sua vida por múltiplas fontes! As bocas do fogão podem ser associadas às fontes de recursos que entram em sua casa, portanto, é aconselhável utilizar todas as bocas do fogão para que se tenha múltiplas fontes de renda ativas. Dessa forma o dinheiro vai surgir de várias formas e origens diferentes. Interessante, não é mesmo?

Vale ressaltar que, tanto os queimadores quanto o forno devem apresentar boas condições de funcionamento… ok?!

Duplique a chama da prosperidade

Se o fogão com suas diversas chamas representa a prosperidade de uma casa, o que você acha que acontece quando duplicamos essa imagem utilizando um bom espelho? 

Segundo o Feng Shui colocar um grande espelho atrás do fogão para refletir os queimadores, vai duplicar a prosperidade da casa, na crença de que isso dobra a comida e a riqueza. O espelho além de poder corrigir a posição de controle (caso quem cozinhe fique de costas para a porta) vai atrair ainda mais prosperidade para a casa.

Outra sugestão para aumentar a riqueza é colocar também um espelho para refletir a mesa de jantar. Dessa forma você vai dobrar a comida da casa, dobrar a prosperidade de sua vida.

Mantenha seu fogão limpo

Manter o fogão e o forno limpos é fundamental em sua cozinha. Se o seu fogão e forno estiverem sujos, manchados e encardidos, eles transmitirão uma energia (Chi) negativa à sua comida e isso reduzirá a sua energia pessoal, a sua prosperidade e a energia da sua comida.

O fogão e todo o seu entorno precisam ser bem iluminados, ventilados, limpos e desobstruídos.

As boas energias gostam de ambientes limpos, organizados e belos para circularem. Então, capriche neste quesito para aumentar ainda mais as boas energias nesta área e garantir um bem-estar circulante.

Mova o lixo da cozinha para longe do fogão

O fogão, como símbolo de prosperidade, representa uma energia nova, transformadora e saudável. Já a lata de lixo armazena todos os alimentos não utilizados, velhos, apodrecidos, sem utilidade. No lixo descartamos tudo que não nos serve mais… por isso, ele possui uma energia de rejeito, energia estagnada, parada, de coisas desnecessárias.

Mantenha-os longe um do outro. Lixo e prosperidade não combinam.

Mas sabemos que as lixeiras são relativamente úteis para uma melhor organização dos nossos espaços. Sendo assim, caso não consiga abrir mão delas, escolha ao menos lixeiras coloridas e alegres e COM TAMPA. Dessa forma você ameniza a energia negativa de seu interior. (Melhor ainda se ela for daquelas acionadas com o pé).

Interessante também optar por lixeiras pequenas. Elas vão ficar cheias mais rapidamente e te obrigarão a esvaziar seu interior com maior frequência. Deixar o lixo acumulado e parado ali por muitos dias, além de contaminar o ambiente com energia negativa, é também anti-higiênico. Esvazie as lixeiras diariamente!

Evite panelas e utensílios danificados, amassados ​​ou arranhados

Quando você cozinha com panelas e frigideiras que estão danificadas, você transmite uma energia Chi danificada e negativa à sua comida, tornando-a menos atraente para você. E essa energia visual e também vibracional se estenderá à comida que é preparada nestas panelas.

Além disso, panelas antiaderentes riscadas e descascadas podem realmente ser perigosas. O revestimento antiaderente pode ir parar em sua comida causando inclusive problemas sérios de saúde. Se suas panelas e frigideiras estão em péssimas condições, pense em substituí-las ou consertá-las… Sua prosperidade e sua saúde agradecem.

Para isso ficar ainda mais nítido, imagine uma cozinha de revista, com tudo novinho, brilhando, organizado, com objetos e acessórios lindos e de boa qualidade… Só de imaginar você sente a energia e o sabor diferenciados que a comida ali preparada terá, certo?

Não armazene pequenas quantidades de comida em grandes recipientes

Você tem um pote de biscoitos enorme com apenas uma ou duas unidades nele? Reabasteça-o.

Recipientes grandes com pequenas quantidades de comida armazenadas vão mandar uma mensagem de escassez para o seu cérebro… Essa cena transmitirá aos ocupantes da casa uma imagem de falta iminente e insuficiência de recursos…concorda?

Evite guardar em sua despensa ou geladeira potes quase vazios. Use a comida ou junte-a com outra coisa, ou ainda a guarde em potes menores. Recipientes quase vazios representam escassez, carência e perda de riqueza.

Tenha visível na cozinha uma fruteira com frutas, flores naturais, ervas aromáticas e potes de vidro cheios com alimentos. Isso representa abundância! E ao ver sua cozinha super abastecida, você manda a mensagem de fartura ao seu subconsciente e consequentemente você estará atraindo ainda mais essa energia para sua casa e para sua vida… Ahhh só tome cuidado com os potes cheios de guloseimas calóricas, biscoitos e doces, caso queira emagrecer… (Melhor abastecer os potes com alimentos bem saudáveis e naturais).

Você pode ter também flores viçosas e tigelas com frutas e vegetais sobre a mesa de jantar ou mesa da cozinha. Elas vão aumentar o Chi, vão promover um fluxo energético positivo e ainda vão sugerir abundância também.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Conclusão

Tanto no artigo anterior quanto nesse procuramos destacar a importância da cozinha em nossa casa e em nossa vida. São muitas as influências que esse cômodo e principalmente o fogão podem ter na vida das pessoas. 

A cozinha é uma grande fonte geradora de energia! De acordo com o Feng Shui, cuidar muito bem de sua cozinha é essencial quando você quer atrair prosperidade e bem-estar para sua casa. O fogão colocado em um local inadequado ou em péssimo estado de conservação pode causar problemas de saúde e também financeiros. Todo cuidado é pouco para garantir uma excelente movimentação do Chi ali.

Embora aplicar Feng Shui na cozinha seja importante, é apenas uma parte quando se olha para a aplicação da técnica em toda a casa. Mas se você não sabe por onde começar… a COZINHA é uma boa pedida…não é? Mantenha uma vida próspera, saudável e feliz observando as dicas de Feng Shui para aplicar em sua cozinha e em seu fogão.

Você já aplicou alguma dessas regras e dicas de Feng Shui em sua cozinha? Como elas funcionaram para você? Deixe-me saber nos comentários abaixo!

 

67 COMENTÁRIOS

  1. Minha cozinha fica na área da prosperidade e a pia também, o que faço com o ralo???? Escorredor de louça pode ficar com os utensílios q mais uso?

    • Oi Eliana,
      Muito obrigada por seu contato.
      Cozinha na prosperidade não é um problema. Pia ao lado do fogão sim é um ponto de atenção. O ralo é necessário na cozinha, mas deixe-o tampado quando não estiver usando… Sem problemas qto ao escorredor.. 😉 Desde que sempre tudo esteja organizado.

  2. Adorei sua dicas! Pretendo incorporar na minha casa nova. Farei conceito aberto, da minha porta de entrada verei a sala de jantar em frente, a cozinha á direita e a sala de estar á esquerda. Posso ter problemas com isso? Pretendia colocar o fogão na mesma bancada da pia pois farei uma ilha também. A porta dos fundos estará de frente a porta de entrada. Teremos dois fogões, um fogão será a lenha na varanda gourmet do lado externo da casa. Fiquei com medo do que você falou sobre ter dois fogões. Como faço?

    • Oi Fernanda!!!! Agradeço seu carinho…continue acompanhando e seguindo as dicas… Ter dois fogões é perigoso sim mas dá para corrigir … só é preciso realizar a consultoria para honra e respeito aos ensinamentos milenares. (na consultoria realizamos o ritual dos envelopes vermelhos para eu poder te falar todas as curas). Entrar e ver a mesa de jantar pode levar a tendencia a engordar… ver a cozinha tb incentiva essa tendência. Fogão ao lado da pia precisa de um cristal multifacetado entre eles. O mais importante é que o fogão esteja na posição de controle do ambiente… se não estive precisa de correção também. Avalie com carinho realizar a consultoria na casa nova… vale muito a pena o investimento… e assim corrigimos tudo isso e muito mais… 😉 Grande beijo e muita luz.

  3. Boa tarde. Amei o texto todo. Sempre gostei do assunto mas nunca parei de verdade para aprender e aplicar na minha casa. Mas esse ano decidi que vou cuidar de mim e da minha casa (que vejo como minha amiga, minha companheira) com o feng shui. Por isso entrei aqui pra ler sobre a pia que fica na área da prosperidade e eu pensei que seria um problema a água toda escorrendo pelo ralo. Acabei descobrindo coisas maravilhosas para colocar em prática na minha cozinha. Principalmente o espelho no fogão. Amei tudo. Obrigado.

  4. Boa tarde! Estava procurando resposta para uma dúvida: moro na roça e minha cozinha fica fora da casa. Uns quinze metros de distância. Será que isso pode influenciar na nossa prosperidade? Tenho condições de colocar de novo aqui na casa. Seria aconselhável? Muito obrigada

    • Oi Sigrid… Agradeço seu contato e seu interesse… Sim… Fogão fora da construção principal gera escape da prosperidade… O fogão, como simbolo de prosperidade, não pode ficar fora do bagua principal. Vc sente que a prosperidade de sua vida tem escapado? tem sido drenada? Não fica na sua vida? Mas, cuidado… não tenha 2 fogões no mesmo terreno…ok? Pois isso, pode gerar uma tendência a atrair traições. Beijos.

  5. Quanta informação interessante!!! Me surpreendeu!! Era o que eu estava precisando saber… Adorei!! Parabéns bem explicado claro e objetivo.

  6. Cada vez aprendendo mais com seus artigos! Achava que a minha cozinha estava no guá do sucesso e depois de ler outro artigo seu aprendi a usá-lo corretamente e descobri que ela está no Guá dos relacionamentos. Ao lado tem o quarto que tbm pega um pouco do mesmo Guá. Como a cozinha fica no final da planta, na parede final que está a geladeira, a pia e o fogão exatamente nessa ordem, a parede do quarto só tem um armário. Tem algo que precisa de correção? Posso colocar uma mesa pequena cozinha ao lado da geladeira? Tem algum problema a cama do quarto está encostada nessa parede? Desde já agradeço. Parabéns pelos artigos! Gratidão!

    • Oi Cissa…. Ficou um pouco difícil de entender… eu teria que olhar a planta. Não encoste a cabeceira da cama na mesma parede do fogão. Isso é prejudicial e precisa ser corrigido, caso não tenha como mudar a cama de lugar. Corrija também a proximidade da pia e do fogão com um cristal multifacetado de 40mm entre os dois. Cuidado com cozinha no sucesso. O excesso de fogo pode provocar incêndios. Beijos.

  7. Olá! Amei a matéria! Fiquei chocada sobre as facas. Tirei imediatamente. Minha cozinha tem a pia ao lado do fogão, o cristal tem que ficar em qual altura? Obrigada!

  8. Olá Anali!
    Aprendi muito com esta matéria, e logicamente avaliando o meu espaço me deparei com uma dúvida, cruel para mim, acima do meu fogão existe um armário que guardo vasos e material de festa, pois são coisas que pouco utilizo, uma bela bagunça. Deste modo, como já identifiquei que preciso curar esse espaço, o que poderia guardar ali???? E um espelhinho grudado nesse armário iria refletir as chamas do fogão, seria correto???
    Gratidão

    • Oi Lilia! Que bom que gostou… Então, acima do fogão não é indicado ter nada… para não pressionar a prosperidade e a riqueza. Se não tiver outra opção, tenha coisas leves, bonitas, muito bem organizadas ali. Se for colocar um espelho coloque o maior que puder, para refletir vc inteiramente além das chamas.

  9. Boa tarde, meu fogão esta com a metade no excesso da sabedoria, eu n posso mudar de lugar por ser um AP alugado e os pontos de gás serem fixos. Que cura posso fazer para n perder essa energia do fogão? Outra pergunta, o fogao da minha mãe esta no guá do sucesso, tem problema? Adorei o conteudo!!!

    • Oi Louise… Se o fogão está parcialmente na área excedente, vc tem uma perda parcial da energia da prosperidade. Isso não é bom. Mas, a cura para esse caso é transcendental. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria… E a cura para fogão no Sucesso também é transcendental…Podem ocorrer problemas de coração, sangue e até incêndios…

  10. Boa tarde,
    Minha geladeira fica ao lado do fogão mas tem um espaço pequeno entre eles.
    Como fazer a cura?
    Desde já agradeço muito pelos conteúdos publicados, tem sido muito esclarecedores pra mim.
    Gratidão!

  11. Boa noite. Estou pensando em fazer minha cozinha na varanda do meu apartamento, com uma ilha (onde ficaria o fogão) integrada com a mesa de jantar. Alguma orientação ou sugestão? Obrigada

  12. Meu fogão é ao lado da pia, estou pensando em colocar uma prateleira de madeira acima da pia, pois a madeira corrige o fluxo de energia, A pergunta é: Essa prateleira precisa ser de madeira maciça? Ela pode ser envernizada ou pintada de branco? Pode ser mdf ou mdp (aglomerado)? Pose ser revestido de fórmica? São várias dúvidas, pode me ajudar? Vou mesmo colocacar essa prateleira pois em cima dela quero colocar um bule e uma leiteira esmaltada, de qual material devo fazer a prateleira?

    • Oi Elizete! Pode sim… só tome cuidado com as setas (quinas) dessa prateleira apontadas para vc. Pode colocar sim prateleiras acima da pia. Evite prateleiras acima do fogão (para não pressionar a sua prosperidade). Madeira é sempre um bom material ! Pode usar e abusar dele! 😉

  13. Ainda estou na dúvida qual tipo de material devo usar numa prateleira acima do fogão para neutralizar a ação da água sobre o fogo?

    Compensado são finas placas de entalho de madeira coladas umas às outras
    MDF é feito com fibras de madeira e resina sintética
    MDP é feito com partículas de madeira prensa

    Pode ser qualquer um desses materiais?

    E quanto ao acabamento, pode ser em fórmica, verniz ou pintura?

    Não vejo a hora de fazer as adaptações necessárias, grata pelas informações

    • oi Elizete… melhor não ter nada acima do fogão… Não recomendo nenhuma prateleira, de nenhum material acima dele. Prateleiras acima do fogão vão pressionar sua energia de prosperidade… 😉 Será que vale a pena prejudicar essa energia na sua casa e na sua vida?

    • Imagina Elizete… pode perguntar sempre ! não precisa se desculpar… Mas, se quer corrigir o fluxo fogo e água pendure um cristal multifacetado de 40mm que é muito mais poderoso e eficaz que apenas a presença da madeira.

  14. Bom dia! Adorei a matéria. Tenho dúvidas em relação a cozinha. Meu fogão e pia ficam lado a lado e de costas para a porta proncipal da casa, embora ficam no.mesmo.lado da porta da cozinha. Então qual seria a melhor alteração a ser feita?

    • Oi Bia… Se tem fogão e pia lado a lado, coloque um cristal multifacetado de 40mm pendurado entre os dois. Se vc cozinhando fica de costas para a porta, espelhe a parede atrás do fogão para te dar visibilidade. (espelho grande…sem divisões e que não corte a sua imagem e a de ninguém que cozinha ai).

  15. olá, adorei o Texto. Muito esclarecedor.
    Uma dúvida, tenho meu fogão no lugar certo da prosperidade. Mas sobre uma coisa que falam muito…que o fogão NÃO pode colocar nada em cima…tipo um vaso, uma fruteira…em fim..temos que baixar a tampa e deu…sem colocar paninho, nada em cima…isso confere? QUal é a influencia, de algum item em cima da tampa do fogâo? Agradeço. Bjus no \coração.

    • olá Rosa… Agradeço o carinho… Então… não é recomendado colocar nada ACIMA do fogão… EM CIMA do fogão como fruteiras, vaso.. ok !!! Agora coifa, prateleiras, armários…isso sim é prejudicial pois pressiona a energia de prosperidade do fogão… (vira um peso sobre ele…) … Agora uma simples fruteira, tampa de vidro, vaso não vai ter tanto peso assim e fora que fica bonito ! então ótimo ! Consegui esclarecer?

  16. Excelentes dicas … Estou começando a montar a minha cozinha aqui… Vamos colocar o fogão ao lado da porta de entrada. A cozinha é retangular, portanto, o fogão não ficará ao lado da pia e quem cozinha ficará de frente para a porta e janela… Obrigada

  17. Adorei!!
    Onde me cadastro para ser avisada das suas dicas?
    Estou começando a conhecer o Feng Shui.
    Onde compro um baguá completo para aplicar na minha casa?
    Muito obrigada.

  18. Excelente, muito legal as explicações. Porém tenho uma ressalva….esses padrões no Feng Shui me causam estranheza na prática, já que cozinha chinesa é bem suja e desorganizada. Vide locais de consumo e preparação de alimentos em São Paulo. Sofás na China, estão sempre de costas para entrada da casa ou em outros cômodos mais reservados. Portanto o atual feng shui é muito mais ocidental que oriental. Em suma, quem vai a China não vê isso na prática.

    • Oi Marcelo! Não posso afirmar que 100% dos estabelecimentos chineses aqui no Ocidente aplicam Feng Shui… Mas, com certeza os estabelecimentos mais prósperos sim… Podemos encontrar sofás de costas, mas que tenham visibilidade através de espelhos… Tenho que ressaltar que o Feng Shui que ensino foi trazido da China pelo Mestre Lin Yun e adaptado a cultura Ocidental…(escola do Chapéu Preto).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui