sexta-feira, abril 19, 2024
HomeCasaOutras recomendações importantes para a cozinha segundo o Feng Shui

Outras recomendações importantes para a cozinha segundo o Feng Shui

Para os chineses, existem muitas tradições baseadas na cozinha e no fogão, que também são importantes no Feng Shui.

A cozinha é um símbolo de como cuidamos de nós mesmos e da maneira como tratamos nossos recursos (comida e dinheiro). A cozinha, em resumo, representa nossa riqueza, nossa saúde e o bem-estar de nossa família. Portanto, parece ser um bom lugar para cuidarmos com todo o carinho, atenção e dedicação, certo?

Mantenha boas vibrações em sua cozinha

A energia e a vibração da cozinha irão influenciar diretamente e intensamente o alimento que é preparado, cozido e consumido ali.

O chi da cozinha pode facilmente ficar desequilibrado se a pessoa que cozinha estiver nervosa, tensa, cansada. A energia da cozinha também pode se desequilibrar se costumam acontecer brigas e discussões neste local.

Isso acontece pois a energia negativa emitida por estas situações ficam impregnadas nas paredes, nos móveis e até mesmo no alimento que está sendo preparado.

Portanto, esteja atento as vibrações a que você expõe tudo que come e serve. Ao cozinhar esteja ciente e consciente da energia a qual submete o alimento que você come. A comida é uma poderosa fonte de energia, além de servir de combustível para nosso chi, também nutre nosso físico, nosso espiritual e nosso emocional.

Importante cuidar da nossa comida com sabedoria. Não deixar alimentos estragarem ou perderem a validade nos armários, muito menos deixar os alimentos se deteriorarem e mofarem na geladeira. Compre quantidades suficientes para serem consumidas dentro do prazo de validade evitando desperdícios e faça comida em quantidades possíveis de serem consumidas sem perda de seus nutrientes.

Da mesma forma sempre limpe muito bem sua cozinha. Mantenha esse local com uma energia fresca, limpa e próspera.

No último artigo falamos bastante sobre a localização da cozinha e seus impactos em nossas vidas. No artigo de hoje abordarei outros aspectos além da localização, mas igualmente importantes e impactantes em nossos espaços e em nossas vidas.

Limpeza, Higiene e Organização

Mais uma vez, a cozinha é onde o alimento é preparado. Por causa disso, restos de comida podem permanecer em vários cantos da nossa cozinha, surgindo de atividades como cortar cebolas verdes, amaciar carne ou colocar comida em nossos pratos.

Se esses restos de comida não forem limpos, as bactérias crescerão e poderão causar problemas de higiene. Além disso, esses restos de comida, se não forem limpos, podem atrair insetos ou até mesmo roedores.

Em suma, se você não manter sua cozinha limpa, a energia negativa trazida pela cozinha pode ser pior do que o seu banheiro!

Além disso os armários que armazenam alimentos, panelas devem ser organizados, limpos e de fácil acesso. Segundo o feng shui, fazendo isso você mantém seus orçamentos e controles financeiro em ordem.

Mantenha a cozinha bem ventilada e iluminada

Cozinha é onde você prepara comida. Mais do que apenas mantê-la limpa é importante também mantê-la bem ventilada e iluminada. Se possível que seja o cômodo mais exposto a luz natural. Fazer refeições num cômodo com vista para o sol nascente no cafe da manha ou poente no jantar pode ser auspicioso.

A energia do sol ativa o fluxo e a distribuição do chi. Ela cria uma padrão energético harmonioso para começar e terminar seu dia.

Cozinha ampla

A cozinha não deve ser pequena demais ou terá a sensação de dinheiro restrito e limitado. Se você tem uma cozinha apertadinha invista em espelhos. Eles poderão ajudar a abrir e expandir esses espaços mais confinados. Eles são expansores de espaço e atraem iluminação e boa energia. Os espelhos, justamente pelo poder de aumentar o ambiente, são considerados itens essenciais principalmente em ambientes pequenos. Bom ressaltar que ao se colocar um espelho em qualquer ambiente deve-se tomar cuidado para manter o espaço sempre organizado, pois o espelho amplia tudo que ele reflete. Se no ambiente há muita bagunça, a bagunça será duplicada e a vida dos moradores ficará bem confusa. Logo, mantenha sua cozinha sempre bem organizada para que a bagunça não seja duplicada em sua vida.

Posição controle

Você deve dar a máxima importância para o posicionamento correto de seu fogão dentro da sua cozinha. Ele deve ser colocado de forma que a pessoa que cozinha tenha visão direta e clara da porta, mas sem estar diretamente na linha da porta e da passagem direta de energia, ok?

Quem cozinha jamais pode ficar de costas para porta. Isso fará com que os moradores da casa fiquem em situações vulneráveis e é provável que ocorram acontecimentos pelas costas, traições, etc..

Existem cores adequadas para cozinha?

Usar azul como tema de cor da sua cozinha não seria um problema. É até aconselhável caso você queira perder peso.

Mas é preciso uma atenção para se prezar pelo equilíbrio da energia do elemento Água, trazida pela cor azul, e do elemento Fogo existente na chama do fogão.

Naturalmente, é bastante popular selecionar uma cor de cozinha de acordo com a área do baguá em que ela se localiza. Mas nada impede de que você escolha as cores de acordo com seu gosto pessoal.

Só tenha atenção com a tendência a er problemas de saúde a cozinha é muito escura e fria. Por isso não canso de repetir: equilíbrio sempre é fundamental.

Torneiras com vazamento causam perda de riqueza

Segundo o Feng Shui vazamentos em geral provocam perdas financeiras, afinal é um desperdício de um recurso essencial. A água pode ser equiparada com riqueza e a torneira com vazamento é semelhante a um fluxo de energia Chi. Logo, um vazamento é um desperdício do fluxo de riqueza de uma casa.

Mesmo que você não acredite no Feng Shui, você tem que concordar que sua conta de água aumentará desnecessariamente e isso fará você gastar mais dinheiro.

Facas à vista

Facas são objetos afiados. Então, literalmente falando, ele deve ter sua própria energia estagnada no Feng Shui por causa de sua forma: uma aresta cortante afiada. É por isso que algumas pessoas sentem desconforto quando facas estão à vista.

Segundo o Feng Shui, facas à vista vão cortar seus relacionamentos na casa. Melhor guardá-las, certo?

Observe os choques de elementos fogo e água

O fogão, em particular, é a fonte do fogo, a capacidade de transformar nossa comida em alimento e refeições deliciosas. Já na pia temos o elemento água em abundância.

Portanto, ter sempre entre a pia e o fogão um cristal multifacetado, uma pequena planta ou objeto de madeira (ex. vaso de violeta ou colher de pau) vão equilibrar esse “choque”. Mas ressalto que a melhor forma de correção desse fluxo é com o cristal mesmo!

O cristal multifacetado de 40 mm entre a pia e o fogão é a melhor forma para evitar perda de prosperidade. O cristal serve para que a água da pia não apague a chama da prosperidade representada pelo fogão. Ele reorganiza e mantem um bom fluxo entre esses elementos.

O Feng Shui é sempre sobre equilíbrio. Pode haver equilíbrio mesmo com muita água ou muito fogo.

Utilize todos os queimadores do seu fogão

Muitas vezes usamos um ou dois queimadores em nossos fogões. Chegamos a ter até aquela boca preferida…usada para tudo, não é mesmo?! Temos que evitar isso. Use todos os queimadores regularmente para manter a energia do fogão forte em sua casa.

Todos os queimadores devem ser usados regularmente e alternadamente, para que a energia da riqueza não fique estagnada e venha de múltiplas fontes! Interessante, não é mesmo?

Tanto os queimadores quanto o forno devem apresentar boas condições de funcionamento.

Mantenha seu fogão limpo

Isso é fundamental. Se o seu fogão e forno estiverem sujos e encardidos, eles transmitem um chi negativo à sua comida e isso reduz a sua energia pessoal, a sua prosperidade e o chi da sua comida.

O fogão e seu entorno precisam ser bem iluminados, ventilados, e desobstruídos.

Evite panelas e utensílios danificados, amassados ​​ou arranhados

Quando você cozinha com panelas e frigideiras que estão danificadas, você transmite um chi danificado à sua comida, tornando-a menos atraente para você. E esse energia visual e também vibracional se estenderá à comida que é preparada nestas panelas.

Além disso, panelas antiaderentes riscadas e descascadas podem realmente ser perigosas.O revestimento antiaderente pode ir parar em sua comida. Jogue-as fora. Sua prosperidade e saúde agradecem.

Mova o lixo da cozinha para longe do fogão

O fogão representa comida limpa, nova e saudável. A lata de lixo da cozinha representa alimentos não utilizados, velhos ou apodrecidos. Mantenha-os longe um do outro.

Lixo e prosperidade não combinam.

Não armazene pequenas quantidades de comida em grandes recipientes

Tem um pote de biscoitos enorme com apenas uma ou duas unidades nele? Reabasteça-o.

Evite guardar em sua despensa ou geladeira potes quase vazios. Ou use a comida ou junte com outra coisa, ou guarde em potes menores. Recipientes quase vazios representam perda de riqueza.

Tenha visível na cozinha uma fruteira com frutas e potes de vidro cheios com alimentos.

Você pode ter também flores viçosas e tigelas com frutas e vegetais sobre a mesa de jantar ou mesa da cozinha. Elas vão aumentar o chi e vão sugerir abundância.

Seja cauteloso com muito fogo

Segundo o feng shui colocar espelhos atrás do fogão para refletir os queimadores do fogão, vai duplicar a prosperidade da casa, na crença de que isso dobra a comida, significando riqueza. Isso irá  atrair mais prosperidade para a casa.

Outra sugestão para aumentar a riqueza é coloque um espelho na sala de jantar. Dessa forma você vai dobrar a comida da casa.

Conclusão

Cozinha Feng Shui é essencial quando você quer Feng Shui sua casa. O fogão colocado em locais inadequados ou em péssimas condições pode causar problemas de saúde, pois o mau Chi pode influenciar a qualidade dos alimentos.

Embora a cozinha Feng Shui seja importante, é apenas uma parte quando se olha para o Feng Shui de uma casa. Se você realmente quer se beneficiar do Feng Shui, sugiro que encontre um consultor em vez de fazê-lo sozinho.

Mantenha seu deus da cozinha feliz – e você também é mais próspero e saudável – observando as dicas para aplicar em sua cozinha e em seu fogão de acordo com o Feng Shui.

Você já aplicou alguma dessas regras e dicas de Feng Shui? Como elas funcionaram para você? Deixe-me saber nos comentários abaixo!

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

67 COMMENTS

  1. Minha cozinha fica na área da prosperidade e a pia também, o que faço com o ralo???? Escorredor de louça pode ficar com os utensílios q mais uso?

    • Oi Eliana,
      Muito obrigada por seu contato.
      Cozinha na prosperidade não é um problema. Pia ao lado do fogão sim é um ponto de atenção. O ralo é necessário na cozinha, mas deixe-o tampado quando não estiver usando… Sem problemas qto ao escorredor.. 😉 Desde que sempre tudo esteja organizado.

  2. Adorei sua dicas! Pretendo incorporar na minha casa nova. Farei conceito aberto, da minha porta de entrada verei a sala de jantar em frente, a cozinha á direita e a sala de estar á esquerda. Posso ter problemas com isso? Pretendia colocar o fogão na mesma bancada da pia pois farei uma ilha também. A porta dos fundos estará de frente a porta de entrada. Teremos dois fogões, um fogão será a lenha na varanda gourmet do lado externo da casa. Fiquei com medo do que você falou sobre ter dois fogões. Como faço?

    • Oi Fernanda!!!! Agradeço seu carinho…continue acompanhando e seguindo as dicas… Ter dois fogões é perigoso sim mas dá para corrigir … só é preciso realizar a consultoria para honra e respeito aos ensinamentos milenares. (na consultoria realizamos o ritual dos envelopes vermelhos para eu poder te falar todas as curas). Entrar e ver a mesa de jantar pode levar a tendencia a engordar… ver a cozinha tb incentiva essa tendência. Fogão ao lado da pia precisa de um cristal multifacetado entre eles. O mais importante é que o fogão esteja na posição de controle do ambiente… se não estive precisa de correção também. Avalie com carinho realizar a consultoria na casa nova… vale muito a pena o investimento… e assim corrigimos tudo isso e muito mais… 😉 Grande beijo e muita luz.

    • Olá Dalva… Então.. mas a geladeira atrapalha a passagem? ou limita a entrada? Há algumas formas de ajustar (caso isso realmente seja um problema)… mas é preciso ver o local para uma melhor avaliação.

  3. Boa tarde. Amei o texto todo. Sempre gostei do assunto mas nunca parei de verdade para aprender e aplicar na minha casa. Mas esse ano decidi que vou cuidar de mim e da minha casa (que vejo como minha amiga, minha companheira) com o feng shui. Por isso entrei aqui pra ler sobre a pia que fica na área da prosperidade e eu pensei que seria um problema a água toda escorrendo pelo ralo. Acabei descobrindo coisas maravilhosas para colocar em prática na minha cozinha. Principalmente o espelho no fogão. Amei tudo. Obrigado.

    • Olá Osvaldo… ahh que lindo seu relato…adorei saber! Que bom que gostou dos conteúdos…continue nos acompanhando…sempre tem artigo novo no site… O Feng Shui é um assunto apaixonante mesmo… 😉 beijos.

  4. Boa tarde! Estava procurando resposta para uma dúvida: moro na roça e minha cozinha fica fora da casa. Uns quinze metros de distância. Será que isso pode influenciar na nossa prosperidade? Tenho condições de colocar de novo aqui na casa. Seria aconselhável? Muito obrigada

    • Oi Sigrid… Agradeço seu contato e seu interesse… Sim… Fogão fora da construção principal gera escape da prosperidade… O fogão, como simbolo de prosperidade, não pode ficar fora do bagua principal. Vc sente que a prosperidade de sua vida tem escapado? tem sido drenada? Não fica na sua vida? Mas, cuidado… não tenha 2 fogões no mesmo terreno…ok? Pois isso, pode gerar uma tendência a atrair traições. Beijos.

  5. Quanta informação interessante!!! Me surpreendeu!! Era o que eu estava precisando saber… Adorei!! Parabéns bem explicado claro e objetivo.

  6. Cada vez aprendendo mais com seus artigos! Achava que a minha cozinha estava no guá do sucesso e depois de ler outro artigo seu aprendi a usá-lo corretamente e descobri que ela está no Guá dos relacionamentos. Ao lado tem o quarto que tbm pega um pouco do mesmo Guá. Como a cozinha fica no final da planta, na parede final que está a geladeira, a pia e o fogão exatamente nessa ordem, a parede do quarto só tem um armário. Tem algo que precisa de correção? Posso colocar uma mesa pequena cozinha ao lado da geladeira? Tem algum problema a cama do quarto está encostada nessa parede? Desde já agradeço. Parabéns pelos artigos! Gratidão!

    • Oi Cissa…. Ficou um pouco difícil de entender… eu teria que olhar a planta. Não encoste a cabeceira da cama na mesma parede do fogão. Isso é prejudicial e precisa ser corrigido, caso não tenha como mudar a cama de lugar. Corrija também a proximidade da pia e do fogão com um cristal multifacetado de 40mm entre os dois. Cuidado com cozinha no sucesso. O excesso de fogo pode provocar incêndios. Beijos.

  7. Olá! Amei a matéria! Fiquei chocada sobre as facas. Tirei imediatamente. Minha cozinha tem a pia ao lado do fogão, o cristal tem que ficar em qual altura? Obrigada!

    • oi Victoria… é… nossa casa diz muito sobre nossa vida… é bom ter certos cuidados. Então… O cristal deve ficar pendurado bem próximo no meio desse fluxo pia (água) e fogão (fogo). 😉

  8. Olá Anali!
    Aprendi muito com esta matéria, e logicamente avaliando o meu espaço me deparei com uma dúvida, cruel para mim, acima do meu fogão existe um armário que guardo vasos e material de festa, pois são coisas que pouco utilizo, uma bela bagunça. Deste modo, como já identifiquei que preciso curar esse espaço, o que poderia guardar ali???? E um espelhinho grudado nesse armário iria refletir as chamas do fogão, seria correto???
    Gratidão

    • Oi Lilia! Que bom que gostou… Então, acima do fogão não é indicado ter nada… para não pressionar a prosperidade e a riqueza. Se não tiver outra opção, tenha coisas leves, bonitas, muito bem organizadas ali. Se for colocar um espelho coloque o maior que puder, para refletir vc inteiramente além das chamas.

  9. Boa tarde, meu fogão esta com a metade no excesso da sabedoria, eu n posso mudar de lugar por ser um AP alugado e os pontos de gás serem fixos. Que cura posso fazer para n perder essa energia do fogão? Outra pergunta, o fogao da minha mãe esta no guá do sucesso, tem problema? Adorei o conteudo!!!

    • Oi Louise… Se o fogão está parcialmente na área excedente, vc tem uma perda parcial da energia da prosperidade. Isso não é bom. Mas, a cura para esse caso é transcendental. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria… E a cura para fogão no Sucesso também é transcendental…Podem ocorrer problemas de coração, sangue e até incêndios…

  10. Boa tarde,
    Minha geladeira fica ao lado do fogão mas tem um espaço pequeno entre eles.
    Como fazer a cura?
    Desde já agradeço muito pelos conteúdos publicados, tem sido muito esclarecedores pra mim.
    Gratidão!

  11. Boa noite. Estou pensando em fazer minha cozinha na varanda do meu apartamento, com uma ilha (onde ficaria o fogão) integrada com a mesa de jantar. Alguma orientação ou sugestão? Obrigada

  12. Meu fogão é ao lado da pia, estou pensando em colocar uma prateleira de madeira acima da pia, pois a madeira corrige o fluxo de energia, A pergunta é: Essa prateleira precisa ser de madeira maciça? Ela pode ser envernizada ou pintada de branco? Pode ser mdf ou mdp (aglomerado)? Pose ser revestido de fórmica? São várias dúvidas, pode me ajudar? Vou mesmo colocacar essa prateleira pois em cima dela quero colocar um bule e uma leiteira esmaltada, de qual material devo fazer a prateleira?

    • Oi Elizete! Pode sim… só tome cuidado com as setas (quinas) dessa prateleira apontadas para vc. Pode colocar sim prateleiras acima da pia. Evite prateleiras acima do fogão (para não pressionar a sua prosperidade). Madeira é sempre um bom material ! Pode usar e abusar dele! 😉

  13. Ainda estou na dúvida qual tipo de material devo usar numa prateleira acima do fogão para neutralizar a ação da água sobre o fogo?

    Compensado são finas placas de entalho de madeira coladas umas às outras
    MDF é feito com fibras de madeira e resina sintética
    MDP é feito com partículas de madeira prensa

    Pode ser qualquer um desses materiais?

    E quanto ao acabamento, pode ser em fórmica, verniz ou pintura?

    Não vejo a hora de fazer as adaptações necessárias, grata pelas informações

    • oi Elizete… melhor não ter nada acima do fogão… Não recomendo nenhuma prateleira, de nenhum material acima dele. Prateleiras acima do fogão vão pressionar sua energia de prosperidade… 😉 Será que vale a pena prejudicar essa energia na sua casa e na sua vida?

    • Imagina Elizete… pode perguntar sempre ! não precisa se desculpar… Mas, se quer corrigir o fluxo fogo e água pendure um cristal multifacetado de 40mm que é muito mais poderoso e eficaz que apenas a presença da madeira.

  14. Bom dia! Adorei a matéria. Tenho dúvidas em relação a cozinha. Meu fogão e pia ficam lado a lado e de costas para a porta proncipal da casa, embora ficam no.mesmo.lado da porta da cozinha. Então qual seria a melhor alteração a ser feita?

    • Oi Bia… Se tem fogão e pia lado a lado, coloque um cristal multifacetado de 40mm pendurado entre os dois. Se vc cozinhando fica de costas para a porta, espelhe a parede atrás do fogão para te dar visibilidade. (espelho grande…sem divisões e que não corte a sua imagem e a de ninguém que cozinha ai).

  15. olá, adorei o Texto. Muito esclarecedor.
    Uma dúvida, tenho meu fogão no lugar certo da prosperidade. Mas sobre uma coisa que falam muito…que o fogão NÃO pode colocar nada em cima…tipo um vaso, uma fruteira…em fim..temos que baixar a tampa e deu…sem colocar paninho, nada em cima…isso confere? QUal é a influencia, de algum item em cima da tampa do fogâo? Agradeço. Bjus no \coração.

    • olá Rosa… Agradeço o carinho… Então… não é recomendado colocar nada ACIMA do fogão… EM CIMA do fogão como fruteiras, vaso.. ok !!! Agora coifa, prateleiras, armários…isso sim é prejudicial pois pressiona a energia de prosperidade do fogão… (vira um peso sobre ele…) … Agora uma simples fruteira, tampa de vidro, vaso não vai ter tanto peso assim e fora que fica bonito ! então ótimo ! Consegui esclarecer?

  16. Excelentes dicas … Estou começando a montar a minha cozinha aqui… Vamos colocar o fogão ao lado da porta de entrada. A cozinha é retangular, portanto, o fogão não ficará ao lado da pia e quem cozinha ficará de frente para a porta e janela… Obrigada

  17. Adorei!!
    Onde me cadastro para ser avisada das suas dicas?
    Estou começando a conhecer o Feng Shui.
    Onde compro um baguá completo para aplicar na minha casa?
    Muito obrigada.

  18. Excelente, muito legal as explicações. Porém tenho uma ressalva….esses padrões no Feng Shui me causam estranheza na prática, já que cozinha chinesa é bem suja e desorganizada. Vide locais de consumo e preparação de alimentos em São Paulo. Sofás na China, estão sempre de costas para entrada da casa ou em outros cômodos mais reservados. Portanto o atual feng shui é muito mais ocidental que oriental. Em suma, quem vai a China não vê isso na prática.

    • Oi Marcelo! Não posso afirmar que 100% dos estabelecimentos chineses aqui no Ocidente aplicam Feng Shui… Mas, com certeza os estabelecimentos mais prósperos sim… Podemos encontrar sofás de costas, mas que tenham visibilidade através de espelhos… Tenho que ressaltar que o Feng Shui que ensino foi trazido da China pelo Mestre Lin Yun e adaptado a cultura Ocidental…(escola do Chapéu Preto).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe