sexta-feira, abril 19, 2024
HomeCasaComo usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

 

No Feng Shui, os espelhos têm o poder tanto de equilibrar a energia dos ambientes quanto decorá-los. Mas também, eles podem de causar vários problemas se não forem observados alguns pontos, já que podem ser usados de muitas maneiras e com diversos propósitos em um espaço… Por isso, são tão polêmicos e por isso também certos cuidados devem ser tomados para que não prejudiquem a boa circulação de energia.

Espelhos podem ser usados para redirecionar a circulação de chi (ou energia) em um ambiente. Podem também ser usados para aumentar espaços pequenos. Podem ser auspiciosos se usados para duplicar algo que se deseja multiplicar (como a prosperidade e fartura) ou algo positivo em seu lar… Eles ajudam muito a melhorar a iluminação de ambientes e também compensar faltas energéticas em algumas plantas.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

No Feng Shui há algumas regras básicas e imprescindíveis para melhor aproveitamento dos poderes de um espelho. Portanto, toda atenção é pouca para usá-los da melhor forma!

Vamos às DICAS!!!

Tamanho e posicionamento dos espelhos

Sempre falamos que no Feng Shui quanto maiores os espelhos forem, melhores serão os seus resultados, principalmente quando são utilizados como curas de áreas faltantes.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Os espelhos não podem ser pequenos a ponto de cortar, segmentar ou dividir a imagem nele refletida. Temos que nos ver refletidos de forma clara e inteira, principalmente a parte de cima do corpo! Nada de cortar a cabeça de ninguém… 

Ao vermos nossa imagem de maneira cortada ou dividida, vamos mandar exatamente essa mensagem para no nosso subconsciente de que não somos inteiros, de que estamos divididos, ou que não temos cabeça para nada… (quando você nem vê sua cabeça no espelho).

Posicione os espelhos de forma que todos se vejam completos e inteiros, na medida do possível, observando a altura de todos na casa. Pelo menos a cabeça de todos precisa estar inteira no reflexo… ok?

Na decoração está muito em alta colocar vários conjuntos de espelhos com divisões bem marcadas entre eles, com bisotê e tudo… Essas linhas vão segmentar nossa imagem e isso não é bom.

Nem pensar em colocar aquele monte de espelhinhos pequenos decorativos na parede da sala que mal dá para ver qualquer parte do seu corpo no reflexo.

Espelho bom é espelho grande, liso e sem emendas!

Qualidade do espelho

Opte sempre por espelhos de boa qualidade e que jamais distorçam sua imagem!

Quanto melhor refletirem a realidade melhor. Qualquer imagem distorcida irá mandar uma mensagem também distorcida para seu subconsciente. Isso pode gerar também problemas psicológicos, levando você a se questionar com relação a sua verdadeira identidade. Ver seu reflexo distorcido pode gerar dificuldades de você mesmo se reconhecer em sua essência.

Sempre inteiros e conservados

Os espelhos não podem estar manchados, trincados, quebrados nem em sua residência muito menos em ambientes comerciais.

Tudo isso parece irrelevante, mas pode sim gerar problemas de saúde sérios, pois é como se algumas partes do seu corpo pareçam esquartejadas, manchadas ou nem se quer existam.

Por exemplo, se você todos os dias se ver em um espelho manchado bem ali no seu abdômen… O que acha que pode acontecer com o tempo? Provavelmente você terá problemas bem nessa área… É como se o seu cérebro não entendesse que essa parte faz parte do seu corpo ou não a considere saudável.

Harmonizando ambientes

De acordo com o Feng Shui, os espelhos podem ser aliados muito importantes na harmonização de ambientes. Ele é essencial para promover os equilíbrios energéticos de áreas faltantes ou ajustes de espaços apertados no Feng Shui. Afinal, eles ampliam os espaços, retiram aquela sensação de confinamento, de aperto, e passam a sensação de que o espaço continua atrás dele…

Por exemplo, se você gostaria de ter cômodos mais amplos do que realmente são, experimente espelhar uma das paredes. Com certeza, você terá essa sensação de ampliação de seu espaço. É como se o espelho “derrubasse a parede” que limita o cômodo. Isso é muito aplicado para “sumir” com colunas e vigas no meio dos ambientes. Já viu aquelas colunas de shoppings totalmente espelhadas? É como se elas nem existissem… Nosso olhar parece transpassá-las e, assim, é retirada a sensação de bloqueios no meio do caminho.

Mas, é preciso cautela. Veja o que o espelho irá refletir e avalie se as imagens são realmente agradáveis e não gerem incômodos visuais.

Atraindo boas energias

Os espelhos são expansores de ambientes e atraem iluminação e boa energia. Os espelhos, justamente pelo poder de aumentar qualquer espaço, são considerados itens essenciais principalmente em ambientes pequenos. Queridinhos e peças chave em qualquer projeto de decoração… Com a sensação de mais espaço, o espelho auxilia na ampliação do campo visual do espaço onde está presente.

Se você tem um espaço mal iluminado na sua casa, você pode usar o espelho para refletir a iluminação seja de uma janela ou mesmo de uma luminária. O efeito é incrível e você terá um ambiente duas vezes mais claro. De acordo com o Feng Shui ter um ambiente claro e iluminado é muito favorável para garantir uma boa harmonização da casa e com isso atrair boas energias.

Já reparou que onde há luz do sol as pessoas parecem estar mais saudáveis e mais felizes? A luz é um elemento de grande importância nos ambientes. Quando não podemos contar com iluminação natural temos que compensar com o uso de iluminação artificial. 

Cuidado com a bagunça

Bom ressaltar que, ao se colocar um espelho em qualquer ambiente, você deve tomar cuidado para manter o espaço sempre organizado. Espelhos duplicam tudo. Se no ambiente há muita bagunça, a bagunça será duplicada também e a vida das pessoas ali ficará bem confusa. Use espelhos com sabedoria!

Se for para duplicar algo, que seja a prosperidade e as boas energias não é mesmo? !

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Atraindo a Prosperidade

Espelhos podem duplicar a energia de prosperidade se posicionados corretamente em alguns locais de nossa casa. Que tal atrair mais prosperidade para nossas vidas? Os espelhos podem te ajudar nisso.

Abaixo, vou dar alguns exemplos de como posicionar os espelhos com essa finalidade de atrair ainda mais prosperidade para seu ambiente e para sua vida.

Leia mais: Hábitos para trazer prosperidade e riqueza para sua vida

Espelho refletindo a mesa de jantar

Segundo o Feng Shui, a mesa de jantar é também um símbolo de fartura da casa. Então refletir essa mesa vai fazer com que sua fartura seja também duplicada. Mas é muito importante que você deixe sempre essa mesa limpa, organizada, de preferência com um belo arranjo de flores e de frutas para atrair ainda mais a energia da prosperidade. Capriche.

Espelho refletindo uma janela

Ao colocar um espelho refletindo a imagem de uma janela cuja vista é bem bonita, você pode duplicar a energia de prosperidade da sua casa ao trazer duplamente essa imagem bonita para dentro do seu espaço. Dessa forma, você duplica as boas vibrações ao ter a bela vista em dobro em seu ambiente… Bem legal, não é? Mas só vale se a paisagem valer mesmo a pena ser duplicada!

Quando seu espelho reflete imagens bonitas e agradáveis, você duplica essas boas energias, já que essa beleza poderá ser presenciada ao vivo ou através do espelho.

 

Espelho atrás do fogão

Já falamos algumas vezes que o fogão é o símbolo de prosperidade de uma casa. Falamos também que o fogo representa essa energia de prosperidade. Então, colocando um espelho atrás do fogão, de forma que ele reflita as chamas, isso duplicará a fartura e abundância em sua casa. Você terá 2 vezes mais prosperidade. Sem contar que um espelho posicionado ali poderá fazer com que você corrija a posição de controle e enxergue melhor quem entra na cozinha. De cara você retoma o comando da sua vida e duplica sua prosperidade…nada mal?!…

Leia mais: Cozinha e Feng Shui – Dicas para mais prosperidade e bem estar

Considerações finais

Como vimos, de acordo com o Feng Shui, os espelhos têm um papel fundamental para reequilibrar as energias de uma casa.

No entanto, ficou claro que, ao mesmo tempo em que eles podem solucionar vários problemas, eles podem também provocá-los. Portanto, use os espelhos com sabedoria!

Espero que com esse artigo você saiba quais os cuidados são necessários ao utilizar esses maravilhosos itens em sua decoração.

Gostou de saber mais sobre espelhos? Entendeu as regras?
Comente aqui se você está seguindo essas recomendações ou se ainda precisa melhorar!! Vamos juntos duplicar as boas energias por todos os lugares!

 

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

64 COMMENTS

  1. Olá…estou amando suas dicas… Espelho na entrada da casa, assim que abro a porta principal, ajuda a “devolver” energias negativas de quem está entrando em minha residência com essa finalidade?

    • Oi Jacqueline!!! Agradeço seu carinho…!!! Fico muito feliz que esteja gostando… Quanto ao espelho, na escola do chapéu negro colocamos o espelho para eliminar bloqueios como paredes e portas logo a frente da porta de entrada… Não posicionamos espelhos para rebater energias negativas… mas é possível programá-los para isso também. Existem várias formas para proteger seu lar…

  2. Adorei tudo! Muito claro e objetivo! Gratidão! Apenas uma dúvida, posso colocar o espelho refletindo a mesa de jantar e a porta de entrada do apto? Pois a porta de entrada fica de frente para o corredor que da na sala de jantar. Quem entra enxerga direto a mesa de jantar. Posso colocar um espelho oval ou redondo? Ali na sala de jantar é minha área da criatividade.

    • Olá Lorena!! Agradeço seu contato e carinho! Pode sim colocar um espelho refletindo a mesa de jantar… mas deixe a mesa sempre bonita e arrumada..ok?! Não tem problema que o espelho reflita a porta. E se a mesa está na criatividade formas ovais ou redondas são bem vindas sim! 😉 Grande beijo!

  3. Amei!!! Tudo muito claro!
    Uma dúvida: comprei duas mandalas feitas com pedaços de espelhos, por uma pessoa que tem um espaço esotérico. Posso usar para decoração, sem o objetivo de uso como espelho para nós olharmos (até porque como é bem pequenos os pedaços, não dá para ver, mas as mandalas são enormes). Ou é melhor não usar? Muito obrigada

    • Agradeço o carinho Fabiane! Fico muito feliz que tenha gostado! Então… depende… quando vc olha a mandala você se vê fragmentada nela? Qual a sensação que ela te passa? Vc tem que investigar qual a mensagem que seu subconsciente está recebendo ao olhar a mandala… Respire fundo e faça esse exercício… só vc mesmo para avaliar melhor…

  4. Boa tarde, estou adorando suas dicas, mas tenho uma duvida o espelho no fogao , como faco o meu fogao fica na parede de uma mureta tipo cozinha americana nao tenho parede ate o teto , como posso colocar o espelho se nao tem a parede necessaria ?

    • Olá Renata. Para que você iria colocar o espelho na parede do fogão? Para correção da posição de controle ou para duplicar a prosperidade? bom, qualquer que seja a sua intenção é preciso achar outra cura que se aplique ai… há sempre mais de uma possibilidade…dependendo da intenção..

      Bjs.

  5. Eu adoro as dicas que na verdade são lições para a vida em nosso lar e fora dele. E foi muito interessante porque ganhei um espelho grande, muito bonito e até agora não sei ou não sabia exatamente onde colocá-lo. Ana eu ainda tenho uma dúvida, se puder me ajudar, fico grata: tenho corredor curto, medidas boas, iluminado ( moro em apto) e banheiro no final .. colocar esse espelho no corredor é uma boa opção? Li sobre essa questão do toalet aqui nos seus artigos e fiquei preocupada!
    Devo também por algo na porta do banheiro?
    Muito obrigada pelos seus ótimos artigos.
    Gratidão

    • olá Josuí! Agradeço seu contato e carinho! Então… a cura para o banheiro ao final do corredor é transcendental e não pode ser transcrita aqui…para não ter seu poder diminuído. Se vc tem essa configuração sugiro que faça urgente uma consultoria para correção dela, pois acarreta muitos problemas.
      Fica difícil dizer onde vc deve colocar seu espelho… pois não sei como é a sua planta… Mas, use sua intuição… tenho certeza que achará o melhor lugar para ele… 😉

  6. […] Esses fatores são bem importantes, pois determinam como a energia vai circular através do corredor e se esse movimento será harmônico ou cansativo e desgastante. Através desses quatro fatores também é possível escolher a melhor correção. Por exemplo, um longo corredor com alguma luz natural pode ser beneficiado com o posicionamento correto de espelhos, de forma a duplicar o ambiente e diminuir a sensação de aperto. Espelhos são ótimas curas de Feng Shui e também incríveis elementos decorativos. É um elemento bem coringa! Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui […]

  7. Olá Anali! Por favor você pode me tirar uma dúvida. Está tudo bem o espelho do meu quarto ficar apoiado na parede onde fica o banheiro? Desde já grata, e desejo prosperidades sempre e obrigada por compartilhar tanta luz conosco!

  8. Na minha sala de jantar, na verdade e um quadro de 2 metros de madeira e dentro e vidro os pedaços me ajude ele foi caro não posso desfazer dele,o que eu faço e bom ou ruim para o meu ambiente.bjo

    • Oi Maria Helena… Não entendi muito bem, mas o quadro tem espelhos pequenos que dividem sua imagem? Como vc se vê nele? O que sente ao olhar para esse quadro?… Consulte sua intuição…. Ahh e barato e caro são coisas relativas, ne?!… Quanto custa sua saúde e bem-estar? Para eu conseguir opinar, só olhando e medindo as vibrações…ok?

  9. Estou com um espelho sobrando e gostaria de guarda-lo no bau da cama, tem algum problema nisso? Outra coisa o espelho nao pode refletir a pessoa dormindo apenas, se refletir apenas o final da cama tem algum problema? Obrigada

    • Oi Flavia… Camas baú necessitam de atenção redobrada. Guarde no baú coisas que tenham uma energia que vc queria estar em contato para se restaurar à noite quando dorme… Ideal guardar roupas de cama que usa mais, cheirosas, macias, coisas leves e bonitas. Guardar ali coisas que vc não usa muito vai estar drenando sua energia, pois vc ficará em contato com essas coisas estagnadas e sem uso ou utilidade. No Feng Shui do Chapéu Negro não vemos problema com espelho refletindo a cama… mas, avalie se isso te incomoda… se te incomoda não tenha espelho ali.

  10. oi Anali,tudo bem ? Adorei todo o conteúdo é muito interessante.
    Mais estou com uma duvida, se você poder me esclarecer vou ficar muito agradecida, quero colocar um espelho na porta de entrada da minha casa, mais ele vai refletir o lado de fora quando abrir a porta.
    isso é positivo ou não?
    Muito obrigada !!!

    • Oi Francilene… agradeço o carinho.. Fico feliz que vc gostou de nossos conteúdos! Então.. o espelho será útil se vc tiver uma parede logo a frente da entrada… Pois ele retira esse bloqueio formado pela parede. Não tem problema refletir o lado de fora.. o mais importante é retirar barreiras e possíveis obstáculos na vida…

  11. Oi, Anali! Tudo bem? Amo seus artigos, gosto muito de lê-los. Mas, acabei com uma dúvida. Para área faltante, qual é a melhor posição para colocar o espelho? Um grande beijo!

    • Oi Julia… Agradeço o carinho.. Fico feliz que esteja aproveitando… Então, há várias possibilidades… depende de como é sua área faltante… Mas, o ideal é que o espelho seja posicionado de forma a compensar com o seu reflexo a parte inexistente da planta, como se o espaço continuasse, através dele.

  12. Olá, boa tarde!!
    Gostaria de colocar um espelho na entrada da minha porta de entrada. Tenho uma parede de 150×2,30. Pretendo colocar na parede toda. Uma dúvida por favor. Vou mandar uma foto, pois esse espelho, tem molduras, tipo modura de uns 8 cm dourada e mais adentro um filhetinho de 1,5 dourado tb de madeira sobre o espelho, Será que posso fazer isso? Aguardo resposta!

  13. Olá Anali, li todas as perguntas e respostas até que cheguei na que mais se parece com minha dúvida, quanto ao espelho em frente a porta de entrada essa última, ganhei um espelho e gostaria de colocá-lo na parede em frente a porta que não tem jardim e sim outra parede e logo em seguida um muro, tudo limpo o que eu acho importante ressaltar, pensei em colocar um vaso com planta do lado de fora bem próximo ao muro, o que acha? Gratidão

    • oi Adriana… não sei se entendi muito bem sua dúvida.. mas se vc tem uma parede logo a frente da porta de entrada, tenha sim um espelho para “retirada” dessa barreira do seu caminho! (quanto maior melhor). Plantas são sempre bem vindas… só cuidado para elas não ficarem na passagem… Caminho livre sempre.

  14. É verdade mesmo, melhora e muito, conversei com você no Instagram e você me deu uma dica muito boa de melhorar a entrada da casa, no mesmo dia o ambiente da casa mudou completamente, muito obrigada pela ajuda.

  15. Olá! Na entrada da minha casa logo à esquerda fica a mesa de jantar, redonda e pequena pois o espaço é bem pequeno. Ao lado da porta fica a janela, ou seja, a mesa fica bem de frente para a janela e muito próxima da parede que divide outro cômodo (quarto). Posso colocar um espelho nessa parede, refletindo a mesa?

  16. Oi Anali, estou adorando suas dicas. E gostaria muito que vc me ajudasse a resolver a seguinte questão: Moramos em uma casa alugada que tem um espelho fixado na parede de frente para a porta do banheiro. Nao sei se ajuda a informação de que o banheiro está na área da criatividade e o espelho está no começo da área da saúde.
    Por favor, que curas poderia realizar neste caso? Um cristal entre os dois resolveria? Estou começando a ficar preocupada com nossa saúde …

    • Oi Ana Talita… Teria que olhar a planta baixa de sua casa para avaliar se esse posicionamento é bom ou ruim… Não tem problema ter banheiro na criatividade, mas valem todos os cuidados com esse espaço para se evitar drenos de energia. Sempre vale ter um cristal multifacetado na porta do banheiro tb… 😉

  17. Oi Anali, estou adorando suas dicas!!!
    Gostaria que me ajudasse com uma dúvida: Moramos em uma casa alugada que tem um grande espelho de mais de 1,80 m de altura fixado logo em frente à porta do banheiro. O espelho está a uma pequena distância da porta, mais ou menos 1 metro. Não sei se é importante dizer que o banheiro está na área da criatividade e o espelho está no comecinho da área da saúde. Ja estou começando a ficar preocupada com nossa saúde.
    Por favor, que curas do feng shui eu poderia utilizar neste caso, já que não poderia tirar o espelho dali? Um cristal entre os dois resolveria? O que fazer?
    Gratidão!

  18. Estou adorando as informações do site! Bem completas e de fácil entendimento. Poderia me auxiliar com uma dúvida: minha sala é dúvida em dois ambientes e eu queria colocar um espelho na área de jantar, mas na parede o se encontra a porta principal E onde está a mesa reflete as varandas das salas do prédio em frente e a outra parede que divide a sala do banheiro social reflete a porta da cozinha corredor e não há nada ali porque tbm é o de fica a porta de entrada da casa pela cozinha. Posso colocar esse espelho refletindo o restante da minha sala e o prédio em frente?

    • oi Ludmila, Não consegui entender bem a disposição da sua sala… mas, um espelho que reflita a mesa de jantar sempre é bem vindo. Vale deixar o ambiente sempre bem bonito e organizado para que a beleza e a ordem sejam duplicadas tb ! Se o reflexo que esse espelho emite dele é bom… pode tê-lo ali sim…(se vc gostar dessa vista, claro…)….

  19. Tentei mudar a disposição dos móveis da sala de estar, mas os cadeirões são grandes e largos. A melhor maneira é ter um de costas para a porta de entrada da sala. Para corrigir teria que pôr um espelho por cima da lareira. o que me sugere?
    Agradeço a ajuda que me possa dar.

    Maria Amélia Silva

    • Oi Maria… se não tem como mudar a posição dos cadeirões vale colocar o espelho sim, de forma que ele dê visibilidade de quem entra para quem está sentado ali… Vale olhar em qual área está essa lareira e se é usada ou não… 😉

  20. Anali uma dúvida: eu ia colocar espelhos divididos de frente à mesa de jantar, mas vi que não é uma boa ideia. Então pensei colocar um espelho liso (ele será vertical, não tem muita largura) e grudado nele 5 peças de madeira (ou metálico) com as fases da lua. Você acha que pode bloquear energias?

    • Oi Luciana… Espelhos que dividem a imagem não são uma boa mesmo… Não consegui entender como seria esse espelho na vertical com madeiras grudadas… Quanto maior o espelho melhor. Vc precisa se ver inteira.. sem cortar sua cabeça principalmente… (e de ninguém da sua casa).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe