quinta-feira, abril 18, 2024
HomeCasaMesa de jantar de acordo com o Feng Shui

Mesa de jantar de acordo com o Feng Shui

Você já parou para pensar na importância e no papel que a sua mesa de jantar tem em sua casa? Será que você tem dado a ela o devido valor que ela tem segundo a sabedoria milenar chinesa do Feng Shui?

Como esse móvel nem sempre é usado e valorizado nos lares de hoje, resolvi escrever um artigo inteirinho dedicado ao simbolismo desse importante móvel dentro de uma casa.

Simbolismo da Mesa de Jantar

Na visão do Feng Shui a mesa de jantar de uma casa simboliza a sua estrutura, a harmonia e a união familiar. Ela simboliza também a prosperidade da casa e a riqueza da família também. É na mesa de jantar onde a comida é compartilhada. Ela precisa parecer atraente e estar sempre bonita e organizada. Dê a ela uma aparência de fartura e abundância!

Leia mais: Como a desordem afeta a sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Sendo assim, é importante que você utilize sempre a mesa de jantar da sua casa da melhor forma possível e com todo o capricho e atenção. Já que, utilizando muito bem essa mobília, você ajuda a manter a união e a prosperidade do seu lar e da sua família.

Capriche sempre!

Use sempre a mesa e capriche na arrumação dela. Nada de usá-la somente em ocasiões especiais ou quando você recebe visitas. Mesmo quando você não está a utilizando é importante deixá-la bem bonita… Coloque flores, frutas, belos arranjos, tenha itens bem bonitos e prósperos sobre ela!

Capriche tanto no arranjo de mesa assim como na mesa posta. Capriche em todos os detalhes. Coloque sua melhor toalha de mesa, caminho de mesa ou jogos americanos… Use sempre sua melhor louça, talheres e copos! Aposte em lindos vasos e até castiçais. Quando você se sente próspero à mesa você atrai essa realidade.

Quando você se sente próspero à mesa você atrai essa realidade.

Nunca use ou mantenha utensílios de mesa quebrados ou lascados. Muita atenção principalmente aos itens feitos de materiais mais frágeis como vidro e porcelana…

Uma dica simples e fácil de ser seguida é correlacionar os formatos dos jogos americanos com o formato de mesa. Esse é um detalhe aparentemente pequeno, mas é interessante o suficiente para ser abordado no Feng Shui, pois adiciona um elemento de continuidade a toda a experiência gastronômica. Assim, para uma mesa redonda, os jogos redondos são os melhores. O mesmo vale para mesas quadradas ou retangulares, usando jogos do mesmo formato também!

Organização e Limpeza são fundamentais

É muito comum encontrar nas casas e apartamentos salas de jantar que raramente são usadas para refeições em família. Normalmente, elas tendem a se tornar apenas um ponto de apoio, um móvel decorativo ou armazenamento para todo tipo de coisa que não conseguimos encontrar um lugar melhor.  Bolsas, contas, compras da casa, chaves, tudo pode ir se acumulando por ali… sem o menor critério. E, quando existem aparadores então, eles podem se tornar verdadeiros armazenadores de energia estagnada com aquelas louças e cristais nunca antes usados, aguardando aquela ocasião especial que nunca chega. Alguém se identificou?

No entanto, você deve entender que acumular e deixar todos esses itens parados ou que, na verdade, não pertencem à sala de jantar pode ter um efeito muito negativo no Feng Shui deste ambiente.

Bagunça, desordem ou coisas paradas (=energia estagnada) deterioram a energia de uma casa, porque restringe o fluxo livre de energia chi ali.

Manter cada coisa em seu devido lugar, encontrar lugares apropriados para cada coisa, e dar um jeito de sempre utilizar tudo que possui, são formas de se evitar problemas de fluxo de energia. Nada de bagunça ou desordem.

Portanto, é muito importante que você deixe sempre essa mesa limpa, organizada, de preferência com um belo arranjo de flores e/ou de frutas para atrair ainda mais a energia da prosperidade. Capricho nunca é demais.

Leia mais: Organização na prática com Feng Shui 

Espelhos e Iluminação

Ter um espelho refletindo a mesa de jantar é muito auspicioso para atrair prosperidade!

Se, segundo o Feng Shui, a mesa de jantar é um símbolo de fartura da casa, então, refletir essa mesa com um espelho, vai fazer com que sua fartura seja também duplicada. Ter um espelho refletindo a mesa de jantar é muito auspicioso para atrair prosperidade! Espelho tem a função de duplicar tudo aquilo que ele reflete. Logo, colocar um espelho neste local é promover uma ampliação do seu espaço e ao mesmo tempo da sua riqueza!

Um grande espelho refletindo a mesa de jantar e mostrando alimentos como uma bela fruteira dobrará a “riqueza” da casa. No entanto, um espelho nunca deve refletir um banheiro ou uma desordem, já que ele também duplicará essas mesmas energias. E também não ser recortado ou com muitas divisões, para que as pessoas não se vejam fragmentadas ou divididas nele.

A iluminação sempre é um ponto que exige bastante atenção. E no caso da mesa de jantar, é bom que ela seja bem agradável. As luzes de parede equipadas com interruptores dimmers são uma boa ideia para controlar a iluminação desse local. Você pode alterar os níveis de iluminação para se adequarem ao seu humor ou a uma ocasião especial.

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui 

Espaço de convivência e gratidão

Sempre seja grato pela comida que tem na mesa, pela família que te rodeia e te suporta. Gratidão nunca é demais… pois, quanto mais você agradece, mais coisas boas são atraídas para sua vida e assim, mais coisas você terá para agradecer…

A gratidão muda a vida para melhor a cada dia! A gratidão melhorará seus relacionamentos, sua saúde, seus níveis de felicidades. Ela acelerará sua carreira, aumentará seu sucesso e seu dinheiro. A gratidão ajudará você alcançar tudo que quiser ser, ter ou fazer.

Gratidão é um sentimento. Se praticar um pouco, sua vida mudará um pouco, se praticar muito todos os dias, sua vida mudará drasticamente.

Seja educado e gentil com os todos os membros da família durante o jantar (isso não significa que você possa gritar com eles em outros lugares…ok?!). Seja gentil e educado sempre.
Certifique-se de que a sala de jantar não se torne uma sala de formalidades em excesso e requinte extremo. O momento em família precisa ser agradável e prazeroso para todos.  Caso contrário, as pessoas perderão o interesse em comer e interagir.

Desfrute de momentos de paz, calmaria, felicidade e trocas familiares. É um momento perfeito para deixar todo o estresse e agitação de lado e sentir-se calmo e feliz junto das pessoas que você ama e que amam você.

Priorize fazer refeições com sua família diariamente. No entanto, se isso não for possível, pelo menos faça uma refeição juntos ao menos uma vez por semana (ou sempre que for possível!).

Evite TV e outros aparelhos eletrônicos na sala de jantar. Garanta que a família passe algum tempo de qualidade juntos.
Evite pendurar relógios na sala de jantar. Eles tendem a criar pressa enquanto comem.
Evite comer sozinho, pois isso aumenta a solidão. Mas, se você estiver sozinho, coloque uma música suave e curta o momento!

Cadeiras na mesa de jantar

No Feng Shui é uma boa prática que o membro mais velho da família ou um hóspede importante sente-se na posição de “convidado de honra” à mesa. Este é o assento mais distante da porta, com paredes sólidas atrás dela, que oferece uma boa visão da porta e das janelas. Se possível, coloque todos os assentos de uma forma que ninguém fique de costas para uma porta ou janela grande, pois essa posição “vulnerável” pode deixar a pessoa que sentar ali insegura.

Mantenha também o número par de cadeiras ao redor da mesa. No Feng Shui, em geral, os números pares são mais estruturados e, portanto, mais confortáveis ​​que os números ímpares. Números pares permitem simetria, que é outro aspecto importante do Feng Shui.

Posicione as cadeiras para que os moradores ou convidados não fiquem de frente para uma porta de banheiro. No Feng Shui, a visão de uma porta de banheiro afeta a saúde e o bem-estar geral da família. Além disso, quando a vista da porta do banheiro ocorre à mesa, ela também afeta o apetite. Sempre que possível, as mesas de jantar devem ser colocadas o mais longe possível dos banheiros, a fim de maximizar a saúde da casa.

Mantenha sempre algo bonito sobre a mesa de jantar

Ter algo em cima da mesa confere à mesa um senso de propósito e convite. Uma tigela redonda cheia de frutas suculentas, no centro da mesa, é uma excelente forma de manter as boas vibrações desse local e seguir corretamente os princípios do Feng Shui.

Além disso, quanto mais comida você mostrar, mais “riqueza” você possui. Muitas frutas têm significados especiais: você pode escolher maçãs ajudam a desenvolver a amizade, peras são boas para atrair energia positiva, pêssegos ajudam na boa saúde e laranjas simbolizam riqueza e prosperidade. Você também pode incluir outras de suas frutas favoritas. As flores também são decorações adoráveis e trazem beleza e boas energias para o local. As flores amarelas são ideais para melhorar a comunicação do lar. No entanto, não use flores secas ou artificiais na decoração, porque elas representam decadência e estagnação.

Mesa de Jantar Ideal

Claro que, cada espaço comporta determinado tipo de mesa. Sua decoração também pode influenciar na melhor alternativa. Mas, na medida do possível, sigas as dicas abaixo para acertar na escolha de sua mesa ideal.

Material da mesa de jantar

O ideal é que a mesa de jantar tenha uma estrutura forte, seja feita de um material resistente e tenha cadeiras aos pares. Dessa forma você equilibra e reforça os laços familiares, relacionamentos e boa comunicação.

Mesas de madeira vão trazer a energia da natureza para o seu espaço, e vão ser uma fonte de energia nutritiva e vibrante para seu lar.

O Feng Shui indica o equilíbrio todos os cinco elementos nos espaços, mas se inclina mais fortemente para as peças de madeira, como forma de aterramento e estabilização dos ambientes. Essa inclinação para materiais de madeira é tanto estética quanto psicológica. (Seguimos essa mesma tendência para a escolha de uma boa cabeceira (de madeira) em um quarto.)

Uma sala de jantar de madeira de alta qualidade é o material preferido para uma mesa de jantar de Feng Shui, embora seja importante usar uma mesa que esteja de acordo com o resto do estilo da casa.

Evite as mesas de jantar com tampo de vidro, pois elas geram uma energia nervosa, fria, lisa, frágil e muito acelerada.

As mesas de vidro são elegantes, com toda certeza. Mas, o aconchego, a firmeza e a solidez que a madeira proporciona combinam muito mais com esse ambiente.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Tamanho da mesa de jantar

Você recebe visitas apenas pontualmente e mesmo assim tem uma mesa de jantar enorme para acomodar todo mundo nestes eventos? Prefere passar o ano inteiro desviando de uma mesa enorme, pois sua família e amigos te visitam às vezes?!

Avalie suas reais necessidades x tamanho do seu espaço…e encontre um equilíbrio…

A mesa de jantar deve ser grande o suficiente para fornecer espaço e ao mesmo tempo conforto para todos. Às vezes, isso não exige uma alteração na mesa de jantar, mas talvez uma alteração no tamanho das cadeiras da mesa resolva.

Cor da mesa e sala de jantar

O chi na sala de jantar precisa ser mais yin (escuro) que yang (claro), para ajudar a criar uma sensação agradável e relaxante. Para estimular o yin, baseie a decoração em cores pastéis ou neutras. Para grandes áreas, como paredes, cores únicas são as melhores.

Você sempre pode usar quadros ou acessórios de decoração para adicionar toques de cores mais brilhantes no ambiente.

Use boas cores em cima da mesa para adicionar energia e vitalidade à sua sala de jantar. Procure cores que atraiam a energia que você gostaria de atrair para a mesa e para a vida!

Lembre-se de que as mesas de jantar podem acomodar facilmente uma variedade de tecidos e acessórios: guardanapos, toalhas de mesa, copos, outros utensílios de mesa e até peças centrais. E a cor pode ser incluída não apenas na mesa, mas também nos elementos circundantes: cadeiras de jantar e um tapete embaixo da mesa de jantar.

No Feng Shui, a cor é significativa e estratégica, assim como a posição das coisas em casa. Se a mesa de jantar estiver localizada a esquerda da porta de entrada, o Feng Shui recomenda que a área da mesa de jantar enfatize a cor azul em sua decoração, seja na própria mesa ou nas cadeiras de jantar. Já que essa área remete a área da Espiritualidade.

Para a mesa de jantar localizada um pouco mais longe da porta de entrada mas também a esquerda, o Feng Shui recomenda a utilização de cores verdes, pois ela está na área da Família da casa. De qualquer forma, verdes e azuis são excelentes cores para apetite e paladar e, consequentemente, ótimos para áreas de jantar.

Você pode colocar a cor que o baguá indica dependendo da localização de sua sala de jantar.

Para os moradores que preferem a elegância e/ou simplicidade das mesas brancas, você ainda pode seguir os conselhos de Feng Shui para trazer mais energia incorporando cores mais sutis à paisagem da mesa por meio de flores, velas, guardanapos, vasos, etc.

Mantenha o equilíbrio de cores na sala de jantar sempre. Não deixe o ambiente muito claro ou muito pesado… ok?

Leia mais: Yin e Yang o que é e como aplicá-lo em sua casa segundo o Feng Shui

Forma da Mesa de Jantar

Evite mesas de jantar com formatos irregulares, como diamantes ou hexagonais. Escolha uma mesa de jantar quadrada/retangular ou oval/circular. Sendo estas últimas as melhores opções.

Uma mesa de jantar redonda fornece uma energia de igualdade. Todos os que estão sentados ao redor da mesa são iguais. Diferente de uma mesa retangular onde podem existir hierarquias nos espaços. O contato visual e a conversa são aprimorados com uma mesa de jantar redonda.

Além da funcionalidade de uma mesa redonda sobre uma angular, está o conceito do Feng Shui de evitar ângulos agressivos e seu impacto negativo. As “flechas envenenadas” vêm de ângulos, que disparam energia negativa e cortante. Quando uma mesa de jantar não possui cantos ou ângulos rígidos, esse impacto negativo é minimizado ou totalmente omitido para uma experiência gastronômica muito mais saudável.

Uma mesa de jantar oval é preferida após a redonda, se a sala for longa e estreita e simplesmente não puder acomodar uma mesa redonda. As mesas de jantar quadradas vêm em seguida (devido ao aumento da igualdade ou unidade entre os moradores), com uma mesa de jantar retangular sendo essa forma de mesa de jantar a menos preferida no Feng Shui. Os cantos afiados simplesmente não são tão seguros ou confortáveis ​​quanto a ausência de cantos.

Localização da mesa de jantar

Se a sala de jantar da sua casa fizer parte da sala de estar (um caso bem comum hoje em dia), coloque tapetes ou vasos de plantas como uma linha de demarcação.

Tenha a sala de jantar mais ao fundo da sua casa. Se você comer muito perto da porta da frente, sua riqueza tende a escapar.

Não coma no porão ou na parte mais baixa da sua casa, caso o terreno seja em declive.

Coloque a área de jantar no centro da casa ou muito perto dele, pois é uma forma de bem representar o coração da casa.

Mesa de jantar e Cozinha

As cozinhas colocadas ao lado da área de jantar devem estar no nível igual ou inferior ao nível da sala de jantar. Nunca tenha a sala de jantar em uma parte “afundada” da casa.

Mantenha a sala de jantar o mais próximo possível da cozinha. Tenha cozinha e sala de jantar no mesmo andar.

Se a sua cozinha é realmente grande, utilize uma área da cozinha como área de jantar.

Mesa de jantar longe de banheiro

Tente não posicionar a mesa de jantar próxima a um banheiro, e que nem mesmo compartilhem a mesma parede. Não tenha portas de banheiro em frente à mesa ou sala de jantar. Se houver um banheiro ali, mantenha a porta dele fechada o tempo todo. A energia negativa que sai daí é prejudicial para um ambiente tão próspero quanto a sala de jantar. E também temos que admitir que não é nada agradável comer na direção de um vaso sanitário.

A configuração também é prejudicial se esse vaso também estiver no piso superior logo acima da sua mesa. Isso é realmente uma má sorte!

Garanta a circulação da energia

É muito importante que haja uma boa circulação ao redor da mesa. Evite encostá-la na parede e não deixe cadeiras presas. Ao ter a mesa nessas condições você limita a vida e as oportunidades de chegarem até você. Dessa forma a energia (chi) vai circular facilmente e assim facilitar o fluxo e a atração de boas oportunidades na vida de todos os moradores da casa, sem limitações. 

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Evite posicionar a mesa de jantar diretamente entre dois pontos de acesso.

Se sua sala de jantar tem uma janela e uma porta, duas portas ou qualquer combinação de portas e janelas, evite posicionar a mesa de jantar diretamente nessa linha entre os pontos de acesso. Isso ocorre porque se acredita que boa sorte, saúde e energias felizes flutuam diretamente para longe do espaço.

Caso não seja possível reposicionar sua mesa de jantar na sala de jantar de maneira diferente, considere esta solução de Feng Shui: coloque sinos de vento ou um cristal multifacetado para redirecionar o fluxo de energia positiva de volta ao interior da casa.

A sala de jantar deve ser bem ventilada e deve receber bastante luz solar.

Atenção ao lustre sob a mesa de jantar

Ahh… Importante também manter o lustre ou luminária acima da sua sala de jantar bem alinhado e centralizado com ela.

Lustre centralizado com mesa de jantar te ajuda a ter um futuro alinhado com a sua família, já que o teto simboliza o futuro e a mesa representa a família. Lustres e luminárias devem sempre ficar centralizados com a mesa para garantir um bom alinhamento com toda a família… 

Como está o seu lustre? Caso não esteja centralizado corra para ajustá-lo…ok?!

Garanta a posição de controle!

Vale ressaltar também que o dono da casa deve sempre ocupar a posição de comando da mesa. Ou seja, sentar em uma posição onde ele tenha visão de quem entra pela porta principal do ambiente. Dessa forma, ele se coloca na posição de comando e controle da família e da casa, tendo a posição de destaque na mesa.

Leia mais: Assuma o controle da sua vida

Posicione a mesa para que ninguém fique de costas para a porta ou janela.

Uma grande parte do sucesso do Feng Shui é estabelecer uma sensação de segurança e conforto, e as pessoas não se sentem confortáveis quando não sabem o que está por trás delas. Como é o caso de uma janela ou porta, ambas apresentam potencial para o desconhecido, na sala de jantar. Certifique-se de que todos possam estar seguros ao seu redor. Se não for possível acomodar a todos dessa maneira, pendure um espelho ou outra superfície refletora para que as pessoas de costas voltadas para a porta tenham visão de quem chegar.

Cuidado com as setas invisíveis!

Tenha cuidado também com as setas invisíveis. Cuidado com quinas de paredes, pontas de móveis e prateleiras apontando diretamente para a sua mesa de jantar. Essa configuração afeta a sua prosperidade. Arredonde essas pontas ou coloque um bloqueio físico entre a mesa e essa quina.

Leia mais: Setas invisíveis no Feng Shui – Saiba o que são e como corrigi-las

Quadros e decoração na Sala de Jantar

Evite pinturas negativas, como menina chorona, guerra, crimes, violência, natureza morta, etc. na sala de jantar. Na verdade, estes tipos de imagens e vibrações devem ser evitados em todos os lugares da casa.
Aposte em quadros alegres, que atraiam beleza, felicidade e prosperidade para esse local.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Mesa de jantar abaixo de vigas

Ter uma viga pressionando a mesa de jantar, passando por cima dela, também afetará a prosperidade da casa. A mesa de jantar, como um dos símbolos de fartura e abundância, não pode ser sobrecarregada assim. Uma viga nesta posição, pressionando a mesa de jantar pode enfraquecer a energia física e emocional da casa e ainda ameaçar a saúde dos moradores.

Nunca se sente sob uma viga enquanto come. Isso poderá afetar bastante sua vitalidade. Pior ainda se o provedor da casa está bem abaixo da viga. Problemas de prosperidade na certa.

Leia mais: Como as vigas influenciam em sua vida…

Não posicione a mesa de jantar contra a parede

De acordo com o Feng Shui, nunca coloque a mesa de jantar encostada em uma parede. Ela deve ficar longe de qualquer parede para que todos possam sentar-se confortavelmente. Encostar a mesa em uma parede  implica que outras pessoas não são bem-vindas e também faz com que as oportunidades não circulem devidamente. Cria-se uma energia de limitação no fluxo ali.

Em vez disso, flutue a mesa na sala para que qualquer pessoa possa sentar-se confortavelmente em qualquer lado da mesa e assim, também acontecerá com as oportunidades e prosperidade que chegarão mais facilmente e livremente.

Considerações finais

Aplicando todas essas dicas e cuidados vamos multiplicar as energias positivas de um lar que se torna cada vez mais próspero, harmônico e unido!

Agora conte para mim … como está a sua mesa de jantar??? Você faz refeições nela? Capricha sempre na arrumação da mesa ou prefere não perder tempo com isso? 

Reflita sobre isso e verifique se algumas de suas atitudes não estão negligenciando e espantando a prosperidade e a harmonia de sua casa…

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

18 COMMENTS

  1. Boa tarde meu apto é uma suíte.
    Cozinha e lavanderia junto.
    Sala e copa.
    Mais infelizmente minha mesa de vidro quadrada 4 lugares e fica bem ao lado esquerdo próximo a porta ao entrar .
    Não tenho outra opção de muda-la

    • OI Ivone, A mesa atrapalha a entrada? Importantíssimo deixa-la sempre bonita… Difícil avaliar só com essa descrição… Mas tente aplicar as dicas do site… ou contratar uma consultoria para uma avaliação mais aprofundada… 😉

  2. Anali boa tarde!

    Tenho a mesa de jantar e na parte de cima da casa, onde fica a mesa, é um banheiro. Como faço a cura disso? Tem algum objeto que posso sempre deixar em cima da mesa? Li no artigo que é má sorte.
    Obrigada
    Adorei o artigo!

    • Oi Aline, Ter um banheiro acima da mesa de jantar que é um dos símbolos de prosperidade e de união familiar pode ser um problema sim. Mas essa cura é transcendental. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria…

  3. Minha sala de jantar é conjugada com a de estar e é pequena e quadrada.
    Como devo colocar: sofá, mesa de jantar e buffet. Só tenho uma parede sem porta e janela.

  4. Minha mesa de jantar fica na sala de frete ore porta de entrada , encostada na parede que vai pro corredor dos quartos e banheiro. A porta de entrada fica de frente com a porta do quarto da minha filha e a mesa fica na sala entre esses espaços. Alguma dica?

    • Teria que olhar a planta baixa… mas, me parece que vc pode ter problemas de prosperidade com a mesa encostada na parede… e talvez tendências a engordar vendo a mesa assim que entra na casa… Avalie se a mesa também não obstrui as passagens pois isso pode gerar obstáculos na vida de todos na casa…

  5. Olá, amo seu site, parabéns, me tira uma dúvida, estou reformando e pensei em fazer um canto alemão, pois meu ambiente é aberto, sala(espiritualidade) e cozinha (prosperidade), e entre os dois no caso cai no gua da família. Não sei o que fazer se mesa, balcão, ou canto alemão. Obrigada um forte abraço, vc me ajuda muito..

    • olá Fernanda… o ideal é ter mesa e cadeiras livres…sem bloqueios ou dificuldades de locomoção. O canto alemão pode trazer certa dificuldade nessa circulação de pessoas e energias. Vale avaliar o tamanho de seu espaço para não comprometer o bom e livre fluxo de energia ao redor dessa mesa…;) Pense sempre em móveis proporcionais ao seu espaço…;)

  6. Olá Anali!
    Acabei de comprar uma mesa branca com vidro retangular arredondada nas pontas.
    Seguirei suas dica em colocar frutas e flores.
    Adorei suas dicas.

  7. Sobre as vigas; estou construindo e terei um ambiente único para sala de estar / sala de jantar / cozinha. O teto vai ser estilo catedral, e penso em colocar vigas de madeira rente ao teto como decoração, pois acho lindo, mas são apenas decorativas. Tem problema?

    • Oi Fran… Apenas decorativas não tem problema… pois elas não vao pesar… mas vão gerar muitas setas invisíveis se as vigas forem retangulares… é preciso estar atenta para não ficar na linha de nenhuma delas… pois isso desgasta a energia…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe