quarta-feira, abril 24, 2024
HomeCasaFeng Shui: Saiba se o corredor da sua casa está prejudicando sua...

Feng Shui: Saiba se o corredor da sua casa está prejudicando sua vida

E o artigo de hoje vai ser sobre aquele espacinho entre a sala e os quartos, aquele local que faz a ligação entre as áreas sociais com as privativas… o CORREDOR! Ele é quem conecta as energias dessas áreas. É, portanto, muito mais que apenas um local de passagem

O corredor é muitas vezes ignorado e pouco cuidado pelos moradores. Mas, de acordo com o Feng Shui, ele tem um impacto direto e bem importante na circulação das energias de uma casa. O corredor, pode até ser o responsável por impedir que as energias da sua casa circulem por todos os ambientes e isso pode prejudicar bastante a a sua vida!

Sente falta de mais oportunidades na sua vida? Sabia que isso pode estar associado à decoração de sua casa, de acordo com o Feng Shui?  Você pode atrair mais oportunidades na sua vida decorando melhor as paredes de seu corredor, por exemplo!…  Confira como nesse artigo!

Será que você dá a devida importância para seu corredor? Sabe dizer se ele realmente cumpre a sua função de conectar a casa? Será que ele realmente está contribuindo ou prejudicando o fluxo de energia em seu lar?

O que é importante observar nos corredores, segundo o Feng Shui?

Há corredores que realmente impactam fortemente na energia da casa. E para saber se seu corredor é bom ou ruim de acordo com o Feng Shui, você deve considerar quatro aspectos principais.

  • Avaliar o comprimento do corredor comparado à sua largura
  • Verificar o posicionamento de portas e janelas nele
  • Checar a decoração desse corredor
  • Observar o que existe ao final dele
Esses fatores são bem importantes, pois determinam como a energia vai circular através do corredor e se esse movimento será harmônico ou cansativo e desgastante. Através desses quatro fatores também é possível escolher a melhor correção.
Por exemplo, um longo corredor com alguma luz natural pode ser beneficiado com o posicionamento correto de espelhos, de forma a duplicar o ambiente e diminuir a sensação de aperto. Espelhos são ótimas curas de Feng Shui e também incríveis elementos decorativos. É um elemento bem coringa!

Abaixo, mostro algumas configurações prejudiciais para uma casa e como corrigi-las. Portanto, se você identificar essas situações ai na sua casa, trate de resolvê-las…ok?

Corredor longo

Você tem, na sua casa, um corredor longo, comprido e até mesmo cansativo de percorrer?

Preste muita atenção nessa configuração, pois esse tipo de corredor pode literalmente “cansar” a energia que circula na sua casa, e até mesmo desgastar a vitalidade dos moradores.

O Feng Shui preza por um bom movimento de energia em todos os ambientes… e, um corredor longo não é energeticamente favorável para garantir esse bom fluxo de energia. Essa configuração acaba desgastando e consumindo mais rapidamente o fluxo de energia do espaço.

Meu corredor é longo! O que fazer?

Caso você tenha um corredor longo na sua casa, não se desespere! Trarei aqui dicas fáceis e práticas de Feng Shui para que você não seja impactado negativamente com esta configuração.

Quando temos um corredor muito longo, temos que usar técnicas para que ele pareça mais curto. Uma dessas técnicas é tentar “cortá-lo” ou “dividi-lo” com o uso de alguns artifícios.

Logo, segundo o Feng Shui, é indicado que se coloquem quadros, gravuras ou adesivos nas paredes para deixar o caminho menos cansativo e bem mais atrativo para as energias circularem abundantemente ali e se distribuírem pela casa.

As boas energias circularão mais facilmente com este artifício. A energia é viva e precisa de um empurrãozinho para circular em seus ambientes! As energias vão se “distrair” com a decoração do percurso… e nem vão ligar que o caminho é longo e cansativo… 🙂

Tenha uma decoração atrativa em seu corredor!

Um bom exemplo para ilustrar essa configuração são os corredores de grandes hotéis que sempre possuem aparadores, quadros, passadeiras, vários tapetes, flores, justamente para que o caminho seja mais agradável e assim, fazer a energia fluir melhor ao longo dele. O longo trajeto percorrido pelos hóspedes se torna agradável e facilmente assimilado pela atrativa decoração no local.

Corredor Longo: Corrigindo com tapetes

Outra forma de “cortar” esse longo corredor é colocando tapetes listrados (com listras contrárias ao sentido do corredor, ok?). Pequenos tapetes com listras horizontais ajudam a deixar o caminho do corredor mais amplo e mais agradável.

Ao dividir o corredor longo com tapetes de listras horizontais, contrárias ao comprimento do corredor, você equilibra essa sensação de que o corredor é comprido demais… Você promove um balanço das linhas horizontais e verticais nesse local, dando a sensação do espaço ser mais amplo lateralmente. 

Se o corredor for realmente longo, coloque vários tapetinhos assim, para ir “quebrando” o longo caminho.  Só cuidado para que os moradores não tropecem nesses tapetinhos. (Vale prendê-los bem ou utilizar os tapetes do tipo antiderrapante para não causar acidentes).

Corredor Longo: corrigindo com decoração

Você pode também colocar quadros bonitos e aparadores pelo caminho, para torná-lo mais gostoso e prazeroso. Cortar o caminho com vasos, flores, bancos, pequenas mesinhas. Mas, só se você tiver espaço suficiente para isso. Nada de comprometer o espaço de passagem com um móvel ou vaso grande demais para o local, certo?!

Vale lembrar que, obstáculos no caminho também são prejudiciais, pois segundo o Feng Shui, podem ser atraídas barreiras e dificuldades para a vida dos moradores ao se impedir o fluxo natural… Segundo o Feng Shui, se a energia não flui adequadamente pelos seus ambientes, sua vida também não fluirá. 

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

Tenha quadros coloridos e com imagens vibrantes no seu corredor, principalmente se esse local não é muito frequentado. Quadros assim sempre trazem boa energia para um espaço estagnado, por isso são frequentemente usados na decoração de um longo corredor. 

Mas, lembre-se de expor quadros com imagens que te tragam alegria…ok? Relembre esse assunto no artigo abaixo:

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Corredor Longo: Corrigindo com Cristais Multifacetados

Outra forma muito usada pelo Feng Shui para corrigir um corredor longo em sua casa, é colocar um cristal multifacetado a cada 2 metros e ½ mais ou menos, ao longo desse corredor.

O cristal multifacetado é uma poderosa cura de Feng Shui muito utilizada para correção de fluxos energéticos dos espaços. Por seu formato multifacetado feito com material refletor, promove maravilhas na movimentação das energias nos ambientes onde está presente. 

O cristal colocado no corredor longo vai movimentar as energias paradas ali, ajustando o fluxo energético do local, fazendo com que as energias circulem melhor ali.

Vale falar aqui que, esses cristais multifacetados especificamente não precisam de limpeza energética constante, pois não são cristais de rocha. São cristais produzidos pelo homem e não criados pela natureza. Já os cristais naturais precisam sim de limpeza frequente, pois absorvem as energias negativas dos ambientes.

Corredor estreito, escuro e apertado

Você sabia que um corredor estreito, escuro e bem apertado pode até adoecer os moradores, e causar inclusive depressão e problemas emocionais? Segundo o Feng Shui, corredores estreitos também são relacionados a doenças respiratórias e problemas futuros na vida dos moradores. 

Pense nessas consequências e resolva essa situação, caso você a identifique no seu lar. Há muitas possibilidades de correção, se esse for o seu caso.

Corredor Estreito e Apertado: corrigindo com espelhos

Espelhos são expansores de espaço e atraem iluminação e boa energia. Justamente pelo seu poder de aumentar o ambiente, são considerados itens essenciais, principalmente em ambientes pequenos. Por dar a sensação de mais espaço, o espelho auxilia na expansão do nosso campo visual e, assim, nos passa a sensação de termos mais área disponível ali.

Dessa forma, se você tem um corredor estreito e apertado, você minimiza essa sensação ruim se espelhar uma das paredes laterais desse corredor.

Bom ressaltar que, ao se colocar um espelho em qualquer ambiente deve-se tomar cuidado para manter o espaço sempre organizado, pois o espelho amplia tudo que ele reflete. Se no ambiente há muita bagunça, a bagunça será duplicada e a vida dos moradores ficará bem confusa. Os espelhos também nunca devem cortar a cabeça de quem se olhar nele para evitar que sejam enviadas mensagens subliminares ao subconsciente (como cabeça cortada, faltando, deformada ou distorcida).

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

Corredor Escuro: corrigindo com iluminação

Além de instalar espelhos, você pode caprichar na iluminação para destacar esse local. A boa iluminação atrai boas vibrações, aquece os ambientes. E, quanto mais próxima for a reprodução da luminosidade da luz solar, melhor. Por isso, instale luzes amareladas e que reproduzam a luz do dia em seus espaços.

De acordo com o Feng Shui, uma das formas de criar um bom fluxo de energia positiva em nosso lar é com o uso da luz. Como contar com a luz solar nesse espaço pode ser um pouco complicado, aposte na iluminação artificial mesmo. Não negligencie esse quesito desse espaço.

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Você pode trabalhar com a iluminação direcionada para os quadros nas paredes. Isso funciona muito bem nesse ambiente. Direcionar as luzes para as suas paredes, e não apenas no teto, abrirá espaço e seu corredor parecerá mais amplo.

Banheiro ao final de um corredor

Segundo o Feng Shui, banheiro ao final do corredor pode ocasionar problemas femininos diversos e bem graves, principalmente desequilíbrios nos órgãos reprodutores e até dificuldades em engravidar. Sabia disso? Banheiro no final do corredor gera também várias disfunções no aparelho digestivo, na vesícula e nos rins… nada bom, não é?

Leia mais: Como os banheiros influenciam na sua vida?

Este é um caso bastante complicado e prejudicial. É um dos casos que necessitam de cura transcendental (ou correção energética). De acordo com os ensinamentos do Feng Shui e em respeito à esta tradição, esse tipo de correção energética deve ser realizado por profissional especializado em Feng Shui. Ainda, de acordo com esta técnica milenar, esses tipos de ensinamentos (curas transcendentais) não podem nem mesmo serem passados por escrito, apenas verbalmente, para não terem os seus poderes diminuídos.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Portanto, se você tem um banheiro ao final do corredor muita atenção. Avalie seriamente chamar um consultor especializado em Feng Shui para te ajudar. A boa notícia é que é perfeitamente possível realizar a correção sem precisar de reforma nenhuma.

Leia mais: Benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui

Como potencializar seu corredor?

No Feng Shui, uma parte fundamental da aplicação dessa técnica, é descobrir onde, em seu ambiente, você deve fazer alterações para obter os resultados que você quer. Uma maneira importante de descobrir onde fazer estas alterações é mapeando energicamente seu espaço para ver quais partes da sua casa correspondem a quais partes de sua vida.

Esse mapa octogonal, tradicionalmente chamado de Baguá, dá a você um método de mapeamento visual que você pode aplicar em qualquer espaço. Ele ajuda você a dividir sua casa em nove áreas, às quais podemos chamar de Áreas de Vida.

Ao aplicar o baguá em sua casa, você adquire uma ferramenta forte para identificar onde atuar para criar suas mudanças de vida desejadas.

Cada área está relacionada com uma cor, forma, material, plantas, etc… e é possível potencializar as energias de cada uma delas usando esses elementos que as ativam…

Ao aplicar o baguá na sua casa, verifique em qual guá está o seu corredor. Dependendo de onde o corredor se localiza na sua casa é possível potencializar e/ou ativar as energias desse local para que os moradores se beneficiem com um bom fluxo de energia…

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá e pra que serve?

Ativando as energias de acordo com as áreas do baguá

E se você sabe em qual área do baguá está seu corredor, conforme comentado, ative-o com elementos, cores, formas, plantas que ativem esse guá onde ele se localiza. Vou passar algumas dicas, mas não se prenda a elas… O importante é pegar a ideia geral dos conceitos de Feng Shui que estou passando aqui e ir adaptando em sua casa, de acordo com o que você possui! 

E se seu corredor pega mais de uma área do baguá, não se desespere. Mescle as formas de ativação, por exemplo, ativando uma área com a cor certa e outra área com o elemento ativador. Dessa forma você mantem uma decoração discreta no local. (Não precisa sair pintando cada parede de uma cor…ok?!)

Corredor na área da Saúde

Ative-o com cores amarelas, tons terrosos, imagens de natureza vibrante e viva.

Corredor na área do Trabalho

Ative-o com cores pretas, imagens de água, cachoeiras, fundo do oceano.

Corredor na área da Espiritualidade/Sabedoria

Potencialize-o com cores azuis, imagens de montanhas, imagens que ativem estudos, autoconhecimento, sabedoria, fé e a conexão com seu divino. Você pode ter também imagens de paisagens que inspirem paz e relaxamento.

Corredor na área da Família

Ative-o com cores verdes, fotos de família, quadros com molduras de madeira, quadros com imagens de flores, árvores e jardins.

Corredor na área da Prosperidade

Potencialize-o com cores púrpuras e douradas, com suas coleções, objetos de arte, imagens que representem objetos de valor, imagens de aquários, imagens de água em movimento: fontes, cascatas e cachoeiras, e quadros com molduras de madeira.

Corredor na área do Sucesso

Ative-o com cores vermelhas, certificados, diplomas, prêmios, troféus, medalhas, ou ainda ter imagens que representem o fogo, velas decorativas, imagens de dragão, animais, ilustrações do sol e de luz.

Corredor na área dos Relacionamentos

Ative-o com cores rosa, imagens que ativem o amor, parceria, fotos do casal em momentos felizes (caso você já tenha um relacionamento) ou fotos e imagens que simbolizem o que é o amor para você (no caso de estar em busca de um romance). Quadros que representem uma boa relação: casal se abraçando, beijando ou de mãos dadas também são super indicados para essa área.

Corredor na área da Criatividade/Filhos

Ative-o com cores brancas, imagens dos Filhos, quadros com imagens que representem suas metas e projetos futuros, imagens relacionadas à crianças ou quadros de flores brancas. Quadros com molduras de metal, que é o elemento que ativa a criatividade.

Corredor na área dos Amigos/ Viagens

Ative-o com cores brancas, imagens dos amigos e pessoas queridas, imagens e fotos de viagens ou lugares que gostaria de visitar, quadros de anjos, santos, imagens ligadas à religião, orações e mantras, emoldurados em metal.

 

Paredes

 

Não tem como falar de corredores sem falar das paredes. 

As paredes da casa como a de um corredor também precisam ser muito bem cuidadas.  De acordo com o Feng Shui, paredes representam a nossa pele.

Logo, paredes trincadas, paredes sujas, precisando de pintura, podem trazer uma série de complicações dermatológicas. Além disso, paredes emboloradas, com infiltração, manchadas são grandes drenos de energia, impactando inclusive em sua prosperidade.

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Paredes mal cuidadas passam uma mensagem muito ruim para nosso subconsciente. Não são visões agradáveis de presenciar…certo? 

Portanto, para evitar problemas dermatológicos e também não prejudicar suas finanças, recomenda-se cuidar bem de suas paredes: Mantenha-as sempre limpas e bem conservadas. Conserte todas as infiltrações e trincas, remova as partes descascadas e aplique uma nova pintura.

Agora me conte: como estão as paredes de sua casa?  E as paredes de seu corredor?

Já que paredes se associam a sua pele, proporcione ao seu lar aquela sensação de banho tomado deixando as suas paredes sempre limpas e bem conservadas!

Leia mais : 8 coisas que podem estar minando a energia do seu lar

Mas não é só isso, ainda de acordo com o Feng Shui também, parede vazia é uma vida sem meta. Então, aproveite muito bem as paredes de seu corredor e ainda reforce suas metas de vida!

No Feng Shui dizemos que paredes vazias geram faltas de oportunidades. Que tal preencher as paredes da sua casa, não só com quadros bonitos, mas também com uma boa vibração?! 

Você atrai o que você transmite… e sua casa também! 

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Conclusão

Como você viu, é necessário cuidar muito bem de seus corredores e de suas paredes.

Corredores devem ser amplos e bem iluminados. Os estreitos ou longos vão afunilar a energia e causar cansaço ou pressão. Uma dica para que a energia flua com maior facilidade nos corredores é colocar quadros ou fotos nas paredes deixando o caminho percorrido pela energia mais agradável e atrativo

Não se preocupe se você tiver um corredor problemático em sua casa. Com apenas um pouco de esforço e com um conhecimento básico de Feng Shui, você pode facilmente transformar essa área em uma divertida aventura visual.

Verificou as configurações prejudiciais? Tem alguma delas na sua casa?

Comente aqui:  como estão as paredes da sua casa? Preenchidas ou vazias?!

Aproveite esse artigo e aproveite hoje mesmo para preencher sua vida de boas e poderosas energias, redecorando suas paredes e dando uma boa caprichada em seu corredor!

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

34 COMMENTS

    • Bom dia ! Meu apartamento tem um longo corredor, q no final dele é um quarto e do lado direito são os cômodos como cozinha, sala, quarto, banheiro e quarto. O que usar tanto do lado direito como no esquerdo? Desde ja muito obg

      • Oi Miryam… Eu teria que analisar sua planta para te responder…e aplicar o baguá para mapeamento das áreas… As dicas gerais que posso dar estão todas no artigo e a melhor decoração para seu corredor depende justamente de saber em quais áreas do baguá o corredor se localiza em seu apartamento.

  1. Anali na minha casa tem um corredor neste corredor do lado esquerdo fica a porta de um quarto que uso como escritório em seguida a porta do banheiro e seguida a porta do quarto. do lado direito fica a porta de um quarto que uso para guardar coisas e nesse quarto não a janela oque eu poderia fazer para melhorar esse corredor

  2. Anali na minha casa tem um corredor! Onde tem meu quarto em frente ao meu tem do meu filho, e do lado esquerdo tem o quarto da minha filha e um banheiro chegando no final do correr que fica próximo ao do meu filho, como decorar esse corredor?

    • Oi Rosângela… As dicas do artigo não te ajudaram? Vale aplicar o baguá na planta baixa da casa e ver em qual área está esse corredor, e decora-lo com imagens, cores e formas que potencializem ainda mais essa área… O ideal é que seja um caminho gostoso de ser percorrido, bem harmônico e atrativo para convidar as energias a irem para os quartos… Ahh e se o banheiro fica ao final do corredor, isso é um problema…(facilmente corrigido com cura transcendental).

  3. fiquei deprida na vdd ainda mais , de um lado dois quartos do outro um banheiro um corredor que e so 2 passos e nao da nem pra abrir um braço , me sinto muito reprimida e com depressão des de qd comprei a casa

    • oi Alexandra… A casa influencia demais em nossos estados físicos e emocionais. É preciso verificar o que te deixa assim, além das coisas que vc mesma já identificou. Não espere piorar para resolver isso. Depressão é um caso sério e não pode ser ignorado.

  4. No final do meu corredor é o banheiro da minha suíte, mas a porta é pra dentro do quarto. É enquadrado no mesmo critério? Eu poderia colocar um espelho nessa parede do final do corredor?

  5. Olá, Anali! Você tem nos ajudado muito com seus temas e conteúdos publicados. Obrigada!
    Minha dúvida é: no final do corredor tem um altar, tipo gruta, capela, com imagens de santos, bíblias, terços, etc…com uma lampada acessa o dia todo.
    Isso é bom ou prejudicial para a energia?

    • Oi Christine… Agradeço o carinho… que bom que nossos conteúdos tem te ajudado! Então, depende de qual área está esse altar. Vc sabe me dizer? Olhe para esse corredor e avalie se você tem vontade de percorrê-lo. Se de alguma forma o altar te chama… Se sim, ótimo.
      Teria que olhar seu espaço e sua planta baixa para te dar mais informações.

  6. Olá Ana, tudo bem? O meu banheiro cai bem no fim do corredor e a minha casa é antiga. Só que pretendo me mudar, acho que antes de me mudar eu tenho que fazer a cura? como e com quem faço a cura transcedental?

    • oi Fernanda ! Banheiro no final do corredor é muito prejudicial…principalmente para nós mulheres…Gera várias disfunções no aparelho digestivo e reprodutor, na vesícula e nos rins. Se pretende se mudar agora não vale a pena… Mas, em quanto tempo muda? Se for ficar ainda um tempo, vale sim corrigir….Só tem que ver se a casa nova não tem a mesma configuração…geralmente mudamos de casa mas mantemos os mesmos padrões… 😉 Essa correção eu passo em consultoria… 😉

  7. Olá! Mudarei para uma casa onde o guarda roupa fica em frente a cama de casal e tem um espelho gigante. Já li que não é bom. Como posso neutralizar ou equilibrar? Adesivo que cubra o espelho é válido? Adorei sua página!

    • oi Fabiana… de acordo com o Feng Shui do Chapeu Preto, não há problema em se ter um espelho refletindo a cama… O problema existe se vc se incomoda com isso… ai nesse caso sim é melhor adesivar ou retirar o espelho dali.;)

  8. Olha realmente me surpreendeu muito essa matéria, por tudo que foi escrito aqui é verdadeiro e faz muito sentido! Minha casa tem um corredor que no final tem um banheiro com a porta de frente para o corredor! Detalhe: esse corredor sai numa sala que quando termina a sala vai em outro corredor que dá acesso ao portão da rua e quem está no banheiro com a porta aberta ver o portão da vizinha que fica em frente minha casa, do outro lado da rua. moro nessa casa há mais de 20 anos e nunca engravidei, fiz muitas orações e promessas, mas infelizmente nunca nem engravidei, pra minha tristeza, há 02 anos fiz histerectomia total por ter desenvolvido um câncer no ovário e há três anos tive um problema sério na vesícula que fiz a cirurgia e em menos de 08 dias tive que ser submetida a outra cirurgia em fim quase morri, é claro que além de tudo uma depressão!

    • Oi Isabel…agradeço seu compartilhamento… realmente nossa casa influencia muito nossa vida… é preciso estar atenta para deixá-la sempre favorável e alinhada aos nossos desejos… Olhe com carinho para o centro de sua casa e retome seu eixo novamente. Fortaleça-o! Assim, vc terá força e disposição para fazer tudo que quiser. Beijos… e boas vibrações para vc… 😉

  9. Ola,e no cado,quem tem como eu um corredor em L ao .contrário?
    Numa extremidade fica uma parede com prateleira de vidros com flores, retratos,cristal etc e na outra um bascukante de vudro que da para o jardim de inverno.
    So que numa lateral desse corredor ê abertura para a cozinha e no outro lado passagem para a sala.
    Ou seja,as extremidades nao tem saidas,so nas laterais que ha porta de banheiro,quartos e essas que falei antes.

    • oi Rosane… Não entendi… qual a sua dúvida? Importante deixar as passagens livres…sem barreiras… 😉 Não entendi como é seu corredor…teria que olhar a planta baixa toda para entender os impactos…;)

  10. Oie Anali!

    Meu corredor tem 3mt do lado esquerdo no meio tem banheiro e do outro lado 2 quartos dos meus filhos.
    É bem iluminado, eu estava pensando em coloca na parede quatros com fotos. Não mudei ainda, teria que ver a planta baixa correto?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe