sexta-feira, março 29, 2024
HomeCasaEscadas de acordo com o Feng Shui

Escadas de acordo com o Feng Shui

As escadas são configurações muito importantes em uma construção. Elas têm a função de ligar um pavimento ao outro, conectando os andares e promovendo a circulação e conexão entre ambientes.

Além do aspecto funcional e construtivo, no Feng Shui as escadas possuem a função simbólica de conduzir e conectar o chi (energia vital) entre os andares, entre os diferentes pavimentos. Logo, merecem toda atenção e cuidado.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Escadas são consideradas canais de energia. Elas vão ajudar o chi a continuar fluindo pelos espaços e pelos pavimentos superiores ou inferiores. Lembrando que, quando o chi não flui, pára ou é bloqueado, temos um ambiente pesado, estagnado e sem energia ou vitalidade. O chi “gosta” de fluir por espaços abertos, desimpedidos, bonitos e agradáveis.

Significado das Escadas segundo o Feng Shui

Segundo o Feng Shui, além de funcionais as escadas devem ser seguras, firmes, iluminadas, bonitas, atraentes e promover boa circulação de energia.

Escadas devem transmitir segurança, firmeza e estabilidade. Devem ser agradáveis de percorrer. São recomendadas as escadas com curvas suaves, que facilitem a subida do chi.

Seus degraus precisam ser confortáveis de subir e não muito altos (a recomendação é que tenham 17 cm de altura de acordo com nossas proporções corporais). Esse caminho que conduz a energia deve ter uma iluminação adequada e de boa qualidade também.

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Assim, uma escada deve ser atrativa, convidativa. Vale expor alguns quadros bonitos nas paredes, e deixar o acesso livre de obstáculos em toda a sua extensão. Escadas devem promover uma boa circulação de pessoas e de energias de forma agradável.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Dada a importância desse elemento em nossos espaços, o artigo de hoje é todo dedicado a falar sobre escada. Vamos conhecer alguns tipos de escadas e seus impactos em nossa casa e em nossa vida.

Escadas Caracol no Feng Shui

Escadas caracóis são aquelas escadas helicoidais. Recebem a denominação de caracol, pois seus degraus nos conduzem fazendo um caracol em seu eixo principal. Geralmente seus degraus são vazados e sua estrutura bem apertada.

De acordo com o Feng Shui, a escada caracol é uma escada que deve ser evitada em uma construção. Se puder…evite-a. Mas, se já a tiver, vou falar o que você pode fazer a respeito…

Leia mais: O que é Feng Shui e por que você deveria se importar com isso?

Mas por que evitar as escadas tipo caracol?

Segundo o Feng Shui, a escada tipo caracol é o pior tipo de escada que existe, energeticamente falando… e quanto mais estreita e limitada for, pior ela é. 

Além disso, escada caracol conduz a energia de forma espiralada e com escapes pelos degraus vazados. Não transmite segurança nenhuma. A energia que passa por ela vai escapando e chega ao destino bem fraca e desgastada.

Seu formato tortuoso e seus degraus abertos e pequenos, com espaço bem restrito para se passar, criam insegurança e desconforto. Essas escadas não são boas condutoras de energia e não promovem uma boa circulação de energia, criando “buracos energéticos” na energia da casa. Podem inclusive gerar problemas físicos nos moradores que utilizam essa escada com frequência.

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Além disso, segundo o Feng Shui, uma escada caracol visível da porta de entrada atrai várias desgraças na vida. Elas causam dores de cabeça e problemas no cérebro também.

O que fazer para minimizar os impactos negativos da escada caracol?

Se a sua escada for desse tipo, recomenda-se fechar os espaços entre os degraus. Recomenda-se também colocar um cristal multifacetado no teto, acima da escada, bem no seu eixo, além de caprichar na iluminação dela.

Embaixo dessa escada, coloque plantas naturais e posicione luzes de baixo para cima, para equilibrar a energia ali. Plantas e luzes tem o poder de aumentar a intensidade vibracional de onde são colocadas. Dessa forma, se tornam uma boa solução para harmonizar o espaço de uma escada.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui | A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Escadas com degraus vazados

Segundo o Feng Shui, escadas com degraus vazados provocam perda de energia, insegurança, instabilidade, tropeços na vida.

A energia escapa pelos vãos dos degraus e não flui adequadamente pelos ambientes. A energia vaza pelos espaços abertos e não chega por completo nos demais pavimentos… nada bom certo?! É como se fosse um “dreno de energia” e que deve ser corrigido. 

Degraus vazados também remetem à uma insegurança e instabilidade, justamente por não serem sólidos, maciços, e não passarem firmeza para nosso subconsciente.

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Escadas vazadas vão desequilibrar e desgastar a energia da casa. A solução é fechar os degraus, evitando esse escape de energia. Vale também colocar plantas naturais embaixo dessa escada, para harmonizar e estabilizar a energia.

Escadas com degraus de vidro

Escadas com degraus de vidro até podem ser modernas e muito bonitas. Mas, nada bom energeticamente. O vidro passa para o nosso subconsciente uma mensagem de vulnerabilidade, por mais reforçado e blindado que seja.

Esse tipo de escada, com degraus de vidro, traz muita insegurança e instabilidade para a vida de quem usa esse tipo de escada constantemente.

Uma solução para esse tipo de construção é revestir os degraus de forma a eliminar essa sensação de insegurança, mesmo sabendo que isso acaba com o charme de sua transparência e modernidade. Vale avaliar o que é mais importante para você.

Quarto em frente à uma Escada

Segundo o Feng Shui, dormitório em frente à uma escada recebem uma carga de energia muito forte, intensa, provocando, consequentemente, problemas graves e imprevistos para o(s) ocupante(s) deste quarto. 

Só para exemplificar, as pessoas que dormem em um quarto que fique em frente à uma escada podem ter problemas de insônia, dificuldades para dormir ou sono muito agitado. E claro que, afetando o sono, o rendimento de seu dia é prejudicado também.

Se o quarto de criança ou bebê ficar em frente à uma escada, as crianças também podem ter dificuldades em dormir, podem ter pesadelos, não terão um sono tranquilo e com isso o choro constante (principalmente de bebês) é quase que certo.

Gera uma irritabilidade devido a intensidade de energia passando ali. Portanto, é melhor evitar esse tipo de configuração, certo?

A técnica de Feng Shui observa atentamente o fluxo de energia pela casa buscando equilibrá-lo e ajustá-lo, para que os moradores usufruam de uma vida leve e feliz! Ter esta configuração de escada em frente à um quarto não é favorável…

Leia mais: Feng Shui no quarto

O que fazer se você tem um quarto em frente à uma escada?

Se você tem um quarto em frente à uma escada, inicialmente avalie e considere de mudar de quarto, pois essa, realmente não é uma boa localização para o quarto.

Caso não seja possível mudar de quarto, chame um profissional especializado em Feng Shui… As correções energéticas nestes casos de dormitórios em frente de escada são “transcendentais” e, de acordo com a tradição milenar do Feng Shui, essas correções energéticas devem respeitar alguns ritos (de acordo com a tradição) e não podem ser passadas por escrito.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Curas transcendentais são muito poderosas. Elas só são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos. São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso apenas transmitidos em consultoria…

Leia mais: Envelopes Vermelhos no Feng Shui. Saiba como usá-los

Escada em frente à uma parede

Escada que acaba próxima de uma parede faz com que o fluxo energético (chi) de todos os moradores diminua. E isso, gera distúrbios físicos e emocionais, problemas diversos dependendo da área em que se encontra.

Além disso, atrai bloqueios e dificuldades na vida por ser uma barreira no fluxo de energia. Tais dificuldades podem ser em termos financeiros, familiares, de saúde, relacionamento e muitos outros. Portanto, é algo sério, que deve ser “tratado”.

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

O que fazer caso eu tenha escadas em frente à uma parede?

Como eu disse anteriormente, escada que terminam próximas de parede é similar a um obstáculo bem grande no fluxo de energia com consequências negativas em sua vida.

Se você tem essa configuração, considere espelhar toda essa parede (de preferência cobrindo toda a parede a frente da escada) para retirada da sensação de bloqueio no caminho, para eliminar visualmente a barreira sólida que uma parede representa.

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

Os espelhos promovem uma ampliação no seu campo visual, fazendo com que seu olhar pareça fluir por um espaço aberto e amplo, mesmo que fisicamente não seja bem isso. Segundo o Feng Shui, espelhos são grandes aliados para correções de áreas faltantes, por parecerem duplicar a área atrás deles, e também por fazerem “sumir” bloqueios e barreiras visuais no caminho.

Escada no meio do espaço

A área central de um imóvel corresponde ao seu eixo, sua sustentação, simboliza sua força, sua estabilidade e seu equilíbrio. Ter uma escada nessa área central deixará esse eixo frágil e instável, por ser um local de conexão entre os andares.

O centro de um espaço é considerado o lugar de equilíbrio e harmonia. De acordo com o baguá, o centro de um local é onde fica a área da Saúde, uma das áreas da vida mais importantes de serem harmonizadas. Afinal, quando o centro está equilibrado, ele gera energia e suporta todas as 8 áreas da vida à sua volta.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá, para que ele serve e como aplicar?

Se você tiver uma escada no centro do seu espaço, isso poderá provocar perdas financeiras na casa. Poderá provocar muitos problemas de saúde também. Isso acontece, pois, esse centro não estará fortalecido e terá suas energias drenadas e desgastadas por conta da escada.

Segundo o Feng Shui, uma escada fragiliza a área do baguá no qual ela se localiza. Por exemplo, se a escada estiver na área correspondente à área da família, esta área poderá estar menos energizada em sua vida.

O que fazer se eu tiver uma escada no meio de minha casa/comércio?

Inicialmente você pode fortalecer esta área central com elemento terra, com vasos ou itens de cerâmica, plantas naturais em vasos com terra, cor amarela, ou objetos grandes e pesados, para criar estabilidade nessa região.

Leia mais: Teoria dos 5 Elementos

Segundo o Feng Shui, o elemento terra transmite segurança e firmeza. Representa o mundo material, das formas e dos sentidos. Traz praticidade, concretização, objetividade, disciplina, eficiência, resistência, paciência, persistência, determinação, cautela, ordem e realização. Portanto, é bem importante ter a presença equilibrada desse elemento em nossos ambientes.

Só que, da mesma forma de quem tem escada de frente para algum quarto/dormitório, as correções energéticas (curas) para uma escada no centro do ambiente são “transcendentais” e como expliquei anteriormente, não podem ser passadas verbalmente, de acordo com a tradição chinesa.

Caso tenha uma escada no meio da sua casa ou comércio, procure ajuda de um profissional especializado em Feng Shui para a realização de curas transcendentais mais poderosas para conter esse dreno e eliminar essa fragilidade.

Escadas em frente à porta da entrada

Não é nada recomendado ter uma escada logo à frente de sua porta de entrada. O chi (energia vital) da casa pode se enfraquecer e ainda expor demais a privacidade dos moradores.

Ter uma escada bem na porta de entrada vai fazer com que as energias de saúde, de vitalidade e de prosperidade escapem do ambiente e não circulem adequadamente pelo seu imóvel e nem em sua vida.

As energias vão entrar e escapar. E se tiver duas opções, como por exemplo, uma escada que sobe e outra que desce, as energias podem também se dividirem, e parte delas pode seguir pela escada e parte ficar no mesmo pavimento. Isso gera desentendimentos, discussões e separações. Em um ambiente comercial pode causar conflitos envolvendo tanto os funcionários, como os donos.

Como a porta de entrada é a principal entrada de energia em um ambiente, não é nada recomendado que essas energias se dissipem ao encontrar uma escada recepcionando sua entrada. Ter uma escada a frente é desperdiçar todas as oportunidades e energias de prosperidade que chegam até você e até seu espaço. E isso vale tanto para residências quanto para comércios/indústrias.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Se o imóvel for um comércio a energia subirá (ou descerá, se for o caso) diretamente, impedindo que a energia fique no andar que a entrada está. Isso dissipa e enfraquece o fluxo de energia no local. E, mesmo que seja um lar residencial, o andar térreo (da porta principal) ficará totalmente desvitalizado.

O que fazer caso eu possua Escada em frente à porta?

Caso tenha uma escada na entrada de seu espaço, corrija esse dreno de energia colocando um cristal multifacetado pendurado no teto, entre a escada e a porta.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: O que são e como usá-los?

Você pode também colocar plantas bonitas nesse caminho para evitar o escape direto da energia que entra. Sempre vale ter plantas bonitas embaixo das escadas, que são geralmente pontos de energia estagnada e parada. Colocar plantas naturais vai elevar o chi desse local.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Escadas Estreitas, segundo o Feng Shui

Escadas muito apertadas, estreitas, com espaço bem limitado, passam uma sensação de que nossa caminhada na vida também será da mesma forma, difícil, insegura e sem visibilidade e conforto.

Quando temos escadas assim é recomendado decorar as paredes com espelhos, para abrir o espaço, caprichar em uma pintura mais clara e apostar em uma iluminação de qualidade. Dessa forma, se cria uma sensação de amplitude na escada, retirando a mensagem de confinamento, dificuldade e aperto.

Leia mais: Dicas de Feng Shui para casas e apartamentos pequenos

Escadas Longas no Feng Shui

Segundo o Feng Shui, escadas muito longas podem causar desânimo e dificuldade na vida. Quem gosta de percorrer um caminho longo e pouco atrativo? É o mesmo impacto de se ter um longo corredor em sua casa.

Leia mais: O corredor da sua casa pode estar prejudicando sua vida

Um caminho que parece interminável não é nada atrativo e convidativo. Todo mundo quer ver o fim do túnel… ou minimamente ter prazer durante a jornada. Nós precisamos de motivação para percorrer esse trajeto e as energias também!

O que fazer no caso de escadas muito longas?

Caso você tenha escadas longas em sua casa ou comércio, vale decorar as paredes laterais com quadros, imagens, pôsteres, fotos, adesivos ou gravuras que passem uma mensagem de alegria e inspiração, para que o percurso seja mais agradável e convidativo.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Você também pode colocar um cristal multifacetado nesse caminho para que ele ajude na circulação e na condução do chi (energia vital) até seu destino.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: O que são e como usá-los?

Escadas Íngremes

Escadas íngremes também não são recomendadas pelo Feng Shui. Uma escada íngreme cansa a energia que circula ali. A energia já se desanima só de olhar para uma escada assim, pois geralmente parecem intermináveis, cansativas e difíceis de subir.

Se você tem uma escada assim, da mesma forma que uma escada longa, você pode caprichar na decoração das paredes laterais, para deixar o percurso mais atrativo e agradável. Assim, a energia se sente mais motivada para circular por ali, subindo para o piso superior com mais prazer e alegria.

Mas afinal… quais são os melhores tipos de escadas?

As escadas que são valorizadas pelo Feng Shui são aquelas fechadas, ou seja, sem degraus vazados, sólidas, firmes, estáveis, seguras, bem iluminadas, espaçosas, bonitas e agradáveis.

Escadas devem passar uma sensação de segurança, estabilidade e equilíbrio. É interessante que a decoração delas promova prazer em caminhar e percorrer o espaço, atraindo a curiosidade para se chegar até o próximo pavimento, e que transmita boas mensagens pelo caminho.

De acordo com o Feng Shui, ter uma escada na sala é auspicioso. Desde que seja uma escada como essa descrita acima.

Leia mais: Feng Shui na sala: crie um ambiente de harmonia e bem-estar

Considerações finais

Conforme apresentado, as escadas fazem muito mais que simplesmente ligar andares, conectar um pavimento a outro. Segundo o Feng Shui, elas podem tanto ajudar, quanto atrapalhar o equilíbrio energético do espaço em que se encontram. Sejam estes residenciais ou comerciais.

De acordo com o Feng Shui é muito importante que se tenha todo o cuidado e atenção em relação ao posicionamento das escadas nos ambientes.

Sabia de todas essas informações e impactos sobre as escadas em seus imóveis? Elas são pontos bem importantes de serem observados em todas as construções.

E ai? Tem uma escada em seu espaço? Verificou em qual área do baguá ela se encontra? Comente aqui se gostou e se já sentiu na vida as influências das escadas em seus espaços.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse tema: escadas, me fale aqui em baixo, que responderei com todo carinho!!!

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

48 COMMENTS

  1. Boa noite, acabei de ver a matéria sobre escada, a minha é bem iluminada, porém ela acaba de frente ao quarto do casal, e estamos providenciando uma nova planta para construção de uma nova casa, porém a escada terminaria em uma parede, que segue um corredor, onde estarão os quartos, para corrigir está nova escada seria colocar espelhos, ela seria vazada, que no caso não é bom.

    • Oi Alessandra. Se a escada termina em uma parede, melhor espelhá-la sim. Degraus vazados tb são desperdícios de energia. Se a casa ainda não foi construída por que não olhar e ajustar tudo de acordo com o Feng Shui? Com toda certeza sua vida nessa casa seria muito melhor.

      • Olá

        Seria melhor espelhar na descida ou na subida? Ou nos dois lados?

        Pois tem escadas que vê uma parede na subida e na descida também. O que fazer?

    • Oi Aline… depende da situação… Vc sobe a escada e dá no banheiro? Se sim… isso é um problema. É semelhante a ter um banheiro logo a frente da porta de entrada… A escada é como se fosse a porta de entrada do próximo pavimento… o banheiro vai drenar todas as oportunidades e até trazer problemas financeiros (pesquise sobre ter banheiro em frente à porta principal).

  2. Ótimo o artigo ,mas tenho uma pergunta
    Minha escada é artesanal ,vasada,encostada da parede onde ela e vista da porta da sala ,mas não fica de frente pra porta ,na verdade ela e vista de toda a casa e fica no guá central do bagua e da acesso a apenas um co.odo da casa como se fosse um sobrado

    • oi Juçara… só pela sua descrição há muitos pontos de atenção em sua casa… Escada na área da saúde enfraquece todas as áreas, e ela sendo vazada e vista da porta da frente complica ainda mais. Há curas especificas para todas essas situações, mas são curas transcendentais. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados, por isso só os passo em consultoria…

  3. Adorei o artigo sobre escadas, em minha casa na metade da subida da escada possui uma parede onde se curva para proceguir ao ambiente superior mas essa parede possui mais de 4 metros, teria outra sugestão sem espelhar a parede inteira ?

  4. Boa noite Anali, minha casa tem 3 niveis, a porta de entrada fica em frente a escada que leva a um mezanino e depois os dormitórios, a escada que desce fica ao lado, o pé direito é triplo, por isso é dificil colocar cristal facetado no teto, como faço para corrigir? obrigada.

  5. Oi, Anali, primeiramente gostaria de te parabenizar pela qualidade do conteúdo disponibilizado. Gostaria também de tirar uma dúvida e pedir teu auxílio: Até o final do ano irei me mudar para uma casa que possui um sótão habitável, a escada é no estilo tradicional de sótão, retrátil e com alçapão, e dá bem de frente com uma parede. Idealizei este ambiente superior para meus filhos dormirem e receberem amigos para jogos e brincadeiras, pois é uma espaço bem amplo (mais de 40 m²), claro e com boas claraboias que dão fluidez à ventilação.
    Ah! A base da escada fica no gua da família, na sala de jantar.
    Como melhorar essa configuração?
    Desde já te agradeço!

    • Oi Juliana… Agradeço seu carinho…fico feliz em saber que está gostando dos conteúdos… Difícil dizer somente com essa descrição… Teria que olhar o espaço e a planta baixa da casa para avaliar…a única coisa que dá para falar com certeza é espelhe essa parede que dá de frente com o fim da escada… 😉

  6. oi Anali, adorei o texto. Muito claro e facil de entender.
    Eu tenho uma casa que possui um Hall de entrada , assim q entra na casa a escada esta na esquerda , virada para porta, é de madeira com degraus vazados (isso ja vou providenciar o fechament), chegando no andar de cima, é o meu quarto e do marido. Por enquanto nao tinhamos projeto de mudar de quarto, mas ja coloquei no meu radar rs
    Mas o q posso fazer enquanto nao mudamos de quarto
    Obrigada 🙂

    • Oi Juliana, agradeço o carinho… Fico feliz em saber que gostou do conteúdo! Então… fica difícil avaliar apenas com essa descrição. As dicas que posso compartilhar estão no artigo mesmo… Mas, sugiro que veja os outros textos sobre quartos… há várias formas de ativar essa área dependendo do que você deseja…;)

  7. Oi, Anali. Conheci essa página hoje e não consigo sair dela rs. Minha escada, sólida e resistente, fica extamente na abertura da porta de entrada… Não tinha visto nada de Feng Shui antes, mas, sempre a direita, nos três primeiros degraus tenho plantas naturais e após, a cada um degrau vazio, ajustei um enfeite no seguinte, sendo um bauzinho de pedra sabão entalhado uma mandala, um atleta grego lançando um disco, uma lanterna de vela em metal pintado de azul claro e laterais vidro liso com flores em vidro coladas, um vazinho flor de eva (lembrança aniversário da neta), outro bauzinho de pedra sabão branco e preto com desenho e arabescos e por fim, no topo, uma casinha de vidro onde colocarei pedras de vidro e completarei com pedras Naturais e alguns cristais de quartzo rosa… À direita, um pedestal alto com um vaso de vidro fosco e planta natural, aqui fica a cozinha, aberta, na sequência, a sala, aberta. Só tenho paredes laterais, tanto no térreo quanto em cima, nada atravessando ou barrando o ambiente. Muito ruim? Minha vida melhorou bem após me mudar em maio último. Pode declinar por causa da escada?

    • Oi Sandra…. Agradeço pelo carinho…que bom que está aproveitando a nossa página… Então.. difícil avaliar só com essa descrição.. teria que olhar a planta…ver a escada… Tem que avaliar tb em qual guá está a sua escada no baguá. As informações que posso compartilhar são as que estão no artigo… bjs!

  8. Oi.. Qual a energia quando a escada está dentro de um quarto, encostada a uma parede e entre uma janela e uma porta? Como posso corrigir? Corrige se colocar parede tapando escada deixando somente abertura para subir?
    Bjs

    • Oi Susana… Tem que avaliar em qual área do baguá do quarto está essa escada… é uma escada caracol? Ela vai enfraquecer o guá da casa onde se localiza e também a área do quarto. Existem curas transcendentais para eliminar esse escape de energia. Mas, curas transcendentais só são passadas de forma verbal, com troca de envelopes vermelhos, em consultoria, pois são ensinamentos sagrados.

  9. Olá! Boa tarde aqui de Portugal
    Tenho uma escada ao fundo de um corredor com cerca de 5 degraus que descem para o quarto do meu filho. Ao inicio das escadas tenho uma porta e no final outra porta que é a do quarto.
    Como posso corrigir esta situação?
    Este desnível é prejudicial? Como posso aplicar o bágua no quarto nesta situação? O corredor fica na área da família.
    Obrigada!

    • oi Maria do Carmo…Feliz por vc me acompanhar dai ! 😉 Quanto a sua dúvida… Só analisando a planta toda para saber… Depende da posição do quarto no baguá da casa para avaliar se é prejudicial ou não…Mas pelo que me parece pode ter problema sim… Só que o ajuste é com cura transcendental… passada apenas de forma verbal. 😉

  10. Boa tarde!!
    Acessei sua página para me inteirar sobre o uso dos cristas e me deparei lendo sobre a escada. Muito interessante. Com alívio concluo que a nossa escada só nos ajuda.
    Obrigada!! Vou acompanhá-la daqui em diante.

  11. Oi, Anali! Sempre tive vontade de harmonizar minha casa segundo o Feng Shui, mas ainda não tinha parado para ver nada. Hj inicio minha trajetória, minha casa é duplex, os degraus não são vazados e ela é segura e firme. Ela não chega a ter aquela terminação na parede como a do exemplo pq o construtor fez uma curvinha, o pé direito dela é mt alto, na subida, tem um hall bem pequeno, o quarto da minha filha é logo em frente e o meu e do meu marido a direita, para descer tem duas janelas, que trazem bastante luz natural, a mais baixa eu coloquei um insulfim, qdo descemos a escada, visualizamos essa janela, elas não abrem, são somente para claridade mesmo. Eu adoro a casa com bastante luz natural, não sei se isso é tão bom. rsrsr

  12. Olá boa noite !! Parabéns pelo artigo, muito bem explicado!! Então, nos fundos da casa tem um barracão com um quarto, um banheiro e uma área sem porta, por onde entramos, e lá é uma área de tanque, com máquina de lavar e utensílios, daí quero fazer um segundo pavimento para montar um escritório, mas não vou receber pessoas nele, será apenas um espaço organizado para trabalhar, porém a escada de acesso a esse pavimento seria dentro do quarto, dividida em dois lances e terminando exatamente em frente a porta do quarto, que é utilizado somente para guardar objetos, tipo quartinho de bagunça, o que posso melhorar ? Ou por não ser a entrada principal da casa, não terá problema ? Obrigada ☺️

    • oi Ana… agradeço o contato e o carinho ! Então.. não sei se entendi direito…teria que ver a planta… mas de imediato me preocupa um pouco ter um quartinho da bagunça acima do seu quarto… 🙁 … os mesmos cuidados que cito no artigo com relação a escada são necessários estando ela em qq local da casa…

  13. Boa tarde, tudo bom?
    Estou fazendo uma escada e gostaria de saber a quantidade de degraus que o Feng Shui pede?
    Tenho um arquivo em pdf que achei na net mas esta em japonês (kkkkk), pelos números eu acho que entendi mas precisava de uma explicação melhor.

    Obrigado

    • oi Leonardo… Eu não me preocuparia com o número de degraus e sim com a qualidade da escada e da condução do chi. Conforme falado no artigo, a escada precisa conduzir a energia de forma agradável… atraente…convidativa… Que ela seja uma escada firme, degraus fechados e bem decorada…;)

  14. Boa tarde, na entrada principal farei um mesanino que ficará livre para o acesso visual de baixo, será o escritório. Farei uma escada logo ao lado da porta do Guá do trabalho. Será feita em madeira e fechada. Posso proceguir com esse projeto? Meu pé direito é de 6 metros, por isso resolvi colocar esse mesanino. Grata. Adorei tuas dicas.

  15. Ola, tenho questões relacionadas com escadas exteriores á casa, vale?!
    Num terreno com algum declive, onde a casa está no topo, onde colocar as escadas e de que tipo? Centradas com a porta de entrada? Num dos lados do terreno? Num angulo arredondado ou reto? Obrigada

    • Oi Ana… sim.. as escadas requerem sempre atenção. Evite-as no centro e logo a frente da porta de entrada. Nos demais locais vale observar, pois de alguma forma ela enfraquece sim o guá onde se encontra. Por isso é necessário que seja uma escada firme, degraus fechados. Nada de escadas caracol.

    • Oi Isabel… Precisa circular melhor a energia no começo da escada (com um cristal multifacetado talvez)….para evitar que a energia suba suba diretamente… e tb colocar um quadro com imagem de profundidade ou espelho na parede ao fim da escada… para não gerar essa sensação de bloqueio a frente… 😉

    • oi Gicelda… as dicas mundanas estão todas no artigo…. De imediato eu diria para tentar fechar os degraus… e se não for possível, vale recorrer a cura transcendental para fortalecimento desse espaço.

  16. Oi Anali, parabéns, muito esclarecedor seu conteúdo.
    Gostaria que me desse uma orientação, minha escada é de ferro, piso de madeira, formato Ü”, a escada quando chega no 2ndo piso, eu não sei marcar o guá, porque eu entendia que o guá do trabalho devia ser marcado assim que se põe no pé no 2ndo piso ( passando uma linha ao fim do degrau de ponta a ponta da planta baixa ,dividindo em 3 partes, a parte do meio seria o guá do trabalho. Confirma se estaria certo esse pensamento, por favor. Boas vibrações e sucesso.
    Alda Barros

    • Olá Alda… Agradeço seus elogios. O final da escada (último degrau- qdo se coloca o pé no segundo pavimento mesmo) é como se fosse a porta de entrada do pavimento superior. Agora o posicionamento correto do bagua não consigo te confirmar pois não estou vendo sua planta. Espero ter esclarecido sua dúvida. Bjs.

  17. Boa tarde Anali,minha porta de entrada abre na frente da escada que me leva para minha casa no segundo piso,pois no primeiro piso é meu Mercado onde trabalho( sabe mercado de família).Minha dúvida maior é que tenho uma porta para o mercado bem no meio da porta de entrada e do primeiro degrau da escada. Tipo assim sempre cruzo por ela na chegada ou saída ou quando recebo visitas,gostaria que vc olhasse para mim teria como,obrigada.

    • oi Tatiane ! Ficou um pouco difícil de entender… eu teria que ver a planta baixa de seu espaço. Mas assim, se tem uma escada próxima a entrada.. te levando para o segundo piso, a energia entra e sobe diretamente…não circulando no pavimento térreo. Algumas áreas da sua vida podem ficar sem vitalidade, energia… Eu faço todas as avaliações em consultoria… pois assim dá para avaliar certinho o espaço, ver a planta baixa e estudar o ambiente e sugerir todas as correções. Somente com sua descrição não consigo te ajudar muito.

  18. Ola! o Feng Shui leva em consideração a posição da casa em relação ao Sol também? por exemplo a porta de entrada e voltada para o lado sul onde nao tenho muito sol.
    Desde ja obrigada pela resposta

    • O FS do chapéu preto não leva em conta a orientação cardeal. (O FS da bussola é quem considera isso). A escola que eu sigo (chapéu preto) posiciona o baguá de acordo com a porta principal. Mas, a geobiologia considera esse aspecto. Portanto, em minha consultoria, como especialista em feng Shui e geobióloga, eu levo em consideração esse posicionamento sim, mas não para posicionar o bagua e sim para ver o fluxo de energias na casa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe