quinta-feira, março 28, 2024
HomeDestaqueFato ou Fake sobre Feng Shui

Fato ou Fake sobre Feng Shui

Decifrando o Feng Shui

O Feng Shui apesar de ser uma técnica que está se popularizando cada vez mais no Ocidente ainda enfrenta muitos equívocos e falhas de entendimento a respeito de sua abrangência e metodologia. E por isso resolvi escrever mais sobre isso…

Nossa intenção é cada vez mais desmistificar esse interessante e poderoso assunto levando conhecimento profundo, correto e confiável para vocês.

Portanto, vamos nos esforçar para dissipar os mitos e recuperar a lógica, a praticidade e o poder que o Feng Shui possui. Vamos lá?

Grandes reformas

O tema reforma sempre gera várias dúvidas e confusões. Muitas pessoas acham que o Feng Shui vai te obrigar a reformar a casa toda, que vai sugerir que várias paredes sejam derrubadas, efetuando grandes transformações no layout de sua casa e com isso gastar muito dinheiro na realização dessa empreitada.

Mito / Fake: O Feng Shui envolve mudanças ou reformas super elaboradas, grandiosas e caras.

Fato: A aplicação do Feng Shui pode ser feita com pouco ou quase nenhum custo. Inclusive algumas mudanças e curas não necessitam de nenhum investimento! Já que o poder do nosso pensamento é muito poderoso para atrair e materializar nossos desejos. Claro que em alguns casos as reformas podem ser necessárias sim. Por exemplo, para corrigir trincas nas paredes, vazamentos, infiltrações…Podem também ser indicados cristais para correção de fluxos energéticos ou espelhos para correção de áreas faltantes ou ajustes de posição de controle.

Mas caso a reforma já está prevista para acontecer vale muito a pena incorporar os conhecimentos de Feng Shui nesse processo. Seja esse o seu caso ou não, é sempre possível resolver os problemas sem precisar fazer grandes alterações físicas.

Vai começar uma reforma? Vai mudar de casa? Ou apenas quer mudar a vibração da sua casa atual? Aproveite esse desejo de mudança e transformação e mãos à obra… trate de aplicar essa técnica incrível e harmonizar seus espaços.

Acessórios e Decoração

Quando as pessoas pensam em Feng Shui já associam a técnica aos cristais multifacetados ou aos objetos chineses que precisam ser espalhados pela casa… Acham que é necessário pendurar cristais, flautas de bambu ou usar decorações chinesas pela casa toda.

Mito / Fake: Você tem que pendurar cristais, flautas de bambu ou usar decorações chinesas pela casa toda.

Fato: Seus próprios acessórios, objetos pessoais, artes e símbolos se mostrarão úteis e até mais potentes para serem aproveitados nas potencializações de cada área, porque eles têm um significado pessoal e refletem seu próprio gosto. Claro que cristais em determinadas curas são bastante necessários, mas é possível aplicá-los com equilíbrio e discrição.

Uma boa casa com Feng Shui é uma casa que você sente a harmonia e o equilíbrio, mas não sabe nem de onde vêm as boas vibrações.

Mito / Fake: O Feng Shui é óbvio ou berrante. Acaba com a decoração da casa.

Fato: A aplicação da técnica de Feng Shui deve ser discreta e se misturar com o ambiente a ponto de até ficar imperceptível. E nunca deve estar fora de sincronia e sintonia com o gosto e a lógica da casa e dos moradores. Curas de Feng Shui que são notavelmente aparentes e uma casa cheia de bugigangas penduradas com intenção de cura e equilíbrio são sinais de que uma consulta de Feng Shui não foi bem sucedida.

Imóveis alugados

Muitas pessoas falam que não aplicam a técnica pois moram em ambientes alugados. Isso é outra polêmica e um mito!. As pessoas geralmente não querem “investir” em um local que não é seu e que não pretendem ficar nele por um longo período de tempo. Só que esse curto período de permanência pode acabar sendo longo demais. (só lembrando que o espaço onde moramos tem impacto direto em nossas vidas – seja ele alugado ou não…)
E, é assim que as pessoas perdem a oportunidade de melhorar de vida já no espaço que ocupam. Postergam seu próprio bem estar. 

Mito / Fake: Casas ou escritórios de aluguel não podem receber Feng Shui.

Fato: É perfeitamente possível aplicar a técnica em ambientes alugados, sejam residenciais ou comerciais, pois é possível a ativação (ou correção energética) sem necessariamente promover grandes reformas na casa, como já foi falado anteriormente. Enquanto você está neste local o espaço é seu SIM, e você deveria cuidar muito bem para que essa estadia seja a mais agradável e próspera possível, para que essa atmosfera equilibrada e harmônica te ajude a ir mais rápido ainda para o imóvel próprio dos sonhos, e/ou para que você tenha uma vida próspera e feliz, concorda?

Gasto ou investimento?

Esse é outro assunto que gera polêmica. Mas você já se perguntou quanto vale exatamente o seu bem estar? Quanto custa sua saúde, sua felicidade? Quanto vale ter sua vida equilibrada? Quanto vale uma vida próspera e feliz? Há coisas que são difíceis de mensurar, não é mesmo?

Mito / Fake:  A consultoria de Feng Shui custa o “olho da cara”.

Fato: Ter uma vida saudável e harmônica pode ser mais fácil e mais barato do que você imagina. Aplicar o Feng Shui em seus espaços é um excelente investimento que você faz para você e para sua família. É uma forma de garantir bem estar, prosperidade, equilíbrio, saúde e bons relacionamentos. 

Encare o Feng Shui como um investimento e não como mais uma despesa.

Aplicando o Feng Shui de forma adequada você verá rapidamente os resultados em sua vida. O custo-benefício da aplicação da técnica realmente vale a pena. Te pergunto: quanto vale a mudança que você deseja em sua vida?

Vale ressaltar aqui que para receber os benefícios do Feng Shui não depende de você acreditar nesta técnica… Acreditando ou não, o Feng Shui tem um impacto gigantesco em todas as áreas da vida (saúde, prosperidade, relacionamentos, …).
Como o próprio presidente dos Estados Unidos disse: “eu não acredito no Feng Shui, mas só sei que ele funciona” … (claro que acreditar faz tudo acontecer mais rápido… já que o poder da intenção potencializa o efeito da técnica…ok?!)

Lembre-se que o custo do cuidado é geralmente bem menor que o custo do reparo…pense nisso!…

O quanto você já investiu em seu próprio bem estar e no da sua família?

Cores

Devido a uma simplificação na explicação da técnica aqui no Ocidente, foi gerada uma consciência de que aplicar Feng Shui se limita a apenas mudar as cores das paredes e de colocar uma “corzinha” aqui e ali. O Feng Shui vai muito além disso!

Mito / Fake: Aplicar o Feng Shui é apenas pintar paredes e aplicar cores certas nos ambientes.

Fato: O Feng Shui usa sim as cores como uma das várias formas de ativação da técnica nos ambientes. Mas não é a única (e nem deve ser já que isso transformaria sua casa num arco íris ou num cenário carnavalesco).

As cores  possuem vibração e essa vibração precisa ser sim bem aproveitada. Precisam ser usadas com sabedoria e em conjunto com outras formas de ativação para terem um efeito ainda mais poderoso.

Usar apenas o poder das cores para ativação de um ambiente é como usar um carro de corrida só pra passear na cidade…ou seja, é não aproveitar toda a potencialidade e poder da técnica de Feng Shui… Já pensou nisso antes? A mesma comparação pode ser feita entre aplicar Feng Shui somente com dicas de internet (dicas mundanas) e aplicar Feng Shui com alguém especializado (usando curas transcendentais poderosas).

Mito / Fake: O Feng Shui faz sua casa parecer bem asiática.

Fato: Sua casa deve refletir seu gosto, história e hereditariedade. Isso é essencial para que você reconheça sua personalidade e seus gostos pessoais dentro de seu espaço. É dessa forma que você se sente em casa e confortável no seu lar. O Feng Shui respeita muito isso. Se você é asiático, de descendência asiática ou coleciona arte asiática, então um tema asiático poderá ser incorporado à decoração se você quiser. Mas isso não é uma obrigatoriedade.

O mais importante em uma casa COM Feng Shui é ela ser bonita, poderosa e ainda refletir o gosto dos moradores. Você não precisa pendurar cristal ou colocar flautas e dragões chineses se isso for te incomodar muito e destoar totalmente da sua decoração. Tudo que não te agradar é melhor não fazer ou não ter do que conviver com esse desconforto só porque “disseram” que era poderoso. O melhor Feng Shui é aquele que é sentido e não notado fisicamente. As curas não precisam sempre estarem explícitas e expostas. 

Magia, moda ou religião

Muitas vezes por falta de conhecimento da profundidade e da abrangência da técnica, as pessoas associam o Feng Shui com rituais de magia, coisas de outro mundo, processos religiosos ou até mesmo uma modinha moderna.

Mito / Fake: Feng Shui é uma religião, uma moda ou uma técnica baseada em magia.

Fato: A origem do Feng Shui vem do taoísmo, uma filosofia chinesa. Filosofia é muito diferente da religião. Definitivamente não é uma moda passageira; já existe há mais de 5.000 anos. E embora os resultados do Feng Shui pareçam mágicos, essa técnica se baseia nas leis da natureza e da ciência.

Mito / Fake: Devo me converter ao budismo tibetano para que a técnica funcione.

Fato: O Feng Shui não segue nenhuma religião e respeita muito sua opção religiosa. Na aplicação da técnica é possível adaptar algumas curas para que o processo faça ainda mais sentido para quem o aplica.

Mito / Fake: Feng Shui faz milagres.

Fato: Em alguns casos as mudanças promovidas pela aplicação do Feng Shui são tão grandes e inacreditáveis que parecem verdadeiros milagres sim. No entanto, quem faz o milagre acontecer é a sua intenção e o seu merecimento. O Feng Shui prepara o terreno para que todos os seus sonhos se realizem, mas você precisa correr atrás!

Espelhos

Espelhos geram muitas dúvidas e podem sim promover grandes transformações ou grandes estragos dependendo de como você os coloca nos ambientes.

Mito / Fake: O Feng Shui não aconselha a colocação de espelhos refletindo a cama.

Fato: O Feng Shui do budismo tântrico tibetano não tem nenhuma restrição quanto a espelhar alguma parede do quarto e com isso refletir a cama. Não há contra indicações a esse respeito. Espelhos se bem posicionados são excelentes ferramentas de harmonização e muito usados para correções energéticas.

Mas, de acordo com outras linhas de estudo, como a Geobiologia, por exemplo, acredita-se que os espelhos quando refletem uma pessoa dormindo vão atuar no seu subconsciente e passar a sensação de que existe uma outra pessoa ali no quarto. Esta sensação de estar acompanhada pode gerar medo, inquietação e até uma sensação de vulnerabilidade impedindo de se alcançar um sono tranquilo e reparador.

Até mesmo outras escolas de Feng Shui falam que podemos abrir portais se posicionarmos espelhos em frente da cama.

De qualquer forma, a pergunta principal a se fazer é o que você sente ao ter um espelho refletindo a cama? Se te incomodar NÃO TENHA. Se ele não te perturba e faz todo o sentido a colocação desse espelho… por que não?
Respeite SEMPRE suas emoções e sensações. Isso é muito mais importante que qualquer regra… ok?

Paisagismo

As plantas têm muito poder e promovem grandes transformações energéticas nos ambientes. Não é a toa que, uma das formas que o Feng Shui adota para ativar as áreas do bágua, é utilizando plantas em seus ambientes.

Mito / Fake: Não posso ter plantas ou flores no quarto.

Fato: As plantas e flores têm muita energia vital e deixam qualquer ambiente com muito mais energia e boa vibração. Além disso, algumas ainda são super indicadas para purificar o ar que respiramos! (Veja a lista de plantas indicadas pela NASA). Não há, portanto, qualquer contraindicação em tê-las no quarto. Basta que você as escolha de acordo com as energias que você procura e quer atrair para sua vida. Só tome cuidado para nunca deixar flores mortas dentro do quarto (ou de qualquer outro cômodo).

As plantas têm muito poder e promovem grandes transformações energéticas nos ambientes. Não é a toa que, uma das formas que o Feng Shui adota para ativar as áreas do bágua, é através da colocação de plantas nos ambientes. O paisagismo certo ativa e potencializa a energia de seus espaços com o poder, força e beleza da natureza.

Mito / Fake: Algumas plantas vão trazer muita prosperidade para sua vida.

Fato: Há sim muitas plantas que favorecem a atração da energia de prosperidade e abundância para a sua vida. Podem melhorar a energia dos ambientes para atrair bons relacionamentos, podem ativar carreira, sucesso, etc… Entretanto, não basta que você encha sua casa com essas plantas e esperar o dinheiro bater na sua porta. Elas não farão o trabalho (ou o milagre) sozinhas. Além do mais, as plantas vão atrair boas vibrações se forem bem cuidadas e não somente por estarem presentes ali no ambiente.

Baguá

O Baguá é sim uma importante ferramenta para mapeamento das áreas de uma casa e possíveis ativações e harmonizações, sendo uma das bases da técnica de Feng Shui.

Mito / Fake: Posso colocar vários baguás pela casa para atrair bastante proteção.   

Fato:  O baguá é também um simbolo de proteção. Mas você deve ter apenas um único baguá na sua casa e ele deve ser posicionado acima da porta de entrada e pelo lado de fora da sua casa. Esse baguá deve ser o do Céu Anterior. A ordem dos trigramas (aqueles desenhos que formam o octógono) é muito importante para equilíbrio das energias. Esse baguá vai repelir as energias de pessoas má intencionadas, negativas ou invejosas, e qualquer forma de energia negativa de seu ambiente.

Nossa vida está repleta de mal entendidos, de fake news e de muitas informações equivocadas. Mas espero que com esse artigo você tenha maior clareza a respeito dessa fantástica técnica e possa realmente captá-la e entendê-la melhor em sua essência!

Gostou das explicações? Sentiu falta de algum esclarecimento? Quais outras questões você gostaria de entender a respeito de Feng Shui? Comente e pergunte aqui. Vou ter o maior prazer em esclarecer tudo sobre esse assunto!

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

3 COMMENTS

    • Hello Rardor … we are working to make our content available in other languages. But, for now use the google translation tool. And if you have any doubts in the interpretation or translation, send me a message! Many thanks for your kind interested!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe