As escadas são configurações muito importantes em uma construção. Elas têm a função de ligar um pavimento ao outro, conectando os andares e promovendo a circulação e conexão entre ambientes.

Além do aspecto funcional e construtivo, no Feng Shui as escadas possuem a função simbólica de conduzir e conectar o chi (energia vital) entre os andares, entre os diferentes pavimentos. Logo, merecem toda atenção e cuidado.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Escadas são consideradas canais de energia. Elas vão ajudar o chi  a continuar fluindo pelos espaços e pelos pavimentos superiores ou inferiores. Lembrando que, quando o chi não flui, pára ou é bloqueado, temos um ambiente pesado, estagnado e sem energia ou vitalidade. O chi “gosta” de fluir por espaços abertos, desimpedidos, bonitos e agradáveis.

Significado das Escadas segundo o Feng Shui

Segundo o Feng Shui, além de funcionais as escadas devem ser seguras, firmes, iluminadas, bonitas, atraentes e promover boa circulação de energia.

Escadas devem transmitir segurança, firmeza e estabilidade. Devem ser agradáveis de percorrer. São recomendadas as escadas com curvas suaves, que facilitem a subida do chi.

Seus degraus precisam ser confortáveis de subir e não muito altos (a recomendação é que tenham 17 cm de altura de acordo com nossas proporções corporais). Esse caminho que conduz a energia deve ter uma iluminação adequada e de boa qualidade também.

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Assim, uma escada deve ser atrativa, convidativa. Vale expor alguns quadros bonitos nas paredes, e deixar o acesso livre de obstáculos em toda a sua extensão. Escadas devem promover uma boa circulação de pessoas e de energias de forma agradável.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Dada a importância desse elemento em nossos espaços, o artigo de hoje é todo dedicado a falar sobre escada. Vamos conhecer alguns tipos de escadas e seus impactos em nossa casa e em nossa vida.

Escadas Caracol no Feng Shui

Escadas caracóis são aquelas escadas helicoidais. Recebem a denominação de caracol, pois seus degraus nos conduzem fazendo um caracol em seu eixo principal. Geralmente seus degraus são vazados e sua estrutura bem apertada.

De acordo com o Feng Shui, a escada caracol é uma escada que deve ser evitada em uma construção. Se puder…evite-a.  Mas, se já a tiver, vou falar o que você pode fazer a respeito…

Leia mais: O que é Feng Shui e por que você deveria se importar com isso?

Mas por que evitar as escadas tipo caracol?

Segundo o Feng Shui, a escada tipo caracol é o pior tipo de escada que existe, energeticamente falando… e quanto mais estreita e limitada for, pior ela é. 

Além disso, escada caracol conduz a energia de forma espiralada e com escapes pelos degraus vazados. Não transmite segurança nenhuma. A energia que passa por ela vai escapando e chega ao destino bem fraca e desgastada.

Seu formato tortuoso e seus degraus abertos e pequenos, com espaço bem restrito para se passar, criam insegurança e desconforto. Essas escadas não são boas condutoras de energia e não promovem uma boa circulação de energia, criando “buracos energéticos” na energia da casa. Podem inclusive gerar problemas físicos nos moradores que utilizam essa escada com frequência.

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Além disso, segundo o Feng Shui, uma escada caracol visível da porta de entrada atrai várias desgraças na vida. Elas causam dores de cabeça e problemas no cérebro também.

O que fazer para minimizar os impactos negativos da escada caracol?

Se a sua escada for desse tipo, recomenda-se fechar os espaços entre os degraus. Recomenda-se também colocar um cristal multifacetado no teto, acima da escada, bem no seu eixo, além de caprichar na iluminação dela.

Embaixo dessa escada, coloque plantas naturais e posicione luzes de baixo para cima, para equilibrar a energia ali. Plantas e luzes tem o poder de aumentar a intensidade vibracional de onde são colocadas. Dessa forma, se tornam uma boa solução para harmonizar o espaço de uma escada.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui | A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Escadas com degraus vazados

Segundo o Feng Shui, escadas com degraus vazados provocam perda de energia, insegurança, instabilidade, tropeços na vida.

A energia escapa pelos vãos dos degraus e não flui adequadamente pelos ambientes. A energia vaza pelos espaços abertos e não chega por completo nos demais pavimentos… nada bom certo?! É como se fosse um “dreno de energia” e que deve ser corrigido. 

Degraus vazados também remetem à uma insegurança e instabilidade, justamente por não serem sólidos, maciços, e não passarem firmeza para nosso subconsciente.

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Escadas vazadas vão desequilibrar e desgastar a energia da casa. A solução é fechar os degraus, evitando esse escape de energia. Vale também colocar plantas naturais embaixo dessa escada, para harmonizar e estabilizar a energia.

Escadas com degraus de vidro

Escadas com degraus de vidro até podem ser modernas e muito bonitas. Mas, nada bom energeticamente. O vidro passa para o nosso subconsciente uma mensagem de vulnerabilidade, por mais reforçado e blindado que seja.

Esse tipo de escada, com degraus de vidro, traz muita insegurança e instabilidade para a vida de quem usa esse tipo de escada constantemente.

Uma solução para esse tipo de construção é revestir os degraus de forma a eliminar essa sensação de insegurança, mesmo sabendo que isso acaba com o charme de sua transparência e modernidade. Vale avaliar o que é mais importante para você.

Quarto em frente à uma Escada

Segundo o Feng Shui, dormitório em frente à uma escada recebem uma carga de energia muito forte, intensa, provocando, consequentemente, problemas graves e imprevistos para o(s) ocupante(s) deste quarto. 

Só para exemplificar, as pessoas que dormem em um quarto que fique em frente à uma escada podem ter problemas de insônia, dificuldades para dormir ou sono muito agitado. E claro que, afetando o sono, o rendimento de seu dia é prejudicado também.

Se o quarto de criança ou bebê ficar em frente à uma escada, as crianças também podem ter dificuldades em dormir, podem ter pesadelos, não terão um sono tranquilo e com isso o choro constante (principalmente de bebês) é quase que certo.

Gera uma irritabilidade devido a intensidade de energia passando ali. Portanto, é melhor evitar esse tipo de configuração, certo?

A técnica de Feng Shui observa atentamente o fluxo de energia pela casa buscando equilibrá-lo e ajustá-lo, para que os moradores usufruam de uma vida leve e feliz! Ter esta configuração de escada em frente à um quarto não é favorável…

Leia mais: Feng Shui no quarto

O que fazer se você tem um quarto em frente à uma escada?

Se você tem um quarto em frente à uma escada, inicialmente avalie e considere de mudar de quarto, pois essa, realmente não é uma boa localização para o quarto.

Caso não seja possível mudar de quarto, chame um profissional especializado em Feng Shui… As correções energéticas nestes casos de dormitórios em frente de escada são “transcendentais” e, de acordo com a tradição milenar do Feng Shui, essas correções energéticas devem respeitar alguns ritos (de acordo com a tradição) e não podem ser passadas por escrito.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Curas transcendentais são muito poderosas. Elas só são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos. São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso apenas transmitidos em consultoria…

Leia mais: Envelopes Vermelhos no Feng Shui. Saiba como usá-los

Escada em frente à uma parede

Escada que acaba próxima de uma parede faz com que o fluxo energético (chi) de todos os moradores diminua. E isso, gera distúrbios físicos e emocionais, problemas diversos dependendo da área em que se encontra.

Além disso, atrai bloqueios e dificuldades na vida por ser uma barreira no fluxo de energia. Tais dificuldades podem ser em termos financeiros, familiares, de saúde, relacionamento e muitos outros. Portanto, é algo sério, que deve ser “tratado”.

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

O que fazer caso eu tenha escadas em frente à uma parede?

Como eu disse anteriormente, escada que terminam próximas de parede é similar a um obstáculo bem grande no fluxo de energia com consequências negativas em sua vida.

Se você tem essa configuração, considere espelhar toda essa parede (de preferência cobrindo toda a parede a frente da escada) para retirada da sensação de bloqueio no caminho, para eliminar visualmente a barreira sólida que uma parede representa.

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

Os espelhos promovem uma ampliação no seu campo visual, fazendo com que seu olhar pareça fluir por um espaço aberto e amplo, mesmo que fisicamente não seja bem isso. Segundo o Feng Shui, espelhos são grandes aliados para correções de áreas faltantes, por parecerem duplicar a área atrás deles, e também por fazerem “sumir” bloqueios e barreiras visuais no caminho.

Escada no meio do espaço

A área central de um imóvel corresponde ao seu eixo, sua sustentação, simboliza sua força, sua estabilidade e seu equilíbrio. Ter uma escada nessa área central deixará esse eixo frágil e instável, por ser um local de conexão entre os andares.

O centro de um espaço é considerado o lugar de equilíbrio e harmonia. De acordo com o baguá, o centro de um local é onde fica a área da Saúde, uma das áreas da vida mais importantes de serem harmonizadas. Afinal, quando o centro está equilibrado, ele gera energia e suporta todas as 8 áreas da vida à sua volta.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá, para que ele serve e como aplicar?

Se você tiver uma escada no centro do seu espaço, isso poderá provocar perdas financeiras na casa. Poderá provocar muitos problemas de saúde também. Isso acontece pois, esse centro não estará fortalecido e terá suas energias drenadas e desgastadas por conta da escada.

Segundo o Feng Shui, uma escada fragiliza a área do baguá no qual ela se localiza. Por exemplo, se a escada estiver na área correspondente à área da família, esta área poderá estar menos energizada em sua vida.

O que fazer se eu tiver uma escada no meio de minha casa/comércio?

Inicialmente você pode fortalecer esta área central com elemento terra, com vasos ou itens de cerâmica, plantas naturais em vasos com terra, cor amarela, ou objetos grandes e pesados, para criar estabilidade nessa região.

Leia mais: Teoria dos 5 Elementos

Segundo o Feng Shui, o elemento terra transmite segurança e firmeza. Representa o mundo material, das formas e dos sentidos. Traz praticidade, concretização, objetividade, disciplina, eficiência, resistência, paciência, persistência, determinação, cautela, ordem e realização. Portanto, é bem importante ter a presença equilibrada desse elemento em nossos ambientes.

Só que, da mesma forma de quem tem escada de frente para algum quarto/dormitório, as correções energéticas (curas) para uma escada no centro do ambiente são “transcendentais” e como expliquei anteriormente, não podem ser passadas verbalmente, de acordo com a tradição chinesa.

Caso tenha uma escada no meio da sua casa ou comércio, procure ajuda de um profissional especializado em Feng Shui para a realização de curas transcendentais mais poderosas para conter esse dreno e eliminar essa fragilidade.

Escadas em frente à porta da entrada

Não é nada recomendado ter uma escada logo à frente de sua porta de entrada. O chi (energia vital) da casa pode se enfraquecer e ainda expor demais a privacidade dos moradores.

Ter uma escada bem na porta de entrada vai fazer com que sua saúde, sua energia, sua prosperidade escapem do ambiente e não circulem adequadamente pelo seu imóvel e nem em sua vida.

As energias vão entrar e escapar. E se tiver duas opções, como por exemplo, uma escada que sobe e outra que desce, as energias podem também se dividirem, e parte delas pode seguir pela escada e parte ficar no mesmo pavimento. Isso gera desentendimentos, discussões e separações. Em um ambiente comercial pode causar conflitos envolvendo tanto os funcionários, como os donos.

Como a porta de entrada é a principal entrada de energia em uma ambiente, não é nada recomendado que essas energias se dissipem ao encontrar uma escada recepcionando sua entrada. Ter uma escada a frente é desperdiçar todas as oportunidades e energias de prosperidade que chegam até você e até seu espaço. E isso vale tanto para residências quanto para comércios/indústrias.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Se o imóvel for um comércio a energia subirá (ou descerá, se for o caso) diretamente, impedindo que a energia fique no andar que a entrada está. Isso dissipa e enfraquece o fluxo de energia no local. E, mesmo que seja um lar residencial, o andar térreo (da porta principal) ficará totalmente desvitalizado.

O que fazer caso eu possua Escada em frente à porta?

Caso tenha uma escada na entrada de seu espaço, corrija esse dreno de energia colocando um cristal multifacetado pendurado no teto, entre a escada e a porta.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: O que são e como usá-los?

Você pode também colocar plantas bonitas nesse caminho para evitar o escape direto da energia que entra. Sempre vale ter plantas bonitas embaixo das escadas, que são geralmente pontos de energia estagnada e parada. Colocar plantas naturais vai elevar o chi desse local.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Escadas Estreitas, segundo o Feng Shui

Escadas muito apertadas, estreitas, com espaço bem limitado, passam uma sensação de  que nossa caminhada na vida também será da mesma forma, difícil, insegura e sem visibilidade e conforto.

Quando temos escadas assim é recomendado decorar as paredes com espelhos, para abrir o espaço, caprichar em uma pintura mais clara e apostar em uma iluminação de qualidade. Dessa forma, se cria uma sensação de amplitude na escada, retirando a mensagem de confinamento, dificuldade e aperto.

Leia mais: Dicas de Feng Shui para casas e apartamentos pequenos

Escadas Longas no Feng Shui

Segundo o Feng Shui, escadas muito longas podem causar desânimo e dificuldade na vida. Quem gosta de percorrer um caminho longo e pouco atrativo? É o mesmo impacto de se ter um longo corredor em sua casa.

Leia mais: O corredor da sua casa pode estar prejudicando sua vida

Um caminho que parece interminável não é nada atrativo e convidativo. Todo mundo quer ver o fim do túnel… ou minimamente ter prazer durante a jornada. Nós precisamos de motivação para percorrer esse trajeto e as energias também!

O que fazer no caso de escadas muito longas?

Caso você tenha escadas longas em sua casa ou comércio, vale decorar as paredes laterais com quadros, imagens, pôsteres, fotos, adesivos ou gravuras que passem uma mensagem de alegria e inspiração, para que o percurso seja mais agradável e convidativo.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Você também pode colocar um cristal multifacetado nesse caminho para que ele ajude na circulação e na condução do chi (energia vital) até seu destino.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: O que são e como usá-los?

Escadas Íngremes

Escadas íngremes também não são recomendadas pelo Feng Shui. Uma escada íngreme cansa a energia que circula ali. A energia já se desanima só de olhar para uma escada assim, pois geralmente parecem intermináveis, cansativas e difíceis de subir.

Se você tem uma escada assim, da mesma forma que uma escada longa, você pode caprichar na decoração das paredes laterais, para deixar o percurso mais atrativo e agradável. Assim, a energia se sente mais motivada para circular por ali, subindo para o piso superior com mais prazer e alegria.

Mas afinal… quais são os melhores tipos de escadas?

As escadas que são valorizadas pelo Feng Shui são aquelas fechadas, ou seja, sem degraus vazados, sólidas, firmes, estáveis, seguras, bem iluminadas, espaçosas, bonitas e agradáveis.

Escadas devem passar uma sensação de segurança, estabilidade e equilíbrio. É interessante que a decoração delas promova prazer em caminhar e percorrer o espaço, atraindo a curiosidade para se chegar até o próximo pavimento, e que transmita boas mensagens pelo caminho.

De acordo com o Feng Shui, ter uma escada na sala é auspicioso. Desde que seja uma escada como essa descrita acima.

Leia mais: Feng Shui na sala: crie um ambiente de harmonia e bem-estar

Considerações finais

Conforme apresentado, as escadas fazem muito mais que simplesmente ligar andares, conectar um pavimento a outro. Segundo o Feng Shui, elas podem tanto ajudar, quanto atrapalhar o equilíbrio energético do espaço em que se encontram. Sejam estes residenciais ou comerciais.

De acordo com o Feng Shui é muito importante que se tenha todo o cuidado e atenção em relação ao posicionamento das escadas nos ambientes.

Sabia de todas essas informações e impactos sobre as escadas em seus imóveis? Elas são pontos bem importantes de serem observados em todas as construções.

E ai? Tem uma escada em seu espaço? Verificou em qual área do baguá ela se encontra? Comente aqui se gostou e se já sentiu na vida as influências das escadas em seus espaços.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse tema: escadas, me fale aqui em baixo, que responderei com todo carinho!!!

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, acabei de ver a matéria sobre escada, a minha é bem iluminada, porém ela acaba de frente ao quarto do casal, e estamos providenciando uma nova planta para construção de uma nova casa, porém a escada terminaria em uma parede, que segue um corredor, onde estarão os quartos, para corrigir está nova escada seria colocar espelhos, ela seria vazada, que no caso não é bom.

    • Oi Alessandra. Se a escada termina em uma parede, melhor espelhá-la sim. Degraus vazados tb são desperdícios de energia. Se a casa ainda não foi construída por que não olhar e ajustar tudo de acordo com o Feng Shui? Com toda certeza sua vida nessa casa seria muito melhor.

    • Oi Aline… depende da situação… Vc sobe a escada e dá no banheiro? Se sim… isso é um problema. É semelhante a ter um banheiro logo a frente da porta de entrada… A escada é como se fosse a porta de entrada do próximo pavimento… o banheiro vai drenar todas as oportunidades e até trazer problemas financeiros (pesquise sobre ter banheiro em frente à porta principal).

  2. Ótimo o artigo ,mas tenho uma pergunta
    Minha escada é artesanal ,vasada,encostada da parede onde ela e vista da porta da sala ,mas não fica de frente pra porta ,na verdade ela e vista de toda a casa e fica no guá central do bagua e da acesso a apenas um co.odo da casa como se fosse um sobrado

    • oi Juçara… só pela sua descrição há muitos pontos de atenção em sua casa… Escada na área da saúde enfraquece todas as áreas, e ela sendo vazada e vista da porta da frente complica ainda mais. Há curas especificas para todas essas situações, mas são curas transcendentais. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados, por isso só os passo em consultoria…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui