“Qual a primeira coisa que você vê quando entra em sua casa?” Uma escada, banheiro, uma porta, uma entrada apertada?!… Você sabia que o que você vê quando entra em seu lar tem um impacto direto em sua vida?! … Temos que prestar muita atenção nas imagens que enviamos para o nosso subconsciente, pois nossa mente cria a nossa realidadeEntão, vamos ver como mandar as mensagens certas e ter uma vida próspera e feliz. 

No artigo anterior (Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?) discorri sobre as dicas externas à sua porta de entrada. Comentei bastante sobre o que você pode fazer para atrair as boas energias de forma abundante para seu lar… (se você não leu ainda este artigo volte lá e confira-o… pois tem dicas incríveis para melhorar ainda mais a energia da sua casa!).

 Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

E hoje vou falar dos impactos considerando o que você encontra porta a dentro.  Vou trazer algumas sugestões para você observar em seu lar, considerando agora os seus ambientes internos. Mas para isso, volto na primeira reflexão: O que você vê quando entra em casa?! Veja as possíveis opções de respostas nos tópicos abaixo:

Entrar e ver uma entrada apertada

É muito comum que casas e apartamentos tenham algumas entradinhas limitadas antes de chegarmos em espaços mais amplos. Essa é uma mensagem ruim que mandamos para nosso subconsciente de que no início tudo na vida tem que parecer difícil e limitado para só depois fluir…

Entradas estreitas ou apertadas sinalizam obstáculos ou dificuldades iniciais antes das coisas fluírem.

Entradas apertadas e estreitas sinalizam possíveis dificuldades na vida dos moradores antes dela começar a dar certo. Ou seja, elas simbolizam obstáculos iniciais sempre frequentes antes das coisas fluírem.

Segundo o Feng Shui, a energia deve entrar suavemente nos ambientes sem bloqueios. Em casas ou apartamentos pequenos, onde os caminhos de energias são mais restritos, ter uma boa quantidade de chi (energia positiva/vital) em um local aberto e claro se faz ainda mais necessário.

Mas, se você não consegue ter uma entrada ampla, devido limitações de paredes, você pode considerar espelhar uma das paredes laterais, para que ele amplie sua entrada apertada. Há algumas outras soluções que podem ser colocadas em prática também: uma boa iluminação se faz essencial para aumentar a claridade do local assim como plantas para filtrar o ar. Mas é importante que a porta de entrada permaneça limpa e livre, sem objetos desnecessários, ou ainda móveis bloqueando o caminho, ok?!

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Entrar e ver diretamente uma escada

Caso a primeira visão ao entrar em sua casa seja de uma escada, voltada para a porta da frente, você experimentará muitos altos e baixos em sua vida. A energia mal circulará no seu ambiente térreo, pois ela vai subir diretamente para o andar superior. E não é só isso, poderão acontecer perdas financeiras também (como se o dinheiro descesse pela escada e saísse todo pela porta principal).

Leia mais: Escadas de acordo com o Feng Shui

Escada em frente à porta principal pode atrair problemas financeiros.

Uma explicação melhor é que sua atenção será naturalmente atraída para a escada. Como o segundo andar é onde geralmente ficam os quartos (ambientes privados), você ou seus convidados se sentirão um pouco desconfortáveis em seu psicológico. Isso acontece ​​porque você pode sentir como se você estivesse invadindo a privacidade dos moradores da casa. E caso você seja o dono da casa, você poderá ter a sensação de estarem invadindo seu espaço. Da mesma forma, se você é um convidado, o quão confortável você ficaria em visitar o quarto do anfitrião em uma primeira visita?

Não é fácil mudar uma escada de lugar sem uma boa reforma, certo? No entanto, uma coisa que você pode fazer para eliminar essa configuração prejudicial, sem ter que promover grandes reformas em sua casa, é direcionar a atenção e os olhares para longe das escadas. Uma forma de fazer isso é usar tapetes que imitam um caminho que leva à sala de estar. Outra sugestão bem poderosa é colocar um lindo arranjo de flores próximo a esta escada, de forma que ele atraia todos os olhares das pessoas que entram nesse lar.

Entrar e ver um banheiro

Isso é um pouco estranho… Em vez de ser saudado por uma sala acolhedora, ou um charmoso hall de entrada, a primeira coisa que você vê é um banheiro. Concorda que isso não é muito agradável?

Semelhante ao que acontece quando vemos uma escada, quando vemos um banheiro ao entrar, o chi (ou energia) que entra pela porta da frente escapará todo por este banheiro ou será contaminado pelas energias negativas desse local. E isso gerará perdas financeiras para os moradores… nada bom, certo?!

Para ajuste dessa situação, caso o espaço permita, você pode colocar um divisor de espaços (tipo um biombo, ou cortinas) o que ajudará a redirecionar o tráfego e o chi de entrada. Outros métodos incluem melhorar a energia do banheiro com Feng Shui, manter a porta dele fechada ou ainda espelhar toda a porta desse banheiro, fazendo com que ela “desapareça” dali, já que o espelho vai ampliar a visão da entrada. Pendurar um cristal multifacetado na porta do batente vai também ajudar e muito a direcionar as melhores energias para sua casa, melhorando esse fluxo energético de sua entrada.

Leia mais: Como os banheiros influenciam na sua vida?

Ver um espaço aberto

A área dentro da casa deve ter um espaço aberto e sem desordem nenhuma. Esse é o melhor cenário ao se entrar em um ambiente. É muito importante manter uma área de livre circulação de energias pelo seu lar. Colocar carpetes ou outros tipos de piso podem ajudar a definir os limites da área do “hall de entrada” e demais ambientes.

Mantenha os ambientes livres para que a energia flua deliciosamente em sua casa!

Manter seus ambientes limpos e organizados é algo fundamental e eu não canso de repetir isso por aqui. O tamanho dessa área de circulação livre também deve ser proporcional ao tamanho da casa. Colocar um divisor, biombo ou usar um conjunto de cores diferentes em cada ambiente pode ajudar a definir o tamanho dessa área. Mas lembrando de nunca limitar nenhuma passagem…ok?!

Leia mais: Organização na prática com o Feng Shui

Ver um sofá de costas para porta de entrada

O que acontece muito nas casas é que ao invés de nos depararmos com ambientes amplos e livres vemos geralmente um sofá de costas, móveis no meio do caminho, dificultando ainda mais a circulação tanto das pessoas quanto das energias…

É muito comum as pessoas colocarem os sofás em posições nada favoráveis para a vida fluir. Sofás e poltronas de costas para a porta podem gerar inúmeras dificuldades na vida dos moradores. A energia não se sente bem vinda no espaço. Com essa configuração é como se os moradores da casa se colocassem numa posição de vulnerabilidade em que tudo na vida acontece pelas costas deles, atraindo até mesmo traições.

Se você se identificou, experimente deixar o seu sofá de frente acolhendo quem entra pela porta e sinta a diferença!

Ver uma Cozinha ou Sala de Jantar

Se você puder ver o fogão da cozinha bem quando entra em uma casa, os ocupantes desta casa terão problemas com grandes despesas e problemas com economia de dinheiro. Isso porque, segundo o Feng Shui, se a cozinha estiver de frente para a porta da frente, qualquer energia positiva que entrar na casa será queimada pelo fogo e pelas atividades culinárias na cozinha.

Ver sua cozinha ao entrar pode te levar a engordar!

Além disso, ver uma cozinha ao entrar na sua casa leva a uma tendência a engordar, pois a cozinha vai te lembrar comida e mandar uma mensagem ao seu subconsciente que você deve se alimentar.

Não há uma cura ideal para isso, a menos que você submeta novamente sua casa a grandes reformas, como construir uma parede ou mudar a porta ou a cozinha de lugar. No entanto, você pode novamente colocar um divisor, um biombo, um belo arranjo de flores ou mesmo espelhar toda a porta da cozinha, e dessa forma redirecionamos o Chi (energia) para outras áreas. 

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Vale ressaltar que entrar em casa e ver a sala de jantar também vai te causar os mesmos efeitos negativos citados acima.

Ver portas de outras salas

O problema em ver as portas de outras salas é semelhante ao de ver a escada, sua atenção será atraída para aquela sala. Não só os ocupantes do quarto sentirão que sua privacidade está constantemente sob ameaça, como os convidados se sentirão desconfortáveis, porque podem se sentir intrusivos.

A solução é adicionar móveis, como prateleiras de livros altos, entre as duas portas para servir como uma parede, se o espaço permitir. Embora uma divisória de porta possa melhorar a experiência dos convidados, isso pode não ser suficiente para melhorar o conforto de viver na casa com essa configuração. A ideia é “esconder” ou desviar o foco para outras áreas ou objetos mais interessantes.

Ver a porta dos fundos

Segundo o Feng Shui, caso a sua porta principal se alinhe com a porta dos fundos, toda a energia que flui da porta da frente sairá diretamente da porta dos fundos. Isso significa que o seu dinheiro vai todo ser drenado ao ser atraído por essa saída.

Ao ter esse alinhamento é provável que você (e toda a energia entrante) se sinta naturalmente atraído para a parte de trás da casa sem apreciar as outras áreas da casa.

A cura para isso é adicionar móveis ou objetos bonitos no meio do trajeto para que as energias se distraiam pelo ambiente. Estes podem ser sofás, esculturas, aquários, prateleiras de livros, biombos, vasos de plantas ou flores, etc. Colocar capricho e coisas que encantem o olhar entre a entrada e saída é uma boa maneira de corrigir os efeitos quando a porta da frente se alinha com a porta traseira, mas desde que não obstruam as passagens.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Conclusão

São muitos os pontos a serem analisados e ajustados na entrada de seu lar e que impactam diretamente em sua vida… Muitas vezes, nos acostumamos tanto com nossos ambientes que não enxergarmos os desequilíbrios presentes neles e, muito menos, as mensagens inadequadas enviadas constantemente ao nosso subconsciente.

Com pequenas e simples alterações, você pode melhorar em muito sua vida e das pessoas que moram com você! São coisas simples, mas que aplicadas em sua casa vão fazer uma grande diferença na sua vida. Veja a mudança acontecer! Sinta a diferença que estes ajustes poderão promover em sua vida!

Gostou do artigo? Você tem outras considerações a respeito da porta da frente que você adicionaria a essa lista? Comente abaixo e compartilhe conosco!

 

33 COMENTÁRIOS

      • Tenho um corredor apertado, que da de frente pra um lavado. Na lateral direita a entrada da cozinha, sem porta, e na lateral direita a entrada da sala. Tanto a cozinha quanto a sala são amplos, mas o corredor de entrada é pequeno. O que faço?

        • Olá Inês, No seu caso sugiro que pense com carinho realizar uma consultoria. Você precisa de alguns ajustes transcendentais (mais poderosos), só passados verbalmente em consultoria. O corredor apertado é um problema, mas pior quando ele acaba em um banheiro. Vc pode atrair problemas nos órgãos reprodutores, abdômen e intestino. Para tentar tirar essa sensação de aperto sugiro que espelhe uma das laterais do corredor… 😉

  1. Olá! Ao entrar me deparo com a parede , caminhando a direita para o pequeno corredor, onde há o lavabo a direita e em frente uma escada que corta a sala de jantar e estar.

    • Olá Rosana… Teria que avaliar sua planta, mas pela descrição é bem certo que essa parede logo na entrada é um bloqueio na sua vida.. 😉 Na sua vida primeiro você se depara com dificuldades antes de tudo começar a fluir…

  2. Quando entro dou de frente quarto minha filha, mais não há espaço para um móvel, o sofa está de costas posso colocá-lo mais próximo a janela, de frente para porta também não há espaço…Agradeço a atenção.

    • Oi Lucelia…Então.. se existe uma parede logo a frente da porta de entrada isso gera um bloqueio ou barreira na vida… ideal seria espelhar essa parede ou porta que está logo a frente da entrada… O sofá nunca pode ficar de costas… tente deixa-lo de frente… para acolher as boas oportunidades que entram na sua casa… 😉 O ideal seria analisar a planta da sua casa para conseguir te orientar melhor…;) Agradeço seu contato!

  3. Olá! Minha casa é no fundo do terreno da minha mãe. A entrada da sala é alinhada com a da cozinha. Na entrada da sala tenho vasos de plantas, samambaia, orquídeas, antúrios, giboias, árvore da felicidade, comigo ninguém pode, espada de São Jorge. Entrando na sala tem um espaço livre. Ao lado da porta tem uma janela onde fica um sofá embaixo da janela. Poderia avaliar? Desde já agradeço. Feliz 2020.

    • Olá Vera, agradeço seu contato e seu interesse! Então, para avaliar melhor teria que olhar a planta baixa da casa para entender a distribuição da casa… Mas assim… ter uma cozinha avistada da porta de entrada provoca problemas em engordar como está explicado no artigo. Com relação as outras descrições não consigo opinar, pois depende de como o espaço é distribuído. Tente sempre deixar o sofá de frente, e as passagens livres… ok?

    • Olá Vera, agradeço seu contato e seu interesse! Então, para avaliar melhor teria que olhar a planta baixa da casa para entender a distribuição da casa… Mas assim… ter uma cozinha avistada da porta de entrada provoca problemas em engordar como está explicado no artigo. Com relação as outras descrições não consigo opinar, pois depende de como o espaço é distribuído. Tente sempre deixar o sofá de frente, e as passagens livres… ok? Feliz 2020 também!

    • Olá Aline… Gera uma fuga sim… a energia entra pela porta e sai direto pela janela, não circulando pelos demais ambientes… para evitar isso coloque um cristal multifacetado próximo dessa janela e na linha da porta. Assim, a energia que escaparia diretamente pela janela é rebatida e espalhada pelo cristal para o restante da casa. Beijos.

  4. Olá, boa tarde!
    Minha casa é sala, escada para o segundo piso, copa/cozinha e área de lazer – isso do lado esquerdo da casa. Do lado direito estão os quartos e o banheiro.
    Quando entro, vejo o sofá de frente pra mim, à esquerda na sala. Logo atrás do sofá está a escada que vai para o segundo piso – vejo a segunda parte da escada subindo do patamar do meio para a direita, logo atrás está a primeira parte da escada que sobe para a esquerda, do piso da cozinha até o patamar do meio de onde sai a segunda parte que já descrevi.
    Algo preocupante?

    • Olá Maria Bernadete… Agradeço seu contato e seu interesse! No entanto, para uma avaliação é necessário olhar a planta baixa da casa… Somente essa descrição não é suficiente para avaliar corretamente e profundamente o espaço.

  5. Bom dia!
    Gosto muito do FENG SHUI e procuro aplicar.
    Nâo sei qual entrada avaliar, quando entro pelo portão da garagem vejo uma escada.
    Ao subir pro segundo nivel acima da garagem ,tem uma varanda e la fica a entrada da sala, a qual não tem nada impedindo e está tudo normal.
    Vai valer a entrada da garagem com escada ou a sala normal?
    Agradeço o retorno

    • Olá Solange.. agradeço o contato e o interesse… Então… são duas entradas no seu caso e com isso dois baguás. O baguá do terreno todo tem o portão da garagem como entrada principal. E o baguá da casa, da área construída que considera a porta de entrada da sala (pela sua descrição). O baguá da área construída é o que te dá mais possibilidades de ajustes e curas. E nesse baguá entram apenas áreas construídas e fechadas (com 4 paredes,teto, portas e janelas delimitando o espaço).

  6. Boa noite, li bastante sobre o Feng Shui e vi que a cor preta é do elemento água e trás introspecção, mas não achei em nenhum artigo (até agora) se pode ou não, se é bom ou não pintar portas de quarto, banheiro etc. de preto, como aplicar a teoria das cores do Feng Shui com relação as cores de portas internas da casa? Voce pode me ajudar com essa dúvida??

    • Olá…tudo bem?
      Vc tem razão… a cor preta representa o elemento água. E água é um elemento que mexe com nosso emocional. Olha… pintar as portas de preto é uma decisão sua e ela tem que ser tomada de acordo com seu gosto pessoal mesmo. No Feng Shui temos que ter o equilíbrio dos 5 elementos: água, fogo, madeira, terra e metal. Vc até pode pintar as portas para ativar esse elemento água em seu espaço, mas e quanto aos outros elementos? Como eles estão distribuídos? Estão presentes tb? Excesso ou falta de qualquer elemento pode gerar desequilíbrios diversos. Por isso, a análise é muito mais holística que pontual. É preciso analisar sua planta e aplicar o baguá nela também para melhor direcionar as energias a serem ativadas em cada área de forma a potencializar o que se deseja.

      Vc já baixou nosso e-book sobre cores? Nele eu comento e explico as vibrações de cada cor.
      Para baixar o e-book sobre cores : clique https://maisfengshui.converdy.link/

      Espero ter conseguido te dar ao menos um direcionamento. Fico a disposição. Beijos.

  7. Olá! Bom dia
    Minha casa tem três portas de entrada, uma pela sala, outra, pela cozinha, esta é a mais usada, e por fim a da área de serviço.
    Isso é um problema?
    Eu deveria bloquear uma delas?
    Ou há alguma altrnativa que eu possa outra alternativa sem precisar bloquear nenhuma?
    Obrigada

    • Olá Cíntia… Geralmente a porta da sala é a porta projetada para ser a porta principal da casa… por onde entram as visitas… Entrar pela cozinha e não usar a porta principal é um problema sim. E isso está mencionado no artigo. O que vc pode fazer é passar a usar a porta da sala como porta principal e voltar a ser protagonista da própria vida alem de evitar a tendência a engordar… Caso isso não seja de forma nenhuma possível, vale aplicar a cura transcendental para mitigar esse problema. Mas, cura transcendental só é passada de forma verbal e com troca de envelopes vermelhos para honra aos ensinamentos sagrados.

  8. Quando abro a porta da minha casa, dou de cara com uma parede e virando a esquerda uma escada que vai para a sala, embaixo desta escada existe um grande espaço vago, coloquei uma adega por ser bem gelado e uma Santa bem bonita sobre um pequeno aparador. Porém sinto ela negativa e muito gelada o que pode ser feito neste caso.

    • Olá Joziani…. Se dá de cara com uma parede, essa parede é um bloqueio e precisa ser espelhada (para remoção dessa barreira visual).Embaixo de escada costumam ser locais de energia estagnada…sem movimento. Tente colocar vasos de plantas para aumentar a energia chi do local. Plantas elevam a vibração dos ambientes com a força da natureza. Vale fazer uma limpeza energética tb… para remoção de tudo que já está impregnado no local… 😉

  9. Bom dia, a minha porta principal fica diretamente alinhada com a porta dos fundos. Porém, a passagem para trânsito entre uma e outra é estreita e não tenho como colocar um biombo ou estante ou vasos de flores sem atrapalhar a passagem. Outro agravante é que o acesso à casa se dá pela porta dos fundos/cozinha a qual fica sempre aberta; e a porta da sala que é a principal fica sempre trancada. Qual a melhor solução, talvez um espelho pequeno àcima da porta dos fundos?

    • Oi Carla… vc tem alguns problemas ai… Se não consegue parar de usar a porta dos fundos, você precisa aplicar uma cura transcendental para evitar que você seja sempre coadjuvante de sua própria vida e também eliminar a tendencia a engordar já que entra pela cozinha.Como você não tem espaço para colocar um bloqueio físico, vc tb pode aplicar uma outra cura transcendental para evitar o escape de energia pela porta dos fundos que está alinhada com a porta principal. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria…

  10. Se entramos em casa, apartamento, temos um pequeno hall e uma parede frente e atrás da porta, lado direito de quem entra, tem um lavado (área do trabalho), qual a implicação? Como corrigir?

    • Oi Michelle, parede a frente da porta traz barreiras e dificuldades na vida… o lavabo tb drena todas as energias e tb precisa de correção. Espelhe a parede (cura mundana) e procure ajuda para correção do lavabo pois exige cura transcendental. Bjs.

  11. A entrada principal é a cozinha e a segunda opção seria entrar pela sala de jantar.
    A minha sala fica no sótão americano junto com o escritório.
    O que posso fazer?

    • Oi Adriana… passe a usar a porta da sala como entrada principal… Com toda certeza não foi a porta da cozinha que foi a porta projetada para ser a entrada principal da casa. Difícil te dar sugestões sem olhar a planta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui