sábado, abril 20, 2024
HomeDestaquePor que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

A porta da frente, ou porta principal, sempre é um tema muito comentado no Feng Shui, tamanha a sua importância em uma casa. É um assunto extenso e vai muito além de apenas definir quais as melhores cores, organização adequada do local e dos materiais com que são feitas…

Hoje vou trazer alguns outros princípios que fazem da sua porta de entrada um dos símbolos principais da sua casa e mostrar por que você deve cuidar bem deste local.

Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

A porta da frente merece todo o destaque!

Quando falamos de Feng Shui falamos muito sobre a porta da frente e dos cuidados que devemos ter com ela.  Afinal é por ela que posicionamos o baguá na planta baixa e assim mapeamos e identificamos as 9 principais áreas de estudo da técnica de Feng Shui. Esse motivo sozinho já seria um bom motivo para falarmos muito sobre portas de entrada, mas as explicações vão mais além.

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?

No Feng Shui consideramos a porta como se fosse a “boca” da casa. É por ela que nos alimentamos e nos comunicamos. Duas funções primordiais para uma vida equilibrada. É pela porta de entrada que a casa recebe a energia que vai nutri-la, seja ela boa ou ruim. Ter uma boa energia entrando pela porta da frente é semelhante a uma pessoa que se alimenta de forma saudável. 

Leia mais: O que é Feng Shui?

É pela porta de entrada que a casa recebe a energia que vai nutri-la, seja ela boa ou ruim.

A porta de entrada de uma casa, segundo o Feng Shui, é também chamada de “boca do chi“. É por ela que as boas energias vão entrar e, se o ambiente estiver harmonioso, vão garantir o bem-estar dos moradores.

É pela porta de entrada que a casa recebe toda a energia!

Dessa forma, com uma boa energia entrando os moradores da casa terão uma energia agradável, saudável e positiva para melhor desfrutarem as coisas boas da vida. Cria-se um ambiente leve, fluido e favorável.

Em um sentido mais prático, a porta da frente também é responsável por enquadrar nossa primeira visão quando entramos em casa. Funciona um pouco como a primeira impressão que temos do lar. Isso afeta a mentalidade, o humor e a atitude de como começamos o dia e como nos sentimos quando chegamos em casa.

Mas, vamos avaliar um pouco mais a fundo e ver como a porta da frente afeta realmente nossa mentalidade e o fluxo de energia da casa.

Tamanho 

O tamanho da porta da frente deve ser proporcional à casa. Não me parece proporcional ter uma pequena porta para uma enorme mansão ou uma grande porta para uma pequena casinha. Certo? Ela precisa ser proporcional ao seu lar.

As portas estão relacionadas à carreira dos moradores, logo é interessante que a ela cause uma boa impressão e seja de um tamanho adequado.

Ahh…mas não vale ter uma porta enorme e abri-la só um pouquinho… A abertura da porta deve ser ampla e total para que a energia entre no seu lar de forma inteira e não de maneira parcial (como acontece quando temos portas duplas e só abrimos uma das partes dela…).

Caso as portas não sejam proporcionais à casa, podem causar problemas de prosperidade e carreira.

Tamanhos desproporcionais de portas podem causar problemas de prosperidade e também de carreira, caso a energia ao entrar pela porta seja limitada de alguma forma. Isso acontece quando a porta é muito pequena em relação à casa como um todo.

A porta da frente também deve ser maior que as outras portas dentro da casa. Embora a maioria das casas hoje não tenha esse problema, a porta principal da casa tem que ser a porta mais imponente do imóvel. Quando não damos a devida importância para a porta de entrada, podem acontecer problemas de relacionamentos, de carreira e desequilíbrios emocionais.

Cor

A cor é algo muito pessoal e até polêmico, mas é de concordância geral que a cor da sua porta de entrada deve ser a mais convidativa possível e deve chamar a atenção de todos os olhares. Mas, o mais importante, é que seja também uma cor que você aprecie e que se sinta confortável para olhá-la todos os dias.

Você pode utilizar as cores de sua porta de entrada para potencializar ainda mais a área do baguá onde se encontra a sua porta. Pela escola do Budismo Tântrico Tibetano a sua porta de entrada estará localizada em algum dos três guás inferiores: Espiritualidade, Trabalho ou então, Amigos. Saiba que as cores que potencializam ainda mais esses guás são respectivamente azul, preto e cinza.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Em qual destes guás está a sua porta de entrada? Se você ainda não sabe aplicar o baguá, não se preocupe! Veja esse artigo sobre como aplicar o baguá!

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?

Material

A maioria das portas são feitas geralmente de metal, madeira ou vidro. Mas independente do motivo da escolha do material de sua porta é importante que a porta atenda o seu gosto. Mesmo que o material escolhido tenha por objetivo equilibrar os cinco elementos dessa área, ainda assim, não sacrifique suas preferências pessoais somente para equilibrar o ambiente. Mas um ponto importante é que além de atender seu gosto pessoal, a porta deve fazer você se sentir seguro e protegido em seu lar, afinal é por isso que ela está ali. 

Leia mais: Teoria dos 5 Elementos

De qualquer forma, seja qual for o material escolhido, certifique-se de que a porta seja esteticamente atraente e faça você se sentir seguro. Simples assim.

Mas, temos que ressaltar que as portas de vidro são as menos indicadas no quesito segurança. Portanto, evite-as, pelo menos na entrada. Evite inclusive aquelas molduras de vidro contornando a porta, pois elas também deixam seu lar vulnerável.

Manutenção

É muito importante que sua porta receba a manutenção adequada porque é a primeira experiência que você tem com a sua casa. A porta é o elo entre o exterior e o interior.

Então para te ajudar a avaliar esse quesito vão algumas perguntas para saber se sua porta da frente está bem conservada e cuidada:

  • Ela abre e fecha com facilidade? 
  • Ou faz algum som estridente quando você a usa? 
  • Está enferrujada? 
  • As tintas estão saindo? Está descascando?
  • Raspa no chão?

A falta de manutenção da sua porta de entrada pode estar “sugando” sua energia.

Uma porta mal conservada pode tirar toda a energia positiva que existe em você quando você entra na casa. É provável que, ao entrar por essa porta, você esteja pensando em todos os problemas que exigem atenção dentro da casa. Em suma, irá amortecer o seu humor e sugar suas boas vibrações.

Outras vezes, ir para casa pode se tornar um empecilho. Você pode sentir que prefere ficar na rua a ir para casa. Se você convidar os amigos para te visitarem, como você acha que eles se sentiriam quando estivessem esperando em frente à sua porta, olhando para uma porta bem descuidada? Nada agradável, não é mesmo?

Uma porta mal cuidada não se tornará convidativa e agradável… As boas energias passarão longe e procurarão portas mais bonitas para entrar…

As portas podem ter um impacto na sua saúde!

Portas em geral são relacionadas com doenças nas juntas, articulações e dobras. Portas bloqueadas ou raspando podem ser associadas com problemas  de digestão e nas costas. Por isso, é bom ter atenção e garantir que estejam bem conservadas e funcionando perfeitamente.

Leia mais: Melhore sua saúde com o Feng Shui

Onde está localizada na casa?

A porta da frente deve ser facilmente localizada pelas pessoas que visitam a sua casa. Nunca deve estar na parte de trás da casa ou ao lado. É muito ruim ficarmos procurando pela entrada de um imóvel e nos sentirmos perdidos. É a mesma sensação que as boas energias terão ao procurar a sua entrada e, com certeza, elas se desgastarão nesta procura.

Vale investir na iluminação de sua porta de entrada também, e deixar o caminho bem evidente e iluminado para as boas energias chegarem até a sua casa. 

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Abre para dentro ou para fora?

Outra boa avaliação é verificar se sua porta da frente abre para dentro ou para fora.

A maioria das portas da frente abre para dentro, onde você ou seus convidados podem entrar facilmente na casa assim que a porta se abrir. Por outro lado, portas da frente que se abrem para fora, fazem você e seus convidados ter que dar alguns passos para trás antes de entrar na casa.

Embora este seja um pequeno detalhe, dá uma sensação sutil de como a casa recebe você e suas visitas. Recomenda-se que as portas tenham abertura para dentro! SEMPRE!

Sendo assim, abrir para fora é retirar as boas energias de sua casa e desperdiçar essa mesma energia. Se este é o seu caso, inverta imediatamente essa abertura e convide as boas energias a entrarem. Não dificulte esse processo…ok?

Capriche no caminho para a porta da frente

O caminho para a porta da frente deve criar um sentimento calmante e convidativo.

É sugerido pelo Feng Shui que o caminho que conduz à uma porta da frente deve ser curvado em vez de reto. Isso porque as estradas curvas se assemelham a estradas feitas de natureza, e dessa forma vai nos conectar fortemente com ela.

Quando representamos o caminho na entrada feito uma curva de um rio, temos uma outra maneira de trazer o elemento água para nosso lar. A água traz oportunidades e renda. Estradas e caminhos em frente a uma casa são considerados caminhos de água que vão trazer prosperidade e oportunidades.
 
Quando a água está representada de forma suave e fluida, isso promove a riqueza e a saúde tanto da casa como de seus ocupantes.

O tipo de plantas no lado das passarelas de entrada também desempenha um grande papel. Para melhorar a experiência que você e seus convidados terão ao entrar em sua casa, plante flores pelo caminho que conduz todos até a porta principal, pois isso proporcionará uma sensação de paz e conforto.

A aparência da sua porta da frente e do caminho que leva até ela determinam instantaneamente o tipo de energia que você terá em casa. Além disso, a aparência da porta também determina o tipo e a qualidade das oportunidades e a boa sorte que você atrai para sua vida.

Reduza a desordem e obstruções

Como você se sentiria se a sua porta da frente estivesse cheia de bagunça? Ao ver e passar por essa desordem todos os dias quando você entra e sai de sua casa, pode te causar frustração e fadiga. Algumas pessoas podem até se sentirem estressadas com essa situação, ​​porque isso acrescenta mais uma coisa à sua lista de tarefas pendentes. Você pode se sentir sobrecarregado e ficar excessivamente emotivo ao ter que lidar todos os dias com essa entrada desorganizada.

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

A solução é bem simples: basta manter a área da porta da frente limpa e organizada.

A porta principal da casa está associada ao sucesso e ao futuro. Além disso também simboliza a carreira dos moradores.

A porta principal da casa está associada ao sucesso e ao futuro. Além disso, também simboliza a carreira dos moradores.  Logo, melhor você cuidar muito bem dessa entrada para que você tenha uma carreira e um futuro bem organizado e bonito, certo?

Outras obstruções mais comuns incluem uma árvore diretamente da porta da frente, assim como, postes elétricos e lixeiras mal posicionados. Tenha muita atenção em tudo que puder obstruir e impedir a chegada das boas energias até a sua residência.

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

Evite morar em bifurcações (em T ou Y) ou becos sem saída

Uma das principais razões é que o Chi, ou “energia” , vindo diretamente da rua atinge diretamente sua casa. Este tipo de Chi é prejudicial para os ocupantes da casa, porque é muito rápido e forte. Todos os tipos de configuração que podem causar o apressamento do Chi são frequentemente descritos no Feng Shui como flechas envenenadas.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

O tipo mais comum de “flecha envenenada” é uma interseção em “T” que fica de frente para a casa. Outros tipos de flechas envenenadas incluem um longo beco sem saída que leva diretamente à sua porta da frente, e ainda vias estreitas e longas.

Essa configuração fornece energia muito acelerada e que incide diretamente na casa. Isso pode causar problemas com o setor ao qual está associado (área do baguá onde está localizada a porta de entrada), além de criar hostilidade direcionada aos ocupantes da casa. Muitas vezes, os ocupantes têm graves problemas de saúde e financeiros, e possivelmente isso pode os levar até a falência.

Para minimizar esses efeitos, a sugestão é pendurar um espelho ou um baguá espelhado na porta da frente. No entanto, um método mais prático é plantar arbustos ou árvores para proteger sua propriedade do tráfego de entrada (mas de forma que esta árvore não obstrua a entrada do lar).

Não seja coadjuvante de sua vida

Quem entra pela porta de serviço, não utilizando a porta principal, tem tendência a ser subalterno e submisso. Para não ser um coadjuvante da sua própria vida, deve-se usar a porta principal sempre e ser o protagonista da sua história! Pessoas que entram pela porta dos fundos ou porta de serviço tendem a atrair problemas com a justiça também.

Se você entrar na casa através de uma lavanderia, você estará assistindo seu dinheiro ir pelo ralo simbolicamente, com contas maiores do que você esperava. Se você entrar pela cozinha, você literalmente “queimará o dinheiro” com uma despesa surgindo atrás da outra. Isso pode fazer inclusive com que você ganhe peso ao avistar a cozinha e se lembrar de comida.

Ainda assim, sabendo que a porta da frente é tão importante, muitas pessoas ainda insistem em usar uma porta traseira ou porta lateral por pura conveniência ou hábito. Se você está entrando por uma garagem, cozinha, outra sala de serviço ou varanda, você está prejudicando suas possibilidades de ter mais dinheiro chegando até você. Dessa forma, não é uma boa ideia usar sempre a porta da frente?

Afinal de contas, para que criamos belas áreas de entrada, se forem usadas apenas por entregadores, carteiros ou visitantes ocasionais? Você estará perdendo uma excelente oportunidade de trazer mais energia positiva e mais riqueza para sua casa. Você poderá ver as oportunidades aparecem imediatamente quando você começar a usar a porta da frente.

Não se esqueça que você é a pessoa mais importante a entrar em sua casa. Então, trate-se muito bem usando a porta da frente todos os dias.

Conclusão

São muitos os pontos a serem analisados e ajustados na entrada de seu lar. Por enquanto vimos somente os impactos da porta para fora… Em um próximo artigo falaremos dos impactos porta a dentro…

Gostou do artigo? Você tem outras considerações Feng Shui na porta da frente que você adicionaria a essa lista? Sabia da sua importância na casa? Comente abaixo e compartilhe conosco!

 

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

50 COMMENTS

    • Olá Indira!!! Agradeço seu comentário! Claro que sim!! Hoje mesmo vamos postar uma continuação sobre o assunto portas! Mas olha.. todas as dicas valem tanto para portas de casa quanto de apartamentos…ok? Claro que para apartamentos algumas coisas ficam mais difíceis de implementar como cuidar do caminho até a entrada, ne?! Mas espero que goste das dicas de hoje que serão mais focadas da porta para dentro! Beijos.

  1. O que fazer quando a porta de entrada dá para ver a sala e varanda. Mas logo ao lado esquerdo, tem a cozinha. Por hora tem uma bancada do lado esquerdo.
    A porta da frente e o apto está na frente e para o lado esquerdo. Tem diferença se for para o lado direito?
    Construíram uma “bancada americana” do lado esquerdo criando um mini corredor, e tem uma mesa de vidro para três pessoas. Fazendo um C na cozinha. Logo qnd entrei para visitar foi a primeira sensação que tive. Não flui, mas como deixar a cozinha preservada, se ela já fica na entrada a esquerda? Essa bancada fizeram alguns armários para guardar louças. E metade da cozinha da para ver da sala. O fogão até ficou bem reservado. Porém as costas do banheiro social dão para a cozinha. Tem nem como mudar essa janela. Mesmo que ela esteja fechada, na medida do possível. Mas no dia-a-dia esse banheiro não será usado. O que coloco logo na entrada? E a cor branca para dentro da porta? Para fora não pode mudar a cor pq é harmonizado com o Hall as outras portas do condomínio.

    • Oi Deyse, Ficou um pouco difícil de avaliar somente com essa descrição. Eu teria que ver a planta baixa da sua casa para entender sua descrição e conseguir opinar. O que posso falar é pra você deixar a entrada o mais livre possível. E que tudo bem a porta ser branca… Não tem problema ver a sala e a varanda da porta de entrada, desde que o sofá não esteja de costas para quem entra. Outro ponto é que se a sacada estiver alinhada com a porta coloque um cristal para circular as energias e impedir que elas saiam direto pela sacada… ok?

    • Oi Anita, infelizmente a linha da bussola não é a minha especialidade… Mas se eu posso te dar uma dica faça a sua casa o quanto mais quadrada/retangular melhor… sem recortes. E aplique o baguá tanto na planta quanto no terreno para ver onde ficam todas as áreas.

  2. I think this is one of the most significant information for me.

    And i’m happy reading your article. But should observation on few general things, The
    web site taste is wonderful, the articles is in reality nice : D.
    Just right job, cheers

  3. Olá! Quais cores, cor de fundo e cor dos números, são ideais para a plaquinha com a numeração do apartamento que fica na porta? Obrigada

    • Olá Débora…Muito mais importante que a numeração esteja visível e em perfeito estado. Eu não me preocuparia com as cores nesse caso. Escolha uma que te agrade bastante… e pronto! 😉 Mais importante que as cores é avaliar a numerologia desse número, ajustando para atrair prosperidade em todos os sentidos.

  4. Por favor uma dúvida..Minha porta principal fica no andar de cima e entramos em casa pela garagem que fica toda na parte de baixo.. Gostaria de dicas de prosperidade no meu caso por favor..

    • Olá Aline, Agradeço seu contato e seu interesse…
      Difícil avaliar só com essa descrição. Como vc tem dois andares, o baguá é aplicado nos dois pisos da sua casa…então vc tem duas áreas de Prosperidade… uma no andar de baixo e outra no de cima. Vc precisa avaliar o que existe nestas 2 áreas e o que bloqueia sua prosperidade. Mas, se quiser dicas gerais há vários artigos com dicas na Revista Digital Mais Feng Shui…

  5. O número da porta do meu apto. é 9,é um número bom?qual o ajuste que tenho que fazer para atrair prosperidade em todos os sentidos?muito obrigada por tudo

    • Oi Eliana! Problema nenhum!!!! Melhor ter uma unica porta do que ficar entrando sempre pela porta dos fundos….
      Só avalie o que vc vê como primeira coisa quando entra em casa… Se for mesa de jantar ou cozinha pode trazer uma tendência a engordar… 😉

  6. minha casa funciona assim
    é uma casa rural, tem um rancho e a porta da cozinha onde entramos , faço o bagua por ela?pois tem a porta da sala que se localiza do outro lado, mas dificilmente entramos por ela

    • Oi Nádia… geralmente a porta da sala é a entrada principal… mesmo que vc não a use. Aliás… isso é um problema. Entrar pela cozinha gera a tendência a engordar e tb te deixa submissa na vida. O ideal é usar a porta principal e ser sempre protagonista da vida e não coadjuvante dela. De qualquer forma o baguá é aplicado a partir da porta principal (da sala). Bjs.

  7. Ola,
    Agora fiquei na duvida, moro em um Studio e só tem uma porta de entrada, que é cozinha em primeiro lugar, com maquina de lavar.. é tudo limpo, bonito e organizado. Minha entrada fica oeste… O que posso fazer para melhorar?
    Agradeço

    • Oi Claudia… entrar e ver de cara uma cozinha pode te levar a uma tendência a ganhar peso. Se entrar e ver o fogão de cara isso também é um problema, pois pode expor demais sua prosperidade … Enfim.. são muitos os pontos e as possibilidades de melhoria e potencialização. As dicas mundanas eu disponibilizo nesta Revista, mas as transcendentais (mais poderosas) são passadas apenas em consultoria para honra e respeito aos ensinamentos sagrados.

  8. Olá, tenho uma dúvida. Minha porta de entrada fica no meio da parede que permite a abertura de 180 graus. Porém como eu achei que abrindo 90 graus já seria suficiente então coloquei uma mesa de jantar que impede a abertura 180 graus. Isso é ruim ?

  9. Moro em apartamento e qdo entro na sala,tem uma parede bem de frente tinha um espelho,aí eu vi q não é bom né,o q posso colocar nessa parede por favor?

  10. Boa Tarde , Anali , tudo bem ? Eu sou o Paulo , de Santos . Gostaria de saber , sua opinião , seguindo o Feng Shui , qual a cor ideal , de carteira masculina , para atrair abundância financeira. Uns dizem a Vermelha e outros a Preta , oque vc acha ?
    Abusando mais um pouco , dentro sua experiência , quais os ítens fundamentais , para ajudar a proteger e harmonizar , meu lar ? Exemplo : baguá , espelho convexo, filtro dos sonhos , esfera de cristal multifacetada . Agradeço á você , desde já . Paulo .

    • Olá Paulo ! Agradeço seu contato e seu interesse… Eu indico a carteira vermelha… depois olhe o artigo sobre bolsas e carteiras… 😉 Veja também o artigo sobre envelopes vermelhos, onde falo do poder da cor vermelha ! Quanto as dicas de harmonização, todos os exemplos que vc trouxe são excelentes ativadores de energia… mas a escolha do melhor deles vai depender da configuração de sua casa..e o que vc deseja corrigir exatamente… só uma observação: baguá não deve ser usado como objeto decorativo. Apenas o baguá do céu anterior é o indicado como proteção, usado na área externa acima de sua porta de entrada.

  11. Ola gostaria de saber como neutralizar: no lado externo do apto, a esquersa esta a passagem de canos hidraulicos do predio e na frente as passagens eletricas. Esse fatores sao negativos, certo? Mesmo que fora do apto, pois estao proximos.

    • oi Beth… Depende do quão próximas essas tubulações estão da sua cama… A cura, no entanto, é transcendental…. 😉 Só passada de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos. O ideal é afastar sua cama dessas influências…;)

  12. Se o Feng Shui foi criado na China e a maioria das casas, bem como os palácios antigos chineses tem a porta com abertura pra fora, quem está certo e quem está errado?

    • Se as construções que vc viu tem o Feng Shui aplicado com certeza há curas para essa situação que talvez você possa não ter observado… 😉 A porta pode até abrir para fora mas com toda certeza há muitas adições na decoração trazendo a energia novamente…;)

  13. Olá, estou conhecendo agora o Feng Shui, já tinha ouvido antes, mas só agora me interessei, e muito. Quero conhecer melhor, como faço ? Há me interesso pelo escola Chapéu Preto. Obrigada

    • Oi Marcia !!!! O Feng Shui é mesmo um assunto muito encantador e interessante… diria viciante até ! Para mergulhar nessa técnica, desfrute dos conteúdos da Revista Digital Mais Feng Shui… Tudo que posso compartilho por aqui e nas redes sociais ! Eu sigo tb a escola do Chapéu Preto ! 😉 É a que eu mais me identifiquei tb !

    • A cura para isso é transcendental e muito importante de ser feita. Cura transcendental é passada apenas em consultoria, de forma verbal e com troca de envelopes vermelhos para honra aos ensinamentos sagrados e milenares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe