A cozinha tem um papel muito importante no Feng Shui residencial e também tem uma importância enorme em uma casa. Ela representa o elemento fogo. A cozinha alimenta a força energética que ativa a riqueza e a prosperidade de um lar.

Dada a sua tamanha importância dentro de uma casa, dedicarei este artigo inteiramente para falar dela e de sua relação com nossas vidas.

Analise sua cozinha na perspectiva do Feng Shui

Na prática, quando fazemos uma análise de Feng Shui de uma casa olhamos principalmente quatro áreas: (1) a porta da frente, (2) o quarto (3) o centro da casa e (4) a cozinha. Claro que quando analisamos um ambiente, temos que vê-lo como um todo, no entanto, essas 4 áreas já dão boas respostas e indícios de como é a energia e a vida das pessoas na casa.

Antes de entrar no tema cozinha, recapitularei e falarei um pouquinho sobre cada uma dessas 4 partes principais na casa:

Porta da frente

No último artigo sobre entradas o assunto porta da frente foi bastante comentado. Lá foi mencionado que a porta da frente é a “boca” da casa. É por onde o chi (ou energia) entra, se manifesta e influencia os moradores.

Leia mais: Por quê a porta da frente é tão importante no Feng Shui? | O que é Chi e por que você deveria se preocupar com isso?

Quarto

O quarto é onde passamos quase um terço das nossas vidas e é o local onde nos restabelecemos, onde descansamos. Por isso, é importante ter certeza de que o quarto está localizado no lugar certo. Dessa forma melhoramos nossa disposição e nossa energia para termos uma vida harmoniosa e saudável. Em um artigo anterior, falamos um pouco do quarto sob a perspectiva do amor e do romance.

Leia mais: Como o Feng Shui pode te ajudar a atrair o amor e melhorar o romance – Parte 1 : Quarto

Centro da casa

Segundo o Feng Shui, o centro da casa representa nossa saúde e sem saúde não somos nada…certo?

O antigo provérbio “sua saúde é sua riqueza” é particularmente verdadeiro no Feng Shui e também na cultura chinesa. Não por acaso, a palavra em chinês para riqueza (fu) tem um som muito semelhante a palava comida em inglês (food). Existe, portanto, uma relação histórica e conceitual entre comer e prosperar. O alimento está diretamente relacionado à obtenção de energias indispensáveis para a desempenharmos da melhor forma nossas tarefas rotineiras e para mantermos nossa saúde. Interessante isso, não é mesmo? 

Cozinha

Na cozinha é onde fica o maior símbolo de prosperidade da casa: o fogão!

Feita essa introdução, agora falarei sobre a cozinha. Mas por que a sua importância? Resumindo, é na cozinha onde encontramos o maior símbolo da prosperidade de uma casa, que é o fogão. É onde a energia da casa interage com o elemento fogo. É uma área altamente ativa onde fazemos lanches e preparamos alimentos e bebidas. É onde acontece a transformação desses alimentos em refeições.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Aqui, irei apresentar várias dicas para aplicar em sua cozinha. Algumas dessas regras são importantíssimas e devem ser aplicadas em seu lar caso você queira uma vida mais próspera e saudável.

Como o assunto é extenso, abordaremos neste primeiro artigo o posicionamento e localização da cozinha e de sua crucial importância no Feng Shui. E em breve, farei um artigo dedicado apenas para explicar sobre a relevância do fogão e os cuidados que você precisa ter com ele!

Dada a importância dos alimentos que comemos (e que são preparados na cozinha), e também devido ao impacto da alimentação no funcionamento ideal de nossos corpos, a cozinha realmente é um cômodo que merece toda a atenção quando buscamos uma vida saudável e cheia de boas energias.

Posicionamento e localização da cozinha

Cozinha de acordo com o baguá e com a teoria dos 5 elementos

Já vimos em um artigo anterior, que cada área de sua casa corresponde à uma área de sua vida. Ainda, no baguá, cada área corresponde à uma cor, elemento e forma. A cozinha traz uma forte ligação com o elemento de fogo, e sua força é muito maior que as cores ou formas usadas para potencializar a energia dos 5 elementos na área. 

Leia mais: Teoria dos 5 elementosMas afinal… O que é Baguá e para que serve?

É por isso que você também precisará verificar a localização da sua cozinha em relação ao Baguá. Caso a sua cozinha caia no guá do Sucesso você precisará estar atenta a possibilidades de incêndios (literalmente!). Sua cozinha poderá estar mais susceptível a pegar fogo com facilidade, pois o elemento fogo estará com certeza potencializado ali. Caso você ainda não saiba aplicar o Baguá, não se preocupe. Em breve escreveremos um artigo sobre este tópico!

Ainda de acordo com a teoria dos 5 elementos, é preciso ter atenção ao excesso de elemento água, que pode “apagar” o elemento fogo.  No Feng Shui é preciso equilibrar os elementos obedecendo uma lógica. Neste caso, o elemento fogo é enfraquecido ou apagado pelo elemento água e isso pode gerar desequilíbrios energéticos. Para citar alguns exemplos, o desequilíbrio energético pode ser gerado com um fogão ao lado da pia (elemento fogo ao lado do elemento água) e também pelo excesso de cor preta (que simboliza água) na cozinha. Sempre é importante equilibrar os 5 elementos em todas as áreas da casa.

No caso citado (de fogão ao lado da pia), é aconselhável a colocação de um objeto de madeira entre a pia e o fogão. Pode-se, por exemplo, colocar colheres de madeira ou bambu, pilão ou tábua de madeira entre o fogão e a pia para equilibrar os elementos nesse ambiente.

Cozinha não deve estar no centro da casa

Segundo o Feng Shui, nossa casa é como um corpo dotado de um metabolismo próprio. Sendo assim, ela reflete a nossa vida e nossa saúde.

Como mencionado anteriormente, a cozinha representa o elemento fogo e está repleta deste elemento! Se a cozinha se localiza no centro da casa e, nosso corpo de certa forma está representado em nossa casa, essa localização fará com que o elemento fogo atue de forma muito forte e bem no meio do nosso corpo, onde estão o coração e aparelho digestivo, causando problemas de saúde relacionadas à essas áreas do corpo.

De acordo com o Feng Shui, a cozinha no centro da casa pode reduzir (ou “queimar”, no sentido figurado) a sorte de todos os ocupantes da casa, além de causar instabilidade, queimação, indigestão, úlcera, gastrite e problemas digestivos e cardíacos.

Para correção desse desequilíbrio é necessário equilibrar muito bem os elementos fogo e água em nossas cozinhas.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Pendurar um cristal multifacetado entre a pia e o fogão pode ajudar a controlar esse desequilíbrio. Objetos de madeira também podem ser usados, mas são menos poderosos que o cristal. Na sua grande maioria, a solução definitiva é a cura transcendental!

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Cozinha não é indicada estar na frente da casa

O ideal é que a cozinha não fique exposta e se mantenha preservada

Desde os tempos antigos, a cozinha já era considerada uma fonte de riqueza por causa de sua função: produzir alimentos. Além disso, como a quantidade de riqueza (e/ou prosperidade) de uma família é de certa forma uma coisa privada, a cozinha deve ser colocada na parte de trás da casa, para que não seja exposta sua riqueza ao público. Assim, se a cozinha está na frente da casa, há um potencial de que a riqueza “escoe” ao ser “exposta” e de certa forma invejada

A melhor posição para cozinha é na parte de trás da casa, assim como acontece com os quartos para preservar a intimidade dos moradores. Segundo essa mesma lógica, a cozinha não deve estar perto da porta da frente, “ostentando” e “expondo” toda a riqueza da família. É só uma questão de preservação energética.

Caso você tenha essa configuração, mantenha a porta da sua cozinha fechada o máximo possível e tente poupá-la de exposição.

É possível realizar uma correção com cura transcendental também para não correr esse risco de perder prosperidade. 

Cozinha fora da casa

Como mencionado anteriormente, a função da cozinha é produzir prosperidade e dar energia para a casa. Ter sua cozinha principal fora da casa tornará difícil para o Chi (ou energia) da prosperidade circular por toda a casa e ainda distribuir essa energia de prosperidade pelos ambientes. Uma cozinha fora do baguá principal pode trazer sérios problemas financeiros para a casa e seus moradores! A prosperidade tende a ficar de fora da vida dos moradores.

Leia mais: O que é Chi e por que você deveria se preocupar com isso? | Mas afinal… O que é Baguá e para que serve?

Além disso, o problema pode se agravar se você tiver duas cozinhas no mesmo imóvel, ou seja, uma interna e outra externa. Mais especificamente, o problema se estabelece se você tem na sua casa dois fogões. Isso poderá atrair traições, pois inconscientemente induz ou incentiva os moradores a comer fora de casa.

O ideal é ter apenas uma única cozinha, ou melhor, apenas um fogão, e ambos localizados dentro do baguá principal… Caso isso não seja possível, chame um consultor especializado para realização de uma cura transcendental em seu espaço para, assim, você não sofrer com a tendência negativa de se ter dois fogões em casa e nem mesmo deixar que a prosperidade fique de fora de sua vida…

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Cozinha não deve se alinhar com a porta 

Tecnicamente, isso se aplica ao fogão da cozinha. Se o fogão estiver na mesma direção que a porta da cozinha, a pessoa que pilota o fogão estará de costas e na direção da passagem de energia, deixando a casa doente. Seguindo o fluxo natural da energia, a energia Chi entrará pela porta e irá na direção do fogão. Receber esse fluxo direto não é bom, pois irá desgastar a energia da pessoa que está cozinhando e também irá diminuir a energia da prosperidade presente no fogão.

Além disso, estar cozinhando de costas para a porta faz com que a posição de controle não seja respeitada. Isso pode deixar os moradores suscetíveis a notícias desagradáveis, acontecimentos pelas costas, traições, etc.

Caso não seja possível alterar a posição do fogão, tente colocar algum móvel ou anteparo entre a porta e o fogão para “impedir” que a energia que entra da porta vá diretamente ao fogão. Mas lembre-se de não bloquear a passagem. Portanto, esse ajuste não se aplica a ambientes pequenos…ok?

Banheiros não devem ficar em frente à cozinha 

A cozinha é onde a comida é preparada. O banheiro é onde o lixo corporal é descartado. Ter esses dois ambientes frente a frente pode atrapalhar o apetite. Isso pode ser intuitivo para algumas pessoas. Afinal, quando foi a última vez que a visão de um banheiro foi apetitosa?

Além disso, o banheiro é cheio de elemento de água e a cozinha repleta de elemento fogo. Fazer com que esses dois elementos, água e fogo, convivam produz um conflito entre eles, o que pode potencialmente causar muitos tipos de perturbações na vida (perdas de prosperidade e perdas de energia). A cura fácil nesta situação é manter a porta do banheiro sempre fechada. Faça disso um hábito! Além disso, vale pendurar um cristal multifacetado de 40mm no batente desta porta. Espelhar a porta toda do banheiro também é uma excelente cura para essa configuração.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: o que são e como usa-los

Cozinha não é adequada ao lado do banheiro

Assim como a cozinha não deve estar na frente de um banheiro, também não é adequado que ela esteja ao lado dele também. E isso tem a ver com o quanto o apetite das pessoas pode ser afetado pelos banheiros.

Tecnicamente e energeticamente, banheiro e cozinha tem funções totalmente opostas. Logo, ter essas duas áreas juntas devem ser evitadas.

O banheiro não precisa só estar de frente para a cozinha diretamente para alguém perder o apetite. Só o fato dele estar próximo, estar dentro do nosso campo de visão já pode influenciar negativamente o próspero e sagrado ambiente da cozinha. Na verdade, algumas pessoas podem até achar repugnante apenas por saber que a comida é preparada ao lado do banheiro.

As empresas entendem isso. É por essa razão que os supermercados costumam esconder os banheiros da vista normal. Dessa forma, as pessoas não ficarão enojadas e as vendas de alimentos não serão afetadas.

Para você minimizar os efeitos negativos de ter um banheiro ao lado da cozinha, procure manter a porta dele sempre fechada. Pendure o cristal multifacetado de 40mm no batente deste banheiro. E se possível, espelhe a porta do banheiro para que não pareça a entrada de um banheiro!

Cozinha abaixo do quarto

Ter um quarto acima da cozinha é bastante comum em casas com vários pavimentos ou então em prédios com plantas distintas distribuídas pelos andares.

Se um fogão está bem debaixo do seu quarto, a energia do elemento fogo (oriundo do fogão) pode te causar insônia ou doenças relacionadas ao sangue (anemia, problemas de coagulação, entre outros). E se for um quarto de casal pode incentivar um amor explosivo.

Segundo o Feng Shui, o elemento fogo não é favorável para uma noite calma de sono e pode causar desequilíbrios na corrente sanguínea. Portanto, essa não é uma boa configuração.

O ideal é não ter esse alinhamento entre cama e fogão. Mas caso não seja possível a alteração, é necessária a aplicação de uma cura transcendental para essa situação também.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Cozinha abaixo de banheiro

Se um fogão está bem debaixo de um banheiro, isso pode causar sérios problemas de prosperidade na casa. Isso acontece pois é como se você estivesse jogando todo o seu lixo interno e rejeitos em cima do seu símbolo de prosperidade. Nada bom, não é mesmo? 

O fogão é um simbolo sagrado e não deve estar em contato com banheiros e nem com suas energias negativas. 

Novamente essa configuração se aplica a casas com vários pavimentos ou então a prédios com apartamentos de plantas distintas distribuídas pelos andares. E tem um efeito ainda mais negativo quando o banheiro nem é o seu e sim de um vizinho!

Caso sua cozinha fique abaixo de um banheiro, uma solução emergencial seria “inutilizar” esse banheiro, caso seja possível. Isso minimizaria o impacto negativo, pois para realmente cura-lo é preciso aplicar uma cura transcendental. Neste caso apenas um consultor especializado pode resolver esse problema e passar os ensinamentos milenares conforme manda a tradição chinesa.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Conclusão

Aplicar Feng Shui em sua cozinha é essencial para a harmonia e saúde da sua casa. A localização do fogão em uma casa é de suma importância e tem efeitos diretos na energia do lar. Se o fogão for colocado em locais inadequados isso pode causar problemas sérios de saúde e de prosperidade.

Embora a cozinha seja bem importante, é apenas uma parte de um todo quando olhamos para toda a energia de uma casa. Não se muda facilmente uma cozinha de lugar do dia para a noite, mas é possível “diminuir” o impacto negativo de algumas configurações com as dicas apresentadas nesse artigo. Em muitos casos, as correções e desequilíbrios energéticos necessitam de curas transcendentais. Nestes casos, apenas um consultor capacitado poderá ajudar e passar as curas de acordo com os ensinamentos e com a tradição chinesa.

Abordamos esse assunto sobre curas transcendentais em um artigo anterior. Se você não sabe o que são essas curas transcendentais, sugiro ler o artigo: O que são curas de Feng Shui?

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Gostou das dicas? Quer outras?

Fique tranquilo(a) pois as dicas para a cozinha ainda não acabaram… Farei outros artigos sobre cozinha e fogão na perspectiva do Feng Shui e abordarei novos pontos que merecem atenção, quais os impactos em nossas vidas e como atrair o que se deseja!

Já analisou os impactos da localização de sua cozinha? Onde fica a sua cozinha? Onde está o seu fogão? Você já sentiu alguns desses efeitos citados acima no caso de não ter a cozinha em uma boa posição? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

 

55 COMENTÁRIOS

    • Olá Fabiana! Ter a área do Relacionamento caindo na pia da cozinha não é um problema e isso não precisa ser curado. Agora, se você deseja reforçar essa área, aposte na cor rosa neste ambiente (por exemplo nos panos de prato), tenha o elemento terra (em um vaso de planta), objetos em pares, etc… Use a criatividade para ver o que melhor encaixa ali!

    • Olá Lizete… Para saber em qual área cai sua cozinha é necessário traçar o baguá na planta baixa e mapear as 9 áreas. Esse serviço é um dos oferecidos na consultoria personalizada. 😉 Vale muito a pena traçar esse mapa e entender suas relações com nossa vida. E mais legal ainda poder corrigir e potencializar todas elas de acordo com nossos desejos e sonhos.

  1. Olá, como corrigir um fogão que fica na área sobrante do baguá? Fazendo uma linha recta na porta de entrada o meu fogão fica para trás dessa linha, ou seja, fora do baguá, do lado esquerdo da porta, na área da espiritualidade. Esta posição dá para corrigir?

    • Olá Teresa! Agradeço seu contato… Fogão fora do baguá precisa ser corrigido urgentemente para evitar que sua prosperidade vá embora…pois o fogão é o simbolo de prosperidade da casa. Essa configuração tem cura sim e não é necessário mudar o fogão de lugar, mas essa cura é transcendental… logo, só passada de maneira verbal e em consultoria, respeitando esse ensinamento sagrado, seguindo os rituais necessários para transmissão desse conhecimento e mantendo seu poder milenar. Agende já uma consultoria, não deixe sua prosperidade escoar… 😉

  2. Boa noite! Gostaria de uma orientação… Minha cozinha tem como ponto central a área do sucesso mas parte da lateral direita, onde ficará geladeira, microondas e lavalouças, fica na área do relacionamento . A pia fica em frente ao fogão. A lateral esquerda da cozinha, onde fica a porta e as escadas q levam à lavanderia/área de churrasco fica na área da prosperidade. E o fogão ficará na parede do banheiro. Lá passará o encanamento do chuveiro. Há algum cuidado q eu tenha q tomar?

    • Olá Janaína! Agradeço seu contato… Vc tem alguns pontos para resolver sim. Pia ao lado do fogão precisa de um cristal entre eles para correção do fluxo (fogo x água). Se sua cozinha fica no sucesso, cuidado com incêndios na casa, pois o elemento fogo poderá estar super ativado. Fogão encostado na parede do banheiro é extremamente prejudicial para a prosperidade e para a saúde da casa. Mas, essa cura é transcendental e, só pode ser passada em consultoria e de maneira verbal, para preservação e honra de seu poder milenar. Outro ponto é que, se a área da Churrasqueira é aberta, ela não entrará no traçado do bagua principal. Outra observação é que se tem escadas ligando os pavimentos, cada pavimento terá seu próprio baguá… então muito provavelmente o seu mapeamento pode estar errado… vale checar…;)

  3. Olá, a planta da minha casa é retangular.
    1° tenho um lago no jardim (frente da casa) entre a porta de entrada e o quarto ( áreas do trabalho e espiritualidade); garagem na lateral direita e piscina, churraqueira e escritorio no quintal…devo contar com eles na planta da casa? Não contei…
    2° posicionei o bagua na area da casa em si, e a porta da cozinha( nos fu dos) fica de frente para o corredor da casa e junto a parede do lado direito da cozinha e ficou na area do sucesso; minha pia fica na linha da porta mas ficou na area da prosperidade, junto ao fogao que está na parede esquerda ao lado da pia.
    Coloquei uma árvore (artesanato) de madeira com canela em pau entre o fogão e a pia. Meu banheiro fica no corredor e divide paredes com quarto de casal e a cozinha. Pendurei um cristal na porta do banheiro… estou bem confusa se é bom ou ruim. Agradeço se puder enviar comentários

    • Oi Vera… Fica um pouco difícil avaliar mesmo com tantos detalhes em sua descrição. Mas assim, vc pode aplicar o baguá no terreno (considerando toda a área aberta e construída). E também aplicar o baguá apenas na área construída (áreas limitadas com teto e 4 paredes). Cuidado com excesso de água próximo ao quarto. Cuidado com o posicionamento da piscina tb. Atenção com banheiro ao final do corredor. Só consigo sinalizar esses alertas sem olhar a planta. 😉

  4. Estava nesse momento em um planejamento da area externa de nossa cozinha, e resolvi consultar no Google que me levou até você, fiquei surpresa com tantas informações, iamos fazer a cozinha principal na area externa com mais um fogão…que desastre que ia ser…agora vou ter que convencer meu marido mudar de ideia rsrsrrs. Esses dias de quarentena coloque uma mesa do lado de fora da cozinha, para ficar mais arejado e receber meus pais para almoço e tenho gostado muito, muito da brisa, da natureza de almoçar olhando as fores do meu jardim….ai nos empolgamos…em fazer a cozinha na area externa com parede de vidro para continuar apreciar a beleza das flores se o desconforto do vento da noite. E agora…. ???

    • Oi Adriana! Agradeço seu contato e interesse! Então, difícil analisar só com essas informações. Teria que olhar a planta e checar as alterações feitas. Mas, a boa notícia é que sempre dá para dar um jeito. Seja curar a influência do segundo fogão, seja trazer o fogão para dentro do baguá principal. Tudo que envolve fogão precisa ser analisado com carinho pois ele tem um papel fundamental na prosperidade de uma casa. Criar uma estrutura nova, mesmo que de vidro, pode alterar o baguá da sua casa, pois essa área se fechada passará a compor o traçado. Enfim… . só analisando mais profundamente para conseguir te ajudar. Beijos.

  5. Minha cozinha fica na área externa e na entrada da casa. Infelizmente não posso mudar a posição da cozinha por falta de espaço. O que fazer para manter a energia desse lugar?

    • Oi Darci…Se a cozinha fica fora da casa, significa que vc tem o fogão fora do baguá principal. Logo, sua prosperidade tb fica de fora da sua vida. Vc deve ter dificuldades de guardar dinheiro, certo? Precisa curar com cura transcendental para fazer o dinheiro ficar.

    • Olá Darci. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria…Dessa forma, as curas permanecem poderosas e os ensinamentos milenares honrados.

  6. Boa noite. Agradeço por seus ensinamentos. Apliquei o bagua e minha cozinha tem o fogão, a pia e a geladeira alinhados na área da saúde. O restante na criatividade. O que fazer? Grata

    • Olá Cleusa… Ter fogão na área da saúde não é muito recomendado. A cura no entanto é transcendental. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria… De imediato, coloque ao menos um cristal multifacetado de 40mm entre pia e fogão. ok?

  7. Bom dia me chamo Neide tenho uma dúvida o guá da prosperidade,sucesso e relacionamento estão no meu quarto e o parte da área do relacionamento também pega o quatro da minha mãe onde está também parte da área da criatividade,como posso ativar estes guás estou um pouco confusa você poderia me ajudar?Obrigada

    • olá Neide… Não tem problema nenhum ter mais áreas do bagua caindo no mesmo cômodo. As ativações são feitas sempre da mesma forma. Vc pode ativar com a cor, com a pedra, com a forma, com o elemento, com a planta ou com objetos que ativam cada uma dessas áreas. Escolha o que for melhor dependendo do que tem em cada espaço do quarto correspondente a cada área… Por exemplo, na área onde cai o Relacionamento coloque objetos em pares… na área em que está o sucesso coloque algo vermelho, e assim vai… mesclando as ativações… 😉

  8. Boa tarde. Estou de mudança para um apartamento e gostaria de saber se vc faz consultoria on-line, pois desejo planejar o de espaço de acordo com o feng shui.

  9. Olá, meu fogão está entre a pia e máquina de lavar. Para neutralizar, vou seguir a dica de colocar algo de madeira sobre a pia próximo ao fogão, mas do lado da máquina de lavar, aquela meia parede de vidro resolve esse problema? Ou vale a pena colocar o cristal multifacetado na divisa do teto da área de serviço e cozinha? Te agradeço.

    • Oi Raquel…Agradeço seu interesse… então… o cristal é sempre a melhor opção para reorganização de fluxo de energia e equilíbrio. Não consigo te responder onde é o melhor local para colocação, pois não vi o seu espaço. Usar a sua intuição ajuda tb!

  10. Boa noite! Tudo bem?? Minha cozinha fica na área dos amigos, estamos pensando em mudar os móveis de cozinha, você tem alguma sugestão de cor pra potencializar a área? Sei que as cores ideais da área são branco, preto e cinza ou metal… mas se optar por tom madeira mais escura tem problema?

  11. Boa tarde, minha cozinha fica assim: a mesa na área do trabalho; geladeira parte do trabalho e parte na área da saúde.
    O fogão de frente pra porta de entrada da cozinha (coloquei um espelho atras do fogão para ter visão de quem entra) que fica na área do trabalho e espiritualidade.
    A pia, ao lado do fogão (coloquei umas colheres de pau para neutralizar) que inicia uma parte na área do trabalho e termina na família).
    Sendo a cozinha elemento fogo dentro da área do trabalho que é água, preciso saber se há conflito e se um cristal multifacetado pode ajudar.
    Outro detalhe, a parede que fica entre a pia e a geladeira (área da saúde) está havendo uma rachadura e no momento, não tenho como resolver.
    Por favor, me dê uma orientação, estou até angustiada. Obrigada

    • Oi Darlete…tente corrigir a rachadura…, pois é um dreno grande de energia…e ainda bem na área da saúde que sustenta todas as áreas… Avalie colocar um cristal multifacetado de 40mm pendurado ao centro da área da saúde para que ele equilibre e faça circular todas as energias a sua volta da melhor forma. 😉

  12. Boa Tarde, Minha cozinha fica antes da porta de entrada e meu fogão nessa parte como posso fazer a cura?

    Obrigada uma excelente semana a todos!

  13. Bom dia minha querida. Encantada com a riqueza de conteúdo. Tenho uma duvida. A minha geladeira leva num pedaço do gua da Saúde. Como poderia resolver? E tbm tenho uma viga aparente de concreto bem no gua da saúde…grata por sua atenção.

    • Oi Elenice… Agradeço o carinho. Então, não tem problema ter geladeira na área da saúde. Pior seria se fosse o fogão nessa área. As vigas são prejudiciais se ficarem acima de fogão, camas, sofás, porta de entrada e mesa de jantar (e pontos de grande permanência)…ok?

    • Oi Roseli…. As vigas são prejudiciais se ficarem sobre locais de grande permanência, sofá, mesa, fogão e cama. O ideal é sair debaixo delas… e se for impossível, ai requer curar transcendental. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria…

  14. Coloquei o baguá no segundo andar e cai na parede do banheiro no corredor que fica sucesso no banheiro foi como indetifico que faço agora por que atrás da parede e o banheiro . Obrigada

    • Oi Maria… Não entendi muito bem sua dúvida.. mas, para um banheiro ser prejudicial, o vaso sanitário tem que estar no guá do Sucesso, da Saúde, da Prosperidade e dos Amigos. Caso o vaso sanitário não esteja nesses guás, não é um problema. Basta se tomar todos os cuidados como qualquer outro banheiro. As ativações das áreas são feitas da mesma forma tb. Pode-se ativa-la com a cor, objeto, forma, planta, cristal, elemento…

  15. Olá ☺️ muito grata pelas dicas.

    Tenho a dúvida antiga, sobre algo que nunca achei na internet e redes sociais… Como fazer a aplicação do Baguá, em casas que possuem a planta em forma de L ?

    • Olá Sabrina… Agradeço seu contato ! Então, plantas em L requerem análises mais aprofundadas. Geralmente plantas em L são plantas onde teremos 2 baguás aplicados. Mas, o início e o fim de cada baguá precisa ser comprovado com radiestesia (uso do pêndulo para medição) ou através do olhar crítico de um especialista. Se esse é o seu caso, procure um bom especialista.

    • Oi Joyce…. Sim… Os espaços reduzidos são os mais desafiadores… Coloque algo bem bonito em cima dessa mesa. E tente não deixa-la no caminho… Só olhando mesmo para te confirmar se o seu problema é só engordar ao ver a mesa ou se tem um bloqueio de energia ali tb… 😉

  16. Bom dia Anali, estou amando as materias.
    a parede da minha cozinha é paralela com a do banheiro, nao da pra ver, mas o fogao fica na parede do fogao.
    Como eu poderia corrigir?
    outra coisa, na aplicacao do bagua, minha cozinha e meu banheiro ficam no mesmo gua do sucesso. minha duvida é, devo considerar o ambiente inteiro no mesmo gua, ou metade em cada? ex. cozinha metade sucesso e metade prosperidade.

    • oi Shaiane…que bom que está gostando !!!! Então… se seu fogão fica na mesma parede de um banheiro, mesmo que nao seja a parede dos encanamentos, vc tem um problema sim. E que pode ser corrigido com cura transcendental… Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria… Quanto as áreas.. vc olha sempre pela área e não por comodo… Sua cozinha fica então, metade no sucesso e metade na prosperidade… Vc ativa cada área no local em que elas se encontram… Agora se o vaso sanitário estiver no Sucesso, vc tem um belo dreno nessa energia e que tb pode ser corrigida com cura transcendental….

  17. Oi muito bom o artigo parabéns
    Minha cozinha fica em baixo de um banheiro não neutralizar pq é alugada em cima tem outros moradores
    E o meu fogão está na área do trabalho as coisas por aqui não fluiu muito algumas dicas p me dar??

    • oi Adelina… Agradeço de coração ! Se sente que as coisas não estão fluindo precisa fazer algo para fluir … Mas, as curas que vc precisa são transcendentais…Não podem ser transcritas por aqui… As dicas que posso dar estão nos artigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui