De acordo com o Feng Shui, posicionar os móveis corretamente fará toda a diferença para que a energia da sua casa se torne acolhedora, leve e também para que o chi (energia positiva) possa fluir livremente pelo espaço. Móveis mal posicionados podem ser verdadeiros obstáculos na vida, impactando o bem-estar dos moradores da casa. 

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Sua vida anda travada e difícil? Você tem a impressão de ser sempre o último a saber?! Então, te convido aqui a prestar mais atenção à posição de seu sofá… talvez esse possa ser o problema!

O sofá é um móvel que estimula a sociabilidade. Ele recebe e acomoda as visitas, proporciona convívio, estimula conversas e a integração na casa. Tem relação direta com a comunicação e com a alegria de um lar. Portanto, a posição do sofá é bastante importante para alcançar a harmonia em uma casa.

E hoje, vou responder a uma pergunta que recebo frequentemente, tanto nas minhas consultorias, como pelas redes sociais. Falarei sobre sofá, o móvel mais queridinho de todos na casa… e que também pode causar um enorme impacto na vida dos moradores se mal posicionado… Mas afinal, qual a melhor posição para o Sofá da Sala?

Sofá na posição de controle

Antes de falar qual a posição ideal de um sofá, irei explicar um conceito importante no Feng Shui para que você entenda como posicionar corretamente, não só o sofá, mas como outros móveis em sua casa! Vou falar da posição de controle

Se você quer trazer para sua vida uma energia de liderança, de realização, se deseja estar atento e alerta para atrair as mais diversas oportunidades, você precisa obedecer a esse posicionamento. Se colocar na posição de controle resulta em mais segurança, firmeza, proteção e coragem para enfrentar todas as situações!

Colocar o sofá na posição de controle faz toda a diferença na energia da casa e da vida. Isso acontece, pois, a sala de estar é um dos primeiros cômodos por onde a energia começa a circular em uma casa. Ressaltando, é importante respeitar esse posicionamento, não apenas com o sofá da sala, mas também, com outros móveis da casa, como camas, fogão, mesas de trabalho e de jantar…

Leia mais: Assuma o controle de sua vida com o Feng Shui

Mas afinal… qual a posição ideal para o sofá?

A posição ideal para um sofá é que ele fique de frente para a porta, de forma que você sentado no sofá tenha visão de quem chega pela porta de entrada. Obviamente sem bloquear essa porta, ok?

Nesta configuração o sofá assume a posição de comando (ou controle) no Feng Shui. Essa posição garante um melhor gerenciamento da vida, pois possibilita uma visão ampla do ambiente e recepciona melhor as pessoas, as energias e as oportunidades.

Quem está sentado no sofá e não tem visão de quem entra no ambiente, não acolhe as visitas, não vê a movimentação da vida, não se coloca na posição de comando dela. Poltronas e cadeiras também não devem ficar de costas. É importante deixar a sala de estar bem acolhedora, convidativa e aberta.

Mas, não é só isso… há outras dicas importantes de serem seguidas para posicionar bem seu sofá e deixar a energia fluir em sua casa e em sua vida!

Posicione seu sofá contra uma parede sólida

O sofá é geralmente o móvel principal de uma sala de estar. Mas, para que as pessoas se sintam realmente seguras sentadas no sofá, é interessante apoiá-lo contra uma parede sólida (semelhante à proteção que a cabeceira de uma cama proporciona no quarto). Se sua sala não permite isso, não tem problema, não devemos também ser escravos desses princípios. Só não abra mão de ao menos colocá-lo na posição de controle…ok?

De acordo com o Feng Shui, sempre que temos uma parede sólida à nossas costas, vamos nos sentir mais seguros e protegidos. Sem essa proteção podemos nos sentir mais vulneráveis e inseguros. Essa posição é muito interessante para aplicar em seu local de trabalho também. Quando se trabalha em uma mesa com uma parede sólida atrás de você, com toda certeza você se sentirá mais protegido e menos vulnerável. 

Leia mais: Feng Shui na sua mesa de trabalho

O sofá não precisa estar encostado na parede

Se o sofá funciona melhor em uma sala de estar encostado em uma parede sólida, isso não significa que deve ser pressionado totalmente contra a parede. Deixar um espacinho entre o sofá permite um pouco mais de fluxo de ar ao redor do móvel, sem sacrificar a sensação de segurança que a parede traz.

Deixar um espaço entre o sofá e a parede irá permitir que a energia circule livremente, deixando o ambiente mais leve e renovado…

Evite posicionar o sofá contra uma janela

Paredes com janelas também não transmitem segurança. As janelas, de forma semelhante às portas, são aberturas para algo desconhecido se aproximar e te surpreender. Não sabemos o que pode vir por trás delas…

Uma pessoa sentada em um sofá, tendo janelas as suas costas, terá mais dificuldade em se sentir confortável e relaxada, porque os instintos de sobrevivência se ativam (mesmo que de forma inconsciente). Então, mesmo que seu sofá, por algum motivo, não possa ser posicionado contra uma parede sólida, ao menos verifique se está posicionado de forma que ele não fique encostado a uma janela e nem de costas para a porta de entrada (sendo essa última parte a configuração mais essencial…ok?).

Bom deixar claro que, o mais importante, é que posicione o sofá de tal maneira que você se sinta bem e feliz no ambiente…

Evite posicionar o sofá sob vigas

As vigas no teto são estruturas muito pesadas (literalmente e energeticamente) e que podem prejudicar a energia de quem fica sob sua influência. Dessa forma, não é saudável permanecer sentado por longos períodos abaixo delas. Essa configuração retirará a vitalidade das pessoas e isso, poderá afetar a saúde de todos que se colocam sob influência. 

Se o seu sofá ficar abaixo de uma viga, você se sentirá pesado e cansado, e seus convidados também não se sentirão a vontade na sua sala, sentindo os mesmos sintomas de “peso” no ambiente. Vamos combinar que isso não favorece a sociabilidade que o sofá estimula!

Leia mais: Como as vigas influenciam em sua vida

Impactos de um sofá de costas para a porta

Sofás e poltronas mal posicionados, de costas para a porta de entrada, podem gerar inúmeras dificuldades na vida dos moradores. A energia não se sente bem vinda ao espaço. É como você recebesse uma visita de costas, ou seja, simboliza que significa que você a ignora… Com essa configuração é como se o dono do imóvel se colocasse em uma posição em que tudo na vida acontecesse pelas costas dele… Nada bom ser o último a saber… não é?!

Sofá de costas para a porta, segundo o Feng Shui, é um posicionamento que deixa a vida dos moradores suscetível às notícias desagradáveis, acontecimentos pelas costas, traições, etc…

Esse assunto é bem importante, pois é muito comum as pessoas colocarem os sofás em posições nada favoráveis para a vida fluir… 

Deixe a energia fluir

Uma forma de cuidar da energia da casa é observar o fluxo de energia da casa, ou seja, como ela flui pelos seus ambientes. Para fazer isso basta caminhar com toda a atenção por seus espaços sentindo os ambientes e avaliando tudo que está no seu caminho, tudo que te incomoda, atrapalha seu deslocamento ou bloqueia a passagem. Na correria do dia a dia nem sempre percebemos essas barreiras e nos acostumados a desviar das coisas que nos incomodam. 

Muito cuidado para que o sofá não bloqueie a passagem. Um sofá bem posicionado acolhe as visitas e promove a interação entre as pessoas neste ambiente.

Ao aplicar o Feng Shui em seus ambientes, uma das primeiras avaliações é com relação à circulação de energia. A técnica se propõe a identificar todas as barreiras que dificultam o livre fluir das energias na sua casa e, consequentemente, bloqueiam ou dificultam a sua vida também.

Se a energia não flui adequadamente pelos seus ambientes, sua vida também não fluirá. Você não se sentirá energizado, sua casa ficará pesada com energia represada. Quando as energias não fluem, a saúde piora, o dinheiro some, a prosperidade fica bloqueada, os relacionamentos ficam complicados, as oportunidades não chegam.

Importante olhar para o tamanho do sofá comparado ao tamanho do ambiente. Seu sofá precisa ser proporcional ao tamanho da sua sala. Sofás grandes demais, ou uma sala com móveis demais, farão com que toda a sala pareça apertada e desconfortável.

Vamos à prática!

Altere agora mesmo a distribuição dos móveis e sinta a diferença. Afinal, você não quer atrair vulnerabilidade e traições para dentro do seu lar, certo?

Experimente deixar o sofá de frente acolhendo quem entra pela porta, e perceba sua vida se abrir. Deixe espaço suficiente também para a livre circulação de pessoas (e consequentemente, de boas energias…)

Se sua sala permitir, acomode o sofá próximo a uma parede sólida, e também evite que esteja de costas para uma janela…Posicione o sofá de uma forma que os assentos não fiquem sob vigas…

Agora com o sofá em uma boa posição comece a sentir os benefícios dessa configuração mais aberta, mais convidativa, mais protegida e segura. Sinta-se assumindo a posição do controle de sua vida… isso deixa a vida mais leve, fácil e fluida para as oportunidades que você mais deseja chegarem com maior velocidade e de forma abundante!

Dica para ter mais aconchego

Ahhh… e depois de ajustar a posição do sofá, se ainda quiser deixar sua sala ainda mais aconchegante: use abajures, luzes indiretas e amareladas, e aposte também em cores quentes e texturas macias e felpudas na decoração. Você pode apostar em lindas almofadas para completar o ambiente de forma bonita e colorida. Com certeza tudo isso vai deixar seu espaço mais bonito e confortável

Quem não gosta de uma sala aconchegante?! Melhor ainda se a casa toda estiver alinhada e equilibrada com Feng Shui!!!

E se quiser mais dicas, acesse: 16 dicas práticas para ajudar a deixar sua casa ainda mais harmonizada

E ai?… qual a posição do seu sofá? Ele acolhe ou dá as costas para quem está entrando na sua casa? Não se esqueça de que a posição dele indica como você recepciona as boas energias e oportunidades que chegam até o seu lar! Ah… lembre-se de voltar aqui neste artigo e me contar como foi sua experiência!

 

62 COMENTÁRIOS

  1. Ajudou muito! Só tenho uma questão. No meu quarto a cama fica de baixo de uma janela só que eu não tenho muito o que fazer porque é uma casa alugada tem janela nas duas paredes laterais do quarto ( possíveis de posicionar a cama.) ao menos fiz uma cabeceira de gesso pra cama de canto a canto. O que devo fazer fecho a janela com um quadro ou gesso, Funciona ?

    • Oi Viviane… Agradeço seu contato! então, parede com janelas não são nada boas para posicionar a cabeceira de sua cama. Esse posicionamento não tem correção. Não funciona tampar a janela com quadro ou gesso… ela continuará ali… certo? Uma cabeceira de gesso também não adianta muito… pois o ideal é ela ser de madeira sólida e presa a cama. Sugiro você avaliar contratar uma consultoria para que eu possa analisar tudo de forma mais profunda e precisa a respeito do que pode ser feito no seu caso.

  2. Boa noite, tenho dificuldades em posicionar meus sofás, pois a casa é pequena e tem uma porta janela na entrada, então só consigo colocar um de cada lado. Pensei em trocar por cadeiras de aproximação.

    • Olá Mara! Tanto sofás como cadeiras, se tiverem encostos e forem posicionados de costas para a porta terão o mesmo efeito negativo que eu explico no artigo acima. Fica difícil eu opinar sem ver a planta da sua casa. Muitas coisas precisam ser levadas em consideração na distribuição dos moveis pela casa. Inclusive, se essa porta janela que vc menciona ficar em frente a porta principal toda a energia que entra na sua casa sai diretamente por ela sem circular na sua casa que fica desvitalizada com toda certeza.

  3. Olá! Hoje em dia meu siga fica de costas para porta, e a única alternativa para q fique se frente para porta e uma parede onde tem janela. Moro em apto!
    Vc faz consultoria online?

    • Oi Raquel… é melhor que seu sofá fique em uma parede com janela do que de costas para a porta. Mude mesmo assim… Sofá sempre de frente.. ok? Faço consultoria online sim… só me chamar no whatsapp (link na aba consultoria)… que eu te passo todos os detalhes… 😉

  4. Olá boa noite como eu posso fazer com os meus sofás um deles está de frente a porta encostado na parede, porém o outro fica de costas pra porta principal é de frente a porta do quarto, devido ao tamanho não consigo mudar ele de lugar, o que fazer neste caso me ajude por favor

    • Olá Emerson!!! Vc não consegue ao menos deixar o que está de costas de lado para a porta? se não tiver como, vc pode usar espelhos para te permitir a visibilidade de quem entra pela porta principal… mas não sei se seu espaço permite. Para que eu possa te ajudar mais avalie realizar uma consultoria personalizada… dessa forma consigo te dar todas as sugestões para correção.. 😉

  5. Ola minha sala tem 3 portas meu sofá fica de frente pra porta de entrada ,1 pequeno fica de lado em frente à porta de entrada outro fica numa parede com janela não tenho muito q mexer devido essas 3 portas e a outra parede coloco a TV , o q eu posso fazer pra melhorar

    • Oi Cristiane, Agradeço seu contato! Difícil opinar pois não entendi ao certo como é sua planta… Teria que olhar sua planta baixa e olhar o espaço… avalie fazer uma consultoria para que eu possa te auxiliar melhor neste e em muitos outros aspectos… 😉

  6. Olá adorei o seu artigo, muito bom!
    Moro em um apartamento e minha sala é retangular. Em um lado da sala é a porta de entrada com uma janela pequena ao lado, do outro lado é uma janela bem grande.
    Dividi a sala em duas, a metade próxima a porta principal é a minha sala de estar e o sofá só consigo posicionar de lado para porta, mas tem uma boa visão de quem entra na casa, fica encostado em uma parede e quase no centro do apê, acredito que pega um pedaço da área do trabalho e espiritualidade, em frente ao sofá está a TV tbm encostada na parede, essa posição dos móveis é boa para circular pela sala.
    Tem alguma dica para melhorar a energia?

    • Olá Elisabete. Agradeço pelo carinho! Então, para avaliar é necessário olhar a casa toda. A observação apenas de um único comodo pode distorcer a analise do todo. O baguá deve ser aplicado em toda a planta baixa. Para ativações especificas aplicamos o baguá nos cômodos. E para saber se a posição dos móveis é ideal, caminhe pelo espaço. Se você precisar desviar de algo, você encontrou um bloqueio. Rearranje os móveis de forma que você caminhe tranquilamente sem ter que se preocupar em desviar de nada. Entendeu?

  7. Olá Anali, amei as dicas!!! Só fiquei com uma dúvida. Meu sofá fica com os braços de frente pra porta. Os acentos ficam de frente pra parede onde fica a tv. A única forma de colocar ele totalmente de frente para a porta seria colocando de costas para a janela.

    • Oi Cristiane! Que bom que gostou! Então.. melhor ter um sofá de costas para a janela do que de costas para a porta… Experimente mudar e observe o que acontece na energia da casa e da sua vida… vai experimentando! Avalie em qual posição vc sente que o espaço ficou mais harmônico. Nossa intuição é poderosa.. 😉

  8. Olá! Amei sua página!
    Fiquei com uma dúvida no caso da Cristiane…ao que entendi, o sofá dela não fica de costas para a porta, mas como o meu… é um apartamento e ao abrir a porta, a parede lateral, contínua da porta, está com o sofá encostado na parede, por isso, os braços do sofá (e o sofá) são a primeira coisa que se vê ao abrir a porta.
    o sofá fica lateral à porta. A outra opção que tenho é deixa embaixo da janela. Qual é melhor? Lateral à porta ou embaixo da janela?
    Muito obrigada e feliz 2020!

    • Oi Ana… então.. depende… Tem que ver como é a sua planta…e como estão exatamente os móveis e janela… mas teste o sofá nestas duas posições e sinta em qual ficou melhor…em qual se sentiu mais segura e confortável… Eu acredito que um sofá de frente para a porta sempre é melhor que um sofá de lado… onde vc precisa virar a cabeça para enxergar quem entra… Agradeço por me acompanhar! Que bom que gostou da página! 😉

  9. Oi boa tarde. Amo tudo sobre Feng Shui. Mas, não tem outro lugar para colocar o sofá. Ele fica de costas p sala de entrada. O q posso colocar para a cura?

    • oi Sirlei, Se não tem como mudar o sofá de lugar, coloque um espelho atuando como retrovisor dando visibilidade de quem entra pela porta. O espelho ao te possibilitar ver quem chega te colocará novamente na posição de controle da sua vida. Bjs.

  10. Boa tarde! Não tenho como mudar a posição do que sofá também fica de costas para porta. Porque minha sala fica junto com a cozinha. Mesmo antes de saber sobre o feng shui já me sentia incomodada. O que fazer nesse caso?

    • Oi Darci, Tente posicionar um espelho de forma que quem estiver sentado no sofá enxergue quem entrar pela porta… Nossa intuição é muito poderosa… não é a toa que está incomodada com essa configuração… realmente ela não é boa para a casa e para a vida de todos ai… 😉

  11. ola . . boa tarde . . . .estou amando as dicas e estou aplicando algumas em ninha casa . . no caso minha sala . . . ma mesma parede onde esta a porta de entrada tem uma janela vitral . . .na outra parede uma abertura que da.na cozinha e na outra parede uma porta que vai para os quartos . . . .a única parede livre é onde está a tv . . . nao sei qual melhor posição . . .tenho um sofá de 3 lugares e 2 poltronas individuais . . . .
    o maior coloquei abaixo da janela . . e as duas poltronas de frente para a porta principal . . mas.elas.ficaram de costas para a entrada dos quartos . . .nao sei se expliquei de uma forma que da pra entender . . .
    mas.estou na duvida da melhor posição . . .
    obrigado

    • Oi Willian… Que bom que está gostando de nossos conteúdos. Então, ficou um pouco difícil de entender como é a sua sala. O ideal é analisar a planta baixa, mapear as áreas e ai ir decidindo as melhores posições e decoração. De qualquer forma, a melhor posição para o sofá é quando as pessoas sentadas nele enxergam a porta de entrada principal. O mesmo vale para poltronas: Sempre de frente para a porta.

  12. Bom dia,
    Na minha sala tem uma parede sólida de frente para a porta de entrada, o problema é onde vou colocar a tv, já que na parede onde é a porta, tenho uma janela grande?

    • Oi Célio! Agradeço o interesse e o contato. Então, se não há outra parede para colocar a tv e assim virar o sofá de frente, espelhe essa parede. Ou ao menos, instale um espelho grande o suficiente para ser um retrovisor, de forma que vc consiga ver quem entra através dele… 😉

  13. Ola recentemente adquirimos um terreno pequeno 430 me num local alto, com uma vista linda para o poente, e ao leste e norte uma area de mata virgem, preservada. desejo construir uma casa pequena entre 85 a 100 m de no formato hexagonal onde terei portas em torno dela toda . Desejo estar em contato direto com a bela natureza circundante. Nesse caso, pelo fato de nao ter uma porta principal tem algum problema? ESSE FORMATO parecendo um ba-gua e bom? Onde fica bem uma escada para um mezanino? muita gratidao; Desculpe meu teclado esta horrivel;

    • Olá Teresinha. Agradeço seu contato e interesse pela técnica. Então, é um problema sim você não ter uma porta principal. Ela é essencial em uma casa, pois é por ela que as energias e oportunidades entram na nossa vida de forma abundante e completa. O formato hexagonal, de acordo com a geometria sagrada, promove o trabalho em equipe e a cooperação. E, ao aplicar o baguá nesse formato, você provavelmente terá áreas faltantes na espiritualidade, prosperidade, relacionamento e amigos. Além disso, o formato do baguá é o octogonal. O formato ideal para uma casa é o retangular ou quadrado, para que justamente evitar faltas.

  14. Olá a minha sala tem a porta de entrada virada para as janelas (2) mas para colocar a televisão só tenho duaa opções ou coloco o sofá de costas para as janelas ou então fica com as costas para a porta, que é melhor fazer, se ficar de costas para as janelas como posso atenuar a situação.
    Obrigada

  15. Meu sofá fica de lado para a porta de entrada, recebi algumas sugestões de amigos para colocar o sofa mais para a frente e criar um corretor que levaria diretamente para a cozinha, não atrapalhando assim quem tivesse assistido TV por exemplo. Atrás deste sofá daria até para colocar um aparador gostei da ideia é assim o fiz. Quando estou sentada não fico totalmente de costas para a porta, virando um pouco a cabeça vejo quem entra, mas estou receosa de não ser bacana, poderia fazer alguma cura ou melhor voltar a encostar na parede e as pessoas circulam pelo meio da sala?
    Agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho

    • Olá Geisa. Ter um sofá de costas não é nada recomendado. O ideal é vc ter as costas protegidas e a visão para a porta, quando está sentada nele. Se precisa virar a cabeça vc não está na posição de controle. Não tenho como te sugerir uma alteração, pois não consegui entender como é a sala. E qualquer que seja a posição que vc colocar o sofá, se esta te incomodar, com toda certeza essa não é uma boa posição. ok? Agradeço o carinho e continue nos acompanhando!

  16. Olá tudo bem?
    Meu sofá fica com as costas para porta e não tenho como mudar pois não tenho como tirar a tv que está na parede do lugar. Teria alguma coisa que eu possa fazer para melhorar essa energia?

  17. Olá Andréa, acompanho demais o seu trabalho. Então, tenho um sofá em “L” e uma dessas partes fica de costa para uma escada Helicoidal que tenho na sala. Como isso se configura? É bom?

    • Olá… sou a Anali ! prazer Manoelito. Fico feliz que esteja acompanhando e gostando!!! Então.. se puder, deixe o L o mais de frente possível.. sem bloquear a passagem e sim abraçando o espaço. Escada helicoidal (caracol) é muito ruim energeticamente falando… Dependendo de qual área do baguá ela se encontra você tem um grande desequilíbrio nessa área. Verifique a localização dela…ok? Em breve farei um artigo sobre escadas! 😉

  18. Boa tarde, Anali… Estou amando as dicas, e preciso usa-las em minha casa. A minha sala é bem grande, subindo uma escada dou direto nela e meu sofa fica de costas porque a outra parece é janelas que dão para sacadas, o outro espaço menor ficou uma sala de estar. E na maior parte a unica maneira é o sofa de costas se não impedem que as portas que dão na sacadas sejam abertas. Então pense na visão de subir as escadas e dar de cara com o meu sofá de costas, e o que fazer para podere ajudar neste caso, por não ter onde colocar o sofá.

    • Oi Joziani! Agradeço o contato… Feliz em saber que está gostando! Então… tente posicionar um espelho que atue como retrovisor, te dando visibilidade de quem entra no espaço. Esse espelho precisa estar em algum ponto na parede a frente do sofá de forma a refletir a entrada.

  19. Oi pode me ajudar, na meu caso ficará assim: Porta de entrada… Mesa de sinuca e atras da mesa de sinuca o sofá de costas pra porta de entrada. Vou tentar fazer dois ambientes com aparador atrás do sofá. Assim pode?

  20. Amei as dicas, mas fiquei com uma dúvida: um sofá que fica encostado na parede onde está a porta, mas que é possível ver quem entra virando o rosto para o lado precisa ser modificado? Agradeço!

  21. Oi boa tarde, Anali!

    Estava procurando jeitos de fazer um rol de entrada antes da minha sala (mas é um espaço único), mas se for fazer isso meu sofá ficará de costas pra porta de entrada e sem visão da porta, dividindo a sala e rol. Pensei em colocar um aparador atrás do sofá e poltrona em frente a porta de entrada, eles comporiam o rol de entrada. Mas depois do seu artigo toda meu pensamento de decoração veio abaixo será que podemos aliviar a energia do sofá de costas pra porta de entrada, desde que se coloque um aparador atrás dele e um poltrona em.frente a porta? Fiquei sem ideia.

    • Oi Amália… Se não tiver como deixar o sofá de frente, instale um espelho para que atue como retrovisor e dê visibilidade de quem entra. Assim, diminui a sensação de vulnerabilidade, ao ficar de costas para a entrada.

    • oi Viviane… difícil confirmar apenas com essa descrição. Avalie se a quina da mesa não faz uma seta invisível para onde vc mais fica no sofá… se fizer reposicione essa mesa de forma a não ter essa quina apontada para os locais de maior permanência na casa… (veja o artigo sobre setas !).

  22. Olá. Adorei sua dica. Mas,como fazer se apto é pequeno e a porta de entrada quando abre dá direto para um corredor q acaba no quarto,onde fica a unica janelona do apto?

    • oi Ana Paula… difícil analisar apenas com essa descrição…sem ver a planta do espaço… Use sua intuição para decidir sobre o melhor posicionamento… ela tb é bem poderosa. 😉 E quando não há o que fazer, sempre podemos aplicar as curas transcendentais… mas essas só são passadas de forma verbal.

  23. Minha nova casa terá a porta da sala e a janela e em seguida balcão não sei como posicionar sofá e a TV pq ficará caminha de ir para cozinha ! Como fazer? Posso colocar o sofá com braço dele na entrada da porta da sala?

    • oi Cristiani… as dicas que posso dar estão neste artigo… Tudo depende de como é o formato de sua planta baixa… Não consigo opinar apenas com essa descrição. 😉 Lembrando que o ideal é que o sofá esteja de frente, acolhendo quem entra… e nunca de costas. 😉

  24. Olá tenho uma dúvida cruel sobre meus sofasum fica de frente pra porta e coloquei o outro fica de lado pra porta sendo que não encosta em parede alguma serve para separar a cozinha da sala pois moro em ap e foi a melhor forma que encontrei como posso fazer pra amenizar desde já agradeço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui