O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que busca equilibrar as energias de seu lar e consequentemente de sua vida. Uma das formas de se alcançar esse equilíbrio, de acordo com o Feng Shui, é aplicar a teoria dos 5 elementos em seus espaços. Uma das teorias que compõe o Feng Shui é a teoria dos 5 elementos. E de acordo com essa teoria, para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença de todos os cinco elementos na composição e na decoração dos espaços.

Os cinco elementos são: água, madeira, fogo, terra e metal. Estes elementos são considerados as 5 forças universais, ou 5 energias da natureza. 

Esta teoria é incrivelmente poderosa. E quando aplicada corretamente, pode trazer uma enorme melhoria para qualquer espaço. 

Caso você note em sua casa ou escritório algum desconforto ou desequilíbrio, avalie a presença desses elementos no espaço: eles devem estar presentes ali em quantidades equilibradas, ou seja, devem estar todos contemplados no espaço sem excesso e sem falta. Bom ressaltar que eles não precisam estar presentes fisicamente em sua forma original. Os 5 elementos podem estar em representados por formas, objetos, imagens, cores… Vamos falar um pouquinho sobre tudo isso neste artigo… ok?!

Avalie agora seus Ambientes

Observe um ambiente qualquer da sua casa agora mesmo. Quais as sensações ele te passa? Você se sente confortável ou desconfortável nele? Percebe se a energia do ambiente é favorável, dinâmica, aconchegante ou está mais estagnada, fria?

Após fazer essas observações, faça agora um diagnóstico: verifique a quantidade de cada um dos 5 elementos nesse seu espaço. Há muito ou pouco de cada elemento nele?

Em um espaço equilibrado, você deve encontrar todos os 5 elementos em quantidades iguais, de forma bem distribuída. Dessa maneira você garante um espaço harmonioso, equilibrado e confortável. Isso faz com que o ambiente fique mais propício para uma rotina produtiva, bem sucedida e efetiva.

“Desequilíbrios podem ser causados por excesso ou falta de alguns dos 5 elementos”

No entanto, nem sempre esse equilíbrio é aplicado, seguido ou respeitado nos espaços. Isso pode gerar desequilíbrios nos ocupantes do lugar. Então, vou trazer aqui uma lista de alguns problemas mais comuns associados à falta ou excesso desses elementos nos ambientes.

Assim você conseguirá identificar qual elemento pode estar desequilibrado em seus espaços. E é importante você ter clareza de como ajustar todos esses elementos em seus ambientes. E dessa forma garantir o correto equilíbrio das energias ao seu redor. 

Esse diagnóstico pode ser aplicado em todos os cômodos, salas, terrenos, jardins, ambientes internos e externos. Certifique-se de que todo o seu entorno esteja respeitando a teoria dos 5 elementos do Feng Shui.

Leia mais: A Teoria dos 5 elementos

Problemas Comuns

Com essas observações é possível associar uma série de estados físicos, emocionais e mentais das pessoas com a falta ou excesso dos 5 elementos… Interessante isso, certo?

Veja a correlação abaixo:

  • Letargia, depressão, excesso de peso – provocados por deficiência de fogo ou excesso de água ;
  • Falta de oportunidades, baixo crescimento na carreira, sentir-se espiritualmente desconectado –  provocados por uma deficiência de água ;
  • Problemas financeiros, contas demais, baixa renda – provocados por falta de água e / ou madeira ;
  • Impulsividade, raiva, frustração, ansiedade – provocados por excesso de fogo ;
  • Sem diversão, pouco prazer ou entusiasmo pela vida – deficiência de fogo ;
  • Relacionamentos sufocantes, tédio, seriedade excessiva – provocados por deficiência de terra ;
  • Instabilidade, pensamento confuso, hiperatividade, relacionamentos infelizes – podem ser provocados por deficiência de terra ;
  • Saúde debilitada, falta de crescimento, baixa vitalidade, desarmonia familiar – provocados por deficiência de madeira ;
  • Exaustão nervosa, pensamento disperso, desorganização – provocados por excesso de metal ;
  • Falta de criatividade, iniciativa, incapacidade de analisar – provocados por deficiência de metal.

Relação dos Elementos com as Áreas do Baguá

Além desses problemas comuns do dia-a-dia, é possível associar os 5 elementos com as áreas do baguá. Eles também estão presentes neste mapa octogonal e compõem uma das possibilidades de ativação das 9 áreas do baguá em seus ambientes.

Já falei algumas vezes sobre essa relação em meus artigos, mas nunca é demais repetir, afinal é uma parte bem importante da técnica de Feng Shui. Vou mostrar a relação dos elementos com todas as áreas do baguá abaixo:

  • Trabalho e Carreira – guá ativado e potencializado pelo elemento água  ;
  • Espiritualidade e Sabedoria – guá ativado e potencializado pelo elemento terra ;
  • Família  – guá ativado e potencializado pelo elemento madeira ;
  • Prosperidade – guá ativado e potencializado pelo elemento madeira ;
  • Sucesso – guá ativado e potencializado pelo elemento fogo ;
  • Relacionamentos – guá ativado e potencializado pelo elemento terra ;
  • Criatividade e Filhos – guá ativado e potencializado pelo elemento metal ;
  • Amigos e Viagens – guá ativado e potencializado pelo elemento metal ;
  • Saúde – guá ativado e potencializado pelo elemento terra .

Como Equilibrar sua Vida com os Elementos?

Agora que já vimos os principais problemas relacionados aos elementos e a relação destes com o baguá vamos falar um pouco sobre como equilibrar nossas vidas com esses elementos…

Vale lembrar que tudo precisa de equilíbrio, portanto, não devemos ter excessos e nem faltas de nenhum elemento.  Tudo que é abundante ou faltante pode causar desequilíbrios…

Elemento Água

Está relacionado ao guá do Trabalho, associado aos negócios, à carreira e às oportunidades. Esse elemento também afeta as emoções e os sentimentos.

Quando o elemento água está presente de forma equilibrada, a carreira e os negócios fluem mais suavemente.

A água também ajuda nos processos intuitivos, ajuda a criar insights. Ela pode nos ajudar nos sentirmos mais inspirados, revigorados e espiritualmente conectados.

Já quando temos muita água, podemos atrair estados depressivos, isolamento maior, letargia, e até ganhos de peso.

Para equilibrar a água em seus espaços utilize as cores escuras, tonalidades azuis e pretas, formas onduladas. Imagens de água e de peixes, ou fontes de água e aquários, podem ajudar a equilibrar o ambiente se acrescentados na decoração.

Importante mencionar que o elemento água deve ficar longe de excesso de elemento terra. Esse excesso deve ser evitado, pois de acordo com o ciclo de controle dos elementos, a terra represa a água… ok?

Leia mais: A Teoria dos 5 elementos

Elemento Madeira

Está relacionado aos guás da Prosperidade e da Família, se relaciona também com a saúde física e ao crescimento.

Quando a madeira está presente de forma equilibrada, temos uma família feliz e uma boa saúde. Quando este elemento está em excesso ele pode causar discussões e incentivar temperamentos inflamados.

Quando falta madeira nos ambientes notamos uma vida paralisada e presa, com pouca expansão ou crescimento.

Para adicionar energia de madeira nos espaços use as cores marrom e verde e formas cilíndricas (esta forma é semelhante à forma de um tronco de árvore).

Importante mencionar que o elemento madeira deve ficar longe do elemento metal. Essa proximidade deve ser evitada, pois de acordo com o ciclo de controle dos elementos, o metal corta a madeira… ok?

Leia mais: A Teoria dos 5 elementos

Elemento Fogo

Este elemento é o único elemento que não está naturalmente presente na terra e precisa ser criado. O fogo é poderoso e se espalha rapidamente, por isso seu excesso precisa ser controlado.

O fogo tem o poder de aquecer como também de incendiar. O fogo também representa a sociabilidade, entusiasmo, felicidade e sua presença indica sucesso que vem com a fama ou reconhecimento público. Não é a toa que ele ativa o guá do Sucesso no baguá.

Quando temos um excesso de fogo em uma casa podemos estimular demais as relações, desgastar os nervos, criar raiva e irritabilidade excessiva. Quando temos muito fogo não descansamos o suficiente, pois existe muita estimulação e movimento no local.

Mas também quando o fogo está em falta, temos baixo entusiasmo pela vida, baixa auto estima, falta de ambição ou visão, pouca felicidade e muita apatia.

O elemento fogo é simbolizado pela forma triangular, por lâmpadas e velas. E a cor vermelha o representa.  Então, adicione cores vermelhas, formas triangulares ou capriche na iluminação de seus ambientes para equilibrá-lo e assim dar um toque de cor e energia nos ambientes!

Mas tenha cuidado com este elemento. Evite sobrecarregar o seu espaço com ele para não deixar as energias muito aceleradas e vibrantes. 

Importante mencionar que o elemento fogo deve ficar longe do elemento água. Essa proximidade deve ser evitada, pois de acordo com o ciclo de controle dos elementos, a água apaga o fogo… ok?

Leia mais: A Teoria dos 5 elementos

Elemento Terra

Este elemento terra é um elemento que simboliza cuidado, estabilidade, reserva e calma. Ele está presente nos guás do Relacionamento, Saúde e Espiritualidade.

Quando a terra está faltando em um ambiente temos falta de foco e pouca clareza mental.

Os elementos da terra ajudam a tornar os relacionamentos mais fortes, firmes e duradouros. Já quando temos excesso de terra podemos criar um ambiente lento e ineficaz. Isso pode se manifestar na forma de uma baixa motivação e apatia dos ocupantes do espaço.

O elemento terra é simbolizado por formas quadradas, pedras, objetos de cerâmica e cristal. Terra está associada às tonalidades de marrom, amarelo e bege.

Para potencializar o elemento terra, adicione objetos que se relacionem com terra, com argila, cerâmicas e que tenham cores terrosas.

Caso você já tenha um espaço com excesso de terra, para reduzir esse elemento, acrescente objetos de madeira, pois eles absorvem a energia da terra. Mas só se houver um excesso, pois essa proximidade de terra com madeira deve ser evitada. De acordo com o ciclo de controle dos elementos, a madeira consome a terra… ok?

Leia mais: A Teoria dos 5 elementos

Elemento Metal

Este elemento representa a criatividade e a manifestação do movimento de fluxo interno. Ele ativa os guás dos Amigos e da Criatividade no baguá.

Para trazer a energia do metal basta acrescentar objetos metálicos, como moedas chinesas, taças metálicas e vasos, castiçais e estátuas metálicas.

Formas arqueadas, ovais e redondas estão associadas a este elemento. A energia do metal ajuda a trazer lógica, precisão de raciocínio e capacidade de pensar analiticamente.

Os metais são encontrados em ventiladores de teto, nas cores brancas, equipamentos eletrônicos (televisões, aparelhos de som, computadores)…

Já excesso de metal pode causar muita agitação, frieza, pressa, falar sem pensar, afobação.

Enquanto que, a sua falta provoca uma incapacidade de se manifestar e raciocinar. Isso acontece, pois o metal é um material condutor e sua presença em um lar ajuda a manifestar um pensamento rápido e imediato.

Quando você quiser ativar o elemento de metal, escolha as cores ouro, prata, branco ou cinza.

Já se quiser controlar o excesso de metal, adicione o elemento fogo presente em cores quentes como o vermelho e em velas. Importante mencionar que o elemento metal deve ficar longe do elemento fogo em ambientes equilibrados. De acordo com o ciclo de controle dos elementos, o fogo derrete o metal… ok?

Leia mais: A Teoria dos 5 elementos

Exemplos Práticos

Para ilustrar melhor tudo isso que expliquei até aqui, vou citar alguns exemplos práticos da aplicação e dos impactos  da presença ou ausência desses elementos.

Se você está com problemas financeiros, contas demais, uma baixa renda, que como vimos acima são provocados por falta de água e/ou madeira, você deve acrescentar esses elementos nos seus espaços.

Você deve também principalmente olhar com carinho as áreas do Trabalho e da Prosperidade da sua casa. Você pode inserir uma fonte de água na sua entrada para atrair mais oportunidades para sua vida e também fazer a energia do dinheiro fluir ou trabalhar com plantas que ativem a prosperidade em seu lar.

Assim, há muitas formas de harmonizar e potencializar essas áreas do baguá que provavelmente estão fracas. A melhor sugestão de ativação vai depender do que você gosta, do que já tem no seu espaço e em qual cômodo estas áreas com problemas estão.

Outro exemplo: se você estiver com a saúde debilitada, baixa vitalidade, desarmonia familiar (provocados por deficiência de madeira) você deve reforçar a sua área de Saúde e da Família da sua casa. Provavelmente são áreas em desequilíbrio energético. Acrescente elementos terra e madeira nos seus ambientes.

Considerações Finais

Gostou desse artigo? Já verificou quais elementos você tem em excesso ou em falta em seus espaços? Você se identificou com alguns dos sintomas causados pelo desequilíbrio desses elementos? Comente aqui e vamos juntos equilibrar o mundo.

13 COMENTÁRIOS

    • Olá Maria Neusa… Se vc tem um baguá objeto) pode colocá-lo acima da porta de entrada, pelo lado de fora, mas faça isso apenas se ele tiver os trigramas do céu anterior..ok? O baguá que o feng shui muito fala é o mapeamento dele na planta baixa do imóvel… com esse mapeamento identificamos as 9 áreas de estudo da técnica (Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos, Saúde).

    • Olá Denize. Então… o posicionamento do bagua dependerá de qual escola de feng shui você seguirá. A que eu sigo posiciona o bagua a partir da porta de entrada… então sua porta de entrada pode estar no gua do trabalho, ou no dos amigos ou espiritualidade (em um dos três). Sugiro que vc leia o artigo sobre as escolas de Feng Shui para você entender melhor as diferenças entre as escolas… ok?

  1. Boa tarde!Tenho as quatro paredes do quarto de casal pintadas de cinza e a porta branca como equilibrar esse ambiente que fica no guá da família e prosperidade?

    • oi Silvia… Cinza e branco remetem ao elemento metal.. Há um excesso dele em seu quarto, gerando frieza e rigidez. O quarto precisa ter aconchego e calor. Invista em toques de vermelho…texturas macias e felpudas, iluminação indireta e amarela… Independente do guá em que fica o quarto, é necessário ativa-lo para o Amor e para Relacionamentos… (mesmo que seja com vc mesma!). Não exponha de forma nenhuma fotos de família no seu quarto. Aposte apenas em imagens que representem o amor para vc. Veja o artigo como ativar Relacionamento no quarto… nele dou todas as dicas que vc precisa. Vc até pode ativar prosperidade nele, usando cores douradas por exemplo… 😉

  2. Leio os seus artigos, e te acompanho no Instagran… são valiosas demais suas orientações…sigo também outras pessoas….mas gosto muito da sua didática e profissionalismo. Deus te abençoe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui