Você deve ter ouvido muitas vezes sobre os cinco elementos do Feng Shui serem a base de toda a medicina tradicional chinesa. Mas quais são estes cinco elementos e por que você deveria se preocupar com eles? Bem, os 5 elementos são extremamente importantes porque não pode haver boa energia em nenhum espaço, seja no seu quarto, na sua casa ou no seu escritório, se esses elementos não estiverem presentes. E, presentes nas quantidades certas, sem excessos ou faltas.

A teoria dos 5 elementos é uma das teorias fundamentais para harmonização adequada dos ambientes.

Para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença destes cinco elementos na decoração para atingir esse objetivo de harmonia e aconchego.

Jardins japoneses possuem sempre estes 5 elementos em sua composição por isso são tão agradáveis e harmônicos. Concordam?

Quais são os 5 elementos?

Voltando muitos milhares de anos (alguns dizem que 3.000 anos, alguns chegam a 5.000 anos ou mais); os grandes sábios mestres do Feng Shui dos tempos antigos estavam explorando as dimensões da energia universal chamada Chi. Seu objetivo era mapear a influência dessa energia no bem-estar dos seres humanos. 

Eles estudaram com absoluta dedicação as expressões desta energia Universal em várias formações de terra, no fluxo da água, na geometria das estruturas feitas pelo homem e muito mais. O que eles vieram a entender claramente (e definir como base da teoria) é que, para um ambiente interno replicar a potência do Chi, ou energia Universal (ou ainda energia vital) e promover a saúde e a vitalidade das pessoas, vários elementos específicos devem estar presentes ou representados nos ambientes.

Os cinco elementos podem ser vistos como ferramentas que ajudam a criar energia muito potente, vibrante e viva em qualquer espaço.

Esses elementos vitais são: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. 

Cada um desses elementos tem uma qualidade única de energia que é expressa em cores específicas, sons, órgãos do corpo, direções cardeais, planetas, sabores, aromas, etc.

A teoria dos 5 elementos ou cinco fases de transformação da energia apresenta cinco padrões de classificação. São forças que se movem para fora, para dentro, ascendem, descendem e giram. O estudo destes movimentos constitui a base de toda a sabedoria chinesa.

Esta teoria é incrivelmente poderosa. Quando aplicada corretamente, pode trazer uma enorme melhoria para qualquer espaço. Estes elementos são considerados 5 forças universais, ou 5 energias da natureza.

Eles podem ser vistos como ferramentas que ajudam a criar energia muito potente, vibrante e viva em qualquer espaço. Uma qualidade auspiciosa de energia cheia de força vital para sustentar a saúde, riqueza e felicidade das pessoas que vivem naquele espaço.

Três ciclos de transformação da energia

Para entender como estes elementos se relacionam temos que entender como eles são gerados e nutridos e também como são controlados ou atenuados. São três ciclos principais descritos abaixo.

Ciclo Criativo ou Produtivo

Este é o ciclo da nutrição dos 5 elementos e mostra como esses elementos se fortalecem e se alimentam, reciprocamente, numa roda regenerativa, ou seja, como se fortificam uns aos outros ao estabelecer que:

  • a água nutre a madeira 
  • a madeira alimenta o fogo
  • o fogo cria cinzas e gera terra
  • a terra gera o metal
  • o metal em forma líquida flui como água

Ciclo de Controle ou Dominação

Já o ciclo de controle ou dominação, ensina como controlar e dominar os elementos. Veja como os elementos podem dominar ou controlar uns aos outros:

  • a madeira consome a terra
  • a terra represa a água
  • a água apaga o fogo
  • o fogo derrete o metal
  • o metal corta a madeira

 Ciclo de Redução ou Atenuante

Quando dois elementos se encontram em processo destrutivo, o elemento atenuante será aquele que: Alimenta o elemento ameaçado, ou é alimentado pelo elemento ameaçador:

  • fogo reduz a madeira
  • madeira reduz a água
  • água corrói o metal
  • metal tira os nutrientes da terra
  • terra reduz o fogo

Mas…onde encontrá-los?

A seguir seguem sugestões de onde encontrar cada elemento para que você possa acrescentá-los em seus ambientes e usufruir de seus poderes.

1Madeira

Encontrada em árvores, arbustos, flores e objetos de origem vegetal. Quadros de paisagens com vegetação, tecidos florais ou com estampas de plantas, jardins, bosques e florestas. Representada pela forma cilíndrica (formato dos troncos de árvores) e também pela cor verde. Tudo que é feito deste material: móveis, acessórios, pisos, tetos, vigas e ripas, etc…

2Fogo

Presente na luz do sol, na chama das velas, lustres com muitas lâmpadas, elemento presente nos animais e seres humanos. Quadros ou objetos que representem animais ou qualquer forma de iluminação, pinturas que representam o brilho do sol, a luz e o fogo, artes representando a figura humana. Pirâmides, cones e triângulos. Objetos na cor vermelha. Tudo que ilumina natural ou artificialmente, velas ou lâmpadas elétricas. Pele, couros, plumas e lãs.

3Terra

Está presente nos objetos feitos de terra, argila, barro e cerâmica. Objetos de arte que representam planícies, campos, desertos. Objetos na cor amarela ou cor terrosa. Tijolos, telhas, barro seco. Formas como quadrados, retângulos ou superfícies longas ou planas. Pinturas que representam paisagens ou campos abertos.

4Metal

Está nos objetos produzidos em ouro, prata, ferro, latão, cobre, bronze (entre outros), nas pedras preciosas, semi preciosas, cristais e também nas rochas como mármore e granito. Cor branca ou tons pastéis bem claros. Todo o tipo de metal, inclusive aço inoxidável e alumínio. Esculturas feitas de metal ou pedra. Sinos de vento metálicos. Formas redondas, ovais de círculos e de arcos.

5Água

Está nas fontes, nos aquários, nas cachoeiras, lagos e espelhos d´água. Quadros ou fotos que representem rios e cachoeiras (mas devem transmitir a sensação de que o fluxo de água está vindo ao encontro do observador). Cor preta e outras tonalidades do mar profundo. Rios, piscinas, fluxos de água variados. Superfícies reflexivas: cristais, espelhos e vidros. Formas assimétricas, onduladas, livres, flutuantes.

Você conhecia essa teoria? Sabia do poder desses elementos no seu ambiente? Ficou com alguma dúvida? Por favor, deixe seu comentário abaixo! 

 

21 COMENTÁRIOS

  1. Quis reforçar meu momento de transformação pessoal transformando também minha casa. E contar com a consultoria da Mais Feng Shui foi incrível! Equilibrar as energias em casa, afeta o dia a dia, tudo o que acontece em nossa vida, nossos relacionamentos e a vontade de ir fazendo todas as curas cada vez que sentimos os resultados das anteriores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui