Entendendo a sua vida com o Feng Shui

Você sabia que quando queremos entender mais sobre nossa vida, podemos buscar as respostas em nossos ambientes? Eles dizem muito sobre nossa vida. Basta interpretá-los e ajustá-los de forma a moldá-los de acordo com os nossos sonhos.

O Feng Shui nos ajuda a entender o que nossos ambientes estão dizendo sobre o nosso sucesso nos negócios, a nossa família, a nossa saúde, a nossa felicidade nos relacionamentos e sobre nossa alegria de viver.

E não é só isso… a técnica ainda vai além… O Feng Shui faz ainda a correlação entre nossa vida e nosso corpo. Interessante, não é mesmo? O Feng Shui além de “ler” nossos espaços para nos dizer onde podemos melhorar nossa vida, também nos ensina como podemos olhar para nosso corpo, e assim obter uma compreensão ainda melhor de nosso bem-estar e de nossa felicidade.

Muitos aspectos, como fatores genéticos, alimentação, estresse, alergias e o próprio meio ambiente vão se juntar e compor a nossa qualidade de vida e o nosso estado geral de saúde. O Feng Shui reconhece todos esses fatores distintos, mas também acrescenta a influência dos espaços (planta baixa, móveis, forma do imóvel, etc) como um aspecto influenciador, podendo contribuir para aumentar ou minimizar e até provocar certas condições físicas e mentais. O Feng Shui considera a casa como um corpo dotado de um próprio metabolismo. A casa é um reflexo de sua vida, bem como de sua saúde.

Escute os sinais do seu corpo

Você já reparou que, muitas vezes, antes de darmos um grande passo em nossa vida, especialmente um passo que exige nossa fé e coragem, nós ficamos doentes?

Essa é uma maneira que nosso corpo encontra de reunir ou poupar energia antes de realizarmos grandes movimentações. A doença nem sempre é um sinal de que algo está errado. Muitas vezes, é um sinal de crescimento. Outras vezes, é apenas um alerta, ou uma pausa para você refletir melhor.

Então, comece a partir de agora a prestar atenção quando o corpo emitir qualquer alerta de desequilíbrio. Muitas vezes, acontece antes de você dar um grande passo ou tomar uma importante decisão. Isso ainda é mais especial quando o passo é crucial para nós mesmos, como casar, mudar de casa, de emprego, de país ou começar algo importante.

Uma simples “baguncinha”, coisas fora do lugar em seus espaços, já podem perturbar seu corpo físico e seu lado emocional.

Para ajudar você a identificar as mensagens que seu corpo emite, vale relacionar as partes do seu corpo com as áreas de sua vida que estejam em desequilíbrio, ou buscando crescimento ou ainda querendo mudanças. 

Considerando tudo isso, a lista abaixo irá ajudá-lo a decifrar seu corpo de acordo com o Feng Shui.

Ouvidos – Trabalho e Carreira

De acordo com o Feng Shui, os negócios e oportunidades de carreira se relacionam com os ouvidos. 

Pense nisso: como aprendemos sobre os assuntos de nosso interesse? ou como avançamos em nossos empregos e negócios? Nós ouvimos sobre eles, consultamos pessoas mais experientes, certo? Se você tem dores de ouvido ou eles te incomodam de alguma forma, avalie como está a área do Trabalho da sua casa. Reflita se você está realmente ouvindo as chances para seguir em frente ou está apenas esperando por um convite? Para seguir em frente, para não perder oportunidades, certifique-se de estar atento às mensagens de negócios ao seu redor.

Esta área do Trabalho é também o setor do dinheiro. Repare que eu disse dinheiro, não riqueza. A riqueza é o dinheiro acumulado, como ações, títulos, conta bancária, bens materiais…(e tem relação com a área da Prosperidade). A área do Trabalho (e também dos ouvidos) traz o dinheiro até você, até a sua porta, semana após semana, mês após mês, através de sua carreira, de seu salário, das vendas que faz e das oportunidades de ganhar dinheiro.

Para garantir esse fluxo livre e contínuo, mantenha os ouvidos limpos, bem cuidados, adornados. Pode até usar o cabelo atrás das orelhas para deixar o canal livre e assim ouvir mais sobre boas oportunidades. Não deixe nenhuma passar! Esteja alerta.

Coração e Olhos – Reconhecimento e Sucesso

A área do Sucesso se relaciona com o coração e com os olhos. Os olhos influenciam a nossa capacidade de ver o mundo, e consequentemente de ver a nossa própria vida. Talvez você não esteja “vendo” as oportunidades. Talvez você esteja cego para as suas chances de avançar. Talvez as pessoas também não estejam enxergando o seu verdadeiro valor. Ou talvez ainda você não esteja seguindo o desejo do seu coração em sua carreira. 

Então, quando temos problemas nos olhos é importante parar e refletir sobre o que estamos evitando ou “preferindo” não enxergar?

Faça o seu melhor para olhar para frente e ser visionário com o seu trabalho ou com o seu negócio. Ser um visionário é seguir o seu coração. É dessa forma que a vida flui. E se seus olhos estão incomodando você, você pode não estar querendo realmente “olhar” para o que te perturba, portanto procure também olhar com o coração. Siga mais sua intuição. Respeite suas emoções e sentimentos.

Os olhos se relacionam com o sucesso e talvez você não esteja se vendo como uma pessoa bem sucedida de verdade. Se você mesmo não se enxerga como um vencedor, por que você espera que as pessoas ao seu redor façam isso?

Pense no que você poderia fazer para mudar a maneira como você se vê e também como os outros o vêem.

Reflita sobre o que você pode fazer para melhorar sua imagem externa, para que você possa “ver” a si mesmo sendo muito melhor sucedido. Novamente, siga seu coração e seu instinto.

Perna, Pés e Pulmões – Família 

A área da Família se relaciona com os pés, pernas e também com os pulmões. Se você tiver problemas com os pés ou com os pulmões, repare se você não tem um problema com a inércia de uma vida parada e estagnada, dificuldades de avançar na vida. Você pode achar que é difícil crescer, seguir em frente ou ter problemas familiares.

Quando os seus pés ou a sua respiração não trabalham como deveriam, você se torna lento na vida. Você sente que a vida está parada ou até indo para trás, retrocedendo e com constantes brigas e discussões familiares. Isso pode se manifestar como problemas nos dedos dos pés, calcanhares rachados, fungos, asma, problemas pulmonares e respiratórios crônicos.

Se você tem que “dar um grande passo” em sua vida, converse com seu podólogo e/ou ortopedista sobre quaisquer problemas nos pés que você possa ter e resolva-os imediatamente para ajudá-lo a progredir na vida. 

Retome sua dieta e emagreça. Se você tiver algum edema pulmonar grave ou inchaço nos pés, reduza a ingestão de alimentos que provocam o acúmulo de água, tais como os carboidratos. Eles criam água em seu corpo e isso te sobrecarrega. Procure sempre uma orientação médica especializada e um nutricionista para ajustar sua alimentação corretamente.  

Vale também dar uma olhada nos sapatos que você está usando. Estão na moda? Eles te apertam, machucam ou incomodam? Você pode estar arriscando seu desenvolvimento e sua saúde. O Feng Shui fala sobre ter equilíbrio, sempre. Então, procure por sapatos que equilibrem a moda com conforto.

Importante você resolver todos os seus problemas e conflitos familiares para que eles não te levem a ter problemas pulmonares ou nas pernas…ok?

Quadris, Coxas e Ossos – Prosperidade, riqueza e abundância

A área da Prosperidade se relaciona com os quadris, coxas e ossos. Esta é uma área que é uma fonte de poder e força. Você pode associar essa área com a sua conta no banco onde você reúne todas as suas economias… sua conta poupança.

Então, se seus quadris estão doendo, se você sofre com o nervo ciático atacado ou de bursite, o dinheiro pode estar pesando tanto em sua mente, esses problemas podem te levar a ter raiva e um dos problemas secundários disso são problemas na vesícula biliar.

Observe a quantidade de dinheiro que você acumula e avalie se ela incomoda você. Você pode estar se preocupando demais por não estar conseguindo guardar dinheiro suficiente, ou para você o suficiente pode nunca ser o bastante. 

Converse com um bom acupunturista ou com um bom massagista para ajudar a soltar seus quadris e coxas, de modo que você não fique tão nervoso com o dinheiro, e assim consiga juntar alguma reserva. Ao ter algum dinheiro investido e guardado, isso ajudará você a se acalmar e também a reequilibrar suas energias.

Estômago e Intestinos – Romance, amor e relações

O estômago dói quando “engolimos sapos” e não digerimos algumas situações complicadas em nossa vida. Quando seu estômago o incomodar, você pode sentir que a situação é demais para ser digerida de uma vez. Talvez você não se sinta realmente amado e querido e isso se reflete em seu corpo. Uma pessoa pode estar decepcionando você ou você pode se sentir pressionado a viver de acordo com expectativas irrealistas da sociedade como um todo.

Na Medicina Tradicional Chinesa o estômago tem uma importante relação com a transformação da energia. É ali que o alimento é transformado em energia.

Assim, problemas digestivos podem ser causados por excessos de pensamentos e preocupações. Atividade mental acelerada e inseguranças também conduzem a uma deficiência de energia (deficiência de chi) no seu do estômago.

Leia mais: O que é Chi e por que você deveria se preocupar com ele?

Problemas ligados ao estômago podem ser por excesso ou falta de energia circulante.  Exemplos de excesso de energia são gastrites, a acnes e dores estomacais… já a falta de energia nesta parte do corpo pode provocar fadiga e indisposição.

Outros órgãos internos também podem ser afetados quando nossas relações não vão bem. Órgãos reprodutores e intestinos também podem sofrer com desequilíbrios na área dos relacionamentos.

Se você quer diminuir ou eliminar problemas estomacais ou intestinais, encontre alguém ou um grupo onde você se sinta aceito e amado. Ou, minimamente desassocie-se daqueles que não te apoiam ou daqueles que drenam sua energia.

Boca e Dentes – Criatividade, Crianças e Projetos

A área da Criatividade do baguá está também relacionada aos filhos, desejos, futuro… Esta área está representada em nosso corpo pela boca e pelos dentes.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá e pra que ele serve?

Quando você tem dores de dente ou problemas na sua boca, você pode ter problemas em se expressar, em extrapolar sua criatividade para o mundo. Você pode estar enfrentando algumas dificuldades em pensar em seu futuro, em criar novos projetos e até estar passando por problemas com filhos.

Logo, a boca e os dentes dizem respeito a declarar suas necessidades, vontades, desejos e sua expressão criativa individual. Quando surgir um problema na sua boca, pergunte-se o que está tentando expressar e não está conseguindo. Avalie o que te impede de se expressar completamente. Talvez você não esteja fazendo jus ao seu potencial criativo.

Pescoço e Cabeça – Amigos e mentores 

A área dos Amigos é representada em nosso corpo pela região do pescoço para cima. Quando temos enxaquecas, problemas de sinusite e qualquer tipo de problema localizado em seu pescoço e em sua cabeça, até mesmo eczema ou caspa, talvez você não esteja organizando devidamente seus pensamentos, ou até esteja os deixando de lado ou mesmo pensando demais e agindo de menos. Talvez você se sinta como se estivesse indo sozinho… sem amigos ou sem alguém para orientar. Talvez você sinta que não está tendo o apoio necessário das pessoas.

Uma boa saída para isso é procurar um mentor para você organizar melhor seus pensamentos e discutir seus planos, além de obter um suporte de alguém (um amigo ou mentor) em quem confia. Talvez se alinhar e conversar com outras pessoas mais influentes poderá ajudá-lo a organizar suas idéias. 

Se você encontrar pensamentos brotando em sua cabeça o tempo todo, peça ajuda para canalizar e organizar melhor todos eles. Tente encontrar tempo e espaço para “limpar a sua cabeça” e aliviar sua mente. Vá a lugares como as montanhas ou praias, onde você possa ver o horizonte… enxergar uma longa distância, pisar na areia ou na terra e liberar a tensão que está em sua cabeça.

Avalie também se as pessoas que deveriam ser prestativas em sua vida estão começando a te dar dores de cabeça. Se sim, a área dos Amigos de sua casa pode estar com algum desequilíbrio.

Mãos – Espiritualidade e Sabedoria

Essa área da Espiritualidade está associada ao aprendizado, boas decisões e à sabedoria e se relaciona com as nossas mãos. Quando há um problema com as mãos, as decisões podem ser apressadas, precipitadas ou sem uma devida reflexão (sem a devida sabedoria)

As mãos são a extensão do cérebro fora do nosso corpo. Elas executam as ações comandadas pelo nosso cérebro. Como estão suas mãos? Você tem freqüentemente machucado suas mãos? Se sim, você pode ter problemas com pensamentos confusos e incapacidade de executar boas decisões.

Para ajudar a sua mente e a capacidade de tomar boas decisões, concentre-se em onde estão suas mãos e no que elas estão fazendo. Dê-lhes cuidado e atenção extra. Quando foi a última vez que você esteve em sua manicure? Quando você cuida bem das mãos, seus pensamentos irão se ordenar, você agirá com mais sabedoriaTer mais consciência sobre suas mãos o ajudará a organizar melhor seus pensamentos, deixando-os mais claros e mais assertivos.

Coluna vertebral – Saúde

A área da Saúde é a área central da nossa casa. Logo, ela é também a área central de nosso corpo, representada pela nossa coluna vertebral. É nossa espinha dorsal que dá a sustentação para nosso corpo, e consequentemente sustenta também as oito áreas a sua volta.

O guá da Saúde está relacionado à saúde física, mental e espiritual, é onde o céu se conecta a terra. É o lugar da paz e do equilíbrio. O guá da Saúde representa nosso corpo, a coluna vertebral, por onde fluem todos os comandos responsáveis por nosso equilíbrio, em todas as áreas.

Dessa área central (guá da Saúde), a energia se irradia para todas as áreas. Sem equilíbrio, sem saúde, não temos energia para realizar as tarefas da vida. O centro é considerado o lugar de equilíbrio e harmonia. É o nosso eixo. Quando o centro está equilibrado, ele gera energia e suporta todos os 8 guás a sua volta.

Portanto, ter uma desarmonia na área central da sua casa da casa significa que terá uma tendência maior em ter problemas de saúde, em especial problemas de coluna.

Resolvendo seus problemas de saúde

Agora que você aprendeu como relacionar seus problemas de saúde com as áreas do baguá. Avalie como está a área que se relaciona com o problema de saúde que você vem enfrentando ou que tem te preocupado.

Segue um resumo das áreas do corpo relacionadas com as áreas do Baguá:

Parte do Corpo Área do Baguá
Ouvidos e Rins Trabalho e Carreira
Coração e Olhos Reconhecimento e Sucesso
Pernas, Pés e Pulmões Família
Quadris, Coxas e Ossos Prosperidade, Riqueza e Abundância
Estômago e Intestinos Relacionamentos, Amor e Relações
Boca e Dentes Criatividade, Crianças e Projetos
Pescoço e Cabeça Amigos, Pessoas que ajudam e Viagens
Mãos Espiritualidade e Sabedoria
Coluna vertebral Saúde

Leia mais: Como solucionar problemas comuns da vida usando os cinco elementos

Por exemplo, se suas mãos te preocupam, avalie a área correspondente a área da Espiritualidade de sua casa. Vistorie muito bem essa área, veja todos os bloqueios, detecte se há área faltante, objetos inúteis, coisas paradas e quebradas. Verifique se há vazamentos, infiltrações, bloqueios, barreiras, drenos, coisas que te impeçam de se movimentar e agir. Limpe, organize muito bem essa área, e faça as alterações necessárias.

Outro exemplo, vamos supor que você precise fazer uma cirurgia no seu pé. De acordo com o Feng Shui, a área que se relaciona com os pés é a área da Família. Localize a área da Família na planta baixa de sua casa. Inspecione essa área, detecte áreas faltantes ou situações passíveis de causar preocupação. Procure principalmente por coisas que possam te fazer tropeçar…obstáculos e barreiras. Da mesma forma que no exemplo anterior, você deve limpar, organizar e fazer as mudanças necessárias nessa área. 

Esse é um método que você pode aplicar para todos os problemas e preocupações relacionados a sua saúde física, emocional e mental.

Considerações Finais

Podemos considerar que temos 3 casas…nosso lar, nosso corpo e nosso planeta… Como você tem cuidado delas? Podemos começar a ajudar mais o planeta organizando o que está ao nosso alcance primeiro, certo? Examine sua planta baixa, identifique as áreas do baguá, avalie sua mobília, identifique barreiras, obstáculos e drenos de energia, e assim diagnostique as áreas problemáticas, faça as correções necessárias, reequilibre o chi da sua casa e do seu corpo, melhore assim sua saúde.

Lembre-se, surgindo um problema físico ou emocional, vale procurar uma orientação médica capacitada e especializada. Mas, paralelamente, promova também os ajustes de Feng Shui em seu lar. O Feng Shui ajudará imensamente você a resolver o problema (ou no mínimo entende-lo melhor).

O artigo de hoje foi para você refletir sobre a morada da sua mente e do seu espírito que é o seu corpo. 

Assim como na nossa casa, se não tivermos um bom fluxo de energia passando pelo nosso corpo também podemos ficar desequilibrados.

Agora eu quero que você faça uma avaliação. Quais são os sintomas físicos que estão te incomodando? Preste atenção nos problemas de saúde que está enfrentando e os relacione com as áreas do baguá na sua casa… encontrou alguma “coincidência”?!

Espero que as reflexões te façam repensar os cuidados com seus espaços e os impactos que suas ações e pensamentos provocam em seu corpo. E à medida que tomamos consciência disso tudo possamos então melhorar e evoluir ainda mais.

Se você gostou desse artigo comente e compartilhe-o! Vamos levar essas reflexões para mais e mais pessoas despertarem para essa linda sabedoria milenar.

9 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Anali tudo bem? Gostei muito do artigo e estou com uma dúvida.
    Eu apliquei o baguá na planta da minha casa e descobri que metade do meu sucesso e todo a área do relacionamento estão faltantes e meu marido está sempre com dores de estômago, e por enquanto não podemos mudar de casa… O que você me sugere para que eu possa corrigir essa falta. Muito obrigada desde já.

    • Oi Paola… Agradeço seu contato! Fico feliz que tenha gostado do artigo!! Então…para correção de área faltante vc pode usar espelho…duplicando a área atrás dele (que seria a área faltante). Se a área faltante é grande o espelho também deve ser…ok? Lembrando que um espelho nunca deve cortar a cabeça de ninguém da casa ou dividir a imagem…Mas seria interessante vc reconfirmar seu bagua.. pois se vc tem exatamente metade do sucesso faltante e relacionamento tb…talvez vc tenha um excedente na prosperidade e no sucesso. (Tem que medir certinho)… (Apesar de que as dores no estômago indicam sim problemas na área do relacionamento…)

      • Oi Anali obrigada pela resposta. Vou confirmar as medidas e qualquer coisa volto a ter contato com você para tirar alguma dúvida. Obrigada novamente, gosto muito dos seus artigos! Já recomendei a revista eletrônica pra uma amiga minha e para a minha mãe que gosta muito do conceito do Feng Shui! Muito obrigada e um abraço!

  2. Amei o artigo!
    Eu posso colocar o cristal multifacetado de 40 mm em todos ambientes de casa ?
    No lavabo de casa tem uma quina e lá nessa área está o relacionamento .
    Tenho dores nos pés e nervo ciático e quadril . O q faço para equilibrar .
    Gratidão

    • Olá Jane… agradeço seu contato e seu carinho! Então… não tem a minima necessidade de colocar um cristal em cada cômodo. Cristais tem que ser colocados para correções especificas e com uma intenção determinada. Vc precisa olhar com carinho sua área da Prosperidade, da Família e da Saúde. No próprio artigo indico as formas de potencialização de cada área… 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui