Deixe a energia circular

O Feng Shui é uma técnica de harmonização de ambientes que tem por objetivo garantir um bom fluxo de energia em seus espaços. Logo, uma das preocupações mais comuns no Feng Shui é avaliar a circulação de energia e identificar todas as barreiras que dificultam o seu livre fluir.

Ter uma árvore em frente a sua porta, ou uma parede logo a frente e voltada para a porta da sua casa, ou ainda um móvel grande no meio do caminho, são considerados barreiras ou bloqueios energéticos.  Eles podem parar, bloquear, dificultar e impedir que a energia se mova adequadamente.

Dessa forma, quando a energia não flui adequadamente nos seus ambientes, sua vida também não irá fluir como você gostaria. Sempre falo isso e repito: nossa casa espelha nossa vida. E, ao nos depararmos com muitos bloqueios pela casa, teremos também bloqueios em nosso dia a dia. Desde dificuldade para engravidar, problemas financeiros, problemas para emagrecer, doenças, poucas oportunidades, dificuldades diversas e muitos outros problemas.

O que são drenos de energia?

Assim como os bloqueios físicos, os drenos de energia podem afetar muito nossa vida, mas em uma intensidade muito maior. 

Mas, o que são drenos de energia segundo o Feng Shui?

Os drenos de energia são os buracos e os esgotos da sua casa, ralos e vaso sanitário, por onde as boas energias podem escoar. São os escapes de energia que levam embora toda a sua renda, sua felicidade, o seu sucesso, o seu casamento ou até a sua boa saúde.  

Bom, é certo que os bloqueios causam muitas dificuldades, mas os drenos podem causar sérios danos quando presentes nos ambientes.

Esses escapes de energia escoam todas as boas energias de sua boa vida. Você tem a sensação de que sua vida está indo ladeira abaixo… e não avança em nenhum aspecto.

Agora, você já ouviu falar da história do sapo que morreu cozido, pois, não percebeu que a água da panela estava a aquecer? Muitas vezes, esses drenos são tão sutis que você não percebe imediatamente o escoamento da energia. Semelhante ao sapo da história, que não reconhece que está em apuros até ser fervido até a morte.

Você pode até aprender a lidar com todos os problemas, mas nunca aprende como superá-los. Por isso é tão importante ter um olhar holístico e avaliar sua casa também sob a ótica do Feng Shui, e assim, encontrar soluções adequadas para que sua vida flua melhor!

A seguir, irei falar como identificar os principais drenos de energia e, na sequência, falarei como você pode evitar que sua energia seja escoada e como superar esses problemas.

Como identificar os drenos de energia em sua casa?

Uma casa não existe sem os ralos e vasos sanitários, certo? Então, como deixar sua vida sem a presença desses drenos? Já que retirá-los não seja fisicamente possível, então… resta-nos evitar que eles escoem as energias dos ambientes. Vou falar aqui como recuperar o equilíbrio de seus ambientes e de sua vida e, ainda, impedir esse escoamento de uma forma prática e sem muitos traumas…

Sendo assim, vou trazer para a discussão reflexões sobre os drenos de energia mais comuns e que podem criar muitos problemas… Você será capaz de identificar coisas que geram estagnação, declínio de vida, escoamento de energia e danos diversos. ok?

Valas

Quando você vê uma vala logo a frente do portão ou porta da frente, sua atenção e a energia (chi) da de sua casa, fluem para lá. Como corrigir? Faça algo para bloquear ou desviar essa visão, como criar um belo jardim, com plantas e flores bem bonitas.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Caso contrário, sua vida se tornará uma batalha difícil. As boas energias mal vão conseguir chegar até sua casa, sendo drenadas pela vala antes disso. E o que acontece com uma casa sem energia? Ou com um corpo sem energia? Melhor evitar esse tipo de situação ou corrigi-la urgente.

Escadas

Se a sua porta da frente está muito perto de uma escada ou se está em frente a um conjunto de escadas, a energia é toda sugada para essas escadas e vai para longe da sua casa e da sua vida. Dessa forma, ela é atraída pelas escadas e segue outros caminhos deixando de circular pelos seus ambientes, criando uma série de problemas como falta de prosperidade, falta de vitalidade, falta de oportunidades, cansaço, desânimo.

Escadas precisam ser analisadas com muito carinho, pois podem tanto conduzir a energia até você quanto a levá-la para longe… Essencial saber atrair o chi para dentro do seu lar !

Leia mais: Escadas de acordo com o Feng Shui

Flores secas, plantas mortas

Se você simplesmente gosta de flores secas ou elas te trazem boas lembranças, ok! Mas alerto, ter energia morta em sua casa irá drenar a sua saúde e seu bem-estar financeiro. Isso também vale para árvores ou arbustos mortos.

Vale reavaliar inclusive a presença de flores artificiais em seu espaço também. Estas são flores sem vida, que geram energia estagnada e ainda se tornam belos depósitos de pó.

Portanto, tenha em sua casa a força da natureza viva com todo o seu potencial vibracional. Nada de coisas sem vibração ou poder. Traga a vitalidade do verde para o seu lar e deixe a cor ocre bem longe de sua casa. (Baixe o e-book gratuito sobre Cores & Feng Shui, disponível aqui na Revista Digital Mais Feng Shui, para entender melhor a vibração do ocre…).

Leia mais: Cor ocre – O poder das cores

Visões desagradáveis

O chi é uma energia viva e, para onde o olho passa, o chi flui. Se seu olho é sempre atraído para uma paisagem desagradável que possa existir ao redor de sua casa, isso drena a energia dela.

Essa paisagem desagradável pode ser carros abandonados, casas e construções abandonadas, coisas quebradas ou descartadas, uma grande rede elétrica suspensa, torres de alta tensão, uma árvore morta ou qualquer coisa que não seja bonita de olhar. 

Portanto, observe muito bem seus arredores e faça o possível para distrair seu olhar só com vistas bonitas e agradáveis. Mude seus caminhos, se preciso for, e providencie a remoção ou conserto do que estiver ao seu alcance.

Elevadores

Especialmente aqueles localizados em frente a porta principal drenam as energias toda vez que se abre em frente à sua casa. Esses elevadores podem causar problemas que variam desde dificuldades de relacionamento, dificuldades conjugais, incapacidade de atrair um companheiro, até problemas de carreira e sérios dilemas financeiros. Elevadores no meio dos apartamentos também são drenos potenciais da saúde de todos que vivem no espaço.

Se você se identificou com essa situação, sugiro que chame um consultor para avaliação de sua casa. Pois essa cura exige uma cura transcendental e curas transcendentais são muito poderosas para serem transcritas aqui, em respeito à tradição milenar.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Banheiro ou cozinha em frente à porta principal

Estas configurações podem causar um declínio na sua saúde, diminuição na chegada de oportunidades e escoamento de suas finanças. A energia ao entrar na sua casa será escassa e drenada não circulando pelo restante da casa.

Logo, se este é o seu caso, deixe a porta do banheiro ou cozinha sempre fechada e espelhe toda a sua superfície externa. A ideia é camuflar a porta ali e eliminar essa desfavorabilidade da sua entrada. Pendurar um cristal multifacetado também ajuda a manter uma boa circulação de energia no local.

Banheiros

Os banheiros são drenos potenciais de energia dos ambientes. Afinal, eles possuem muitos escapes de energia em um único espaço.

Apesar de necessários, os banheiros sugam as energias do seu lar e podem também o contaminar com baixas vibrações. Portanto, recomenda-se deixar as portas deles sempre fechadas, dar descarga com a tampa abaixada, fechar todos os ralos e ainda pendurar um cristal multifacetado no batente de suas portas.

Agora, se por acaso algum banheiro de sua casa estiver localizado na área da Saúde, do Sucesso, Amigos ou da Prosperidade, ai sim, você precisa realmente se preocupar e chamar um consultor para estancar esse forte dreno de energia de sua casa e de sua vida…

Leia mais: Como os banheiros influenciam na sua vida segundo o Feng Shui

Banheiros no guá da Saúde, Sucesso, Amigos e Prosperidade

Ao aplicar o baguá em sua planta baixa, você se deparar com banheiros em alguns desses 4 guás, pode apostar que sua vida está sendo impactada fortemente. Se o banheiro ficar na área da Saúde, sua saúde e a saúde de todos na casa pode estar sendo prejudicada.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá e pra que ele serve?

Se o banheiro ficar na área correspondente ao Sucesso, você pode não se sentir reconhecido, se sentir sempre frustrado, não colhendo os esforços de seu trabalho. Se você possui um banheiro na área da Prosperidade, ou Amigos, ai posso apostar que suas finanças estão literalmente indo pelo cano, e você enfrentando dificuldades tanto para ganhar quanto para guardar dinheiro.

Agora, se o seu caso é um banheiro localizado no Sucesso, na Saúde ou na Prosperidade ou nos Amigos, ai minha sugestão é que você procure um bom consultor de Feng Shui para correção desse desequilíbrio, que é bem sério e drena as boas energias da sua casa e da sua vida. Se este for o seu caso, saiba que a cura para essas configurações são transcendentais e por isso, requerem a orientação de um especialista.

Banheiros em outros guás não são considerados um problema… mas, você deve seguir as mesmas recomendações: porta fechada, tampa do vaso abaixada, ralos tampados, e, um cristal multifacetado na porta. Ok?

Bocais de lâmpada vazios e Buracos de interruptores

Sabe aquele buraco na parede a espera de um interruptor que não teve sua instalação finalizada na última reforma? Ou algum buraco qualquer na parede ou teto a espera de uma massa corrida ou de uma cobertura? Ou então, um bocal em que a lâmpada queimou…você a retirou e ficou lá um buraco vazio a espera de uma nova iluminação? Todos esse buracos precisam ser fechados, pois são considerados drenos de energia também. Além de não serem esteticamente bonitos, certos?

Em lojas de materiais para construção e de iluminação há várias peças e placas (bem baratinhas) específicas para tampar esses buracos dando um acabamento melhor a sua parede e evitando a visão direta do buraco.

É muito importante que todos os interruptores da casa funcionem e que não existam bocais sem lâmpadas (e nem com lâmpadas queimadas) nos ambientes. Evite o escape de energia em seu lar…

Como ajustar ou diminuir o impacto dos drenos de energia? 

Bom… se você se identificou com algumas dessas situações, nem tudo está perdido.

Certifique-se de trabalhar para ativar sua porta da frente e incentivar a energia chi a entrar em sua casa e trazer oportunidades à sua vida. Capriche mesmo na entrada de sua casa! É onde tudo começa a fluir !

Acrescente mais luz

Mantenha sua porta bem iluminada com luzes diretas e indiretas, cordões de luzes, abajures, spots, luminárias. Mantenha sua porta da frente bem iluminada e assim você ajuda a atrair mais energia para sua casa e sua vida.

Isso vai trazer mais clareza para a sua vida, vai atrair mais oportunidades, vai chamar mais a atenção das energias e convidá-las a entrar em sua casa.

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa segundo o Feng Shui

Tenha plantas

Uma planta bonita, um belo arranjo de flores, em um vaso bonito, ou até mesmo vários deles na entrada, vão ajudar a trazer vida e vitalidade à sua porta da frente. Um quadro de suculentas preso à porta pode dar um charme extra e chamar a atenção das boas energias para sua casa.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Segundo o Feng Shui, as plantas e as flores revigoram e potencializam qualquer ambiente com sua vitalidade e poder. Elas não só atraem boas energias como as geram em seu lar. Além disso, as plantas ajudam a renovar a qualidade do ar e outras ajudam a reduzir os efeitos prejudiciais causados pela radiação eletromagnética emitida pelos aparelhos eletroeletrônicos. 

Leia mais: Plantas indicadas pela NASA

Sempre é bom ter plantas que se ajustem ao ambiente. Avalie a luminosidade, a quantidade de água necessária e as características de cada planta. Não adianta ter planta em casa se ela não estiver bonita e bem cuidada. Se uma planta sua estiver morrendo ou muito fraca retire-a dos ambientes até que se recupere. Essa falta de vitalidade vai ter um efeito contrário do que você deseja, ou seja, atrairá energias negativas.

Leia mais: Plantas para serem usadas com sabedoria, de acordo com o Feng Shui

Capriche na sua porta

Já falei em outro artigo sobre a enorme importância da porta da frente. Então, todo cuidado com ela é pouco na questão de atrair ou manter as boas energias em seu lar…

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui? 

Experimente adicionar um novo capacho na entrada, trocar a pintura externa, dar uma nova camada de verniz, ou ainda pendurar um lindo adorno na porta, tudo isso irá convidar as oportunidades a entrarem em sua casa.

Mantenha a sua entrada sempre em ótimas condições, convidativa e bem arrumada.

Bloqueie vistas desagradáveis

Mas, o que seriam vistas desagradáveis? Elas podem ser a vista um banheiro (avistado à partir da porta da frente), uma vala, obras e coisas abandonadas (que não estejam ao seu controle interferir).

Então, use cortinas, plantas ou qualquer coisa que impeça seus olhos verem essas imagens nada bonitas. No caso do banheiro, você pode espelhar a porta dele também, como forma de impedir o escoamento de suas finanças. 

Você pode tentar “desviar” a atenção do seu olhar, com vasos de flores bonitas, com uma escultura, com um biombo, ou mesmo construir um jardim… Use sua criatividade.

Ative o interior da sua casa

Use ativadores como, por exemplo, uma fonte de água na entrada de sua casa. Ela irá ajudar a trazer energia chi benéfica à sua porta. Quando o elemento água está presente de forma equilibrada em seus ambientes, a carreira e os negócios fluem mais suavemente. A água também ajuda nos processos intuitivos, ajuda a criar insights. Ela pode nos ajudar nos sentirmos mais inspirados, revigorados e espiritualmente conectados.

Leia mais: Como solucionar problemas comuns da vida usando os cinco elementos

Sinos dos ventos na entrada de casa também são bons ativadores de energia além de mensageiros de boas novas. Eles também são conhecidos como mensageiros da felicidade ou espanta maus espíritos. Eles são considerados tanto como um simples objeto de decoração, quanto também um excelente imã para atrair prosperidade. Além de harmonizarem o ambiente com seu toque delicado e movimento natural, eles equilibram e movimentam a circulação das energias no local onde estão. Eles limpam os arredores das energias negativas, promovem o relaxamento e ainda embelezam seu espaço! Ficam lindos em janelas, sacadas, varandas, jardins e em qualquer lugar dentro de casa mesmo! É o objeto perfeito para trazer boas energias para a casa toda e ainda fazê-las circularem por todos os ambientes.

Cristal Multifacetado

O cristal multifacetado é muito utilizado no Feng Shui para corrigir fluxos energéticos e curar desequilíbrios de qualquer ambiente. Logo, eles podem ser úteis se você deseja uma melhor circulação de energia na sua casa. E suas múltiplas facetas formam diversos prismas de luz e enchem os locais com seu brilho e luz.

Ao colocar um cristal multifacetado em janelas ou portas, ele também irá rebater qualquer energia provinda da área externa, além de fazer com que as energias circulem melhor pelos espaços.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: O que são e como usá-los?

Avalie sua casa e aplique as recomendações!

Faça já uma avaliação de seu espaço. Sente que a sua casa tem algum bloqueio ou dreno de energia? Sente que sua prosperidade anda escapando da sua vida? Sente-se cansado e esgotado em seu lar? Sente que as oportunidades não estão chegando? Tudo isso pode ser explicado por esses drenos que comentei acima. Logo, observe seus ambientes com total atenção e identifique, você mesmo, esses possíveis desequilíbrios, ou peça ajuda especializada!

Não deixe sua energia ser drenada! 

Então, desafio você a identificar quais os drenos que existem em sua casa. Desafio você também a avaliar os impactos deles em sua vida e aplicar todas essas dicas em sua casa. E, depois, me contar o que mudou, e quais foram os impactos dos ajustes na sua energia, na energia da sua casa e na sua vida. Topa o desafio de melhorar as vibrações da sua própria casa?

Gostou deste artigo? Você se identificou? Aprendeu algo novo? Comente aqui e também marque seus amigos, que possam estar sofrendo com esses drenos energéticos e nem sabem que eles existem em seu próprio lar.

20 COMENTÁRIOS

  1. Em artigo recomenda espelhar a parede e porta do banheiro quando estiver frente na porta de entrada.
    Se faz isso, o chi não rebote quando ingressa? Tem presente que o banheiro fica frente da porta, a 4 metros de distância. Quê se faz?

    • Oi Sonia. Agradeço seu comentário e interesse… A necessidade de espelhar a porta do banheiro que esteja na entrada é para evitar que as energias que entrem sejam sugadas e drenadas por esse banheiro. Esse espelho retira também a barreira que uma parede ou porta bem a frente da entrada provoca, trazendo bloqueios e dificuldades para a vida dos moradores. O espelho só rebate a anergia negativa se assim for programado para fazer… mas nesse caso ele está apenas “sumindo” tanto com a parede como com o banheiro…ampliando a visão e dando a impressão de um espaço maior… Consegui explicar melhor? Beijos.

  2. O Studio em que moro tem apenas 26 m2 em conceito aberto, para uma pia de cozinha na entrada, Sofá e cama de casal. Para dar amplitude, coloquei portas com espelho no armário guarda roupas, que fica de frente para a porta do banheiro. Ou seja, a minha cama fica entre o armário com portas de espelho e a porta do banheiro. Além de ver minha imagem deitado na cama, ainda estou dormindo ao lado do banheiro. O que posso fazer para evitar que minha saúde e prosperidade sejam drenadas?

    • Olá Marcio, Agradeço seu contato e seu interesse! Eu precisaria ver a planta para poder avaliar melhor, mas de cara já diria para vc colocar um cristal multifacetado de 40mm no batente da porta do banheiro… Cristais na porta dos banheiros sempre são excelentes correções energéticas. 😉

  3. Bom dia, Anali! Tudo bem? Muito interessante seu artigo. Ainda não terminei a leitura, mas já me surgiu uma questão quando você fala sobre não ter plantas secas em casa. Eu tenho meu bouquet de casamento seco em cima da estante da sala. Pra mim significa uma recordação de um lindo dia. Eu deveria descartá-lo ou tem alguma forma de mantê-lo sem que sugue nossa energia?

    • Oi Kassandra!!!! Tudo bem?! Então… se o arranjo é seu bouquet de casamento e ele te traz boas recordações não tem problema nenhum deixá-lo ai… Só capriche em sua manutenção e conservação para deixá-lo sempre bonito! 😉

  4. Olá, Boa tarde! Minha casa é pequena então sala e cozinha são o mesmo espaço. O único lugar que meu fogão pode ficar é ao lado da porta principal. Encostado na parede, bem na net rafa da porta principal. O que posso fazer para melhorar esta situação?
    Desde já agradeço!

    • Olá Patricia… no seu caso eu teria que olhar o local.. ficou meio difícil imaginar a situação e propor melhorias… Avalie realizar uma consultoria… assim vc corrige essa situação e todas as outras de sua casa… 😉 Beijos.

  5. Olá, Boa tarde! Minha casa é pequena então sala e cozinha são o mesmo espaço. O único lugar que meu fogão pode ficar é ao lado da porta principal. Encostado na parede, bem na ao lado da porta principal. O que posso fazer para melhorar esta situação?
    Desde já agradeço!

    • Oi Patricia, Difícil sugerir uma correção sem olhar o espaço… Não ficou claro se você tem ou não visão de quem entra na cozinha… Avalie realizar uma consultoria… assim posso te ajudar mais profundamente a resolver esta e muitas outras questões! 😉

    • Oi Maria Fernanda…Realmente essa não é uma posição nada favorável….possível de ser corrigida, no entanto, a correção para isso é transcendental…. Curas transcendentais são passadas apenas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos… São ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… por isso só os passo em consultoria…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui