O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que vem se popularizando no ocidente, principalmente devido aos comprovados efeitos positivos que ela proporciona ao ser aplicada e seguida. Nossa missão aqui na Mais Feng Shui é desmistificar e disseminar essa técnica cada vez mais, para que mais pessoas possam também se beneficiar com esse conhecimento milenar.

Segundo o Feng Shui, nossa casa é um reflexo de nossa vida em diversas áreas (trabalho, relacionamentos, família, prosperidade, saúde,…). Se nossa casa não está energeticamente favorável, muitos problemas podem ser atraídos para nossa vida, tais como: falta de reconhecimento, falta de prosperidade financeira, problemas familiares, problemas de saúde, entre outros.

Neste sentido, o objetivo do Feng Shui é harmonizar energeticamente nossos lares para que possamos viver uma vida plena e da forma mais harmônica possível! Se nossa casa está “bem” e “saudável”, essas condições irão se refletir em nossa vida também!

Para se aplicar de forma efetiva o Feng Shui, em nossos ambientes, utilizamos uma ferramenta chamada Baguá, sobre a qual detalharei o que é e como aplicá-la mais pra frente neste artigo. Mas, antes é importante falar um pouco sobre Feng Shui e sobre energia, para que você entenda de forma definitiva o que é um Baguá e, o quanto é importante realizar esse mapeamento em seu lar.

Feng Shui e energia

O Feng Shui é muito associado às energias… e não me refiro à energia elétrica… Refiro-me à uma energia sutil que circula (ou não) em suas casa, à energia do simbolismo de determinadas cores, imagens e objetos… refiro-me a algo que não podemos ver, mas que todos nós podemos sentir.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Esse conceito parece muito abstrato, mas vou tentar explicar de outra forma: Você já entrou em algum lugar onde se sentiu super bem a ponto de não querer mais sair dali? Ou ao contrário, você já entrou em algum lugar com um “clima” pesado? Ou você já viu uma imagem que te transmitiu algo muito agradável? Ou ouviu um som gostoso? Sentiu um cheiro delicioso?… todas essas sensações estão relacionadas as energias positivas ou negativas presentes nos ambientes.

Leia mais: O que é Feng Shui?

Mas, como saber exatamente em nossas casas o que pode estar afetando a nossa prosperidade, nossos relacionamentos, e até nossa saúde? É neste momento que entra o “Baguá”. Com este instrumento (ou ferramenta) é possível determinar em nosso espaço, qual área da casa corresponde a qual área de nossa vida, e assim encontrar os desequilíbrios energéticos ou potencializar ainda mais o que já está equilibrado.

Como descobrir qual parte da minha casa está relacionada com determinada área de minha vida?

Uma parte fundamental da aplicação do Feng Shui é descobrir onde em seu ambiente você deve fazer alterações para obter os resultados que você deseja. Uma maneira importante de descobrir onde fazer estas alterações é mapear energicamente seu espaço para ver quais partes do seu ambiente correspondem à quais partes de sua vida e a partir dessas descobertas fazer todos os ajustes.

Para determinar a correspondência das áreas da sua casa com as áreas da sua vida utilizamos o Baguá, uma figura geométrica de 8 lados. Também chamamos esse processo de mapeamento das áreas de “Aplicação do Baguá”, que é um processo de mapeamento visual, aplicável em qualquer espaço.

O baguá é como se fosse um “mapa” octogonal que divide sua casa em nove áreas iguais, às quais podemos chamar de Áreas da Vida.

As áreas da vida estudadas pelo Feng Shui são: 

  • Trabalho ou carreira;
  • Espiritualidade ou sabedoria;
  • Família;
  • Prosperidade;
  • Sucesso;
  • Relacionamentos;
  • Criatividade;
  • Amigos ou viagens e;
  • Saúde.

Ao aplicar o baguá em sua casa, você adquire uma ferramenta forte e poderosa para identificar onde atuar para criar as mudanças de vida desejadas.

Por exemplo: Se uma pessoa ao aplicar o baguá na casa dela verificar que a área da prosperidade corresponde à aquele quartinho da bagunça, como você acha que estarão as finanças daquela casa?

Ou… se uma pessoa vive constantemente doente, qual localidade da casa essa pessoa deve prestar mais atenção? Com o baguá, é possível responder esse tipo de pergunta.

Explicando melhor o Baguá

O Baguá é um octógono constituído por oito lados e que no Feng Shui é aplicado sobre a planta baixa de terrenos ou construções. Essa planta baixa pode ser entendida como um “desenho” ou “projeto” da sua casa.

Leia mais: A importância da planta baixa ou desenho em escala para aplicar o Feng Shui

O Baguá é um importante instrumento do Feng Shui que identifica e relaciona cada área da nossa casa com todas as áreas da nossa vida. Ele é uma espécie de mapa que irá revelar a você quais áreas em sua casa devem ser harmonizadas para melhorar determinada área de sua vida. A tradução do termo Baguá em chinês é  ba= oito e guá= lados. Cada um dos 8 guás simboliza uma área de sua vida, que pode ser localizada facilmente com a utilização desse mapa.

O número 8, segundo os chineses, representa um equilíbrio espacial. Segundo eles, para um ambiente ser equilibrado não podemos ter nenhuma área faltante neste mapa.

Baguá é um mapa energético de sua casa!

Como mencionado, o baguá deve ser aplicado sobre a planta baixa do local onde você deseja colocar o Feng Shui em prática. 

Você pode utilizá-lo na planta inteira de sua casa, no terreno todo da construção, ou ainda aplicá-lo individualmente em seu escritório, no seu quarto, na sua mesa de trabalho, no seu carro… Cada guá (lado) poderá ser potencializado com determinadas cores, formas, objetos, elementos, e objetos mais adequados àquele ambiente. Essa é uma técnica eficiente de ver e entender o invisível e também de compreender o quanto nossos espaços influenciam nossa jornada.

A aplicação do baguá, como ferramenta de análise do Feng Shui, permite discernir como as partes do seu espaço estão afetando as partes correspondentes de sua vida. Todos os espaços afetam você! Mas, a questão importante é esta: quais espaços afetam o quê em sua vida? O baguá dá uma boa orientação para esclarecer esse questionamento.

O baguá, como mapa energético (ou instrumento para identificar as energias em seu espaço), aplica a sabedoria do I-Ching (um antigo livro de conhecimento chinês) aos espaços físicos. Usando o baguá, você divide qualquer espaço em nove seções: oito lados mais o centro. E, cada seção tem seu próprio conjunto de influências e energias. 

Para aplicar o baguá você precisa de um espaço definido e delimitado. Um espaço definido deve ter limites específicos e uma entrada principal bem identificada e delimitada. Deve ser rodeado por quatro paredes, portas, janelas e teto. Se não atender essas características o espaço não entra no mapeamento do baguá, como por exemplo, espaços abertos (sem cobertura ou sem alguma das quatro paredes).

Tipos de Baguá e suas diferenças

A tradução literal de Baguá pode ser encontrada também como oito trigramas.

Esses trigramas são formados por conjuntos de três linhas, cada uma com significados específicos, representando energias Yin e Yang combinadas de 8 diferentes maneiras. Elas podem ser contínuas, representando a energia Yang (masculina), quebradas, simbolizando a energia Yin (feminina) ou ainda combinadas entre si.

Leia mais: Yin e yang o que é e como aplica-lo em sua casa

É importante esclarecer que existem dois tipos diferentes de Baguá. Um é chamado de Baguá do Céu Anterior e outro de Baguá do Céu Posterior. Cada um destes baguás possui uma ordem específica e particular de trigramas. E por isso, possuem diferentes aplicações ou usos no Feng Shui.

O que diferencia os dois tipos de baguá é a ordem dos trigramas. Um é o inverso do outro. Um tem o movimento de dentro para fora: da essência do universo para fora (céu posterior) e o outro de fora para dentro (céu anterior). Essa apresentação sugere que nós estamos sempre ao centro recebendo o chi dos trigramas que fluem à nossa volta. Dessa forma, recebemos e aceitamos essas influências e as transformamos por meio de nossas ações.

Baguá do céu anterior

Esse baguá possui uma ordem de trigramas que explica os fenômenos da natureza. Esses trigramas distribuídos nessa configuração do céu anterior também representam a ordem cósmica e estão relacionados com tudo que antecede a manifestação da matéria.

Esse baguá é o indicado para ser colocado do lado de fora e acima da porta de entrada como um amuleto de proteção e poder. Sua função nessa posição é orientar a distribuição das energias de forma harmoniosa dentro de um ambiente e, assim interferir positivamente nos diversos setores da vida de cada um. É comum encontrarmos esse baguá confeccionado com espelho, pois o reflexo do espelho aliado à figura geométrica octogonal e aos trigramas formam um escudo protetor que repele energias negativas.

É importante prestar atenção ao desenho dos trigramas para identificar o Baguá do Céu Anterior, pois esse tipo de Baguá só pode ser usado do lado externo da casa ou do imóvel, por conta de sua simbologia de proteção e energias ligadas ao Universo e que precede a sua existência.

Baguá do céu posterior

Nesse baguá, os trigramas são compostos pelas mesmas linhas Yin e Yang, porém estão em ordens diferentes. Esses trigramas distribuídos dessa forma representam a ligação dos fenômenos da natureza com os homens, com a ciência, com a geografia e com a vida na terra, ou seja, a própria existência e a materialização do Universo. Representa um sistema de energias sinalizando que o mundo se manifesta em continua mutação. Esse baguá liga as leis da natureza com a humanidade.

Esse é o baguá usado nos mapeamentos dos ambientes em uma consultoria de Feng Shui. E, é sobre esse baguá que estarei falando nesse artigo, ok?

Onde posso aplicar/usar o Baguá?

Esse mapeamento pode ser usado para aplicação na planta baixa da casa, do apartamento, do terreno, da empresa, indústria, comércio ou até mesmo em ambientes específicos, como quartos, escritório, carro, mesa de trabalho, bolsas e carteiras… 

Leia mais: Feng Shui em bolsas e carteiras

Esse baguá, como principal ferramenta do Feng Shui, deve ser utilizado apenas para o mapeamento das áreas. Não deve ser usado como objeto de decoração no interior de uma casa. 

Ele é uma ferramenta de estudo que traz muitas respostas sobre sua vida atual e a relação dela com seus espaços. Por isso, pode ser aplicado na planta, mesa de trabalho, no quarto principal, no carro, no terreno. E todas essas aplicações trazem importantes leituras sobre sua vida naquele local. Com toda certeza, um padrão será observado em todas essas aplicações, (mas talvez você necessite de um consultor para melhor enxergar essas relações…)

Leia mais: Feng Shui na sua mesa de trabalho

Você também pode usar o baguá para a cura física e boa saúde, por isso, também podemos associar as partes do corpo às áreas do baguá. Por exemplo, a Área do Sucesso está conectada com os olhos, então, uma cura adequada colocada na área do Sucesso pode ajudar a curar a visão em desequilíbrio.

Leia mais: Relação entre o Feng Shui seu corpo e sua saúde

O Feng Shui nunca deve ser utilizado como substituto para cuidados médicos profissionais. Se você tiver um problema médico, consulte um profissional qualificado de saúde. Enquanto isso, você também pode usar curas Feng Shui de forma proativa e complementar.

Ativando e potencializando as áreas do Baguá

Há várias formas de ativação ou potencialização das energias das áreas em uma casa. O Feng Shui considera que cada área do baguá pode ser ativada ou potencializada através de itens como:

  • Cor
  • Elemento
  • Forma
  • Planta
  • Cristal
  • Objeto

O Feng Shui indica que após o mapeamento das áreas, feito através da aplicação do baguá na planta baixa, se em cada área mapeada for aplicada a decoração correta, tiver a presença do elemento certo, a planta ideal, o cristal correto, ou ainda objetos ativadores, você promoverá um aumento da energia daquele setor em sua casa e em sua vida.

De forma análoga, há uma cor para ativar e potencializar cada área, assim como você pode escolher também usar objetos, formas, materiais, elementos, plantas, pedras e cristais para potencializar cada área do baguá. Assim, você ativa ou potencializa cada uma das 9 áreas estudadas usando diferentes artifícios. É como se você elevasse a energia de cada área aplicando um incremento específico em cada espaço.

A cor é a forma de energia mais perceptível e fácil de aplicar nos ambientes. Ela tem efeitos profundos na vibração do ambiente e também na vida das pessoas. Mas, muito se limita quem considera que aplicar Feng Shui é só mudar as cores das paredes. Seu universo de aplicação é muito amplo e pode ser muito discreto… mas, seus efeitos são totalmente perceptíveis!

Livro Digital Grátis: Cores & Feng Shui

Equilíbrio entre as áreas

No Feng Shui, assim como na física quântica, tudo é energia, e está inter-relacionado com todo o resto. 

No Feng Shui, nenhuma área da vida é mais importante que a outra. É indicado que se busque um equilíbrio entre elas. Todas as áreas interagem e, quando alinhadas aos princípios do Feng Shui, contribuem para uma vida plena e próspera.

Decidir em qual área de vida (ou área do baguá) se concentrar em determinado momento depende de você e, em última análise, depende de qual parte correspondente da sua vida que você quer remediar ou melhorar primeiro. 

Além disso, as correlações dadas para cada questão não são, de forma alguma, as únicas. Por exemplo, problemas familiares são afetados não somente pela Área da Família do baguá, mas também por uma “disfunção energética” nos ambientes onde a família passa um tempo junto, como as salas de estar e de jantar.

Muitos problemas familiares podem ser decorrentes também de problemas financeiros, por exemplo. Portanto, para corrigir um problema específico (neste exemplo, problemas familiares) você tem que fazer correções nessas localidades que tem impacto direto (ou indireto) em relação à harmonia familiar.

Em outras palavras, existem sobreposições energéticas naturais. Por isso, o trabalho do consultor é muito importante, pois são pessoas treinadas a buscarem essas inter-relações nos espaços. 

Leia mais: Aplicações não tão conhecidas para o Feng Shui

Detalhando as áreas estudadas e potencializadas pelo Baguá

Só pra relembrar, o baguá é composto por 8 lados sustentados pelo centro, que também é uma área bastante estudada pela técnica. Assim são nove áreas estudadas pelo Feng Shui: Trabalho ou Carreira; Conhecimento e Espiritualidade; Família; Prosperidade e Riqueza; Sucesso; Relacionamentos e Casamento; Criatividade e Filhos; Amigos e Viagens; e Saúde.

Cada uma das partes do baguá hospeda uma energia diferente que corresponde a um aspecto específico de sua vida. 

Vou explicar cada uma dessas áreas com suas associações de vida e outras correlações importantes. Irei também fazer conexões com o mundo dos negócios, caso você queira colocar o baguá em seu ambiente de trabalho, avaliando o Feng Shui nele ou em seu escritório em casa.

Vamos então às explicações sobre cada área antes de focar nos detalhes de como realizar o mapeamento… ok?

A área da Carreira 

Localização no baguá: centro à frente

Cores predominantes: preto e azul bem escuro (cor do fundo do oceano)

Associação com as partes do corpo: Ouvidos e rins

Elemento: água

Forma: irregular

A Área da Carreira do baguá diz respeito ao seu trabalho, a sua profissão e como você ganha a vida. Realizar curas nesta área da vida é uma ótima ideia se você quer encontrar um emprego melhor, obter uma promoção, ter um melhor relacionamento com seus colegas de trabalho ou receber um maior reconhecimento no trabalho.

A área da Carreira da casa pode afetar tanto o seu trabalho, quanto o seu negócio ou escritório. Por estar bem na frente da sua casa, esta área também se conecta ao seu relacionamento com o mundo exterior de sua casa. (E o que é uma carreira, se não uma relação com o mundo exterior?) Obviamente, esta área é uma chave no Feng Shui para melhorar qualquer desequilíbrio referente ao trabalho.

 A área da Espiritualidade e do Conhecimento 

Localização no baguá: frente esquerda

Cor predominante: azul / cores secundárias: verde e preto

Associação com as partes do corpo: mãos

Elemento: terra

Forma: quadrada

Também chamada de Área de Autodesenvolvimento, a Área do Conhecimento ou Sabedoria, afeta o mental, as áreas internas e espirituais da sua vida. Se você deseja se tornar mais inteligente, mais sábio ou mais rápido, olhe com carinho esta área.

Esta área da vida está associada à sabedoria, à informação e aos insights gerais. Também está ligada à sua vida espiritual, religiosa, ao crescimento pessoal e ao autodesenvolvimento. Ajustando a área da Espiritualidade/Conhecimento você melhora todas essas partes de sua vida.

Em um contexto de negócios, a Área da Espiritualidade preocupa-se com dados de mercado e negócios, com a inteligência competitiva, com boa tomada de decisões e redes de computadores. Se você lida com internet e seu dilúvio de dados, curar esta área da vida pode ajudá-lo acompanhar a contínua mudança e fluxo de informações.

 A área da Família 

Localização no baguá: centro esquerda

Cor predominante: verde / cor secundária: azul

Associação com as partes do corpo: pernas e pés

Elemento: madeira

Forma: cilíndrica

A Área da Família diz respeito à sua família nuclear e a todos os seus parentes (família de origem).

Família é a área de Feng Shui para trabalhar caso você procure resolver conflitos familiares ou promover a harmonia familiar.

Nos negócios, a área da Família afeta tanto os funcionários quanto a gerência. Ela também se relaciona com clientes, fornecedores e outros que interagem regularmente com os seus negócios (pense neles como uma família estendida de seu negócio).

A área da Prosperidade 

Localização no baguá: fundo à esquerda

Cor principal predominante: púrpura / cores secundárias: dourada, verde e vermelho

Associação com as partes do corpo: quadris

Elemento: madeira

Forma: em movimento / ondulada

A Área da Prosperidade, também conhecida como Área do Dinheiro e da Riqueza, se correlaciona diretamente com a prosperidade, fartura e abundância em sua vida. Diz respeito ao seu fluxo de caixa e à sua situação financeira. Para melhoria da área financeira de sua vida, concentre sua atenção nessa área da sua casa.

Tenha em mente que além da Área da Prosperidade, sua entrada da frente e seu fogão também afetam fortemente sua energia de dinheiro. E, claro, em um ambiente de negócios, a Área da Prosperidade é a principal preocupação.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Leia mais: Fogão: a fonte de prosperidade de sua casa

A área do Sucesso e da Fama 

Localização no baguá: centro de trás

Cor predominante: vermelha

Associação com as partes do corpo: olhos

Elemento: fogo

Forma: triangular

A área do Sucesso afeta a fama, a aclamação, o reconhecimento e a atenção do público. Estou falando sobre o tipo de fama de Hollywood, com paparazzis, talk shows, aparências, e artigos de revistas (embora a harmonização desse espaço de Feng Shui não garanta esses resultados).

No entanto, esta área da vida também tem um lado mundano mais prático. Fama também significa sua reputação pessoal. Sua reputação pessoal é determinada pelo modo como seus colegas, vizinhos e a comunidade te vêem.

Nem todo mundo será famoso, afinal. (Você não iria querer realmente lidar com paparazzis de qualquer maneira, não é?) Todos, inclusive você, têm uma reputação de algum tipo. Ter uma boa reputação traz muitos benefícios na vida. Enquanto que, uma pobre reputação é um obstáculo óbvio.

A área de fama também influencia como você visualiza sua vida, então, é bom melhorar esta área se você estiver definindo metas ou planejando seu futuro.

No mundo dos negócios, a Área da Fama e do Sucesso se relaciona com marketing, relações públicas, posição de mercado, e o boca a boca sobre a sua empresa. Para melhorar seus negócios ou reputação corporativa, não se esqueça de prestar atenção a esta área da vida.

 A área do Relacionamento/Casamento 

Localização no baguá: na parte superior direita

Cor predominante: rosa / cores secundárias: vermelho e branco

Associação com as partes do corpo: órgãos internos  

Elemento: terra

Forma: quadrada

A área do Relacionamento está relacionada com o status do seu casamento ou relacionamento com o outro. Se você está com alguém, isso afeta a qualidade da sua relação existente; se você é solteiro, isso afeta sua capacidade de encontrar um novo parceiro. De acordo com a energia do Feng Shui, esta área está associada a nutrir a energia da Terra e também está ligada às mulheres da família: a esposa, mãe, filhas, irmãs e, assim por diante.

Nos negócios, a Área do Relacionamento é chamada de Área de Parceria e afeta suas principais parcerias de negócios, sejam parcerias de negócios internos (como dois sócios que possuam um negócio juntos) ou com parcerias estratégicas externas com as quais a empresa se envolve.

A área da Criatividade e dos Filhos 

Localização no baguá: centro direita

Cor predominante: branca / Cor secundária: cinza

Associação com as partes do corpo: boca e dentes

Elemento: metal

Forma: oval / redonda

A Área da Criatividade e dos Filhos está ligada à saúde, bem-estar e progresso das suas crianças. Se você está tendo problemas para conceber uma criança, aplique curas Feng Shui nesta área.

A área da Criatividade também afeta seu lado criativo ou artístico, além de também representar sua área de futuro.

Em um negócio, a área da Criatividade se conecta aos funcionários, especificamente ao bem-estar, ao sucesso e contribuição deles para a empresa. Esta área se relaciona também com metas de longo prazo e projetos futuros.

A área dos Amigos e das pessoas que ajudam 

Localização no baguá: frente direita

Cor predominante: cinza / cores secundárias: branco e preto

Associação com as partes do corpo: pescoço e cabeça

Elemento: metal

Forma: oval/ redonda

Porque toda e qualquer pessoa pode ser uma pessoa útil, ajustando a área dos Amigos e das pessoas que ajudam. Este será um espaço que pode beneficiar todos os seus relacionamentos de vida.

Aprimorando esta área você poderá melhorar sua rede, melhorar relacionamentos com parceiros de negócios (colegas, funcionários, sócios, clientes, fornecedores e assim por diante) e até mesmo suas amizades. Esta área também está associada com a sorte do homem e dos membros masculinos da família, como marido, pai, filho ou irmão.

A Área dos Amigos é também conhecida como área das pessoas que te ajudam na vida. Essa área também se relaciona com o tema viagens, sejam as que você já fez, ou as que ainda deseja realizar. Se você viaja muito ou planeja viajar mais, ou ainda quer estar seguro em suas viagens, eu sugiro que você melhore esta área da vida com o Feng Shui.

A área de Saúde 

Localização no baguá: Centro

Cores: tons de amarelo e terrosos

Associação com as partes do corpo: coluna e qualquer parte do corpo não associada as outras oito áreas.

Elemento: terra

Forma: quadrada/ retangular

A área de saúde do baguá está principalmente preocupada com a saúde física.

Melhore esta área com curas de Feng Shui, se você quiser aumentar o seu físico, sua vitalidade e resistência. Como esta área da vida está no centro da baguá, a área da Saúde se relaciona com o seu eu, e afeta todas as partes da sua vida de uma só vez. A área da Saúde é o centro da conexão com todas as diferentes partes da sua vida; as energias das outras oito áreas da vida se interligam e se conectam ao centro.

Em um negócio, a área da Saúde se relaciona com a saúde física das pessoas do negócio e com a saúde financeira do próprio negócio.

Orientando o Baguá a partir da porta principal

O Baguá, ou mapa octogonal, não é difícil de ser utilizado, mas há muitas regras e exceções que precisam ser observadas. Quanto mais recortada e assimétrica for a sua planta maior a atenção ou a complexidade em se aplicar o baguá nela, exigindo a contratação de profissionais especializados para uma análise adequada do espaço.

O Baguá deve ser desenhado sobre a planta baixa de sua casa ou do local, a partir da porta de entrada principal do local, ponto de entrada de energia no ambiente, para que o Feng Shui possa ser feito de maneira correta.

Você sempre deve aplicar o baguá em relação à porta principal da casa, nunca de lado, para trás ou voltado para a porta da garagem. Cada casa tem apenas uma única porta principal, que nos termos do Feng Shui é chamado a boca do chi. E, é por onde o fluxo principal de energia entra na casa.

As nove áreas de vida do baguá e suas localizações correspondentes em seu ambiente são identificadas a partir da entrada principal do espaço e são as seguintes:

  • Amigos (Viagens, Pessoas que ajudam): Localizado na área da frente direita do espaço
  • Carreira: Localizada no centro da frente
  • Conhecimento (Espiritualidade, Autodesenvolvimento): Localizado na frente esquerda
  • Família: Localizada no lado esquerdo central
  • Prosperidade (Riqueza): Localizada na parte traseira esquerda
  • Sucesso (Fama, Reputação): Localizado no centro de trás
  • Relacionamento (Casamento / Parceria): Localizado na parte traseira direita
  • Criatividade/ Crianças (Futuro): Localizada no lado direito
  • Saúde: Localizada no centro do octógono
Bom ressaltar que se a sua casa possuir mais de um andar, haverá um baguá específico para cada pavimento.

Casa com mais de um pavimento

O piso principal da sua casa é geralmente o mais importante em termos da avaliação do baguá. Mas, suponha que você queira colocar o baguá em outros pisos, como um segundo ou terceiro andar ou porão. Como fazer?

Nota: não há necessidade de colocar o baguá em áreas não vivas ou não ocupadas, como espaços de passagem, armazenamentos e sótãos, mas você deve considerar uma garagem anexa como parte da planta de sua casa e incluí-la em sua análise.

Para a colocação do baguá em um piso superior (ou outro piso), a porta de entrada principal que direcionará a orientação do baguá será a posição da escada na entrada neste piso superior.

O baguá é aplicável a qualquer espaço que você possa definir (ou determinar o perímetro deste) e que tem uma entrada frontal clara (ou principal). A leitura do baguá pode ser centrada em sua própria casa, mas você também pode colocar o baguá em outros espaços importantes em sua vida, como seu quarto, cozinha, ou jardim, para uma compreensão cada vez mais detalhada do Feng Shui e de seus efeitos nos espaços.

  • Em seu terreno: Você pode colocar o baguá em seu terreno, a partir do portão de entrada na propriedade para determinar quais partes do lote devem ser ajustadas para melhorar partes da sua vida 
  • Nos cômodos individuais de sua casa: Como o cômodo mais importante da casa é o quarto principal, o Feng Shui considera que o baguá aplicado no seu quarto afetará sua vida de forma ainda mais poderosa que o baguá em sua casa ou terreno.

Passo-a-passo para aplicar o Baguá

Os passos seguintes ajudam você  a colocar o baguá na planta principal sua casa. Se a sua casa tem uma forma complicada, você pode primeiro praticar o seguinte exercício em uma planta ou desenho simples, em formato quadrado antes de aplicá-lo à sua planta. Também confira e identifique as “áreas faltantes e excedentes” do seu espaço para entender como as irregularidades na sua planta afetam o baguá e, portanto, afetam você.

  1. Pegue a planta baixa e destaque com caneta marca texto todo o contorno dela, identificando e contornando toda a área construída do espaço. Delimite o espaço onde o baguá será aplicado considerando apenas espaços fechados.
  2. Identifique a parede onde fica a porta de entrada principal. Esta será sua referência para determinação das áreas do baguá. Para facilitar a visualização, você pode fazer uma seta na porta de entrada;
  3. Desenhe uma linha horizontal passando diretamente pela porta da frente em sua planta. Esta linha da porta da frente é importante para orientar a colocação do baguá corretamente. E outra linha horizontal ao final do perímetro contornado (e paralelo a linha traçada na parede da porta de entrada). Faça a mesma coisa desenhando agora os limites verticais à direita e à esquerda da sua planta.
  4. Se a sua planta é bem retangular ou quadrada, apenas divida, tanto as linhas horizontais quanto as verticais, por três, e tenha assim, 9 espaços iguais demarcados em sua planta. 
  5. Identifique cada área do baguá respeitando a ordem de cada guá de acordo com o baguá do céu posterior.
  6. Sua porta de entrada necessariamente estará na área dos Amigos, ou da Carreira ou da Espiritualidade/Conhecimento, dependendo da posição da sua porta de entrada. Para facilitar utilize o esquema abaixo para identificar a ordem dos guás de acordo com a posição da sua parede da porta principal.
  7. A área central da sua casa, SEMPRE será a área da saúde.

Depois de localizar estas 9 áreas, devemos estudar cuidadosamente qual delas precisa de correções energéticas, também chamada de curas de Feng Shui para garantir que a energia da casa fluirá em harmonia nas 9 áreas.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Solução de problemas na colocação do Baguá

Veja que após a aplicação do baguá na planta acima, temos uma área da Espiritualidade com uma grande área faltante, enquanto temos duas áreas excedentes pegando Prosperidade, Sucesso e Relacionamento. Neste exemplo, a varanda entrou no baguá pois ela é fechada e delimitada com vidros.

Para muitas casas, colocar o baguá na planta baixa é fácil e lógico. No entanto, surgem questões quando as plantas são bem irregulares.

Áreas faltantes e áreas excedentes

O formato ideal de uma casa é o quadrado ou retangular. Estas formas regulares suportam um equilíbrio natural e positivo, pois acomodam igualmente todas as 9 áreas. Um formato irregular de casa não é necessariamente negativo, mas pode ser bom ou ruim para os ocupantes da casa, dependendo da distribuição dos guás e se foi aplicado ou não a correção para esses os desequilíbrios de forma. 

Áreas faltantes em sua planta baixa são prejudiciais, pois afetam o fluxo de chi na área de Vida correspondente à falta. Áreas excedentes, por outro lado, representam áreas onde a energia circula ainda mais, fornecendo um chi adicional e, portanto, são áreas fortalecedoras.

Você pode ter essas duas configurações ao mesmo tempo no mesma planta. Áreas excedentes são como uma energia extra na sua casa e na sua vida. E as áreas faltantes, ao contrário são drenos de energia, implicando em ausência de energia em determinado setor da vida.

REGRA IMPORTANTE: Quando o espaço que falta para completar o quadrado ou retângulo principal do baguá for MAIOR que a metade de toda a área, ela será faltante. E sempre que a medida for MENOR que a metade de todo o lado considerado, você terá uma área excedente.

Lembrando que terraços, garagens e ambientes abertos, não fechados com paredes, portas ou janelas serão considerados faltantes e nem entram na análise do baguá.

Impacto das áreas faltantes em sua vida

Para ilustrar, se você tiver uma área faltante na Área da Criatividade e uma área excedente na Área do Sucesso, você provavelmente terá uma boa reputação, mas pode ter problemas com seus filhos (ou com a concepção de crianças). 

Leia mais: Como o Feng Shui pode ajudar na Fertilidade?

Quando se tem áreas faltantes em seu espaço é como se você tivesse uma área com falta de energia. Uma área prejudicada energeticamente. Dependendo de onde cai essa falta no baguá é onde você poderá encontrar dificuldades.

  • Área faltante no Trabalho: atrai problemas na carreira dos moradores.
  • Área faltante na Espiritualidade: Problemas em acreditar, em ter fé, fazer cursos, aprender coisas novas, adquirir sabedoria.
  • Área faltante na Família: problema com pais e irmãos.
  • Área faltante na Prosperidade: dificuldades de ganhar e de guardar dinheiro.
  • Área faltante no Sucesso: Problemas em ser reconhecido na vida e na carreira.
  • Área faltante no Relacionamento: Dificuldades de se relacionar, manter e ter um companheiro, dificuldade na área amorosa, no relacionamento com o outro.
  • Área faltante na Criatividade: dificuldades em ser criativo, lidar com filhos e projetos futuros.
  • Área faltante nos Amigos: dificuldade em ser sociável, em atrair as pessoas certas para ajudar na vida, dificuldades em viajar para os locais que gosta.
  • Área faltante na Saúde: dificuldades em todas as áreas da vida e ainda saúde prejudicada.

 Correção de áreas faltantes

Espelhos são expansores de espaço e atraem iluminação e boa energia. Os espelhos, justamente pelo poder de aumentar o ambiente, são considerados itens essenciais principalmente em ambientes pequenos. Com a sensação de mais espaço, o espelho auxilia na expansão do campo visual. 

De acordo com o Feng Shui, os espelhos podem ser aliados muito importantes na harmonização de ambientes. Ele é essencial para promover os equilíbrios energéticos de áreas faltantes ou ajustes de espaços apertados no Feng Shui. Afinal, como mencionado, eles ampliam os espaços, retiram aquela sensação de confinamento, de aperto, ao passar a sensação de que o espaço continua atrás dele…

Justamente por darem essa sensação de amplitude eles corrigem as áreas faltantes, pois é como se seu reflexo preenchesse o ambiente que falta na planta.

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui 

Mudando sua vida com o Baguá

Depois que você conseguir posicionar o baguá corretamente, o próximo passo é colocá-lo em prática. Uma boa maneira de usar o baguá é selecionar as áreas de vida que correspondem às mudanças mais importantes da vida que você deseja fazer. Se você quiser aumentar harmonia familiar, a Área da Família é um bom lugar para começar. Depois de descobrir o que afeta a energia da família, vá para a área da Família da sua casa, acalme-se e dê uma boa olhada ao redor desta área. É bem provável que você encontre muitas respostas e tenha muitas sensações (intuições/insights). É o espaço clamando por mudanças e curas.

Outra boa maneira de usar o baguá é procurar correlações entre cada área da casa e os padrões de vida correspondentes que você tem experimentado. Por exemplo, se na Área de Riqueza tiver um banheiro e você sentir como se seu o dinheiro estivesse escoando, a correlação pode ser fácil de fazer. Curando o banheiro nesta área da vida você pode trazer uma melhoria notável para suas finanças. Feng Shui é muito prático, mas requer um olhar atento e holístico para captar essas correlações e interferências.

E ai? Conseguiu entender como aplicar o baguá e mapear corretamente sua casa?

Entendeu um pouquinho mais sobre o famoso Baguá do Feng Shui? Se gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos! E caso tenha ficado com alguma dúvida, por favor, deixe seu comentário aqui embaixo!

105 COMENTÁRIOS

      • Olá Nancy! Temos que tomar muito cuidado com a nossa área da Prosperidade e cuidar muito bem dela. Quando essa área cai em um banheiro é necessário uma cura transcendental… e essas curas só são passadas em cursos ou consultoria, pois são poderosas demais para serem transcritas…

  1. Muito obrigada pela resposta. Deixei um outro recado pedindo para saber como, de fato, aplicar o baguá porque sei que existem regras, gostaria de saber quais são para saber espaços faltantes e excedentes. Obrigada

    • Olá Narda… se não tiver a planta baixa vc pode fazer um desenho mesmo… mas precisa ser em escala…bem fiel a realidade… No youtube há vários vídeos que ensinam como fazer esse desenho em papel milimetrado… Para aplicar a técnica precisa desse layout do espaço para mapeamento dos guás.

  2. Olá, Anali

    Eu vi em alguns lugares que o posionamento do baguá deve ser de acordo com a orientação do sol e, não, da porta de entrada.

    E indicava que o baguá no hemisfério sul algumas áreas sofrem alteração.

    Qual sua opinião sobre?

    Obrigada desde já.

    • Oi Jaqueline….Essas são duas escolas com diferentes linhas de estudo. A Linha que sigo é a do Chapéu Negro do Budismo Tibetano e nela posicionamos o baguá pela porta de entrada. Na minha opinião inverter o baguá não me parece muito lógico mas concordo com algumas orientações com relação aos pontos cardeais… Mas enfim… não sou especialista nessas duas escolas para que minha opinião seja levada em conta… Eu sigo a do Chapéu Negro, concordo com a teoria dela e vejo na prática os efeitos… então estou bem feliz com essa linha.

  3. Estou em dúvida? É então para eu ir até um local que vende esse Bagua e simplismente pendura-lo em minha porta de entrada e deixar com que as energias entrem?

    • oi Joice… não exatamente…São duas coisas diferentes… A aplicação do baguá faz parte da técnica de Feng Shui onde ele é aplicado na planta baixa da sua casa… para mapeamento e localização das áreas que o Feng Shui estuda no seu próprio espaço (é sobre isso que falo no artigo). Já o bagua (objeto de decoração) que vc coloca na porta de entrada serve para te proteger.. mas esse bagua precisa ter os trigramas do céu anterior e ser colocado acima da porta na parte externa da casa… ok? Deu para entender a diferença?

    • Oi Elenara…o bagua usado para proteção tem que ser o bagua com os trigramas do céu anterior… tem que ver se você comprou certo… o único lugar para coloca-lo é acima da porta de entrada (pelo lado de fora). Não precisa ser colocado com cordão vermelho.

  4. Quero saber como devo usar duas esferas antigas que só tem o desseho do símbolo saúde e terra elas têm um barulho como se dentro tem um sininho elas são pretas!

  5. Anali, muito agradecida por suas informações, são muito interessantes. Queria saber se tem alguma coisa que diferencie o baguá de decoração espelhado e o não espelhado. O que significa o baguá com trigramas do céu anterior. obrigada

    • Oi Angelica! Eu que agradeço seu contato! Então… são dois os baguás usados no Feng Shui… Um para aplicar na planta baixa e assim aplicar a técnica em seus ambientes, mapeando as 9 áreas de estudo… e o outro: baguá do céu anterior, que é um símbolo de proteção que deve ser usado acima da porta de entrada pelo lado de fora. Este último baguá pode ou não ser espelhado, pois o mais importante é a ordem certa dos trigramas (desenhos riscadinhos ao redor do octógono). Ficou mais claro?

  6. Bom dia Anali!
    Adorei seus conhecimentos que tem nos passado!!
    Tenho uma duvida a respeito das áreas faltantes, a planta da minha casa não é totalmente quadrada, é mais para retangular para aproveitamento do terreno ser mais estreito. Tivemos que colocar a garagem na frente é grudada na casa tem teto, só que ela não é fechada em 3 laterias, (pois não é permitido pelo condomínio). A mesma coisa na área gourmet colocamos no final da planta, logo apos a cozinha, ela também não é fechada em 2 laterais. Esses espaços são considerados faltantes? Se sim como corrigi-los?

    • Olá Lurdes, Agradeço seu carinho e seu contato. Só entram no baguá áreas que sejam completamente fechadas (com teto, parede, vidros e portas). Áreas apenas cobertas ou sem delimitação física não entram. Difícil te falar como aplicar sem ver a sua planta. É preciso medir e deixar todas as áreas com exatamente o mesmo tamanho. Para correção das áreas faltantes você pode usar espelhos ou iluminação. Mas, tem formas corretas de se fazer isso. Sugiro, que avalie com carinho contratar uma consultoria, pois nesse caso poderei te orientar em todas essas suas dúvidas e muito mais. Assim a avaliação do seu espaço estará correta e você poderá potencializar e atrair tudo que desejar.

  7. Boa tarde , eu moro em prédio de 3 andares , resido no terceiro andar no ap.06 e o ap.05 tbm é meu só que e alugado. Você pode me informar se coloco o bagua ou a esfera como proteção.

    • Olá Gilson, Agradeço seu contato.
      O baguá é aplicado em sua planta baixa para mapeamento das áreas em seu espaço. O Baguá do céu anterior é que pode ser usado como um simbolo de proteção e só deve ser usado pelo lado de fora da porta principal. A esfera de cristal multifacetada pode ser usada de muitas formas principalmente para correção de fluxos energéticos. O uso ideal dependeria do que você precisa corrigir ou potencializar em seu espaço… Ahh e você só pode utilizar o Feng Shui no espaço que você mora. O apto alugado deve ser potencializado e equilibrado pelo próprio inquilino…ok?

  8. Ola, tenho duvidas de como usar o baguá céu interior e o baguá céu posterior, cada loja fala de uma forma? posso usar na minha loja tb ou só em casa? muito obrigado

    • Olá Camila. Existem 2 tipos de baguás. A diferença entre eles é a disposição dos trigramas. O baguá do céu anterior é apenas usado acima da porta de entrada (pelo lado de fora) como forma de proteção do lar ou da loja. O baguá do céu posterior é o que costumamos aplicar sobre a planta baixa para mapeamento das áreas estudadas no Feng Shui ( e não deve ser usado como um item de decoração). Ele é apenas uma ferramente para aplicação da técnica nos espaços.

  9. Amei a forma clara que nos ensina. Porém não sei como seguir o posicionamento do baguá no meu apartamento . Pois imagina um elevador no meio do apartamento, logo a porta de entrada fica no meios da casa de frente para a sacada e quase na mesma altura do elevador, na parte de trás tem a porta de serviço no mesmo sentido da porta de entrada . Como devo proceder para colocar o baguá. Fico imensamente grata se puder me orientações . Gratidão

    • Olá Monica. Agradeço o carinho ! Agradeço seu contato e interesse tb!… Muito boa a sua pergunta. Elevadores no centro da casa são realmente um problema sério, pois o centro é a área da saúde… representa também o nosso eixo… e quando se tem um elevador ali é considerada uma área faltante… E isso impacta em todas as áreas da vida. Essa cura é transcendental e somente passada em consultoria… Não sei te confirmar sobre o posicionamento correto do bagua, pois teria que ver a planta… (mas provavelmente vc pode centralizá-lo deixando o elevador no centro do bagua caso o formato do apto seja retangular ou quadrado). beijos.

  10. Olá boa noite! Adoro seus artigos e a forma clara com que são explicados. Gostaria de saber se aplico o baguá começando da minha garagem já que ela é totalmente fechada nas laterais e tem um portão todo fechado também. Gratidão pela ajuda

  11. Boa noite!
    A planta baixa da minha casa e em forma de L , entrada do portão para uma garagem coberta que dá entrada para a porta da sala, tipo sala cozinha Americana.Como aplico o baguá, em forma L?
    Obrigada!!

    • Olá Simone! Muito boa a sua pergunta… Plantas em L são mais complicadas mesmo, pois na maioria dos casos vc terá na verdade 2 baguas principais. Mas, para a correta divisão você precisa usar uma avaliação radiestésica (usar o pêndulo para avaliar onde termina um baguá e começa o outro) e isso é melhor confirmado por consultores especializados.

      • Aproveitando essa resposta…. então se uma construção é em L , não seria faltante sucesso, relacionamento, saúde e criatividade? Estou fazendo o projeto da minha casa para constrição e queríamos muito fazer em L, mas desistimos pelo baguá.

        • Oi Débora… plantas em L requerem uma atenção especial. Só medindo e pendulando (usando de radiestesia) para se ter certeza qual a configuração correta. Cada caso é um caso. Se for construir em L sugiro que peça uma avaliação prévia do projeto por um consultor especializado. 😉

  12. Eu li e reli seu artigo que é excelente, mas ainda assim não consegui entender uma coisa, fui procurar e vi que em várias ilustrações de planta baixa a porta da entrada fica bem de frente pra rua, mas aqui na casa da mãe a entrada é de lado a porta, e no seu artigo diz claramente que nunca devo posicionar o baguá na porta da garagem, apesar que o carro fica do outro da porta. E agora como faço? Ou independente de ser de frente ou de lado a porta vai dar certo? E me desculpa a pergunta, para quem já sabe ela pode ser um absurdo ou burrice mesmo rs…

    • Oi Mileide… Pode ter tido alguma confusão. Meu artigo não diz que não devemos posicionar o baguá na porta da garagem. O baguá da casa (que considera apenas espaços delimitados da construção) deve ser posicionado a partir da porta principal do imóvel. Já o baguá do terreno pode ser posicionado a partir da primeira entrada no espaço, que no seu caso provavelmente seria o portão da garagem. Aplique primeiro o baguá na casa, considerando a porta principal (aquela que foi projetada para ser a principal entrada, não necessariamente a que vc usa mais…ok?).

  13. Olá Anali, boa tarde!
    Conheci este seu site hoje e estou gostando muito pela clareza e tópicos abordados. A minha dúvida sobre o posicionamento do baguá é parecida com a da Fabiana Silva, mais acima. A diferença é que, embora a casa seja toda retangular e a entrada seja pela garagem, e atrás desta tenha um quartinho e uma porta para a cozinha, a garagem tem uma janela e não está fechada por portão.
    A porta principal fica à esquerda, assim que entra na garagem. O baguá deve ser aplicado a partir da entrada da garagem?
    Agradeço muito seus textos explicativos e aguardo. Um abraço.

    • Olá Sandra… Fico muito feliz em saber que está gostando e aproveitando nossos conteúdos.. 🙂
      Para avaliar melhor seu caso só olhando a planta… mas assim, vc pode aplicar o baguá no terreno todo… então, este deve ser posicionado a partir do portão da garagem (geralmente). E vc pode e deve aplicar o baguá na área construída do terreno (considerando apenas ambientes fechados e delimitados. Geralmente aplicado a partir da porta principal de entrada na sala. Se sua garagem for aberta, não entraria nesse mapa…ok?) .

  14. Olá! Adorando o conteúdo! Parabéns! Apliquei o baguá e minha área do sucesso fica no banheiro, e o banheiro fica ao final de um mini corredor, li sobre o problema de um banheiro ao final do corredor, que tipo de cura devo aplicar?

    • Oi Gloria… Agradeço!!! Fico feliz que esteja gostando!!! Legal que aplicou o baguá. Banheiro no sucesso e banheiro ao fim do corredor são configurações muito prejudiciais…e precisam ser curadas. Mas, as curas para estes desequilíbrios são transcendentais, só passadas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos, para honra aos ensinamentos sagrados. Dessa forma, as curas permanecem poderosas. Então, só consigo te explicar e te ensinar como corrigir em consultoria. 😉

  15. Boa noite,
    Poderia citar exemplo de como faço pra aplicar o baguá em casas irregulares com paredes no formato diagonal?
    Pois minha dúvida é que se a parede está em forma diagonal ela pode gerar excesso e falta dependendo do ponto de vista.

    • Oi Marcelo! Agradeço seu contato. Difícil explicar por aqui… depende do formato da sua planta. E você está certo, pois paredes na diagonal podem gerar faltas e excessos. Por isso, paredes na diagonal exigem uma avaliação mais complexa de todo o entorno. Por exemplo, a parede da porta principal fica na diagonal? Se sim, isso é um problemão.

  16. Bom dia, adorei sua forma de explicar. Tenho dificuldades em aplicar o bagua, moro num apto em forma de U retangular, onde a escada do prédio e elevador ocupam parte centrais do apto. Me ajude por favor. Gratidão.

    • Olá Priscila! Agradeço seu carinho! Então…dependendo da planta é uma tarefa complexa mesmo. Ter elevador ou escada ao centro não é nada favorável. Vc precisará de curas transcendentais para correção. Curas transcendentais são muito poderosas, não podem ser transcritas e passadas sem a troca de envelopes vermelhos. Dessa forma elas mantém seus poderes e os ensinamentos são honrados.

    • Oi Valéria… as 9 áreas precisam caber igualmente divididas dentro de todo o seu espaço. Esse traçado deve ser feito na planta baixa da sua casa, onde é possível medir e dividir as 9 partes iguais. Um mesmo cômodo pode abrigar mais de uma área do baguá…ok?

  17. Olá Anali, parabéns, melhor conteúdo explicativo que encontrei até agora!
    Bom, minha primeira dúvida é sobre o baguá, minha casa é retangular , e a lavanderia fica fora da casa no fundo da garagem. Entro direto pelo portao da garagem que dá para cozinha….a porta principal infelizmente nao usamos…fica na direçao da cozinha, sentido oposto. Ou seja lateral da casa…
    Minha duvida, faço o bagua sem contar com a lavanderia? A garagem é aberta.
    Outra duvida, moro numa casa com cupins…e nao tenho no momento como sair daqui…como faço para amenizar o que no momento nao consigo arrumar?

    Obrigada.

    • Oi Laura. Agradeço o carinho. Que bom que está gostando dos conteúdos. Se a lavanderia é fechada e fora da casa (sem ligação nenhuma) ela terá um baguá só para ela. Se a garagem é aberta, ela entra apenas no baguá do terreno. o baguá da casa é traçado a partir da porta principal, mesmo que essa não seja usada. (por favor, veja o artigo sobre porta de entrada e mude urgentemente esse hábito de entrar pela cozinha.). Quanto aos cupins difícil avaliar apenas com essas informações, mas pode ser sim que haja algum desequilibro energético no local.

      • Oi, a lavanderia é grudada sim e faz parede com um quarto. E na frente é a garagem aberta que da entrada para a cozinha.
        Ja li muitos textos, e várias pontos já não me agradavam. Minha casa é bem complicada. Resolvi organizar tudo, tirar o excedente, e fazer o possivel para melhorar. Vou aplicar o baguá em meu quarto primeiro. E ir ajeitando o restante com calma. Ate que possamos mudar!
        Obrigada pela resposta!

        • Oi Laura… se está grudada com o quarto, ela entra sim no baguá principal da casa. A garagem por ser aberta não entra. Boa sorte em suas aplicações. Vc verá que pequenas mudanças já podem promover grandes transformações! bjs.

  18. Quando posicionou o Bahia na porta de entrada do meu apartamento é como se.metade dele “sumisse”, pois a entrada fica no canto e quando você vai para o lado direito está todos os cômodos. Então, esta certo mesmo? Vou colocando as áreas “nas paredes”?

    • Olá Juliana. Todas as áreas do baguá tem o mesmo tamanho. É preciso dividir seu espaço em 9 áreas iguais. Claro que se sua planta for recortada, haverão algumas áreas faltantes nela. Não necessariamente a porta tem que ficar no guá do trabalho, ok? O baguá é posicionado a partir da porta, inteiramente dentro do seu espaço… Procure ajuda se precisar, pois muitas vezes essa não é uma tarefa fácil mesmo. Bjs.

  19. De todos os sites que eu tive a oportunidade de conhecer esse é o mais objetivo, trás um pouquinho de tudo sem enrolação. Parabéns gostei bastante….
    Eu tenho uma duvidá se você poder esclarecer eu agradeço muito. Eu observei que tem sites onde você basicamente posiciona o baguá de acordo com a posição da porta de entrada e outros utilizam a bussola e a posição do trabalho fica para o sul…e isso muda no meu caso a área do trabalho passa a ser a área dos amigos e todas as outras mudam consequentemente…Essa questão da posição do Norte realmente interfere no uso do Baguá?

    • Oi Adriano ! Agradeço os elogios… ! Que bom que gostou de nossos conteúdos… Boa a sua pergunta. Sugiro que você leia o artigo sobre as diferentes escolas de Feng Shui. Realmente vc precisa escolher uma escola, a que mais sentir coerência e confiança, pois são análises bem diferentes. A escola que eu sigo, que é a do Budismo Tibetano do Chapéu Preto, posiciona o baguá a partir da porta de entrada. Já a escola da bússola considera o posicionamento pelos pontos cardeais. No artigo eu explico melhor as diferenças…ok?

  20. Eu tenho pesquisado vários vídeos e artigos sobre o Baguá e como usá-lo, pensei que tinha entendido pq falam de forma simples que até parece fácil rs, mas sinceramente, somente depois de ler o seu artigo eu consegui realmente entender como aplicá-lo! Descobri que estava imaginando o posicionamento correto, mas com sua explicação ficou muito mais claro pra mim e pude entender melhor sobre posicioná-lo fazendo corretamente a divisão e medindo os cômodos e, assim entendi melhor que alguns guás na minha casa ocupam o mesmo espaço. Agora sim posso colocar em prática! Deu um pouco de trabalho mas vale a pena, pq se eu tivesse começado a colocar em prática desde o primeiro vídeo que eu assisti, não teria feito da maneira correta. Acho que esse é o primeiro passo, pesquisar bem, revisar e se aprofundar no assunto pra ter o melhor resultado. Espero que seu artigo ajude mais pessoas a aprender e a solucionar as dúvidas sobre o Baguá. Gratidão!

    • Oi Cissa…. Ahhh fiquei muito feliz com seu relato e com seu carinho… que bom que conseguiu aplicar! Dependendo da planta é uma tarefa bem complexa mesmo… difícil até para explicar! Mas, independente da complexidade, aplicar o baguá corretamente e utilizá-lo como ferramenta de transformação de vida é incrível! Parabéns. Beijos.

  21. Bom dia. Adorei a matéria, mas nunca acho um exemplo para aplicar em planta baixa de casa “meia água” ou “meio terreno” cada um fala de uma maneira. Minha casa é assim, um cômodo atrás do outro. Fico insegura sem ver algum exemplo.

  22. Boa tarde Anali
    Parabéns pela revista! Eu sou arquiteta e resolvi pesquisar mais sobre o Feng Shui, para auxiliar e aliviar as tensões dos meus cliente e familiares, nesse período complicado de quarentena. No inicio fiquei achando muito difícil, mas depois que acessei a revista Mais Feng Shui, estou adorando, vou lendo!
    Muito obrigada pelo livro digital de cores e principalmente por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Abs

    • Oi Ana Karla… Agradeço muito o seu carinho…Fico muito feliz de saber que está aproveitando nossos conteúdos e ficarei mais feliz ainda se vc conseguir aplicar esses princípios em seus projetos… Isso fará muita diferença na vida de seus clientes… Beijos… E continue acompanhando !!!! 😉

  23. Olá Anali. Primeiramente parabéns pelo artigo. Um dos mais completos e didáticos que já vi. Porém, ainda fiquei com uma dúvida para a aplicação do baguá na minha planta. No meu apartamento tenho uma varanda, muito usada por todos na casa. Tenho uma varanda que em duas laterais possui No total dos 4 lados somente um é completamente fechado com parede, 2 estão em meia parede e o restante fechado com cortina de vidro e o quarto lado é o que dá acesso a porta (de vidro) da sala de estar. Neste caso, a varanda entra na aplicação do baguá ou não? Agradeço demais esclarecer.

    • Oi Michelle… Agradeço seu carinho..Que bom que gostou!… Então.. pela descrição, sua varanda me parece fechada… então, ela entra sim no baguá. Se os quatro lados forem delimitados, por parede e/ou vidro até o teto, ok! Ela entra sim… Bjs.

  24. Oi, Anali! Parabéns por mais um artigo interessante!

    Também fiquei com dúvida se a minha sacada faz parte do baguá. A sacada possui teto, 2 paredes laterais de alvenaria, 1 porta de correr de vidro que fecha completamente (separando a sala da sacada) e o que normalmente em outro cômodo seria a 4ª parede é a abertura da sacada. Apesar da sacada não ter aquele envidraçamento bem comum hoje em dia, eu acredito que a área é bem delimitada, porque não tem para onde ir além disso.

    E fica a dúvida, a sacada faz parte do baguá?

    Obrigada pela ajuda, Anali!

  25. Olá Anali parabéns pelo artigo! Tentei aplicar pela primeira vez.
    Fiquei com dúvidas em minha planta, a porta da entrada está na área da espiritualidade em linha reta tem minha sala (família) e a sacada que não está fechada (prosperidade) mas tratarei de fechá-la, da sacada desço um degrau e estou no jardim, ele deve ser levado em consideração nessa divisão das 9 partes? Outra coisa, na área do carreira fica um vão de respiração dos banheiros dos apartamentos, acredito que seja considerada área faltante, como posso fazer para corrigir essa área já que não consigo colocar espelhos ou alterá-la de nenhuma forma? Muito obrigada

    • Olá Caroline. Agradeço seu carinho. Se a sacada não é fechada, ela não entra no bagua principal da casa… assim como o jardim… por ser aberto tb não entra. (vai entrar apenas no bagua que vc fizer do terreno todo). Sim.. é uma área faltante, mas precisa ver o tamanho dela…se realmente impacta, checar o espaço que existe ali… Sempre dá para dar um jeito, mas requer uma avaliação e /ou curas transcendentais.

  26. Oi Anali, Tudo bem?
    É Karina, do Senac. Estava lendo e tenho uma dificuldade muito grande em determinar se o pavimento de cima de casa tem areas faltantes ou nao. Voce poderia me ajudar?
    O pe da escada é no meio do corredor. Do lado esquerdo um quarto e do lado direito, outro. Em cada quarto tenho um banheiro. Ja identifiquei que os banheiros estão na area da prosperidade e sucesso, e to tentando formas de amenizar com plantas e cores.
    Minha maior duvida é saber se eu tenho area do trabalho e se os quartos sao elementos faltantes ou excessivos em espiritualidade e amigos, pois ambos tem recuo, ja que o pé da escada é no meio do corredor que vai pros quartos… faz sentido? Rs

    • Oi Karina… tudo bem querida?! Somente com a avaliação e medição de sua planta baixa é possível determinar áreas excedentes e faltantes. Somente com a descrição é impossível determinar. Se vc tem banheiros no sucesso e na prosperidade vc tem alguns problemas que precisam ser corrigidos para evitar o dreno das energias de abundância e reconhecimento na vida… Mas, como são curas transcendentais, são somente passadas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos para honra aos ensinamentos sagrados. Vc tem a planta baixa? Beijos.

  27. Nao tenho 🙁
    Ja pedi pro proprietario, mas é algo meio chato de conseguir…
    Como aqui sao 2 andares, tento trabalhar o que falta embaixo no andar de cima. E vice versa. rs
    Tento ativar os banheiros pra dar uma segurada… trabalho com o roxo, o vermelho, coloquei plantinhas e velas… porque sei que a cura mesmo é mais trabalhada, mas ainda nao consegui fazer essa consultoria…

  28. Olá! Tenho uma dúvida. Em relação ao quarto, na hora da ativação é necessário colocar a decoração de acordo com a área ou apenas decorar de acordo com a área que está em desequilíbrio. Exemplo: Colocar livros em uma área que não seja a área de trabalho. Ou, deve colocar necessariamente os livros na área de trabalho? Assim como, para equilibrar a área da família/saúde, deve se colocar tal planta nessa área, ou apenas colocar esta planta em qualquer lugar do quarto?

  29. Oi Anali! Muito enriquecedores seus artigos sobre feng shui. Queria saber se cortinas também fazem parte do feng shui. Se axiste alguma restrição de ser cortina longa ou curta. E como a janela fica no guá de sucesso a cortina teria que ser vermelha? Beijos!

    • Olá Lara… agradeço seu carinho.. Fico muito feliz em saber que gostou!
      De acordo com o Feng Shui, cortinas trazem carinho para as relações, logo, é importante ter cortinas leves, macias e bem bonitas para todos os ambientes, principalmente para os quartos. Não há restrições de tamanho.
      Não precisa ser vermelha não. Aliás, no quarto use apenas alguns toques de vermelho para melhorar o romance… Não exagere, pois vermelho incentiva o movimento, a ação… e o quarto é um local de descanso. ok?

  30. Bom dia, tenho uma dúvida na aplicação do baguá. Moro em uma vila, meu portão de acesso a casa é um portão de 3 metros que funciona como portão de garagem e tem uma entrada social. Ao entrar, há uma varanda e uma garagem fechadas e no final da varanda, possui acesso a um corredor extenso que pega toda da lateral da casa e por onde eu chego a area de serviço que possui uma parte coberta e outra descoberta. A minha dúvida é: A varanda e garagem entram na aplicação do baguá da casa? e o corredor? lembrando que não tenho porta no acesso da varanda para o corredor, mas ela é totalmente fechada.

    • oi Ivana.. Nossa… eu não consegui entender muito bem sua descrição. Teria que olhar a planta e tb o espaço. Mas assim, para um espaço entrar no baguá, ele tem que ser totalmente fechado: 4 paredes(ou vidros), piso e teto.

  31. Boa Noite, Anali. Queria colocar um quadro do mapa mundi em cima da cabeceira da minha cama, que fica bem no guá da criatividade. Esse quadro atrapalharia o equilíbrio desse guá?
    Obrigado.

    • Oi Wilson ! é um quadro muito pesado? avalie se não dará uma sensação dele cair na sua cabeça..rs… Se para vc estiver ok, pode ser uma boa área sim, principalmente se você tem planos futuros de viajar pelo mundo… (e se tem, ative também a área dos amigos que é a área específica das viagens !) A área da Criatividade é a área que ativa projetos futuros, ideias…

  32. Anali, muito completo seu texto. Ja apliquei o bagua em casas que vivi antes, mas na atual estou com dificuldade. Nossa porta de entrada da para sala de estar mas toda a casa fica pra tras dessa parede. Neste caso, o bagua fica todo na sala e o restante fica fora. Devo aplica-lo de. Costas para a porta ou realmente todas as areas estao fora do bagua.? Obrigada

  33. Parabéns pela forma didática que escreve. Estou aprendendo bastante. Fiquei com uma dúvida na aplicação do baguá: para aplica-lo em um cômodo específico, por exemplo um quarto, eu o posiciono em relação a porta de entrada do quarto ou continuo o posicionamento em relação a porta principal da casa?

    • Oi Erika !!!! Agradeço o carinho… Fico muito feliz em saber que está gostando e aproveitando os conteúdos…
      Se vc for aplicar em um quarto o posicionamento do baguá é a partir da porta desse quarto mesmo… Bjs.

  34. Olá Anali boa noite.
    Tenho um corredor que encontra-se exatamente na área da saúde. Já coloquei umas plantas e um quadro em madeira. Pretendo pintar o teto de amarelo. Ao final do corredor devo colocar um espelho. Ouvi dizer que corredores de grande comprimento precisam ser adequados com cristal multifacetado.
    O que vc tem a dizer sobre? Desde já agradeço a atenção

  35. Olá Anali, parabéns, melhor conteúdo explicativo que encontrei até agora!
    A minha dúvida é sobre a aplicação do baguá, já que a minha casa tem o formato de P ou machadinho e a entrada da casa é a meio (onde começa o traço que vai fazer a curva do P ou mesmo no começo da lâmina do machadinho). Se eu aplicar o Baguá nessa linha, como analiso o resto da casa? (a perna do P / cabo do machadinho?)
    Agradeço toda a ajuda que possa fornecer. Escrevo de Portugal e o Feng Shui ainda não tem tantos apaixonados quanto o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui