Da mesma forma que nós precisamos tomar banho diariamente para nos purificarmos, é necessário também limparmos nossa casa fisicamente. E da mesma forma que precisamos manter nossa energia elevada, a nossa casa também precisa dos mesmos cuidados. É aí que entra a necessidade de realizarmos periodicamente uma limpeza energética em nossos lares.

Nossa casa requer os mesmos cuidados que temos com nós mesmos e com nossa energia!

Assim, antes de entender como limpar as energias de sua casa é preciso compreender que os espaços a nossa volta podem ser considerados seres vivos energeticamente, assim como nós somos. Todas as coisas são compostas de energia. Tudo é energia, nós somos energia, nossas coisas e nossa casa também. Nós não estamos separados do mundo a nossa volta. Todas as coisas têm percepção e vibração assim como as pessoas e animais. Parece uma coisa muito abstrata, mas é importante saber que a casa é também um ser em evolução.

Segundo o Feng Shui, quando você limpa sua casa você também está limpando a sua vida, pois a sua casa é o seu reflexo, mudando a energia da sua casa, você está mudando sua própria energia. 

Portanto, toda a técnica de limpeza que você utilizar em sua casa estará influenciando nos campos de energia dela e de seus moradores/frequentadores. Tudo o que fizer para alterar de forma positiva a energia do seu lar, estará melhorando o seu próprio contato com a energia universal.

Para tentar ilustrar a importância de uma limpeza, vamos compará-la novamente ao nosso processo de limpeza e purificação diário, que é o banho! Nós não temos que tomar banho todos os dias para nos limparmos e purificarmos de tudo que impregnou em nosso corpo físico?

Por que com nossa casa seria diferente?

Ela também precisa de limpeza física e energética para também se sentir revigorada e disposta a nos acolher e abrigar da melhor forma todos os dias.

Mas o que é, exatamente, uma limpeza energética da casa?

O que é Limpeza Energética?

A limpeza energética é tão importante quanto a limpeza física nos dias de hoje.

Fazer uma limpeza energética em seu lar pode ajudar a melhorar o seu humor, além de inspirar sentimentos positivos em todos os moradores. É sempre bom manter nosso campo energético limpo e livre de vibrações baixas e negativas. Realizar uma limpeza energética é um trabalho de transmutação energética do ambiente, ou seja, é um processo para transformar energias negativas em positivas, capaz de equilibrar devidamente todos os campos de energia aos quais estamos inseridos ou conectados.

Assim, qualquer atividade que permita remover energia indesejada ou negativa pode ser considerada como uma prática ou técnica de limpeza energética, pois vai criar espaço e harmonia no corpo físico e no energético. 

É importante fazer uma limpeza nas energias de nossa aura (campo energético pessoal) e nos locais onde vivemos. Realizar uma limpeza energética elimina desequilíbrios, baixas vibrações, disfunções nos campos energéticos e também alivia desconfortos quando essas disfunções já se manifestaram fisicamente. 

Limpeza Energética x Feng Shui

O objetivo do Feng Shui é restabelecer o equilíbrio energético das pessoas e também dos lugares em que elas vivem… O Feng Shui visa também a criação de um bom fluxo de energia em todos os lares. Existe uma relação entre a energia de nossas casas e de nossas vidas,  portanto, ao garantir um bom fluxo de energia em nossos ambientes é possível garantir um bom fluxo em nossas vidas, ter uma vida fluída e leva, e assim melhorar nossas vidas em todos os aspectos (relacionamentos, financeiros, saúde, carreira…).

A limpeza energética contribui para o restabelecimento das boas energias do nosso corpo e dos nossos ambientes, e portanto, a limpeza energética está intimamente ligada ao Feng Shui, já que, tanto na limpeza energética como no Feng Shui as boas energias são os alvos destas práticas

Aplicar Feng Shui em seus espaços é uma forma de promover uma limpeza energética em seus ambientes. Logo, aplicar essa técnica também garante bons resultados se o seu objetivo é buscar equilíbrio e harmonia vibracional.

Como saber se preciso de uma limpeza energética em minha casa?

É normal que vez ou outra você não se sinta completamente bem em casa. Mas, se esse sentimento é constante e frequente, causando inclusive dores de cabeça, mal estar, insônia, preguiça excessiva e sensação de cansaço, pode ser que esteja na hora de eliminar as energias negativas do ambiente e fazer uma limpeza energética. Você pode ter dificuldade para levantar-se pela manhã, sensação de peso, bocejos excessivos, tensão e irritabilidade. São todos indicativos de que uma limpeza energética se faz necessária.

Você sente que seu lar anda pesado, sua vida estagnada, carregada ou sente-se que algo te prende dentro da sua casa ou te suga as energias? Você sente frequentemente cansado e desanimado, sem vontade e iniciativa pra nada? Caso afirmativo para alguns itens citados, saiba que sua casa pode estar precisando de uma boa limpeza energética! A limpeza energética te ajudará neste processo de “desintoxicação“, seja para desimpregnar as baixas vibrações acumuladas ali, seja para renovar as vibrações dos ambientes, ou mesmo eliminar influências negativas presentes nos ambientes.

E como, segundo o Feng Shui, nossas vidas são reflexos dos ambientes que vivemos, a limpeza energética em nossa casa irá refletir positivamente em nossas vidas trazendo mais vitalidade, disposição e alegrias para você e seus espaços!

Se você mora perto de locais com acúmulos de negativas, como hospitais, cemitérios, obras abandonadas, lixões, terrenos baldios, etc, seu ambiente pode ser contaminado constantemente com essas vibrações. Então, uma boa limpeza energética é bastante recomendada para ser realizada com maior frequência.

Limpeza Energética na Prática

Há inúmeras formas de fazer uma limpeza energética. 

Cuidar da energia de sua casa, também significa ter um ambiente limpo e organizado. Organização, limpeza e sal grosso são alguns passos para encher a sua casa de energia positiva. É também possível usar sons, água, óleos essenciais, flores, cristais… etc…

Importante realizar uma limpeza física nos espaços (organização e limpeza), antes de seguir com a limpeza energética. Ao fazer uma limpeza energética você não estará apenas fazendo uma limpeza de energia, mas estabelecendo um próprio campo de energia para seu futuro. Ao limpar seus ambientes você deixa seu espaço propício para atrair boas energias e para o início de um futuro “brilhante”.

Para fazer a limpeza energética, você pode usar sons, incensos, fogo, água, chás, ervas, sal grosso, etc… basta que você escolha aquela que mais te agrada e seja viável no momento. Confira algumas formas:

1Renove o ar

O simples fato de renovar o ar do interior de sua residência já é uma forma de fazer uma limpeza energética interna. Aplicar essa técnica de Feng Shui em seus ambientes é também atrair uma boa energia, que é viva e sempre em movimento.

Isso significa que para uma casa ter uma boa energia, ela precisa ter um fluxo constante de energia nova, circulante, fresca, com muita luz natural, itens vivos como plantas ou flores, arte vibrante, sons agradáveis, bons aromas, lindas imagens. 

Coloque sinos de ventos que possuam sons agradáveis. Abra suas janelas e cortinas! Deixe o ar entrar e se renovar. Deixe o sol entrar… Tudo que se movimenta e tem um fluxo promove uma limpeza de energia.

Para ajudar nesse movimento e nessa renovação, você pode sacudir os travesseiros e as roupas de cama. Movimento e ar fresco deixam os ambientes renovados!

Vale até mesmo você visualizar, por alguns momentos, o espaço sendo limpo e reenergizado por um intenso fluxo de energia, que entra pela janela e limpa todos os ambientes, como uma grande onda de energia positiva, perfumada e brilhante. Dessa forma, com o poder da sua visualização e intenção você potencializa o efeito purificador e renovador do ar.

2Acenda um incenso

Acender um incenso pode ajudar a melhorar a energia dos ambientes e criar uma atmosfera calma e serena. Então, por que não experimentar em casa?

Os incensos levam as nossas preces para o céu. Ativam  e purificam a energia de qualquer espaço.

A fumaça dos incensos leva as nossas preces para o céu. E as respostas as nossas preces voltam a nós pelo mesmo caminho. Assim, acender um incenso é um poderoso jeito de nos comunicarmos com as energias universais. É excelente para criar uma atmosfera meditativa. Essa é uma maneira simples de ativar a energia de um espaço, enquanto o purifica também. O aroma do incenso penetrará nos espaços, impregnando-o de seu perfume e ajudando na sua purificação.

A escolha dos aromas é bastante importante. Vale ter sempre incensos que agradem seu olfato e também atraiam as energias compatíveis com suas intenções. Importante também escolher incensos produzidos com ingredientes naturais para que você não prejudique sua saúde aspirando carvão, químicos diversos e gases tóxicos…ok?

Como escolher o aroma de seu incenso?

  • Canela: Atrai prosperidade
  • 7 ervas: Proteção e purificação
  • Patchouli: Inspira harmonia e é um afrodisíaco natural.
  • Eucalipto: Elimina energias negativas, revigora, limpa e tonifica.
  • Lavanda: Acalma, reconforta e relaxa.

São inúmeros os aromas disponíveis, basta escolher aquele que mais encaixa com seu momento.

Os cheiros determinam a forma de você se sentir. Os aromas podem invocar os mais sutis campos de energia de plantas e flores para dentro da sua casa.

Você pode espalhar o aroma do incenso pela casa, a partir da porta de entrada e no sentido horário, com a intenção de limpeza, purificação e proteção e claro, manter sempre bons pensamentos no ambiente. Pode ir caminhando por todos os ambientes até contornar todo o espaço e “incensar” todos os cantos, terminando o trajeto na porta de entrada onde começou.

Leia mais: 10 benefícios dos incensos. https://www.instagram.com/p/B1jEtaRFYN3/

3 Use o poder da aromaterapia

Óleos essenciais carregam a energia da natureza concentrada em sua composição, afetam diretamente nossas emoções e nossos níveis de energia.

Os óleos essenciais são outra forma de trazer o poder da aromaterapia para dentro do seu lar. São muito usados com propósitos terapêuticos, pois carregam a energia da natureza concentrada em sua composição. Os cheiros afetam diretamente nossas emoções e nossos níveis de energia.

Dilua as gotas do óleo em um pouco de água e borrife pelos cômodos. Você pode comprar um difusor ou fazer um purificador de ar com óleos puros essenciais ajuda a tirar a energia negativa e melhorar o teor vibracional dos locais. Outros óleos poderosos para utilizar nos ambientes são: de rosas (atrai amor), lavanda (promove relaxamento), alecrim (traz alegria), manjericão (antidepressivo natural) e patchouli (afrodisíaco). O aroma da laranja faz lembrar um dia de verão, com muito sol e alegria. Limpa o ambiente e melhora o seu humor.

Abuse dos cheirinhos agradáveis, aromatizadores de ambientes, de varetas ou sprays… Mas, dê preferência para produtos com ingredientes naturais. Fuja das essências químicas, pois são misturas sintéticas que podem fazer mal para sua saúde, ok?

4Use e abuse do Óleo de Eucalipto

O óleo essencial natural de eucalipto é fantástico e super indicado para a realização de uma boa limpeza energética. Juntando água e óleo essencial de eucalipto, quando se deseja a remoção de energias impregnadas, essa é uma verdadeira dica de ouro para equilíbrio e reenergização de seus espaços.

Perfeito para a remoção de energias impregnadas, sendo uma verdadeira dica de ouro para equilíbrio e reenergização de seus espaços.

Você mesmo pode fazer uma boa limpeza energética nos móveis, objetos e até mesmo nos ambientes em geral. Fazer uma limpeza energética nos ambientes com frequência é uma tarefa importante e muito eficaz para o restabelecimento das boas vibrações.

Para fazer essa limpeza, basta misturar uma quantidade de água algumas poucas gotinhas de óleo essencial natural de eucalipto e usar essa misturinha especial para passar no chão, nos móveis (diretamente ou com a ajuda de um pano) ou até mesmo borrifar pelos ambientes.

Essa limpeza com óleo essencial de eucalipto pode ser usada para limpeza de armários, pisos, paredes e objetos em geral. Pode ser usada também em borrifadores, perfumando e limpando todo o ar do local. O óleo essencial de eucalipto (100% natural) tem um poder incrível de remoção de energia negativa e energia parada, revigora, limpa e tonifica você e seus ambientes. Portanto, se você sente que sua vida está estagnada ou pesada, é uma boa ideia começar com uma limpeza energética com óleo de eucalipto em sua casa.

5Use o poder do som

O som é um importante instrumento para limpeza e invocação de energias. O som tem vibração, força vital e consciência. Pode ser usado para criar um templo sagrado, que protege seus espaços, limpa e purifica as energias, além de acelerar as vibrações para que seu lar exale luz e vida. 

O som acelera as vibrações para que seu lar exale luz e vida! 

Parece simples demais, né? Basta tocar um sino em cada canto da casa, a partir da porta de entrada, e no sentido horário ir percorrendo cada canto de cada cômodo, espalhando esse som agradável pelos ambientes, até retornar ao ponto de partida. Defina mentalmente a intenção para que as ondas sonoras levem a energia negativa e tragam a energia positiva para dentro do seu lar. Ter uma intenção clara é essencial para qualquer pratica de limpeza. É preciso definir um objetivo.

Não tem um sino? Bata palmas! Purifica e limpa da mesma forma. Você pode usar também o poder dos mantras. Procure um mantra bem bonito no youtube e deixe-o tocando e inundando seu espaço de boas energias. Não tem desculpas para não usar o poder do som!

Leia mais: O Poder dos Mantras

6Coloque sal grosso nos cômodos

O sal grosso tem propriedades de limpeza surpreendentes, atuando tanto no plano físico como nos planos mais sutis. Existem muitas formas de usá-lo para purificação.

Você pode tomar banhos com sal grosso para purificar a sua aura, você pode também mistura-lo na água de limpeza que usará no chão ou deixá-lo em um copo próximo a entrada de sua casa.

Os cristais de sal têm uma habilidade natural para absorver energia negativa. Para absorver a energia negativa nos espaços, coloque sal grosso nos quatro cantos de cada cômodo. Depois de 48 horas, aspire o sal ou varra, e jogue tudo fora.

Os cristais de sal têm uma habilidade natural para absorver energia negativa.

Você pode tomar banhos de sal grosso, para realizar uma limpeza energética em seu campo de energia pessoal. Mas tome muito cuidado, pois o sal vai retirar tanto as boas quantos as más energias de seu campo energético.

Ele zera ou “reseta” todas as nossas vibrações. Por isso, deve ser usado com sabedoria.

Se for extremamente necessário, faça o banho do pescoço pra baixo… Para isso, misture em um litro de água morna, uma colher de sal grosso e despeje do pescoço para baixo (nunca despeje água com sal em sua cabeça/ chakra coronário).

Uma boa alternativa é fazer apenas um montinho de sal no chão do banheiro e subir em cima esperando que ele se dissolva conforme a água do chuveiro vai caindo, fazendo com que o sal só tenha contato com seus pés… Mas, na sequência, realize um banho com alguma outra erva aromática (eucalipto, manjericão, alecrim, lavanda, camomila..etc..) para repor as energias positivas perdidas… ok?

7Queime sálvia

Queimar bastões de sálvia branca pela casa é outra boa ideia para limpar as energias. É uma poderosa forma de limpar toda a energia estagnada do espaço e deixando somente as boas energias. (Os bastões de sálvia são vendidos em lojas especializadas como a Decorando com Alma).

A sálvia elimina as emoções negativas como medo e raiva. Contribui para um melhor fluxo de energia positiva. Além de possuir diversos benefícios medicinais.

A sálvia branca é usada em inúmeras cerimonias religiosas, e até indígenas, devido ao seu poder de purificação.

8Aposte nas plantas

No Feng Shui utilizamos muito o paisagismo para potencializar as boas vibrações de um ambiente. Com o paisagismo certo você pode transformar seu lar com a energia da natureza. Além dos vários benefícios que as plantas trazem para nós e para a casa, elas também são um filtro natural das más energias.

Plantas são filtros naturais das más energias.

Que tal deixar uma plantinha em cada cômodo? Você pode deixar plantas inclusive no seu quarto, afinal elas filtram muito bem o ar que respiramos. A NASA até divulgou uma lista com as 19 melhores plantas para purificar o ar da sua casa. 

Leia mais: 19 plantas que purificam o ar da sua casa segundo a NASA

Tenha em sua casa também uma hortinha com ervas medicinais e aromáticas. Uma hortinha ou vasos com ervas medicinais irão trazer mais vitalidade para sua casa além de incrementarem sua alimentação de forma muito mais saudável.

Se já aplicou o baguá na sua planta baixa de sua casa você pode colocar em cada área a planta que mais ativa aquele guá. Por exemplo, suculentas para a área do Trabalho, rafias para a área da Família, samambaias para a área da Prosperidade, bromélias para o Sucesso, antúrios para o Relacionamento, lírios da paz para a Criatividade e Amigos, zamioculcas para a Saúde.

Leia mais: https://maisfengshui.com/category/dicas/paisagismo/

9Use o cristal Turmalina Negra

Em geral, as pedras negras são excelentes aliadas quando se trata de limpeza energética, pois tem propriedades especiais capazes de nos proteger e desintegrar as energias negativas.

Na verdade, todos os cristais têm o poder de elevar nossas vibrações, de encantar nosso olhar e de tocar nossa alma! A turmalina, em especial, é uma pedra “especializada” em limpeza e purificação! E é excelente também para promover uma transformação de energias densas em uma vibração mais leve. É uma pedra com grande poder de cura. Essa pedra limpa nossa aura, remove bloqueios, dispersa a energia negativa e aponta soluções.

Ela promove também o equilíbrio de todos os chakras. Ela é uma excelente pedra para a conexão com esses pontos de energia além de reequilibrar nossos meridianos.

Ela incentiva confiança, dissipa medos, ajuda-nos a entender os outros e a nós mesmos. Elimina sentimentos de vitimização e promove inspiração, compaixão, tolerância e prosperidade.

A turmalina é um poderoso agente de cura mental, equilibrando nossos dois hemisférios, direito e esquerdo do cérebro, transmutando padrões de pensamentos negativos. A turmalina negra, especificamente, ainda nos protege contra a radiação e eletro magnetismo de celulares e equipamentos eletrônicos. Combate também mau olhado e repele energias negativas de todos os tipos. Oferece uma excelente proteção contra qualquer negatividade.

Ela estimula a atitude positiva e incentiva o altruísmo e a criatividade.

De acordo com o Feng Shui, essa pedra pode ser colocada na sua casa no guá do Trabalho. Mas pode também ser posicionada próximo a computadores, no escritório, mesa de trabalho e entrada de casa.

Importante mencionar que todos os cristais precisam de uma limpeza frequente em água corrente e reenergizados na terra e no sol. Como eles absorvem as energias negativas e pesadas eles precisam descarregar esse “peso” de alguma forma.

Para realizar essa limpeza, basta colocar o cristal em água corrente, e então colocá-lo na terra e no sol por algumas horas para sua energização (nos horários de 10 às 12h – com sol ascendente, energia a pino).

10Chá de boldo

Da mesma forma que o chá de boldo promove uma desintoxicação em seu organismo, limpando seus rins e recuperando seu fígado, esse chá promoverá o mesmo efeito desintoxicante em seu lar. Algumas ervas têm esse poder de renovar as energias e promover uma melhoria vibracional.

Para usar o chá de boldo em seu lar faça o chá, dilua-o em água e passe no chão, armários, móveis ou então borrife a mistura no ar. 

Tenha um pé de boldo em sua casa. Seja para beber, curar ressaca ou para limpar seus ambientes.

11Anil

O anil é também um poderoso removedor de energias impregnadas nos ambientes, assim como o óleo de eucalipto, e muito usado por praticantes de Feng Shui. Ele tem o poder de retirar e neutralizar as energias estagnadas e negativas dos ambientes. Diluir o pó azul de anil em uma boa quantidade de água e passar no chão e móveis. Ou então, você pode borrifar o líquido azul pelos ambientes convidando as energias negativas a deixarem o ambiente. Borrife da parte mais ao fundo da casa em direção a porta.

Conclusão

Bom, como falei, há inúmeras formas de realização de uma boa limpeza energética. Mas a que mais vai funcionar para você será aquela que você fizer com todo o seu coração e melhores intenções. Dessa forma, não tem energia positiva que resista a vir correndo conviver com você.

Confie na sua intuição para decidir qual a limpeza mais indicada para o seu momento. Consulte seu coração!

Então agora você já sabe… se sentir o ambiente pesado, estagnado, se você se sentir cansado, preguiçoso, desanimado… sentiu uma baixa vibração… trate logo de escolher uma boa limpeza energética para complementar a limpeza geral da casa e também para potencializar os seus banhos e ter sua própria energia restaurada. 

E ai? Gostou das informações acima? Quando foi a última vez que realizou uma limpeza energética em seus espaços? Nunca fez uma? Experimente e me conte como ficou seu espaço depois desse verdadeiro banho de beleza e energia!

 

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui