É muito comum nessa época do ano fazermos várias reflexões, seja com relação ao ano que está terminando, ou, pela boa expectativa de um novo ano chegando…

Essas reflexões são mesmo importantíssimas. Precisamos avaliar o que deu certo, agradecer pelas dádivas alcançadas ou mantidas, analisar o que não saiu exatamente como o planejado, e verificar o que precisaremos melhorar ou alcançar no próximo ciclo…

Quem não deseja ser mais feliz, ganhar mais dinheiro, viajar mais? Esse processo de renovação de nossas metas e desejos é que nos impulsiona e nos dá força para continuarmos e irmos além! E, incluir o Feng Shui nesse processo pode ser uma boa alternativa, pois essa técnica pode potencializar nossos desejos e intenções para atração e realização de nossas metas!

Leia mais: Benefícios e Vantagens de se aplicar o Feng Shui

Pensando em tudo isso, escrevo esse artigo para te ajudar nos preparativos para as celebrações e reflexões de final de ano de forma a iniciarmos o novo ciclo que está logo ai com muita positividade e alegria

Feng Shui e mudanças internas e externas

Cuidar da nossa casa e dos ambientes que frequentamos nos ajuda a ter uma vida mais harmônica, repleta de tudo que mais desejamos.

Aplicar o Feng Shui é muito mais do que realizar mudanças na decoração de sua casa… ele te ajuda em vários aspectos… Mas, é preciso ter comprometimento com a técnica e com você mesmo. É preciso cuidar também de seus pensamentos e de sua vibração…tanto quanto da vibração de sua casa…

Cuide da sua energia interna também! Cuide de sua vibração…e de seus pensamentos…

Você realmente precisar investir seu tempo e algum esforço para alcançar o que realmente deseja, porque o Feng Shui não fará todo o trabalho sozinho para você.

É importante ter em mente que o poder de sua intenção e o poder de sua visualização trabalham juntos para que o Feng Shui aplicado seja mesmo eficaz.

Usar esses dois poderes juntos, intenção e visualização, te proporcionará o poder de criar a realidade que você deseja para sua vida.

Vale só destacar que, Intenção é o que você quer e Visualização é ver aquilo se realizando ou até já realizado…ok?

Você realmente tem que fazer sua parte, pois intenção e visualização dependem apenas de você, para que tudo se materialize mais rápido!

Independentemente de suas melhorias serem internas (em você, em seu corpo, em sua mentalidade) ou externas (em sua casa, seu jardim, seu carro, seu escritório/empresa), os resultados são ampliados quando é usada uma abordagem completa que incorpora ambos aspectos (internos e externos). É preciso ter uma visão holística, cuidar tanto da sua energia, quanto da energia dos espaços que você frequenta.

Então, comece a listar os seus desejos e metas… e todas as ações e decisões que você precisará tomar para que toda a lista se materialize! Mais do que isso, comece a visualizar esses seus desejos e metas já realizados! Pense na alegria, no prazer e na satisfação de ter atingido todos os seus objetivos de vida! Esse é um exercício poderoso para criação de sua realidade futura.

Dicas de Feng Shui para começar bem o ano!

De acordo com o Feng Shui, renovar a energia dos espaços e deixar a energia positiva circular livremente são requisitos essenciais para se garantir nos ambientes e também para se ter uma vida leve e fluida. Energia estagnada é aquela que vai fazer sua vida ficar parada, sem movimento e sem emoção. Faz seus ambientes ficarem frios, sem vida, sem cor. A energia estagnada se instala quando a energia não circula e não se renova nos espaços.

Vou listar aqui algumas dicas para eliminar as energias estagnadas e atrair as boas energias para dentro de sua casa… Confira e aplique!

Faça uma faxina geral em sua casa!

No Feng Shui, uma maneira de energizar seus espaços é fazer aquela faxina de final de ano. É um ritual simples para limpar e energizar sua casa, que é especialmente agradável de se realizar no Ano Novo. Garanta que não tenha mais nada fora de lugar, nada quebrado, ou sem uso em seus ambientes.

Organize os guarda roupas, armários, cômodas, prateleiras, estantes e escrivaninhas e faça aquela faxina física. Jogue fora todos aqueles papéis velhos acumulados e sem utilidade. Doe coisas que não tenham mais utilidade nenhuma para você e só ocupam espaço.

Abra espaço para o novo entrar…

Livre-se de roupas que você sabe que nunca usará, roupas manchadas ou roupas que fazem você se sentir mal consigo mesmo e roupas que você não veste faz tempo! Doe as roupas que você não gosta ou que não te trazem boas lembranças. Deixe-as serem felizes em outro lar.

Esse processo de doação, além de limpar e deixar sua casa mais organizada, é um processo gratificante, pois temos a oportunidade de ajudar alguém que necessita, não é mesmo? Nós ganhamos com isso e outras pessoas também!

Leia mais: Organização na prática com Feng Shui

O tema limpeza e organização é bastante tratado pelo Feng Shui, pois realmente é crucial que, antes mesmo de começar a aplicar os seus princípios, é necessário iniciar o processo com uma bela limpeza física, seguida de uma boa organização de todos os ambientes.

Segundo o Feng Shui, com uma boa limpeza e organização dos nossos espaços promovemos uma melhora significativa em nossas vidas! Podemos destacar que ao fazer isso, a saúde de todos na casa melhora, a criatividade cresce, os relacionamentos se aprimoram, haverá maior capacidade de raciocínio, haverá mais leveza no espírito e no humor. Concorda que é um bom começo?

Atenção à entrada da sua casa

Faça uma boa limpeza e organize especialmente na porta da frente, removendo poeira, teias de aranha e plantas mortas ou moribundas em torno da porta da frente. As luminárias também devem brilhar. Elas devem estar bem limpas. Substitua todas as lâmpadas queimadas também. 

Em seguida, faça um exercício: entre na sua porta da frente. Verifique para onde seu olho vai? O que te chama mais atenção quando você entra na sua casa? 

É importante que, para onde quer que você olhe seja uma visão bonita, auspiciosa e agradável. Este lugar para onde seus olhos são atraídos automaticamente precisa estar bem caprichado e bonito.  

Mantenha a entrada de sua casa sempre muito bem iluminada. Coloque alguns símbolos de boas-vindas. Deixe a entrada da sua casa sempre muito bonita e convidativa, de modo que energia positiva nenhuma se recuse a entrar.

Você pode ainda caprichar na guirlanda da porta. Mais que uma decoração natalina, uma guirlanda na sua porta de entrada simboliza um ciclo, e é responsável por filtrar e reciclar energias negativas. Então, capriche na escolha ou na confecção da sua…ok?! 

Faça uma limpeza energética

A limpeza energética é tão importante quanto a limpeza física nos dias de hoje.

Fazer uma limpeza energética em nosso lar é super indicada para melhorar o nosso humor, a nossa vibração pessoal e para inspirar sentimentos positivos em todos os moradores. A limpeza energética ajudará a manter nosso campo energético limpo e livre de vibrações baixas e negativas.

Depois de tudo limpo fisicamente, você pode até diluir água com algumas gotas de óleo essencial de eucalipto para dar aquela finalizada nas energias impregnadas e garantir a limpeza energética dos seus locais.

Leia mais: Faça uma limpeza energética em seu lar com o Feng Shui

Acenda incensos de sua preferência. Mas, opte sempre por incensos feitos com ingredientes naturais para não afetarem sua saúde. A fumaça do incenso abençoará a casa e limpará as energias obsoletas presentes. E ainda levará os desejos do seu coração ao céu…

Use o poder dos cristais

Os cristais são super poderosos, além de lindos! Todos eles têm o poder de elevar nossas vibrações, de encantar nosso olhar e de tocar nossa alma!

Os cristais possuem propriedades terapêuticas incríveis. São maravilhosos presentes da natureza!

Veja alguns exemplos:

  • Ágata de fogo: promove vitalidade e força. Pode ser colocada na área do Sucesso da casa.
  • Pirita e Citrino: atraem energia da prosperidade. Pode ser colocada na área da Prosperidade da casa.
  • Quartzo rosa: atrai harmonia e amor. Pode ser colocada na área dos Relacionamentos da casa e do quarto.
  • Quartzo verde: Promove cura e saúde. Pode ser colocada na área da Saúde da casa.
  • Ametista: transmuta energias negativas. Pode ser colocada na área da Prosperidade da casa ou nos locais onde se deseja mudanças de vibração.
  • Turmalina preta: protege de campos eletromagnéticos e de energias densas e negativas. Pode ser colocada na área do Trabalho da casa, próxima a computadores e na mesa do escritório.

Mas, é necessário ter certo cuidado para aproveitar o melhor de seus potenciais.

Se você já é um adepto do Feng Shui, procure sempre limpar também suas pedras e cristais, principalmente aqueles colocados com alguma intenção de cura energética em sua decoração. Afinal, eles passaram um ano todo cuidando e energizando seus ambientes e merecem uma atenção especial nesse período também. Cristais e pedras absorvem energias negativas, e farão muito melhor essa função se estiverem limpos e energizados.

Lave-os em água corrente e deixe-os no sol e na terra das 10 às 12h (quando o sol está ascendente).

Colocar esses itens à luz do sol é um dos métodos mais simples de limpar toda a energia impregnada. A luz do sol purifica e energiza enquanto a terra absorve e transmuta todas as energias acumuladas neles. 

Use o poder das flores e plantas naturais

Portanto, depois de uma limpeza completa da casa, física e energética, e de organizar o máximo possível, traga um vaso de flores para representar um novo crescimento e uma nova vibração para o ano.

Plantas e flores naturais são símbolos de vida, renascimento e de renovação, e combinam muito com esse período de Natal e Ano Novo. Capriche no paisagismo de sua casa. Traga a energia da natureza para o seu lar. 

Opte sempre por flores e plantas naturais. São indicadas para esse período as flores nas cores brancas, amarelas e vermelhas. Lírios da paz e dracenas também são excelentes opções.

Para atrair prosperidade para o ano vindouro aposte em money plant, bambu da sorte, dinheiro em penca e dinheirinho.

Então, se você tem plantas como forma de melhorar a energia de sua casa, certifique-se de apará-las, removendo galhos e folhas mortas e dando-lhes uma boa dose de nutrientes. Replante os brotos, faça novas mudas em novos vasos caso elas estejam se expandindo. Assim, você garante que suas flores e plantas estarão viçosas, saudáveis e também propícias para desempenharem muito bem seus papéis em seu lar.

Capriche nos arranjos e nos detalhes com plantas vivas. Quanto mais bonito o arranjo, mais energia da natureza e mais energia positiva você atrairá para seus espaços e para suas celebrações.

Atenção à sua bolsa e carteira

Sua carteira e bolsa refletem a prosperidade? Se estiverem esfarrapadas, gastas ou danificadas, convide novas riquezas para a sua vida, substituindo a sua carteira ou bolsa gasta ou ainda fazendo uma boa manutenção nelas. Se estiverem em bom estado, faça uma limpeza completa e remova pedaços de papéis e recibos antigos. 

Leia mais: Feng Shui em sua bolsa e/ou carteira

É interessante que você deixe algum dinheiro vivo em sua carteira. Afinal, você não quer entrar no Ano Novo tendo uma carteira vazia, certo? Então, mesmo que você só use cartões, reserve um pouco de dinheiro em espécie na sua carteira mentalizando e materializando muita abundância. Melhor ainda se você puder comprar uma nova carteira (e, se for vermelha ainda melhor!) para começar o ano com uma nova energia!

Leia mais:  Conheça o poder dos envelopes vermelhos

Traga fartura e abundância para sua vida!

De acordo com o Feng Shui, a mesa de jantar de uma casa simboliza a sua estrutura, a harmonia e a união familiar. Simboliza também a prosperidade do lar e a riqueza da família também, afinal é na mesa de jantar onde a comida é compartilhada.

Logo, ela precisa parecer atraente e estar sempre bonita e organizada para atrair as melhores vibrações para a família toda. Deixe sua mesa de jantar sempre com uma aparência de fartura e abundância!

Adicione uma tigela de frutas frescas em cima de sua mesa de jantar ou ao balcão da cozinha. Coloque frutas frescas e suculentas à vista. Frutas representam abundância, a doçura da vida e a chegada da prosperidade.

Leia mais: Mesa de Jantar de acordo com o Feng Shui

Pensando nisso, capriche muito na preparação de sua mesa da ceia de Natal, caso você e sua família tenham esse costume de se reunirem para celebrar esse período. Deixe-a bonita, próspera e bem farta! Capriche em todos os detalhes. Coloque sua melhor toalha de mesa, caminho de mesa ou jogos americanos… Use sempre sua melhor louça, talheres e copos! Aposte em lindos vasos e até castiçais. Quando você se sente próspero à mesa você atrai essa realidade.

Certifique-se também de livrar seus armários de louça e copos incompatíveis ou lascados, pois reduzem a energia dos alimentos que você come. Certifique-se de encher todos os frascos e recipientes de armazenamento cheios de farinha, açúcar, arroz, grãos, temperos e o que mais você armazenar à vista em seus armários e cozinha.

Leia mais: Cozinha e Feng Shui: Dicas para atrair prosperidade e bem estar

É bom falar aqui também sobre a importância de cuidar bem do seu fogão! Ele é o símbolo de prosperidade da casa e deve ser tratado com todo carinho, respeito e cuidado, principalmente nesse período em que ele é bem mais usado. Capriche na sua limpeza e também em sua manutenção! Não descuide disso.

Leia mais: Fogão: A fonte de prosperidade de sua casa!

Faça as manutenções necessárias

Esse é um perfeito momento para você reavaliar a manutenção da casa. O que está deteriorando em sua casa? Se você danificou móveis, paredes, maçanetas ou janelas, essa energia danificada vai influenciar suas finanças que também ficarão prejudicadas, pois tudo isso são drenos de energia e de prosperidade

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Portanto, conserte tudo que precisa, substitua ou doe e você terá feito muito para tornar sua casa energizada com nova e benéfica prosperidade e crescimento!

Capriche na sua árvore de Natal de acordo com os 5 elementos

A árvore de Natal pode ser um item muito importante na sua decoração natalina. Ela é importante também quando falamos de harmonia e energia. 

Esse símbolo do natal, se corretamente enfeitado pode trazer muita positividade e boas energias para seu lar, atraindo as mais diversas bênçãos para sua vida. De acordo com o Feng Shui, o formato da árvore apontando para cima favorece o sucesso da casa, e serve para estimular a união entre céu e terra. 

E ainda, segundo essa técnica, devemos sempre nos lembrar da teoria dos 5 elementos para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes. Essa teoria dos 5 elementos é uma das teorias fundamentais para harmonização adequada dos ambientes e pode ser aplicada em sua árvore de natal para atingir esse objetivo de harmonia!

A árvore também representa muito bem o elemento madeira. Mas, é importante pensar nos demais elementos: Fogo, Terra, Água e Metal para completar a sua decoração.

O Fogo pode ser representado por formas triangulares, estrelas e pirâmides. Está presente também na cor vermelha e na iluminação da árvore.

A Terra pode ser representada por enfeites quadrados, caixas de presentes quadradas e retangulares. Pode estar presente nas cores terrosas: amarelo, bege, marrom. E também em pedras e objetos de cerâmica também.

Para representar a Água, você pode colocar enfeites nas cores azuis, pretas, pratas ou transparentes. Enfeites espelhados também trazem esse elemento. 

O Metal pode estar presente nos enfeites e nas peças brilhantes como sinos, bolas de natal, laços e castiçais dourados ou prateados. 

Quando temos os 5 elementos presentes, o chi irá fluir melhor em seu espaço e trazer boa sorte para a sua vida e para a de toda a sua família. 

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Evite barreiras e obstáculos

Só tome cuidado para a árvore de Natal e nenhum outro objeto não atrapalhar nenhuma passagem ou circulação, ok?

Uma das primeiras avaliações ao aplicar o Feng Shui nos ambientes é com relação à circulação de energia dos seus espaços. A técnica propõe-se a identificar e eliminar todas as barreiras que dificultam o livre fluir das energias na sua casa e, consequentemente, bloqueiam ou dificultam a sua vida também.

É sempre importante termos atenção na circulação e no fluxo de nossos espaços para garantirmos uma vida livre de obstáculos e barreiras desnecessários…

Atenção para que as cadeiras da mesa de jantar ou móveis diversos não estejam dificultando a passagem…

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

Afinal, ninguém quer obstáculos na vida e nem no próximo ano, não é mesmo?

Cuidado com suas janelas

As janelas, de acordo com o Feng Shui, são o nosso olhar para o futuro. Logo, nada mais propício do que cuidar muito bem delas nessa época. 

Logo, elas devem ser enfeitadas com cuidado e sem exageros, pois de forma nenhuma podemos ter nossa visão de futuro obstruída. Pelo contrário, quanto mais limpos os nossos vidros e a nossa visão através das janelas, mais clareza atraímos.

Dado o simbolismo da janela em representar nossos olhos e nosso olhar, segundo o Feng Shui, nada mais importante que deixá-las limpas e bem cuidadas, se quisermos ter mais clareza na nossa vida e para tomar nossas decisões… concorda?

Ilumine sua vida!

Nada mais natalino que ter velas e luzinhas pela casa. As velas e as luzes são excelentes vetores energéticos. Podem ser posicionadas em na mesa de jantar, no quarto principal, na cozinha, jardins, entrada e até nos banheiros. 

Então, aposte em velas, luzes coloridas, em uma iluminação bonita e bem próspera. Deixe seus ambientes bem iluminados. Traga a energia do fogo para seus ambientes. Você pode até apostar em velas aromáticas trazendo aromas de sua preferência para complementar a vibração.

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Segundo o Feng Shui, uma das formas de criar um bom fluxo de energia positiva em nosso lar é com o uso da luz! Somos diretamente afetados pela quantidade e qualidade de luz que recebemos diariamente. A luz tem o poder de trazer boas energias para nossas casas.  As pessoas são mais saudáveis e felizes em locais iluminados. Esteja sempre atento a esse quesito em sua casa e em sua vida!

Use o poder da aromaterapia

A técnica de Feng Shui procura replicar o padrão estabelecido pela natureza em seus ambientes, logo, nada mais poderoso do que trazer a energia concentrada de flores e plantas para dentro da nossa casa…

A aromaterapia tem o poder de atrair, potencializar e invocar os mais sutis campos de energia da natureza para dentro de seu lar. Os diferentes aromas vão afetar diretamente nossas emoções e nossos níveis de energia de uma forma muito especial e agradável.

Não é por acaso que a aromaterapia é conhecida como a farmácia do Universo, tamanho seu poder de cura!

E, para melhor aproveitar esse poder dos aromas, você pode usar também óleos essenciais, incensos e perfumes específicos para ajudar a equilibrar energias dos locais e ainda deixar o ambiente muito mais agradável e convidativo. Mas claro, tudo em equilíbrio… nem demais e nem de menos.

Os aromas mais indicados para esse período de festas são os de laranja, limão, canela e cravo. Mas, você pode também escolhê-los para sua casa de acordo com as suas necessidades e preferências… Seguem alguns exemplos:

  • Canela: Atrai prosperidade
  • 7 ervas: Proteção e purificação
  • Patchouli: Inspira harmonia, e é um afrodisíaco natural.
  • Eucalipto: Elimina energias negativas, revigora, limpa e tonifica.
  • Lavanda: Acalma, reconforta e relaxa.

Porém, antes de aplicar qualquer aroma, vale limpar o ambiente primeiramente com óleo essencial de eucalipto. O óleo essencial de eucalipto (100% natural) tem um poder de remover a energia negativa e energia parada, de revigorar, limpar e tonificar seus ambientes. Portanto, se você sente que sua vida está estagnada ou pesada, é uma boa ideia realizar uma limpeza energética com esse óleo essencial em sua casa.

Sendo assim, para fazer essa limpeza, basta misturar uma quantidade de água algumas poucas gotinhas de óleo essencial natural de eucalipto.  Use essa misturinha especial no chão, nos móveis (diretamente ou com a ajuda de um pano) ou até mesmo vale borrifá-la pelos ambientes. Essa limpeza com óleo essencial de eucalipto pode ser usada para limpeza de armários, pisos, paredes e objetos em geral.

Leia mais: Faça uma limpeza energética em seu lar com o Feng Shui

Conclusão

Nesse período de fim de ano queremos paz, descanso, férias, nos reunir com a família e amigos queridos… É o período também em que nos comprometemos com novas metas de vida, desejamos ter novos hábitos, por em prática aquele regime, prometer ser mais fitness, cuidar mais da saúde, e até mesmo de realinharmos nossos pensamentos para sermos mais positivos e prósperos. 

É comum nessa época querermos mudanças… queremos atrair tudo de melhor… Que tal usar o Feng Shui nesse processo? Crie uma nova atmosfera em sua casa e em sua vida com essa técnica que promove verdadeiras revoluções e renovações de energia…que são o ponto alto desse período, certo? Ano novo… vida nova… energia nova!

E ai? O que acha de dar uma caprichada na sua casa e em sua decoração de Natal de acordo com os fundamentos de Feng Shui? Incremente sua decoração com as dicas acima e me conte qual foi o impacto!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Achei muito interessante a relação entre janelas e o olhar para o futuro, mas fiquei bem preocupada também. A janela do meu quarto, na verdade um grande vitrô, é perpendicular ao vitrô da área de serviço, e ambos abrem para um poço de ventilação de +-6m². A visão que tenho através deste vitrô é uma parede branca. Isso é um problema? Tem solução? Muito obrigada.

    • Oi Débora… Teria que analisar a planta e ver certinho essa parede… mas acho que de qualquer foma valeria vc ao menos pendurar um cristal multifacetado de 40mm nessa janela… Ajuda a fazer a energia ali circular e fluir! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui