Início Destaque Home Office e Teletrabalho: Aplique o Feng Shui para maior bem-estar e...

Home Office e Teletrabalho: Aplique o Feng Shui para maior bem-estar e produtividade

1377
0

Em tempos de Coronavírus (COVID-19) e de “quarentena” é fato que precisamos, neste período, nos adaptarmos às novas exigências e rotinas de trabalho a distância e em casa. E assim sendo, é preciso preparar muito bem este ambiente onde nós trabalharemos a partir de agora. Esse local precisa estar harmonizado, equilibrado e devidamente organizado, para que sejamos produtivos, focados e tenhamos prazer em nossa nova rotina.

O Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, pode nos ajudar nessa tarefa de tornarmos nossos espaços residenciais mais confortáveis, mais produtivos e mais prósperos. 

Leia mais: O que é Feng Shui e por que você deveria se importar com isso?

Vou trazer aqui, algumas dicas importantes para você criar um ambiente de trabalho (caso ainda não tenha) adequado e  aplicar o Feng Shui neste seu espaço, para otimizar essa sua nova rotina de home office e teletrabalho.

Defina o local de trabalho ideal

Estabeleça onde será seu novo posto de trabalho. Um espaço dedicado e ideal para você desenvolver da melhor forma as suas atividades. Esse posto não deve ser o seu quarto, pois quarto só deve ter a função de dormir e namorar. Nada mais. Não misture esses assuntos… ok?!

Leia mais: Feng Shui no Quarto | Feng Shui: Aprenda o que NÃO fazer em seu quarto!

Crie um espaço que promova uma vibração nutritiva e que o inspire a realizar seus sonhos.

Leia mais: Como o Feng Shui pode te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos

Leia mais: Atraia mais Sucesso, Prosperidade e Felicidade com Feng Shui

Em casa é muito fácil perder o foco, afinal é em casa que você costumava relaxar e ficar com sua família, se distrair com a tv ou receber os amigos para momentos de descontração. Logo, o ambiente pode ser tentador em vários sentidos para dispersão do de sua atenção. Fazer home office e realizar um bom trabalho a distância (teletrabalho) vão requer mais do que nunca nosso foco e atenção.

Por isso, é importante se instalar em um local designado para o seu trabalho. Com um espaço definido, é mais fácil ter uma concentração maior e melhor no trabalho, de maneira que, você seja mais produtivo durante as 8 horas de dedicação. Esse espaço definido também será importante para quando chegar a hora de finalizar a sua jornada diária e realmente partir para o relaxamento e descanso em seu lar.

Não misture locais de trabalho e de descontração

Não misture esses locais de trabalho e de descanso. E aproveite que você poderá desfrutar, como quiser, do tempo que economizará trabalhando em seu lar, no seu novo home office. Afinal, você não tem mais que se deslocar da casa para o trabalho e nem do trabalho para casa. (já parou pra pensar no tempo adicional que você ganhou em seu dia?!)

Evite posicionar-se em frente a uma porta de banheiro

Evite também se posicionar em frente a uma porta de banheiro. Caso não tenha outra opção, pendure um cristal multifacetado de 40mm no batente da porta deste banheiro, e mantenha a porta dele sempre fechada.

Leia mais: Como os banheiros influenciam na sua vida?

Segundo o Feng Shui, os banheiros têm uma grande carga de energias negativas impregnadas, e, estas energias podem inclusive afetar sua saúde. Isso acontece por serem justamente locais de limpeza e eliminação de rejeitos.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: o que são e como usa-los

Garanta uma boa iluminação e ventilação

Escolhido o local adequado, garanta que ele tenha todos os recursos necessários para você exercer seu trabalho. Garanta também que ele tenha uma boa iluminação e ventilação. Ambientes escuros e pouco ventilados não favorecem a circulação da energia nos locais e nem aumentam sua produtividade, pelo contrário!

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Segundo o Feng Shui, a iluminação e a ventilação criam um bom fluxo de energia no lar trazem saúde, prosperidade e felicidade para todos os ocupantes do espaço. Crie esse bom fluxo de energia positiva em seu novo ambiente de trabalho com esses artifícios.

Garanta sua posição de controle

A posição que você define permanecer em um ambiente é vital no Feng Shui… pois ela vai influenciar na sua energia e na sua disposição para exercer seu trabalho durante essa permanência.

É preciso que você, onde quer que esteja sentado, tenha uma visão completa do ambiente ao seu redor, para garantir o seu controle do ambiente, além de se sentir seguro e bem disposto nele. Chamamos isso de posição de controle…

Então, é importante que a mesa esteja na posição de controle do ambiente, ou seja, você sentado na cadeira precisa ter visão de quem entra pela porta de entrada. Mas, não esteja sentado diretamente nesse alinhamento da porta, ok?

Ao sentar-se bem na linha de abertura da porta você ficará cansado com mais facilidade, pois essa posição recebe o fluxo de energia direto e intenso, desgastando sua vitalidade com facilidade.

Leia mais: Assuma o controle da sua vida com o Feng Shui

Não se sente de frente para uma parede branca

Evite também se sentar de frente para uma parede branca. Segundo o Feng Shui, além de limitar sua criatividade, vai te deixar bastante incomodado, já que em uma posição assim, você não estará respeitando a posição de controle.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Se você não tiver outra alternativa, instale um espelho a sua frente, ou ao menos, um quadro ou poster com uma imagem que te transmita profundidade, como um bonito horizonte por exemplo…

Saia da linha das setas invisíveis

Setas invisíveis são as quinas de móveis, prateleiras ou paredes bem na direção onde você mais fica. Segundo o Feng Shui, essas setas vão sugar toda a energia e entusiasmo que você tenha e acabar com sua disposição caso permaneça sob a influência delas por muito tempo.

Portanto, posicione sua mesa e cadeira de forma a não ser atingido por essa emanação de energia prejudicial. Uma alternativa é colocar uma barreira física entre você e a seta de forma a se proteger dessa emanação direta. Pode ser uma planta, uma escultura, uma cortina, um pendente de contas, ou até mesmo um protetor de quinas.

Sei que para quem está lendo sobre esse assunto pela primeira vez pode até parecer algo muito difícil ou abstrato. Mas, caso tenha interesse em saber mais sobre esse tema, fiz um artigo específico sobre setas invisíveis.

Leia mais: Setas Invisíveis no Feng Shui: Saiba o que são e como corrigi-las

Aplique Feng Shui em sua mesa de trabalho

Escolhida a mesa e o ambiente que será seu novo escritório, aproveite o momento e aplique o Feng Shui nessa sua mesa de trabalho atual.

Leia mais: Feng Shui na sua mesa de trabalho

É possível aplicar o Feng Shui em um ambiente específico, na sua loja, em indústrias, na sua bolsa, no seu carro, na sua carteira, no seu quarto, no seu home office e muito mais. Aplicar Feng Shui não se limita apenas a analisar toda a casa onde você mora ou os espaços que você permanece. Você pode inclusive aplicar o Feng Shui em sua mesa de trabalho.

Leia mais: Aplicações não tão conhecidas para o Feng Shui

Quando aplicamos o baguá em um espaço reduzido, temos como ativar áreas especificas de nossa vida, sem que isso exija grandes reformas ou mudanças no espaço. Em um ambiente limitado e definido, você consegue focar em pequenas ativações que com toda certeza promoverão uma movimentação em sua vida.

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?

Leia mais: Benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui

Desfrute dos benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui em sua mesa de trabalho… Para isso, devore os dois artigos abaixo e implemente o Feng Shui nessa sua nova mesa de trabalho e siga todas as dicas para aumentar seu foco e produtividade com essa técnica.

Leia mais: Como aumentar o foco e a produtividade com o Feng Shui?

Atenção para sua mesa e cadeira

Para que você possa trabalhar de casa adequadamente é necessário contar com uma boa mesa (de preferência firme e espaçosa) e uma cadeira confortável também.

A sua estação de trabalho precisa ser pensada para te dar conforto e ter uma boa funcionalidade, para que seja possível você desempenhar bem suas tarefas. E isso impacta na sua satisfação e reflete positivamente em sua produtividade.

Ao aplicar o Feng Shui neste seu novo posto de trabalho você poderá harmonizar todas as energias ao seu redor e fazer com que seu trabalho flua de maneira muito mais produtiva e organizada. Não deixe de ver o artigo sobre Feng Shui na sua mesa de Trabalho. Esse artigo complementa todas as dicas que dou aqui…ok?

Leia mais: Feng Shui na sua mesa de trabalho

Use aromas certos 

Alguns aromas específicos poderão te ajudar a ter mais foco e ter mais produtividade. Eles possuem propriedades terapêuticas especificas que retiram cansaço e te deixam mais produtivo. E, quando estamos falando de home office e Feng Shui, manter-se focado, bem disposto e produtivo é algo bem importante e bem fácil de se atingir através da aromaterapia.

Portanto, é interessante usar e abusar desse poder da aromaterapia. Ela pode ser incorporada em seu home office por meio de óleos essenciais naturais, velas aromáticas e incensos. Escolha os aromas naturais que mais te agradam e aproveite de seus poderes de aprimorar sua atenção e bem-estar.

Aromas revigorantes

Alguns aromas revigorantes são: eucalipto, hortelã-pimenta e cítricos, em geral. Eles podem manter você motivado e sinalizam para o seu cérebro criativo que é hora de trabalhar.

Aromas para Foco e Concentração

O aroma que eu mais recomendo é o Capim Limão. O óleo essencial de Capim Limão é perfeito para tirar a sensação de cansaço e nos deixar mais focado e produtivo. Use esse aroma nesse seu novo ambiente de trabalho, em difusores, em aromatizadores ou mesmo inalando diretamente o perfume óleo em seu pulso.

Ah…. mas, não vale usar essenciais ou aromas sintéticos com essa intenção, pois estes só prejudicam nossa saúde e não promovem esse efeito terapêutico que queremos…ok?

Aromas para conter Agitação

Se você tem filhos, vale colocar o aroma de Lavanda nos ambientes que eles ficam para tentar conter os ânimos e a agitação da molecada. Lavanda tem propriedades calmantes e relaxantes. Certamente controlar a criançada enquanto você trabalha não é nada fácil, não é? É claro que uma boa conversinha com eles sobre a importância de se ter um ambiente calmo para todos também vai ajudar bastante!

E, se você mesmo está preocupado, estressado e tenso com toda essa situação, vale usar esse aroma de Lavanda em seus ambientes para manter a calma e tranquilidade nesse momento desafiador. Se preferir, pingue uma gotinha de óleo essencial de Lavanda em seu travesseiro para ter um sono restaurador e relaxante.

Coloque uma plantinha natural na mesa

As plantas e flores naturais elevam o nível vibracional de qualquer ambiente.  Há inúmeros benefícios colocarmos plantas naturais ao nosso redor…

Traga a energia da natureza: viva, vibrante, revigorante, fresca, limpa, para esse novo ambiente de trabalho e melhore as vibrações nesse espaço. Pode ser um lírio da paz, por ser muito coringa dentro do paisagismo sagrado e também no Feng Shui. Ele filtra o ar, absorve energias eletromagnéticas dos aparelhos eletrônicos e ainda eleva o padrão vibracional de qualquer ambiente. Com uma plantinha como essa ao seu lado, você se sentirá muito mais disposto a realizar seu teletrabalho.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Leia mais: Dicas sobre paisagismo no Feng Shui

Crie um espaço feliz e inspirador

É essencial que seu novo ambiente de trabalho te passe uma sensação de bem-estar. Dessa forma, você se mantém energizado e bem disposto para realizar todas as suas atividades. Você precisa se sentir bem e confortável ali. Deve conseguir permanecer com prazer nesse espaço.

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Então, uma boa sugestão é colocar em seu novo escritório objetos que te tragam boas sensações, como fotografias com pessoas que você ama, um fundo de tela com uma paisagem calma e bonita, ou ainda frases motivacionais.

É muito importante também reforçar a sua autoestima e sensação de segurança nesse novo ambiente de trabalho. Sentir-se confiante e seguro de suas capacidades vai contribuir bastante para melhorar sua produtividade no trabalho. Então, se você tem prêmios, certificados, medalhas, troféus, títulos que evidenciem a sua capacidade profissional, exponha-os nesse seu ambiente de trabalho. Ao olhar para essas premiações você manda uma mensagem para seu cérebro de que é capaz. Frases motivadoras também ajudam a estimular essa sensação.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Use as cores certas

Você pode também utilizar cores que te nutram energeticamente, ou que favoreçam a sua personalidade no seu ambiente de trabalho. Aplicar as cores certas em seu novo espaço fará toda a diferença na sua motivação.

Descubra quais são as vibrações emitidas por cada uma das cores.

Uma dica muito legal é ler o Livro Digital Cores & Feng Shui. Neste tempo de quarentena, estamos disponibilizando esse livro digital totalmente grátis para que as pessoas possam usar o tempo em casa de uma maneira mais produtiva e leve!

Precisamos compartilhar boas leituras e falar de boas energias, mais do que nunca!

Depois que escolher sua cor, de acordo com o que ela significa e transmite, é só usar objetos com essas cores, ou mesmo, roupas nessas tonalidades, para que você se beneficie das energias certas e adequadas para você desempenhar com sucesso seu trabalho, seja ele qual for.

Baixe grátis: Livro Digital: Cores & Feng Shui

Pendure um cristal multifacetado

Os cristais multifacetados são muito usados no Feng Shui para correção de fluxos e melhorias de circulação de energia nos espaços. Em um home office pode ser usado bem no centro do ambiente para trazer centramento e equilíbrio para esse espaço. Ele fará também com que as energias circulem melhor nesse ambiente e assim, você se sentirá mais forte, firme, bem disposto e focado em suas atividades.

Veja outros usos e benefícios do cristal no artigo abaixo.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: o que são e como usa-los

Conclusão

É fato que precisamos nos reorganizar. Mas, é fato também que podemos deixar esse período desafiador muito mais agradável e produtivo promovendo pequenas mudanças em seus espaços. Transforme seu lar e seu espaço de trabalho com essas dicas de Feng Shui para que você desfrute de mais calma, estabilidade, centramento e ainda boas vibrações. 

E após seguir todas essas dicas, aposte também em uma boa limpeza energética nesse seu novo posto de trabalho. Veja mais neste artigo abaixo.

Leia mais: Limpeza energética em seu lar com o Feng Shui

Vamos nos adaptar e nos estocar de bem-estar aplicando essas dicas e reabastecendo nossos ambientes de boas energias!

Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares, para que todos possam ajustar seus postos de trabalho de acordo com o Feng Shui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui