As cores alimentam não somente o nosso corpo físico, mas também nossa mente e nossa alma. Estudos comprovam os efeitos das cores no corpo e na mente das pessoas, impactando sua saúde. Cada cor envia informações subliminares ao nosso cérebro e estimula determinadas áreas e ainda desperta diferentes sensações e emoções em cada pessoa.
O uso correto das cores enriquece energeticamente os ambientes gerando inúmeros benefícios
As cores possuem múltiplas funções quando se tem por objetivo restaurar o equilíbrio e a harmonia de ambientes. Não é a toa que o Feng Shui está muito associado à aplicação de cores nos ambientes, apesar disso ser apenas uma das possibilidades de ativação da técnica em espaços. São vários os efeitos subliminares das cores em nossa vida. Podemos até dizer que elas são a própria manifestação da energia cósmica.
É muito importante que as cores que nos cercam estejam em sintonia com os nossos desejos e metas de futuro, pois somos afetados por elas o tempo todo, vibrando e influenciando de maneira positiva ou negativa cada individuo.
A filosofia tradicional chinesa afirma que existem cinco elementos essenciais: fogo, metal, terra, madeira e água. Cada um desses elementos tem uma cor ou tonalidade correspondente, por exemplo, o vermelho é paixão, o azul relaxamento, o marrom segurança e assim por diante.
Tente não inclinar demais em uma única cor, mas criar um equilíbrio elemental no seu ambiente, visando equilibrar todas as áreas.
Cada cor gera uma sensação específica em cada pessoa, e por isso, é fundamental saber utiliza-la. A seguir um resumo com as principais características de cada cor:
Branco
O branco representa a pureza, a leveza e a suavidade. É o resultado da mistura de todas as cores. É ainda a cor símbolo da paz. É purificador e transformador, significa paz, dignidade. Estimula a humildade e a imaginação criativa. Produz sensação de limpeza e claridade, mas cuidado, em excesso pode também produzir sensação de frieza, esterilidade e ainda gerar falta de motivação e esperança. Ótimo para qualquer ambiente principalmente cozinha e banheiros. Mas se um espaço (paredes, móveis, tapetes) for 100% branco, o resultado poderá ser um ambiente mais hostil. Dá sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados.
Preto
A cor preta está relacionada com o materialismo, introversão, fidelidade, firmeza, coragem, dignidade, cor dos mistérios, dos mundos internos e da sabedoria interior. Simboliza a ausência total da cor. É a cor da materialização, da firmeza nas atitudes e ações. Se bem equilibrado nos ambientes traz a sensação de elegância e sofisticação. Mas a predominância do preto em paredes ou pisos pode tornar o ambiente além de escuro, agressivo e deprimente. Portanto, só deve ser usada em detalhes, quando queremos fazer um “efeito especial” na decoração. Na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.
Azul
A cor azul está sempre associada ao céu, ao espiritual, à suavidade e à paz. É uma cor fria que acalma, relaxa, transmite paz interior, inspira, fortalece a fé e a paciência. É a cor da purificação, tem o poder de desfazer as energias negativas. Transmite verdade, afeto, intelectualidade, serenidade, infinito, meditação, confiança, amor, fidelidade e profundidade. Nos tons suaves, acalmam a energia que estiver hiperativa.
Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono. Mais escuro, transmite autoridade e poder. É aconselhado para ambientes formais. Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.
Verde
A cor verde simboliza a nutrição, o alimento físico e/ou espiritual, ecologia, saúde, cura. Representa a esperança, a tranquilidade, renovação, crescimento, abundância, nutrição. Estimula momentos de paz e equilíbrio. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. Esta cor está associada com a autoestima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É uma cor relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. Indicada para todos os ambientes, sendo ideal ter plantas ou acabamentos em verde bem vivo.
Vermelho
Cor da garra e da força, motiva raça e coragem. Cor da iniciativa, da ação, do impulso e do movimento. É a cor do fogo, paixão, entusiasmo, dinamismo, impulsos, poder, vigor, emoção, alegria, fama. Na psicanálise, o vermelho remete ao sentimento; já na cultura oriental valoriza a introspecção, a alimentação e a dança. Mas exige todo o cuidado na hora de aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, podendo provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. No entanto, em demasia, cai para a vulgaridade.
Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para nos motivar. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo por ser uma cor quente e de ação.
Amarelo
Ativa o intelecto, comunicação, concentração, disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. Ajuda a clarear as ideias. É aconchegante, positivo e está associado à flexibilidade e à boa sorte. Também representa esperança, idealismo, espontaneidade, euforia, originalidade e expectativa. A cor amarela ou dourada é a cor de Buda e ajuda a alcançar a sabedoria. Indica alegria, ativa a mente e atrai a atenção, assim como faz a luz do sol! É a cor da regeneração celular e por isso associada ao guá da saúde. É indicada em todos os ambientes em que se pretende estimular a comunicação.
É muito usada para esquentar áreas escuras e para dar mais claridade e luz aos ambientes. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde têm pouca luz, pois dá uma sensação melhor do espaço. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da grande incidência de luz.
Laranja
A cor laranja tem uma energia radiante, traz disposição, estimula comunicação, aumenta a energia nos espaços além de gerar confiança e entusiasmo. Cor alegre e social. Estimula o otimismo e generosidade. Transmite força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, tentação, prazer e sensação de humor. Nos ambientes é uma cor indicada para locais onde as pessoas se encontram para conversar. Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, a brincadeiras e aos doces. Em tons bem suaves (cor pêssego) remete ao aconchego. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.
Lilás e violeta
Cores ligadas à intuição, espiritualidade, fantasia, mistério, misticismo, curas profundas, transformações e conquistas. Exerce influência em emoções e humores. Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade. Quando usado com o amarelo, estimula a introspecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde, estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo. É ideal na mistura com o branco para não gerar dispersão. Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor. O violeta inspira grande força de vontade, paciência e persistência.
Rosa
Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. A cor rosa causa uma mudança de personalidade deixando as pessoas sob essa vibração mais ativas e vigorosas. Cor do amor e do bom humor. Simboliza alegria e prazer. É a cor da nossa criança interna.
Púrpura
Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde. É a cor da riqueza e da nobreza. Ela nos conecta com nosso divino. É uma mistura da energia vibrante do vermelho com a serenidade do azul. Inspira respeito, estimula a intuição, meditação. É a cor usada pelos bispos e cardeais da Igreja católica. É uma cor auspiciosa no Feng Shui.
Magenta
Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. É a cor da transcendência. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.
Turquesa
O turquesa resulta da feliz combinação da vibração do azul com a do verde. É uma cor que traz o equilíbrio da alegria com suavidade, acalma e traz clareza mental. É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso. É a cor do merecimento e auto merecimento.
Marrom
O marrom é a cor da estabilidade e segurança. É uma cor elegante mas também séria e discreta. Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro (cor das raízes das árvores). É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva.
[td_smart_list_end]
Saiba mais: Pode das Cores – Parte 1 e Poder das Cores – Parte 2
Se você gostou do conteúdo ou se identificou com a energia de alguma dessas cores comente aqui e vamos divulgando e ampliando cada vez mais esses conhecimentos! Se gostou das informações compartilhe-as com seus amigos! E caso tenha ficado com alguma dúvida, por favor, deixe seu comentário aqui embaixo!
Muito bom o conteúdo.
Gostaria de saber se tem algum artigo que fala sobre o uso errôneo das cores, de como ela pode atrapalhar se utilizada equivocadamente.
Olá Ana Paula… Agradeço seu contato e seu elogio!!!
Especificamente sobre o uso errado das cores não existe nenhum artigo. Mas falo sobre cores em alguns deles. Procure sobre o artigo da cor púrpura e o artigo dos envelopes vermelhos. Falo sobre cores também nos artigos dos 5 elementos. Mas, apenas para te orientar, sim as cores se aplicadas equivocadamente podem atrapalhar bastante… por exemplo se você pintar toda de azul a área que corresponde ao Sucesso da casa (que é regida pelo fogo/ pelo vermelho), é como se o azul representasse a água e essa apagasse todo o seu reconhecimento… então pode influenciar sim… mas claro, temos sempre que optar por estabelecer o equilíbrio e nunca ter excesso ou falta de nenhum elemento para equilibrarmos as energias dos ambientes…
Agradeço seu comentário e vou pensar em escrever sobre o tema… 😉 Beijos.
[…] de trabalho na cor preta encorajam a introspecção, promove concentração e também uma abertura de […]
[…] Leia mais: As cores no Feng Shui […]
[…] Leia mais: As cores no Feng Shui […]
[…] Leia mais: Poder das cores no Feng Shui […]
Oi! Se pintar o quarto de verde e só o teto de branco, afeta em algo negativo?
Beijos!
Oi Jade… depende… em qual área do baguá está esse quarto? Depende tb da tonalidade do verde… Se for mais pastel sem problemas… Importante sempre manter um equilíbrio, não tendo nenhuma cor ou elemento em excesso…
Sucesso, se não me engano
Sem problemas quanto ao verde então… mas, acrescente na decoração formas triangulares ou toques de vermelho para ativar esse Sucesso.
[…] casa. Além de transmutar muito bem as energias de escassez dos ambientes e da vida. Leia mais: As cores no Feng Shui Pode também ser usada para proteção e ativação de ambientes, e como acessório para […]
nunca aprendi tanto em tão pouco tempo, estou adorando tuas explicações
Ahh que linda…Agradeço o carinho viu!!! Fico feliz em saber que está gostando !
[…] Leia mais: As cores no Feng Shui […]
Gostei muito da matéria!
Gostaria de saber se posso usar a cor marrom nas ferragens da minha casa?
Portão, janelas, vitros e portas?
oi Roseli… sem problemas quanto a isso !
[…] Cor predominante: preta ou tons escuros […]
[…] Leia mais: As cores no Feng Shui […]
[…] é apenas a quantidade de luz natural que você aprecia durante o dia, mas também a presença de cores vibrantes e bonitas para nutrir sua energia. Se você tem que passar muito tempo dentro de casa, […]
[…] é preciso uma atenção para se prezar pelo equilíbrio da energia do elemento Água, trazida pela cor azul, e do elemento Fogo existente na chama do […]
Oi, estou me mudando para minha primeira casa própria (!) e tenho vontade de colocar, na bancada da cozinha, um silestone púrpura ou magenta, será que essas cores são positivas para essa área? Sei que preciso analisar o baguá, mas de modo geral a cozinha (por causa do fogão) pode ser beneficiada? Obrigada, adoro seus materiais! <3
oi Sandra… Depende de qual área do baguá está a sua cozinha… Cuidado para não exagerar na cor púrpura. Ela deve ser usada com muita sabedoria, pois é uma cor extremamente poderosa. O que beneficia essa área realmente é duplicar as chamas com espelho atrás do fogão e manter tudo bem limpo, próspero e organizado. 😉
[…] Leia mais: As cores no Feng Shui […]