A luz é a fonte de toda a vida de nosso planeta. As plantas sintetizam nutrientes da luz usando clorofila, e filtram o ar que respiramos. Os animais e humanos dependem das plantas para sobreviver. Assim, tudo depende da luz de alguma forma. Não preciso comprovar aqui para vocês a importância da luz natural em nossas vidas, não é mesmo?

A luz do sol é a nossa maior fonte de energia e, é considerada importantíssima dentro dos conceitos básicos do Feng Shui. A iluminação é uma excelente maneira de chamar, ativar e potencializar o chi (energia vital) de um espaço. O sol tem o poder de aquecer, iluminar, animar, alimentar, embelezar e até higienizar espaços.  Neste artigo vamos aprender como aproveitar ao máximo os benefícios que essa luz pode trazer para nossas vidas! 

O Feng Shui é uma antiga sabedoria chinesa que objetiva criar ambientes harmônicos, permitindo que a energia flua livremente por eles. Criar um bom fluxo de energia no lar traz saúde, riqueza e felicidade para todos os ocupantes do espaço. E, uma das formas de criar esse bom fluxo de energia positiva em nosso lar é com o uso da LUZ!

Iluminação e o Feng Shui

Uma das maneiras de criar um espaço repleto de energias positivas dentro de uma casa é abrindo as janelas e cortinas para deixar entrar tanto o ar fresco como a luz solar. Abrindo a sua casa para a luz e para o ar você está permitindo que uma renovação energética aconteça. Está também se abrindo para receber mais abundância de energia, energia esta, que está em toda parte na natureza. Ar e luz são elementos essenciais para nossa sobrevivência.

E como o Feng Shui sempre procura se alinhar com as forças da natureza para a criação de espaços harmônicos, devemos aproveitar ao máximo a iluminação natural para elevação e renovação do chi em nossos ambientes. O sol é a fonte mais poderosa de luz. Ele nos traz uma das principais forças vitais fornecidas pela natureza, de forma abundante e gratuita.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Além disso, a iluminação pode ser considerada também uma forma de cura energética em caso de alguns desequilíbrios específicos. Por exemplo, adicionar e/ou melhorar a iluminação de um quarto é uma solução fácil quando você precisa aumentar um pouco mais a energia yang (que é a energia de movimento e do calor).

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Ativando áreas específicas

A luz também ativa a área do Sucesso do baguá. Isso acontece porque essa área é regida pelo elemento fogo, muito bem representado pela luz do sol, pelas chamas das velas, pelas luzes artificiais, etc… O fogo é também um elemento essencial em nossas vidas. Ele nos mantém aquecidos, transforma nossa comida e, também nos incentiva e vitaliza. E a luz é uma excelente forma de trazer esse elemento (fogo) para nossos lares.

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?

Como já falamos em outros artigos, os elementos podem estar em representados por suas formas, objetos, imagens, cores, etc… em um espaço, não precisando estarem fisicamente presentes para estarem ativos e vibrantes em um local. O elemento fogo, por exemplo, é simbolizado pela forma triangular, por objetos pontiagudos e triangulares, como pirâmides e cones, por coisas quentes, que lembrem calor, ou representem chamas e, também, pela cor vermelha, que é uma cor quente, cor do fogo, e claro, por todo o tipo de iluminação.

No neste artigo AQUI você encontra todo o potencial do elemento fogo e como ativá-lo na sua casa de forma a usufruir de inúmeros benefícios em sua vida!

Leia mais: Atraia mais Sucesso, Prosperidade e Felicidade com o elemento Fogo

Deixe a energia circular!

Para termos um ambiente agradável e harmônico, o chi precisa fluir e circular livremente nele. A iluminação tem o poder de ativar e elevar o chi (ou energia) dos ambientes. E, se o chi não circula, a vibração do local pesa, a energia do ambiente estagna.

O Feng Shui tem por princípio garantir um bom fluxo de energia nos ambientes.

O bom fluxo de energia pode ser conseguido abrindo caminho para que as boas energias fluam pelos espaços.  Para isso é necessário ter espaços com acessos livres e desimpedidos,  não deixando nada parado, estagnado, esquecido, quebrado ou sem uso.

E para garantir essa fluidez, é importante que os ambientes além de organizados estejam bem iluminados.  Você caminharia normalmente e com toda segurança em ambientes escuros? A energia também não!  Segundo o Feng Shui, é importante deixar o chi circular livremente na casa e a iluminação ajuda bastante neste contexto.

Cuidado com os obstáculos!

Vale mencionar que essa energia chi pode ser bloqueada por vários obstáculos. O obstáculo mais comum que o chi encontra é a bagunça ou desordem nos espaços. Outras obstruções podem ocorrer de diversas maneiras, desde as mais óbvias como sujeiras, lixos e desorganização extrema, até formas mais sutis, como janelas com vidros sujos e objetos abandonados e esquecidos. É fácil e simples liberar o chi bloqueado, removendo esses obstáculos. Aspire o pó, lave a louça e a roupa sujas e faça a organização geral de todos os ambientes. Além, claro, de deixar a iluminação adequada em cada cômodo!

Iluminação e a Saúde

A luz também tem papel importante na manutenção da boa saúde. Ela é o principal fator que controla o nosso ciclo circadiano. Esse ciclo é responsável por controlar basicamente toda a nossa vida. Ele controla desde a liberação de hormônios em nosso organismo, até mesmo as nossas ondas cerebrais e batimentos cardíacos. Também influencia e controla nossos estados de vigília e níveis de consciência.

Garantir uma boa incidência de luz em nossos ambientes pode, inclusive, ter efeito positivo sobre o nosso humor, pode influenciar nas reações químicas críticas de nosso corpo, pode reduzir problemas emocionais (como depressão, por exemplo), pode melhorar a qualidade do nosso sono, pode nos deixar mais saudáveis e imunes à dor e até melhorar nossa produtividade e satisfação no trabalho.

Já a falta de luz em nossa vida, e, em nossos ambientes, pode provocar distúrbios na produção de melatonina, desregular a liberação hormônio do crescimento, provocar falta de vitaminas (sem luz do sol nosso corpo não sintetiza a vitamina D), pode impactar na regulação do nosso metabolismo, e ainda pode causar obesidade, irritabilidade, cansaço, etc…

Ficou mais claro agora o porquê você deve realmente se preocupar com a iluminação de seus ambientes?!

Iluminação artificial

A iluminação artificial pode te ajudar a trazer energia para seu lar, seja em dias nublados e chuvosos, à noite ou até mesmo se a sua casa simplesmente não tem muito acesso à luz natural.

Ter uma boa iluminação interna é essencial para se criar uma atmosfera agradável e ainda desfrutar de uma boa vida. Quaisquer espaços escuros podem ser iluminados com as luzes adequadas para fazer com que todos os dias pareçam dias de férias em sua casa. Talvez, as luzes do Natal sejam o que torna a atmosfera da casa tão especial neste período do ano. Então, por que não ter esse tipo de sensação de relaxamento e paz disponível na sua casa diariamente?

Procure escolher luminárias e lâmpadas cujos espectros de luz mais se aproximem da luz do sol. Procure por lâmpadas que tenham o Índice de Reprodução de Cor superior a 80 (IRC>80).

A escolha da lâmpada certa determina se o efeito positivo da iluminação artificial foi alcançado ou não. Os espaços exteriores da casa, como o jardim, quintal, varanda e todos os espaços escuros, quando iluminados devidamente podem transformar o clima do lugar, transformando-o em um espaço totalmente novo e vibrante. 

Ambientes mal iluminados

Para você ter uma ideia, em uma consultoria de Feng Shui, um dos aspectos considerados em uma análise é a própria iluminação da casa. A luz tem o “poder” de alterar a energia de uma casa como um passe de mágica!

Convido-te a imaginar uma casa mal iluminada… Qual a sensação que você teria ao entrar nela? Não seria uma das melhores das sensações, não é? Esse conceito é um pouco intuitivo e o Feng Shui consegue explicar isso.

Uma casa mal iluminada tem muita energia Yin, pesada, escura, fria, excesso de energia parada e até negativa. Isso pode até mesmo te remeter a sensação de estar entrando em casas mal assombradas de filmes de terror, não é mesmo?

Leia mais: Yin e Yang: O que é e como aplicá-lo em sua casa, segundo o Feng Shui

Iluminação ruim e a depressão

E quando temos excesso de Yin podemos ficar mais introspectivos, tristes e até depressivos. Não é à toa que casas mal iluminadas podem ter históricos de moradores com depressão ou distúrbios emocionais.

Principalmente se as entradas são mal iluminadas, como a energia irá entrar abundantemente nos seus ambientes se a própria entrada não está convidativa, visível e bem iluminada?  Você se sentiria super bem vindo se fosse recepcionado na penumbra?

Lugares escuros, sem iluminação, são normalmente berços de fungos e parasitas. São geralmente locais tristes e sem vida e, segundo o Feng Shui, isso não é nada bom!

A energia flui bem em acessos fáceis, iluminados e bonitos…

Se você está enfrentando problemas emocionais graves, como depressão, por exemplo, vale a pena avaliar como está a iluminação da entrada de sua casa... já que casas mal iluminadas podem agravar esses estados emocionais.

São vários os motivos que podem levar os moradores a quadros de depressão…e esse é um deles…

Dicas de Feng Shui para iluminação

Agora que você já sabe um pouco sobre a teoria que envolve esse tema iluminação e a importância dela também no Feng Shui, que tal algumas dicas poderosas para você harmonizar sua vida, literalmente iluminando sua vida? Então vamos lá!

Entrada iluminada

De acordo com o Feng Shui, é essencial manter sua porta de entrada bem iluminada, seja com iluminação natural ou com a ajuda de luzes diretas e indiretas: cordões de luzes, abajures, spots, luminárias, arandelas, pendentes. O importante é que mantendo sua porta da frente bem iluminada você ajuda a atrair mais energia para sua casa e sua vida.

A porta de entrada de uma casa, segundo o Feng Shui, é também chamada de “boca do chi“. É por ela que as boas energias vão entrar e, se o ambiente estiver harmonioso e convidativo, elas vão entrar e garantir o bem-estar dos moradores. Por isso, principalmente a entrada da sua casa deve ser bem iluminada para assim evitar problemas emocionais na casa.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Mantenha a luz acesa no hall de entrada e na sala de estar. Como falamos, segundo o Feng Shui, entradas mal iluminadas não causam uma boa impressão nem mesmo para as energias. Lugares escuros produzem ambientes estagnados, fazendo com que os ocupantes do espaço adoeçam. Sem luz não há vida. Já devem ter notado que somos muito influenciados pela qualidade e pela quantidade de luz ao nosso redor, não é mesmo?

Dessa forma, segundo o Feng Shui, adicionando ou melhorando a iluminação da sua entrada você vai trazer mais clareza para a sua vida, vai atrair mais oportunidades, vai chamar mais a atenção das energias e convidá-las para entrar em sua casa.

Iluminação do quarto

Não coloque luz branca no quarto do casal. Esse tipo de luz ressalta todos os nossos defeitos. Melhor usar uma iluminação mais aconchegante e confortável, para dormir e namorar!!! Não queremos que a iluminação de nosso quarto se pareça com a de hospitais, clínicas e escritórios, não é mesmo? De preferência, use iluminação indireta para criar um clima mais propício para esse ambiente! Esse ambiente precisa ser acolhedor.

A dica aqui é novamente: opte sempre por lâmpadas que imitam a luz do dia: IRC acima de 80! Elas são mais amareladas e mais agradáveis.

Não é aconselhável instalar um pendente de luz caindo diretamente sobre a cama. De acordo com o Feng Shui, isso pode causar pressão e tensão em quem dormir abaixo desse pendente. Pior ainda se o pendente for grande e pesado.

Escolha a luz ideal para seus ambientes

A iluminação desempenha uma parte muito importante na composição de qualquer ambiente. Logo, por exemplo, se você tem uma sala dedicada ao descanso, como um quarto ou uma sala de meditação, não é recomendado ter uma luz que seja muito brilhante. Esse tipo de luz ativa a energia de seu quarto ou sala. Em ambientes que requerem um mergulho interior e uma calmaria uma luz brilhante não é aconselhada.

Um banheiro, por exemplo, precisa de luz em abundância, pois é onde nos asseamos, nos cuidamos e cuidamos de nossa beleza. Mas, se for usá-lo para um banho relaxante de banheira, essa iluminação pode ser reduzida para trazer um maior conforto e clima a este local.

Para ambientes mais calmos e reservados, opte por iluminação suave nas lâmpadas de cabeceira. Neste local é interessante que você instale um controle ou variador de luz (dimmers) podendo deixar o ambiente mais escuro se precisar. 

É essencial garantir uma iluminação brilhante o suficiente na sala de estar, que é um ambiente de convívio social, e uma iluminação mais fraca e suave no quarto para proporcionar uma atmosfera favorável ao descanso e rejuvenescimento.

Promova o clima ideal para cada ambiente com a iluminção!

Crie diferentes tipos de iluminação para cada parte da sua casa, afinal, nem todos os ambientes precisam do mesmo tipo de iluminação.  Use a luz como aliada promovendo o clima ideal para que cada cômodo cumpra sua função em seu lar. Cada cômodo precisa ter luz suficiente para que os moradores desempenhem suas tarefas da melhor forma.

Não instale iluminação fluorescente em casa, pois ela representa energias severas e cortantes que podem trazer impactos negativos à sua saúde. Lâmpadas fluorescentes possuem ciclos intermitentes de energia e, isso pode desgastar bastante nosso chi, causando fadiga, cansaço, irritação e até dores de cabeça.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

O ideal é ter todos os ambientes da casa claros, bem iluminados e ventilados. O espaço também precisa respirar e receber luz como qualquer ser vivo. A má qualidade do ar também pode gerar cansaço, estresse e mal-estar.

Cozinha iluminada

Mais do que apenas manter a cozinha limpa, é importante também mantê-la bem ventilada e iluminada. Se possível, que ela (cozinha) seja o cômodo mais exposto à luz natural. Fazer refeições num cômodo com vista para o sol nascente no café da manhã ou poente no jantar pode ser bem auspicioso também (além de muito agradável). 

Segundo o Feng Shui, a energia do sol ativa o fluxo e melhora a distribuição do chi. Ela cria um padrão energético harmonioso para começar e terminar seu dia.

Mas, caso a ventilação e a iluminação naturais não sejam abundantes em sua cozinha, providencie bons exaustores e circuladores de ar, melhore bastante a iluminação do local, e na medida do possível, compense ao máximo a falta destes dois requisitos (iluminação e ventilação). Garantir um bom preparo dos alimentos requer sim uma boa iluminação, para visão adequada dos ingredientes e melhor execução das receitas. 

Potencialize o efeito da iluminação com Plantas Naturais

Invista em um bom paisagismo interno e externo a casa, pois as plantas naturais renovam qualquer atmosfera e ainda aumentam as boas vibrações dos locais. Além do mais, plantas naturais deixam tudo mais bonito! Mas, também, ilumine esse jardim para que você colha os benefícios tanto de uma boa iluminação quanto da natureza plantada ali.

Potencialize os benefícios da iluminação com plantas e flores naturais!

Plantas naturais quando vivas, saudáveis e bonitas são excelentes ativadoras de energia, assim como a luz. Plantas com crescimento vertical ativam sucesso, promovem crescimento, já que possuem energia ascendente. Só evite árvores muito grandes próximas da casa, pois isso vai atrapalhar a casa de receber iluminação natural. As plantas da área externa nunca devem prejudicar a casa de receber luz e a claridade do sol.

Evite excesso de iluminação

Para uma sala que está muito escura onde fica evidente que você precisa de mais iluminação, você deve tomar cuidado para não deixar a sala muito clara demais. Como em todas as coisas do Feng Shui, você precisa estabelecer um equilíbrio, garantindo que sua iluminação seja bem balanceada, nada severa e muito menos escassa.

O Feng Shui preza pelo equilíbrio e com a iluminação isso não é diferente. O excesso de luz pode trazer alguns prejuízos, como por exemplo, se no quarto de dormir há muita claridade, isso irá manter nosso corpo e cérebros ligados, isso vai agitar a nossa energia e assim, prejudicar nosso sono e descanso…

A iluminação excessiva, também é prejudicial à saúde dos nossos olhos, pois o excesso de claridade provoca uma maior evaporação da nossa película lacrimal. O resultado disso é um déficit na lubrificação dos nossos olhos. E assim, aparecem sintomas como: lacrimejamento, irritação ocular e vermelhidão. Nada bom para nosso descanso também.

Use a luz para balancear o Yin e Yang 

O Yin e Yang consiste em duas energias Yin (feminina) e Yang (masculina) opostas. O Chi (ou energia) só pode ser completo quando ambas as energias estão presentes e equilibradas.

Um dos objetivos do Feng Shui é criar ambientes harmônicos e se esforçar para manter a energia chi equilibrada em sua casa ou escritório, para que você possa se beneficiar dessa incrível fonte de energia. Você pode gerar energia chi em sua casa usando algumas técnicas de Feng Shui.

Leia mais: Yin e Yang: O que é e como aplicá-lo em sua casa, segundo o Feng ShuiTeoria do Yin e Yang no Feng Shui

Para balancear o Yin e Yang utilizando a luz/iluminação evite excesso de sombras  (energia yin) causadas pela iluminação (energia yang). O ideal é que a iluminação seja consistente…

Segundo o Feng Shui, luminárias que projetam sombras sobre o teto ou paredes são consideradas pouco auspiciosas (não muito boas). O raciocínio por trás disso é que a luz deve iluminar (energia yang) e deve ser predominante, e não destacar as sombras escuras e manchadas (energia yin).

Leia mais: Yin e Yang: O que é e como aplicá-lo em sua casa, segundo o Feng Shui

Se você tiver áreas e cantos escuros em sua casa, eles poderão atrair vibrações negativas. Portanto, é sempre bom instalar uma forma de iluminação para clarear todo o espaço uniformemente.

Use a luz para balancear os elementos

Já falamos bastante em diversos artigos sobre a importância de se ter os 5 elementos presentes (seja fisicamente ou representados por suas cores, formatos, imagens, objetos, etc). O interessante é que ao estudarmos o ciclo de geração desses elementos, podemos usar o excesso ou a falta de um dos elementos para reequilibrar o ambiente novamente.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Por exemplo, se uma determinada área da sua casa possui muita energia do elemento madeira (plantas, formas cilíndricas, tecidos florais, quadros de paisagens, objetos de madeira mesmo, etc…), você pode compensá-la com luzes brilhantes, pois o fogo é o elemento associado à luz, e o fogo se alimenta da energia da madeira. 

No ciclo de geração dos elementos, o fogo é potencializado pela madeira e isso é perfeitamente fácil de entender lembrando que as fogueiras são feitas com madeiras, certo?! Fogões a lenha são alimentados com madeiras, justamente porque a madeira é facilmente consumida pelo fogo. E assim o fogo equilibra esse elemento no ambiente.

Iluminação nas áreas faltantes

No Feng Shui, quando aplicamos o baguá na planta baixa, é muito comum surgirem áreas faltantes, pois nem sempre as plantas são totalmente regulares, e isso não é nada bom. Em resumo, as áreas faltantes são áreas que ficam de fora ou são parcialmente ausentes do seu espaço. Essas faltas geram uma perda de energia no campo da vida em que o baguá não pode ser inserido por completo. 

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?O que é planta baixa e desenho em escala. Sua importância no Feng Shui

De acordo com o Feng Shui, a correção dessas áreas faltantes pode ser feita com espelhos ou também através de iluminação. Muitas vezes, você pode instalar holofotes, luzes de paisagismo, arandelas de parede e luzes de teto para corrigir essas áreas problemáticas de sua casa, como áreas faltantes em terrenos irregulares, por exemplo.

Se a sua casa tem uma área faltante, uma luz colocada neste canto faltante pode ser tudo o que você precisa fazer para restaurar o chi e equilibrar novamente as energias do local.

Iluminação exterior

Muito se falou neste artigo sobre a iluminação da área interna de sua casa, mas não se esqueça da importância da iluminação também na área externa da sua casa!

O baguá pode ser aplicado tanto na área construída quanto dentro dos limites do terreno. E para esse último caso, o uso da iluminação pode ser um coringa para ajustar terrenos irregulares com bastante descrição e charme. Se seu terreno é irregular, você não vai sair espelhando o muro para corrigir essas áreas faltantes, mas pode perfeitamente inserir uma iluminação estratégica para realizar os mesmos ajustes. Segundo o Feng Shui a iluminação é uma das formas mundanas de se corrigir espaços irregulares. 

Se você tiver um desequilíbrio no formato de seu terreno, nas áreas externas de sua casa, poderá usar a iluminação para solucionar esses problemas.

Considerações finais

A luz tem o poder de trazer boas energias para nossas casas. Onde há luz as pessoas são mais saudáveis e felizes. Já reparou? Somos diretamente afetados pela quantidade e qualidade de luz que nos atinge diariamente. Esteja sempre atento a esse quesito em sua casa e em sua vida!

Então, usufrua melhor do poder da luz potencializando esse elemento em sua casa. Capriche na iluminação de seus espaços e deixe-os mais felizes, saudáveis e harmônicos. Segundo o Feng Shui a iluminação é uma das formas de renovar e movimentar o chi dos ambientes…

Casas mal iluminadas podem adoecer os moradores. Então, capriche na iluminação de sua casa e garanta um ambiente saudável para todos…

Abordamos aqui algumas dicas de iluminação, de acordo com o Feng Shui. Espero que você possa aplicar em sua casa e também possa disseminar esse conhecimento milenar para outras pessoas! Vamos literalmente nos iluminar e iluminar a vida de todos com o Feng Shui! 🙂

E ai? Gostou de saber mais sobre os impactos da iluminação? Comente aqui… o quanto sua casa está iluminada? Ou ela possui muitos ambientes escuros, espaços mais sombrios? Sabia dessas relações com seu bem-estar?

15 COMENTÁRIOS

  1. Meu quarto e sala são bem iluminados ao dia;apenas a cozinha e a sala de iternet são escuras cim.um tom de penumbra ao dia.Temos que acender a luz durante ao dia. Gosto muito das dicas comprei um espelho com formato de maçã decorativo e coloquei no meu quarto enfrente a porta de entrada do meu quarto fiz correto?

    • Olá Vania. Agradeço seu contato! Vale caprichar mais na iluminação dos ambientes que são escuros na sua casa. Para avaliar melhor preciso olhar a planta. Não consigo te responder se seu quarto está ok somente com essas informações.

      Beijos.

  2. Olá, Anali!
    Gostei muito do seu artigo, parabéns! Fiquei encantada com tudo que li e aprendi, mas também fiquei um pouquinho apreensiva rsrs
    Observando a planta baixa da minha casa percebi que tenho 1 área que não é completa, falta um parte naquele Guá (o Guá não falta totalmente… posso dizer que o perímetro da casa preenche uns 30% do guá, o resto está faltando) Nesse caso, posso usar uma iluminação externa para fazer a cura dessa área? por exemplo, colocando uma arandela na parede pelo lado de fora da casa?
    Ou a iluminação tem que ser interna?

    • oi Riviane, Que bom que está gostando e aproveitando nossos conteúdos. O ideal para correção de áreas faltante sé usar espelhos. Vc pode usar luz também, mas isso requer um cuidado no posicionamento das luminárias. Pode ser uma iluminação interna ou externa. Esse posicionamento vai depender de como é o espaço. De qualquer forma, acredito que 1 arandela não vai resolver o problema se a área faltante é grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui