sexta-feira, abril 19, 2024
HomePaisagismoPlantas para serem usadas com sabedoria, de acordo com o Feng Shui

Plantas para serem usadas com sabedoria, de acordo com o Feng Shui

A natureza é muito poderosa e incrível. Mas, é preciso usá-la com sabedoria em nossos ambientes para melhor usufruirmos de seu grande poder. E o Feng Shui reconhece e utiliza muito bem dos poderes da natureza para potencializar e proteger todos os espaços.

O Feng Shui, como técnica de harmonização de ambientes, leva em consideração a energia de cada planta para melhor posicioná-la no ambiente e assim deixá-lo ainda mais empoderado e energeticamente equilibrado.

Leia mais: O que é Feng Shui e por que você deveria se importar com isso?

Todas as plantas são ótimas ferramentas para aumentar o nível vibracional de um espaço, mas algumas delas necessitam de alguns cuidados para serem posicionadas em ambientes de grande convívio ou permanência.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Algumas plantas, de acordo com o Feng Shui, devido às suas formas pontiagudas e afiadas, presença de espinhos, ou toxidade, podem trazer uma energia indesejada para a casa.  E ninguém quer isso, não é verdade?

Mas, sabendo usar as plantas corretamente podem ser grandes aliadas para proteção dos ambientes. Essas formas podem ser muito prejudiciais para relacionamentos e convivência, ao mesmo tempo em que podem ser extremamente eficazes para proteção dos espaços e das pessoas… Por isso, ressalto que é preciso usar o poder das plantas com sabedoria.

Vamos falar de algumas delas hoje nesse artigo!

Espada de São Jorge: a planta protetora dos lares

A espada é uma poderosa planta muito conhecida por proteger seu lar de energias negativas, inveja e mau olhado. Ela atua como um verdadeiro escudo natural contra más vibrações.

No entanto, NÃO é recomendado ter essa planta dentro de casa! De acordo com o Feng Shui, devido seu formato de lança, a planta “Espada de São Jorge” incentiva batalhas e discórdias no lar. Suas pontas afiadas podem cortar os relacionamentos da casa.

Dessa forma, a melhor posição para ela é na entrada da casa ou do lado de fora. A Espada de São Jorge será uma excelente guardiã de seus espaços se colocada nessas posições.

Essa planta também tem o poder de afastar pessoas mal-intencionadas ou que venham trazer discórdia, mentiras ou até fofocas para seu ambiente. Ela protege você e sua família contra discussões, baixas vibrações e energias pesadas.

Nome e Origem

O nome científico da espada de São Jorge é Sansevieria trifasciata. Também é chamada de Espada de Ogum. Essa planta protetora tem sua origem na África.

Cuidados com a Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma planta bastante resistente e já bem adaptada ao nosso clima. É uma planta de fácil cultivo e que precisa de pouca água para sobreviver. A rega pode ser feita uma ou duas vezes por semana. Ela vai muito bem em áreas externas ensolaradas e também em áreas com menos incidência de luz e vento.

Feng Shui e a “Espada de São Jorge”

De acordo com o Feng Shui, são excelentes plantas para, além de proteger nossos lares, ativar também o SUCESSO da casa. No entanto, melhor colocá-las na área do Sucesso do terreno, ao ar livre, ao lado de fora da casa… ou como já falei deixa-la como guardiã de seus espaços, colocando-a próxima à porta de entrada da casa.

Pode-se usá-la também com uma intenção de atrair prosperidade, já que quando se remove as energias negativas de um espaço você também abre caminho para a abundância e a fartura adentrarem mais facilmente em sua vida.  Nesse caso, use a espécie de bordas amarelas (conhecida também como Espada de Iansã ou Espada de Santa Bárbara). Essa planta contribui para que a prosperidade chegue mais rápido. Também possuem as mesmas características das Espadas de São Jorge e também podem ser posicionadas como plantas protetoras na entrada dos ambientes.

Sabia de tudo isso? Gostou de saber mais sobre essas plantas protetoras? Comente aqui se você tem uma em casa e se a posicionou corretamente.

Os polêmicos “Cactos”

Os cactos são plantas que geram muitas polêmicas, pois podem ser interpretadas por diferentes aspectos. Independente do que os cactos simbolizam, na realidade, você precisa sentir o que eles te transmitem verdadeiramente. Há pessoas que os amam, outras nem tanto. Vale avaliar o sentimento que eles te despertam e, se não forem bons, trate de substituí-los por lindas flores ou folhagens…ok?

De acordo com o Paisagismo Sagrado, as flores são representações de nossas qualidades, enquanto que, os espinhos representam nossas imperfeições. Quando colocamos cactos em evidência em nossa casa estamos, na verdade, colocando em evidência nossos defeitos.

Por outro lado, os cactos por acumularem água em seu interior e, por viverem em regiões áridas e isoladas, podem ser associados a energia de resistência e à força interna em momentos de solidão. Nesta perspectiva, os espinhos são as proteções e segurança da planta para enfrentar tempos de escassez e solidão.

Feng Shui e os Cactos

No entanto, de acordo com o Feng Shui, quando nossa mente visualiza um cacto, devido a sua quantidade enorme de espinhos, essa visão nos remete automaticamente a conflito, discórdia, obstáculos, desconfortos, mesmo que de forma inconsciente.

Vale mencionar que quando a planta retém muita água, de acordo com a teoria dos 5 elementos, ela acaba mexendo um pouco com nossas emoções, deixando nosso emocional abalado, mais sensível ou mais fácil de ser magoado.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Os espinhos são também uma forma de defesa, portanto, os cactos são boas plantas para serem usadas como guardiãs dos espaços, se colocadas do lado externo dos ambientes atuando como protetoras do espaço.

É por essas diferentes visões e interpretações que os cactos são tão polêmicos. De qualquer forma, é você quem tem que avaliar como eles impactam na sua energia, se de uma forma positiva ou não.

E ai? O que os cactos representam para você? Faça agora essa reflexão. O que sente ao ver um? Gosta ou evita essa plantinha tão controversa?

“Comigo-Ninguém-Pode”: fonte de boas energias

A Comigo-Ninguém-Pode é uma planta que pode ser utilizada para uma série de aplicações, mas é preciso sabedoria para melhor aproveitar seu poder. Além de decorar ambientes com suas belas folhagens, serve também para eliminação de insetos e outras pragas que afetam uma residência.

Nome e Origem

A Comigo-ninguém-pode é uma Herbácea também conhecida pelo seu nome científico Dieffenbachia Amoena.

A Comigo-ninguém-pode é uma erva originária da floresta Amazônica, mais especificamente da região da Colômbia e da América Central. Porém, ela é mais vista principalmente na Costa Rica.

No entanto, em sua composição a Comigo-ninguém-pode possui uma série de substâncias altamente tóxicas para pequenos animais e seres humanos. Assim, não é recomendado que ela seja plantada em residências com crianças ou com pessoas que possuem saúde debilitada.

Aliás, seu nome  “comigo-ninguém-pode” vem, exatamente, dessa sua característica um tanto perigosa.

Cuidados com a “Comigo-Ninguém-Pode”

No cultivo da planta Comigo-ninguém-pode, deve-se deixar bastante espaço tanto vertical quanto horizontal para ela se desenvolver, já que pode chegar a até 2 metros de altura se cuidada corretamente.

Não é recomendado que a planta Comigo-ninguém-pode fique exposta diretamente ao sol durante todo o tempo. É melhor que ela esteja em áreas onde há abundância de sombra durante a movimentação do sol.

Como já informado, essa planta é venenosa, e por isso devemos tomar cuidado para que ela não seja alocada em uma área de fácil acesso ou propícia a causar acidentes. O simples contato com a pele ou a língua pode causar uma série de reações alérgicas, que podem ser fatais caso a planta seja ingerida. É recomendado que ela seja plantada em vasos decorativos em áreas externas da residência como entradas e jardins.

Feng Shui e a “Comigo-Ninguém-Pode”

Essa planta é reconhecida por muitos especialistas como uma das maiores e mais poderosas fontes de boas energias. Além disso, um dos principais usos desta planta é proporcionar a proteção de um lar.

Segundo crenças ela é capaz de absorver as energias ruins direcionadas ao espaço. Consequentemente, faz com que apenas coisas boas sejam atraídas para as áreas internas, mantendo um clima de paz e harmonia. Isso torna essa folhagem uma excelente opção de paisagismo para áreas externas e entradas de residências.

No entanto, não deve de forma nenhuma ser colocada em espaços de grande convivência social. Ela pode inflar os egos e causar conflitos se essa energia não for bem trabalhada. Por isso, o local mais indicado para ela é na entrada ou nas áreas externas.

Leia mais: Dicas sobre paisagismo no Feng Shui

Conclusão

Plantas e flores são sempre bem-vindas, mas vale sempre aprofundar um pouquinho no estudo de cada uma delas para melhor aproveitar seus poderes naturais.

As plantas são um ótimo complemento para os nossos espaços e para a nossa vida. Afetam positivamente nossa saúde mental e física. E quando adicionadas em nossas casas, considerando o Feng Shui, podemos atrair ainda mais proteção, sorte, prosperidade em geral… e muitos outros benefícios.

Sabia de todas essas informações? Comente aqui se gostou e se utiliza algumas dessas plantas em seus ambientes…;)

Mais Feng Shui
Mais Feng Shuihttps://maisfengshui.com/
Mais Feng Shui é uma revista digital completa sobre Feng Shui! Hoje já somos a maior página sobre Feng Shui da América Latina! Aqui apresentamos um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Semanalmente publicamos matérias e dicas para harmonizar seus espaços, seus negócios e sua vida!

36 COMMENTS

  1. Adoro ler sobre plantas.

    Espero que escrevam mais artigos sobre o assunto!

    Se essas plantas são recomendadas nas entradas e áreas externas como fazer quando moramos em apto? Não dá para deixar na porta de entrada por ser uma área comum. Será que serve deixar ao lado das janelas mesmo sendo na parte interna dos cômodos?

    Obrigada, Anali!

    • Olá! Em casos de apartamentos você pode colocá-las logo na entrada mesmo… pelo lado de dentro…. desde que não atrapalhem a passagem. De jeito nenhum obstruir a visão da janela com plantas. Fazer isso é bloquear sua visão de futuro… bloquear seu olhar para o mundo. Nada bom… ne?

  2. Oi Anali!
    Fui no horto para replantar e tratar minha orquídea e acabei comprando duas plantinhas lindas q queria por nos banheiros e estava toda feliz!!
    Agora, lendo aqui sobre plantas e Feng Shui, estou triste‍♀️ … onde vou colocar uma “suculenta” pequenininha e uma espada de Santa Bárbara, tbm pqnininha?? Não deveria ter comprado estas plantas‍♀️ Quais plantinhas poderia colocar no banheiro?
    Pode me ajudar, por favor
    Desde já agradeço
    Atenciosamente, Leila

    • Oi Leila… Plantas são sempre bem vindas… A suculenta ativa o elemento água, então é uma planta ideal para a área do Trabalho da sua casa. Já a espadinha de Santa Bárbara, você pode posicioná-la na entrada da sua casa para atrair prosperidade e proteger seu lar… Agora para responder sua pergunta sobre plantas ideais para os banheiros, preciso saber em qual área do baguá eles estão na sua casa.

  3. Muitíssimo obrigada por todas as respostas, Anali! Foram oportuníssimas!
    Já me decidi: adoro violetas então vou colocar no banheiro pois elas gostam de umidade e acho q é o lugar mais úmido das casas, né?
    Por outro lado, acho q vou tentar trocar a Suculenta(apesar dela ser linda!! o q vou fazer com ela??) por um Lírio da Paz ou um Bambu, o q vc aha?

    • oi Leila… que bom ! Então… lírios da paz e bambus são coringas…sempre bem vindos… Mas, a suculenta pode servir para ativar a carreira.. não te interessa? Coloque-a na área do Trabalho… Bjs.

  4. Oi Anali, mto bom dia!☕️
    Espero q vc esteja mto bem.
    Pois é, Anali, me interessaria e mto a Suculuenta ativando a carreira … acontece q ainda não sei onde fica a área de trabalho na minha casa! Já pedi ao meu marido pra fazer a planta baixa, ele fez; só q achei q ele faria com proporções mais próximas à real. Na verdade, à “olho nu”, a planta está bem próxima da realidade com exceção da parte da área de serviço q ficou mto grande, o q é irreal. Agora estou esperando ele refazê-la.
    Estou com medo de colocar a Suculenta em qualquer lugar bonitinho e “desandar um caldo” q está funcionando. Se vc tiver alguma indicação de lugar q ela possa ficar o mais neutra possível, estou aceitando a sugestão!
    Bjs

  5. Olá Anali! Amo Feng Shui, sempre que tenho oportunidade dou uma pesquisada.
    Tenho um vaso na entrada da minha casa com espada de São Jorge, espada de Santa Barbara, lança de São Jorge e as mini espada de São Jorge, está correto colocar todas em um único vaso?

    • Oi Alba… que bom que gosta do assunto ! Apaixonante ne?! Espadas são bem vindas na entrada…atuam como protetoras do espaço… Tudo bem ter várias no mesmo vaso… a Espada de Santa Barbara ajuda tb atrair prosperidade além de proteger o local…

  6. Olá! adoro o seu conteúdo! tenho uma dúvida: tenho espadas de são jorge em cima e uma comigo ninguém ao lado de um altar dentro de casa, na intenção de protegê-lo (embaixo desse altar estão meus sapatos, tb nao sei se isso é bom… mas eles nao ficam visíveis, os sapatos) . Você recomenda o uso dessas plantas nesse contexto? ou é melhor colocar mesmo os dois perto da porta de entrada ou fora de casa? Obrigada!

    • oi Martina… Depende… em qual área do baguá está o seu altar e essas plantas? E em qual cômodo da casa? Tanto a espada como a comigo ninguém pode podem afetar os relacionamentos da casa dependendo da área da casa e do baguá em que se encontram… Eu reavaliaria e deixaria elas na entrada ou na área externa para não correr esse risco.

    • Oi Renata… Banheiro na prosperidade requer cura transcendental para evitar o dreno constante da energia de abundancia escoando… Mas, plantas que tenham flores púrpuras são boas opções… (kalanchoe/flor da fortuna, orquídea, dinheiro em penca) 😉

  7. Anali querida, a lança de São Jorge na área do sucesso no interior da casa não é recomendada? No meu caso, a área de sucesso é a sala de jantar.

    Muito agradecida!

    • oi Janete… lanças até são bem-vindas e ativam a área do Sucesso, pois crescem para cima … no entanto, possuem uma energia afiada que pode cortar relacionamentos da casa… então, não são recomendadas para locais de convívio. Melhor posicioná-las na entrada como protetoras ou no Sucesso do terreno (ao ar livre).

  8. Oi Anali!
    A maranta tricolor (pelo formato das folhas) tem as mesmas restrições da espada de São Jorge?
    Moro em apartamento e não posso deixar ela direto na única área externa disponível (floreira), pq bate muito sol para esse tipo de folhagem…
    Agradeço desde já! =)

    • oi Andrea… Não… a maranta não é firme e pontiaguda como a espada.. Fique tranquila ! Ela é linda ne ! Pode deixa-la no interior da casa sim… vibração maravilhosa… representação excelente da beleza da natureza ! 😉

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisingspot_img

Popular posts

My favorites

I'm social

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
10,786SubscribersSubscribe