O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma técnica desenvolvida há mais de quatro mil anos na China. Ela reúne um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos.

Sua casa espelha sua vida!

Segundo o Feng Shui, existe uma relação entre sua casa e sua vida… Então, se deseja ter uma vida harmoniosa e saudável, sua casa deve refletir isso para que realmente a harmonia e a saúde se materializem também na sua vida…

O Feng Shui é uma ferramenta que nos ensina como alcançar a harmonia com o ambiente que nos rodeia. Harmonia, neste contexto, significa como a nossa mente e corpo vão interagir com as estruturas físicas (construções), objetos e atmosfera natural (arredores) que nos circundam.

O Feng Shui permite a confecção de espaços ideais, bem distribuídos, de forma a ajudar as pessoas a eliminarem toda a negatividade de seus lares e de sua vida, dando passagem apenas ao que é favorável e positivo, a partir de um estado pleno, harmônico e próspero.

Os termos Feng (que significa vento) e Shui (que significa água) têm origem na corrente de pensamento que tem por pilar a observação criteriosa das forças da natureza e suas influências em nossa vida. O Feng Shui está diretamente relacionado com observação e ação.

Por meio da análise dos espaços, o Feng Shui detecta e orienta como podemos eliminar ou ajustar as energias e vibrações de forma a atrairmos tudo o que gostaríamos para nossa vida. Na maioria das vezes, utilizam-se análises muito associadas com nosso bom senso e intuição.

O Feng Shui tem como objetivos:

  • Promover e estabelecer harmonia e equilíbrio, tanto no indivíduo, quanto em seus espaços;
  • Ajudar a canalizar e fazer fluir as energias em todos os ambientes;
  • Mostrar como nosso mundo interior se reflete em nosso exterior (e vice-versa);
  • Deixar os espaços propícios para atração e materialização de todos os nossos sonhos e desejos.

Pra que serve o Feng Shui?

O objetivo do Feng Shui é melhorar nossas vidas em todos os aspectos. Isso é feito ajustando as estruturas físicas de nossos ambientes (nossas casas, escritórios, negócios, etc). Tais ajustes podem incluir correções na decoração, nas cores, no posicionamento da mobília, na colocação de flores e plantas e muito mais.

Segundo o Feng Shui, como nossos ambientes têm relação direta com diversas áreas de nossas vidas (Saúde, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade e Família), se melhorarmos nossas casas, nossas vidas são também beneficiadas diretamente.

Muitos problemas que enfrentamos em nossas vidas podem estar relacionados à nossa própria casa e, é justamente para isso, que o Feng Shui serve: harmonizar sua casa para que você tenha uma vida equilibrada e feliz!

Quando vivemos em harmonia e equilíbrio, ganhamos qualidade de vida, atraímos bons relacionamentos, bons amigos, estabelecemos bons negócios, ganhamos paz de espírito, enfim, tudo flui!

Benefícios e Vantagens de se aplicar o Feng Shui

Algumas pessoas nunca ouviram falar em Feng Shui. Outras o conhecem em sua superficialidade. O fato é que a maioria das pessoas pode até ter uma boa ideia do poder de aplicá-lo em seus espaços, mas muito provavelmente elas não conhecem com profundidade as suas potencialidades e os inúmeros benefícios de usar corretamente o Feng Shui em seus ambientes.

Só pra exemplificar, vou mostrar alguns benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui:

  • Atrai mais abundância e prosperidade;
  • Atrai coisas boas para a vida das pessoas;
  • Evita problemas financeiros;
  • Impulsiona negócios e atrai mais clientes;
  • Melhora a segurança doméstica e pessoal;
  • Promove a carreira e estabilidade profissional;
  • Melhora e promove a saúde física, mental e emocional;
  • Estabelece o alinhamento com o divino e com seu EU superior;
  • Combate à depressão e ansiedade;
  • Ajuda a encontrar o amor e o par perfeito (para solteiros);
  • Evita infidelidade ou relacionamentos prejudiciais;
  • Melhora a fertilidade;
  • Expande suas conexões sociais;
  • Aumenta a energia e motivação;
  • Melhora foco e estudo (melhora a concentração, a produtividade e a criatividade);
  • Melhora comportamento de bebês e crianças;
  • Ajuda em processos judiciais;
  • Venda rápida de um imóvel;
  • Evita energias negativas;
  • e muito mais!

Aplicar a técnica em seus ambientes com toda certeza promoverá uma bela transformação em sua vida. São tantos os benefícios, vantagens e aplicações possíveis que não tem como não desfrutar do poder desta técnica uma vez aplicada corretamente!

Leia mais: Benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui

Considerando a agitação da vida moderna, buscar paz e equilíbrio na rotina tem se tornado a busca da maioria das pessoas. O ponto é que dificilmente as pessoas conseguem isso de maneira isolada ou sozinha. É preciso buscarmos ajuda e conhecimento aprofundado para não mergulharmos no caos e no estresse que nos rodeiam.

Logo, aplicar o Feng Shui é promover uma excelente blindagem contra as negatividades. É, pelo menos, garantir que sua casa e seus espaços não estejam contribuindo, ainda mais, para agravar esse cenário que já é caótico. Independente da sua situação de vida, desfrutar de harmonia e equilíbrio nunca será demais.

Onde posso aplicar o Feng Shui?

Feng Shui é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no Ocidente tamanho o seu poder de transformação e harmonização nos ambientes. Só que, muito se limita quem considera que aplicar Feng Shui é só mudar as cores das paredes ou dar uma ajustada na decoração da casa. Seu universo de aplicação é muito amplo e pode ser muito discreto… mas, seus efeitos são totalmente perceptíveis! Sem contar os inúmeros benefícios.

Leia mais: Aplicações não tão conhecidas para o Feng Shui

Feng Shui em nossa casa

Aplicar Feng Shui em ambientes residenciais é a aplicação mais comum e mais conhecida. Afinal nossa casa é o nosso refúgio, nosso ambiente sagrado. É a nossa casa que molda nossa vida, logo, nada mais justo e essencial que aplicarmos principalmente a técnica nela! Nós somos o ambiente em que vivemos…! E deixá-lo harmonioso, bonito e próspero é muito possível utilizando o Feng Shui.

Feng Shui em empresas e estabelecimentos comerciais

Além da aplicação da técnica em nossos lares, o Feng Shui pode e deve ser usado também para equilibrar as energias dos ambientes comerciais. Empresas, escritórios, consultórios, indústrias, comércios… podem ser beneficiados com a técnica, seja sua empresa online ou física, de atacado ou de varejo, de serviços, etc.

Leia mais: Feng Shui para alavancar seus negócios

Seja qual for o seu negócio ou ramo de atuação, ao aplicar os princípios de Feng Shui neste seu negócio, você deixa seu ambiente comercial mais propício para atrair a abundância ilimitada do universo. Você pode ter suas vendas alavancadas, movimentará um maior número de clientes, produtos, oportunidades e serviços, atraíra prosperidade, notará que as relações interpessoais ficarão mais harmoniosas, além, é claro, de ter seus ganhos financeiros maximizados. Com o Feng Shui a energia flui de forma adequada em seus espaços e em prol do sucesso organizacional.

Leia mais: Sucesso na vida profissional com o Feng Shui

Outros locais para aplicação

O Feng Shui nos ensina como equilibrar as energias de um ambiente por meio de combinações de cores, sons e objetos, além de organização e limpeza. Quando um ambiente está bem equilibrado, ele atrai energias positivas e, com isso, prosperidade e sucesso. Qualquer ambiente pode ser trabalhado pelo Feng Shui, inclusive uma bolsa ou uma carteira, mesas de trabalho, interior do seu carro… Podemos aplicar a técnica e nos beneficiarmos dela qualquer que seja o espaço que tivermos disponível.

Leia mais: Feng Shui em sua bolsa e ou carteira

Leia mais: Feng Shui na sua mesa de trabalho

Feng Shui não é religião nem superstição

Também é importante mencionar também que o Feng Shui foi desenvolvido por mestres especialistas em astrologia, geografia, meteorologia, geologia e física. Eles concluíram que edificações harmonizadas com o ambiente circundante eram fundamentais para desfrutarem de uma vida feliz, com saúde, com prosperidade e com bons relacionamentos. Não tem nada de magia, superstição ou religião nestes conceitos. É uma técnica científica baseada em conhecimentos milenares, muitos deles, já comprovados pela ciência.

Leia mais: O Feng Shui não é uma religião e nem uma superstição

A técnica de Feng Shui permite a humanidade, através da aplicação de vários conhecimentos existentes, escolher, construir e criar os ambientes mais adequados para se viver e trabalhar.

É possível, inclusive, fazer um paralelo entre a acupuntura e o Feng Shui. O Feng Shui é como se fosse um tipo de “acupuntura para os ambientes” que será trabalhada em diversas partes da sua casa para ativar as energias e corrigir bloqueios energéticos, da mesma forma que a acupuntura faz em nossos corpos. Não por acaso, o Feng Shui é conhecido também como “acupuntura dos espaços”!

A acupuntura irá ajudar a reestabelecer e desbloquear os fluxos de energias nos nossos corpos. Da mesma maneira, o Feng Shui irá reestabelecer e desbloquear os fluxos de energia em nossos ambientes para nos proporcionar uma vida equilibrada e plena!

O Feng Shui não possui poderes mágicos!

O Feng Shui é como uma ferramenta para ajudar as pessoas a melhorar suas vidas, e essa ferramenta vem na forma de conhecimento e aplicação, testada e comprovada ao longo de milhares de seguidores deste tema. É como a medicina, onde o conhecimento é usado para curar doenças, ou a lei, onde o conhecimento e a prática dela são usadas para trazer justiça.

O fato é que o Feng Shui não é mágico, nem tem super poderes. Não é uma pílula mágica, que você toma e pode, assim, resolver todos os problemas da sua vida. O Feng Shui te ajudará a melhorar sua situação atual se houver espaço para isso.

Imagine a jornada de sua vida como um barco. Ter um bom Feng Shui é como ter um ótimo clima e vento de cauda que facilitará sua jornada. O mal Feng Shui, por outro lado, é como navegar na tempestade ou enfrentar um forte vento. E para ficar claro, o Feng Shui NÃO transforma magicamente seu barco em um barco a motor ou em um navio ou lancha super potente.

Outra importante lição é que você ainda tem que ser o único a navegar e comandar o barco. Você ainda tem que investir seu tempo e esforço para alcançar o que realmente deseja, porque o Feng Shui não fará todo o trabalho para você.

Além disso, importante ter em mente que o poder de sua intenção e o poder de sua visualização trabalham juntos para que o Feng Shui no espaço seja mesmo eficaz.

Usar esses dois poderes juntos, intenção e visualização, vai te proporcionar o poder de criar a realidade que você deseja para sua vida.

Só lembrando que Intenção é o que você quer e Visualização é ver aquilo se realizando ou até já realizado.

E intenção e visualização dependem de você! Por isso, você realmente tem que fazer sua parte para que tudo se materialize mais rápido!

Atraindo boas energias!

Sua casa é o perfeito reflexo da sua vida. Tudo que nos rodeia tem energia, até mesmo nosso corpo. Nós também somos energia. E nosso corpo, inclusive, atua como um imã, atraindo todas as energias compatíveis com o mesmo tipo de vibração que emitimos. Da mesma forma acontece com a nossa casa, que irá ditar a qualidade das vibrações que receberemos ao viver naquele espaço.

Se você e sua casa ressoam sentimentos de equilíbrio e harmonia, serão esses mesmos tipos de energias que irão se materializar na sua vida. Eventos, sentimentos e oportunidades com essa mesma sintonia serão atraídos. Por isso, é muito importante cuidar de sua energia pessoal e do fluxo de energia em sua casa, para que as energias que chegarem até você e até sua casa sejam compatíveis com os seus desejos, dos mais rasos aos mais profundos.

Entenda mais sobre as energias: Chi e Sha

O Feng Shui se baseia no fluxo de energia “chi” pelos espaços, ativando, potencializando e equilibrando as energias existentes nos ambientes. O Feng Shui estuda o fluxo e o movimento desse chi, para a composição de ambientes equilibrados e agradáveis. Mas, o que seria esse “chi”?

O chi está em todo lugar e é facilmente visível em tudo que é vivo (seres humanos, animais de estimação e plantas) e também em outras coisas inanimadas (mobília, construções, aparelhos eletrônicos… enfim, qualquer objeto).  Todas as coisas também são um composto de energia e é essa a energia que o Feng Shui equilibra nos ambientes para se obter harmonia e bem-estar.

O “chi” é a força que permeia todo espaço ao nosso redor. Ele se move de maneira semelhante à forma de como o ar circula e seu fluxo é dirigido e moldado por todos os objetos que se encontram pelo caminho, os quais ele precisa contornar para poder passar.

E como toda energia, o chi pode se expressar de forma positiva ou negativa. Ele pode fluir com suavidade, ser positivo e leve ou pode ser bloqueado, estagnado ou negativo (e assim ser conhecido como SHA).  O fluxo apropriado de energia por um local traz ordem tanto ao ambiente quanto à vida dos ocupantes.

  • CHI = energia positiva / energia vital 
  • SHA = energia negativa/ parada / de estagnação

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

História e Origens do Feng Shui

O Feng Shui é uma filosofia oriental milenar originada da observação da natureza. Essa filosofia estuda e está ligada ao fluxo de energias naturais das coisas. Tais fluxos de energias podem agir de forma benéfica ou não, dependendo da forma como essas vibrações são direcionadas. A técnica de Feng Shui ajuda a trazer uma energia harmoniosa para o nosso corpo, para a nossa mente e para nosso espírito, se aplicada de forma correta.

Os antigos chineses valorizavam locais protegidos de ventos fortes e águas violentas. Logo, um local era considerado favorável quando o vento e a água dos arredores traziam conforto e fertilidade.

É interessante pensar que o Feng Shui começou com simples observações sobre os ambientes e os efeitos diretos que causavam na vida das pessoas, ao ponto de se reconhecerem padrões que se cristalizaram num conjunto de regras que hoje proporcionam o bem-estar e o sucesso para aqueles que o aplicam em seus lares.

Os chineses, assim como todos os povos orientais, consideram-se parte do Universo. Eles acreditam na importância de estar sempre em harmonia com a natureza.

Escolas de Feng Shui

Como qualquer técnica milenar, ela sofreu (e vem sofrendo) algumas alterações e variações ao longo do tempo. Por isso, hoje encontramos várias abordagens diferentes sobre o Feng Shui. E essas diferentes abordagens foram reunidas em diversas escolas com conceitos e princípios semelhantes, ou não…

Mas, qualquer que seja a escola, e mesmo havendo muitas delas, todas mantêm o mesmo propósito: buscar uma melhoria da vida, melhorando a energia do meio em que se vive. Todas as escolas de Feng Shui têm por finalidade ensinar o equilíbrio e o entendimento do fluxo de energia.

Leia mais: Escolas de Feng Shui

Escola da Forma

Esta escola, como o próprio nome sugere, baseia-se na observação detalhada das formas existentes, tanto na geografia quanto nas formas usadas e construídas pelo homem. Essa escola observa e estuda a paisagem natural (planaltos, montanhas, rios) e também a paisagem criada pelo homem (construções), realizando uma análise profunda e detalhada deste entorno.

Assim, a Escola da Forma estuda a terra e observa o contorno, clima, formato, e outros fatores para determinar os melhores locais para viver e trabalhar.

Escola da Bússola 

A Escola da Bússola, por sua vez, estuda os pontos cardeais (direções leste, oeste, norte e sul) para posicionar o baguá na planta. Ela compara essas direções com suas direções de vida, calculadas a partir da data e hora do seu nascimento.

Essa escola clássica envolve cálculos numéricos baseados na direção em que uma construção se encontra. Ela se concentra em avaliar as energias abstratas que não podem ser vistas a olho nu e não considera o efeito do tempo na energia dentro de uma construção e, portanto, não é tão dinâmico quanto outros métodos. A Escola da Bússola incorpora muitos aspectos da Escola da Forma (que também é uma escola de Feng Shui tradicional) como encontrar um local favorável, ter um bom apoio por trás de você e uma apreciação completa da energia chi.

Escola do Budismo Tântrico Tibetano

Essa é a Escola do Chapéu Negro e surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos oitenta através do grande mestre chinês Thomas Lin Yun. Esta escola de Feng Shui é uma combinação da filosofia do budismo tibetano, do taoismo, da cura holística e da psicologia do Feng Shui clássico.

Importante mencionar que apesar do nome, essa abordagem não tem nada a ver com magia negra ou misticismo. O que distingue a abordagem da Escola de Feng Shui do Chapéu Negro das escolas tradicionais de Feng Shui é que as escolas mais tradicionais usam a bússola, as direções absolutas e cardeais como uma maneira de interpretar um determinado lugar em termos de fatores universais mais amplos. Enquanto que,  a Escola do Chapéu Negro trabalha com um mapa octogonal chamado de Baguá e com a energia da casa ou do espaço.

Ela concentra-se na energia que você pode controlar entendendo e ajustando o local, não em termos de posições da bússola, mas em termos da direção relativa pela qual o chi entra e circula nos ambientes e também avaliando as qualidades únicas do local.

Escola Intuitiva/Moderna

Essa escola de Feng Shui é o estilo moderno e intuitivo do Feng Shui que é baseada em estilos modernos de habitação e de negócios. A ideia é arrumar móveis em uma área para maximizar o fluxo do espaço. Para aplicação dessa técnica moderna em nossos espaços, aqui no Ocidente, é necessário inverter o posicionamento do baguá aplicado pela Escola do Chapéu Negro (e isso pode causar muitas dúvidas e interpretações distorcidas).

Teorias básicas do Feng Shui

O principio fundamental do Feng Shui é estabelecer um equilíbrio nos locais, e para isso a técnica reúne um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Para realmente desfrutarmos desse equilíbrio, essas teorias são bem importantes de serem aplicadas, pois sem elas não se alcança harmonia.

Teoria dos 5 Elementos

Essa é uma das principais teorias base do Feng Shui. E, não é à toa que o Feng Shui baseia seus princípios nos conhecimentos dos 5 elementos, que também são a base de toda a medicina tradicional chinesa. Os 5 elementos são extremamente importantes no Feng Shui, porque não pode haver boa energia em nenhum espaço, seja no seu quarto, na sua casa ou no seu escritório, se esses elementos não estiverem presentes. E, presentes nas quantidades certas, sem excessos ou faltas.

Para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença destes cinco elementos na decoração para atingir esse objetivo de harmonia, equilíbrio e aconchego.

Leia mais: Teoria dos 05 elementos

Yin e Yang

O Feng Shui também se baseia nos mesmos princípios do YIN e YANG, já que ao aplicar a técnica na sua casa, você estabelecerá um equilíbrio neste local, ou seja, é algo fundamental. O Yin-Yang tem como objetivo alcançar a harmonia estabelecendo o equilíbrio entre aspectos opostos e complementares.

Leia mais: Yin e yang o que é e como aplica-lo em sua casa

E para sustentar o bem-estar de qualquer espaço, é importante entender a aplicação da teoria Yin-Yang em um nível prático e simples.

  • Yin (energia passiva) é a energia de relaxamento que você precisa para levar a vida de forma serena. Está nas cores calmas ao seu redor, na música ou sons suaves e agradáveis, em imagens relaxantes, na calmaria, etc.
  • Yang (energia ativa) é a energia expressa em sons e cores fortes e vibrantes, luzes brilhantes, energia ascendente, plantas altas, na agitação, etc.

As energias Yin-Yang não podem existir de forma isolada. Elas coexistem e uma define a outra. Um lar com Feng Shui precisa ter uma relação harmoniosa dos ritmos das energias ativas e passivas (Yin e Yang). Equilíbrio sempre!

Diagnóstico e Ferramentas do Feng Shui

Na escola do Chapéu Negro, o coração da técnica é a aplicação do baguá sobre a planta baixa do espaço estudado para assim, ser possível mapear e diagnosticar de acordo com a técnica, todos os desequilíbrios e potencialidades de um local.

Leia mais: Aplicações não tão conhecidas para o Feng Shui

O que é Baguá?

O baguá é um octógono constituído por oito lados e que no Feng Shui é aplicado sobre a planta baixa de terrenos ou construções, identifica e relaciona cada área com todas as áreas da nossa vida. Ele é uma espécie de mapa que irá revelar a você quais áreas em sua casa devem ser harmonizadas para melhorar determinadas áreas de sua vida.

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?

O baguá é uma figura geométrica de 8 lados, na qual ba significa o número 8 e guá significa lados, em chinês. Para os chineses, o número 8 está relacionado a um conceito de equilíbrio espacial.

O ponto principal do Feng Shui consiste na aplicação do baguá na planta baixa do imóvel para que possamos diagnosticar as áreas que devem ser potencializada e/ou corrigidas para melhorar o fluxo de energia em nossas casas e consequentemente melhorar nossas vidas!

Baguá e a relação com seu espaço

Aplicar o baguá, investigar e decifrar o seu espaço utilizando o Feng Shui pode ser um processo muito revelador e muito interessante para você compreender e melhorar sua vida! Muito legal isso, não é?

Por isso, a planta baixa é tão importante em um estudo de Feng Shui. É sobre a planta baixa que desenhamos e mapeamos as 9 áreas estudadas pelo Feng Shui e passamos a correlacionar cada área com a nossa vida.

Leia mais: A importância da planta baixa ou desenho em escala para aplicar o Feng Shui

Áreas estudadas

O baguá irá mapear e identificar na sua casa as áreas que são relacionadas com sua vida. Essas áreas são: Trabalho ou Carreira; Conhecimento e Espiritualidade; Família; Prosperidade e Riqueza; Sucesso; Relacionamentos e Casamento; Criatividade e Filhos; Amigos e Viagens; e Saúde.

A área do Trabalho e da Carreira está relacionada a expressão do seu “eu”. Representa a nossa missão de vida associada ao nosso trabalho. Segundo os chineses, temos que seguir no fluxo correto do elemento água. Fazendo isso, vamos “fluir como um rio na vida”, com objetivos e foco definidos.

A área da Espiritualidade é a área do baguá que te conecta com tudo e que traz sabedoria para realizar seus projetos de vida.

A área da Família cuida do relacionamento com nossos pais e antepassados. E visa estabelecer uma relação harmoniosa com eles. Esse guá simboliza nossas raízes e nosso passado.

A área da Prosperidade vai muito além das riquezas materiais. É um estado de espírito. Cada pessoa pode ter uma definição diferente de prosperidade e essa área representa a fartura e a abundância em sua vida, seja qual for a sua definição.

A área do Sucesso associa-se com a maneira pela qual as pessoas são vistas pelas outras, ou seja, como e o quanto são reconhecidas por todos. É a área da fama e do reconhecimento público.

A área dos Relacionamentos está conectada com as relações afetivas de nossa vida. É a área do casamento e da parceria amorosa.

A área da Criatividade no baguá representa nosso futuro. Onde geramos e criamos nossa realidade. Por isso também é a área dos filhos e área das ideias.

A área dos Amigos é a área das pessoas que nos ajudam na vida, dos amigos tanto do céu quanto da terra. Também é a área dos clientes e das viagens.

E a área da Saúde representa a nossa saúde física, mental e emocional. Representa nosso eixo, nosso centro, nossa paz e equilíbrio. Se esta área está equilibrada, ela irradia energia para todas as demais áreas. Simboliza nossa base, nosso chão.

Portanto, aplicando o baguá na planta baixa de sua casa é possível identificar qual cômodo você deverá potencializar para melhorar o setor financeiro de sua vida, ou até mesmo, qual espaço você precisará caprichar para melhorar a sua saúde e a saúde de sua família! Todas as 9 áreas podem ser potencializadas em sua casa de forma a trazer benefícios diretos em sua vida.

Formas de ativação

Cada área do baguá está ligada a uma cor específica, a um elemento, a uma forma, a determinados objetos, cristais, flores e plantas. Portanto, para potencializar as energias de cada área, é preciso utilizar os componentes certos e correspondentes a cada uma das áreas! Esse processo é chamado de ativação. Você potencializa as vibrações através da adição de elementos que vão potencializar as energias que já estão de certa forma presentes ali naquele espaço.

Curas e Correções Energéticas

O Feng Shui nos ensina como fazer ajustes em nossa casa para que nossa mente e nosso corpo sejam nutridos e equilibrados. Isso significa ajustar o desenho da planta baixa, fazer a distribuição correta de móveis, potencializar os ambientes com o uso de cores, de objetos, de formatos, de maneira a aproveitar e aumentar o fluxo de energia vital no ambiente.

Após a aplicação do baguá em seu ambiente e diagnosticar as falhas e os pontos a melhorar, segundo o Feng Shui, é possível realizar correções para que seu ambiente se torne equilibrado e harmônico.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Muito se fala em ajustes e curas de ambientes quando falamos em Feng Shui. Mas afinal, o que são estas “curas”?

No Feng Shui, chamamos de curas todos os ajustes e modificações recomendados para correção dos desequilíbrios encontrados no ambiente ao se realizar nele uma avaliação energética. As curas podem ser de dois tipos: mundanas ou transcendentais.

Curas Mundanas

As curas mundanas são práticas bem óbvias e facilmente aceitas pela nossa mente. São correções que você entende o motivo de sua aplicação e de seus princípios com o uso da razão (soluções racionais). Por exemplo, utilizar um espelho para corrigir uma área faltante, já que ao se colocar um espelho, ele duplicará o espaço atrás dele com seu reflexo “compensando” a área faltante atrás dele.  Ou então, colocar um cristal multifacetado para correção de fluxo de energia, já que ele vai refletir, movimentar e distribuir luz por todos os cantos e fazer a energia circular melhor nos espaços…

As curas mundanas são basicamente correções com paisagismo e plantas naturais, colocar cristais multifacetados ou pedras, colocar espelhos nos locais certos, aplicar uma boa iluminação e trazer o equilíbrio para os espaços com a presença dos cinco elementos.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Curas Transcendentais

Já as curas transcendentais são práticas mais complexas, e que estão fora da experiência sensorial convencional. Elas acontecem em outra dimensão na esfera energética e são muito poderosas. Estão ligadas ao potencial criativo, a uma desconexão da matéria. Elas nos levam a transpor os limites da experiência e da razão.

Segundo a tradição do Feng Shui, esses ensinamentos não podem ser passados de forma escrita. São transmitidas apenas verbalmente como forma de respeito e honra a estas sabedorias milenares, e assim preservar seu poder ao longo do tempo. Pode parecer superstição, mas na verdade, não é!

Para a realização de uma cura transcendental você precisará de um profissional especializado. No Feng Shui há muitas curas transcendentais bem poderosas para concretização dos mais diversos objetivos, dentro das 9 áreas de estudo da técnica, mas estas harmonizações energéticas só podem ser passadas em consultoria e seguindo todo o processo para honra e respeito à tradição desses ensinamentos.

As curas transcendentais promovem um reequilíbrio energético por meio de técnicas e rituais específicos e que tem por base o poder das intenções.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Conclusão

Os efeitos conseguidos com a aplicação da técnica de Feng Shui podem ser sentidos em todos os aspectos da nossa vida. Como foi abordado acima, essa técnica nos ajuda a recuperar e manter a saúde física, emocional e espiritual, harmonizando nossos relacionamentos, nossos espaços e nossa vida. O Feng Shui colabora, também, nos aspectos ligados à nossa prosperidade, propiciando o surgimento de novas oportunidades e aumento de ganhos financeiros, além de prevenir problemas legais, discussões e também atrair uma maior proteção pessoal ou para a casa.

Como mostrado, são muitos os benefícios e motivos para nunca mais deixar de considerar o Feng Shui em seus ambientes.

Viu como o Feng Shui é um mundo profundo e fascinante a ser descoberto? Sabia de todos esses potenciais dessa técnica?

Você conhecia as origens, a complexidade, aplicações, benefícios e impactos de aplicar o Feng Shui em sua casa e em sua vida? Ficou com alguma dúvida? Por favor, deixe seu comentário abaixo!

E aproveitando o momento, fica aqui o convite para mergulhos ainda mais profundos nessa incrível técnica, visitando nossa Revista Digital, aprendendo com nossos artigos, navegando em nosso site e curtindo nossas redes sociais… ok?!

 

17 COMENTÁRIOS

    • Olá Cleidson!!! Agradeço seu contato e seu interesse!. Bem legal esse site mesmo, mas é de outra linha de Feng Shui. É de outra escola de conhecimento: a das Estrelas Voadoras. A escola que eu sigo e aplico é a do Chapéu Negro (do budismo tibetano). Avalie mesmo fazer uma consultoria… É um estudo incrível. Na consultoria você terá acesso a análises muito mais aprofundadas e curas muito mais poderosas. Solicite seu orçamento! 😉 Meu whats se precisar: 11 999973412.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui