No Feng Shui utilizamos muito o paisagismo para potencializar as boas vibrações de um ambiente. E, com as plantas certas você pode transformar seu lar com essa energia da natureza. Além dos vários benefícios que as plantas trazem para nós e para a nossa casa, elas também são um filtro natural das más energias.

Leia mais: Benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui

Uma forma de energizar ambientes é investir em um belo paisagismo! Plantas saudáveis revigoram qualquer local. Elas elevam a energia dos espaços com o poder vibrante da natureza.

Mas atenção! Se suas plantas estiverem sem vida ou nada viçosas, secando ou morrendo, retire-as imediatamente dos seus ambientes! Plantas morrendo, feias, secas e murchas vão deteriorar a energia ao invés de elevá-la.

A natureza é uma excelente manifestação ilimitada de riqueza e abundância, de modo que replicar a energia exuberante dela em sua casa ajudará você a atrair a mesma qualidade de energia para dentro do seu lar e da sua vida!

Algumas plantas carregam mais fortemente a energia da prosperidade, outras atraem a energia do amor, do sucesso, etc… Dessa forma, além dos benefícios de ter uma energia viva e saudável em casa, podemos também atrair energias extras aproveitando com sabedoria cada vibração de cada planta ou flor. Nada mal unir o útil ao agradável… não é mesmo?!…

Então, o artigo de hoje vai falar sobre paisagismo sagrado (que é a utilização das plantas e de seus poderes para ativação de todas as áreas estudadas pelo Feng Shui) para você aproveitar ainda mais dos inúmeros poderes da natureza e assim, transformar seu lar com essa fantástica energia viva e poderosa!

O poder das Samambaias

As samambaias são plantas tropicais ornamentais muito populares no Brasil. Existem mais de dez mil espécies da planta, em diferentes países. São plantas vasculares cuja reprodução é feita por seus esporos e não por sementes, podendo estes serem germinados e multiplicados com a simples ação do vento…

Além de serem folhagens lindas e exuberantes, dando um aspecto de mata nativa à casa, elas ainda absorvem as energias negativas, tanto do ambiente como das pessoas que ali convivem, limpando e purificando o local de baixas vibrações.

Samambaias no Feng Shui

Devido ao seu crescimento para baixo precisa ser usada com muita sabedoria. É uma excelente folhagem para ativar o setor da Prosperidade da casa, pois suas folhas podem simbolizar uma linda cachoeira de abundância e fartura.

Por representar esse simbolismo da água, pode ser também usada para ativar a área do Trabalho, que é igualmente regida por esse elemento. São plantas que se movimentam em forma de ondas e assim irão fortalecer áreas que dizem respeito ao bom fluxo de prosperidade, de rotina, de carreira e vida profissional.

Como ela cresce para baixo, tenha por perto alguma planta cuja folhagem cresça para cima para equilibrar estas energias.

De acordo com o Feng Shui, essa planta nunca deve ser posicionada na área do Sucesso do baguá, pois essa área exige plantas que cresçam para cima para atrair reconhecimento e ascendência profissional e pessoal.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá, para que ele serve e como aplicar

Cultivo e Cuidados

Seu nome Samambaia é originário do nome em tupi que significa “o que se torce em espiral”. Essas plantas são indicadas para interiores, pois são muito sensíveis ao vento.

Para cultivá-las é importante ter sol, pelo menos, durante a manhã, não tendo grandes restrições quanto ao máximo de exposição à luz.

É importante regá-las até três vezes por semana (intensificando a rega no verão). Cuidado para que elas não fiquem encharcadas, pois qualquer excesso pode ser fatal. Fácil cultivo, pois não exigem muito investimento em adubação ou fertilização.

Uma boa dica é cortar as folhas assim que ficarem amareladas, para dar espaço a novas folhagens e também retirar as mudas que brotam pelo vaso.

Árvore da Felicidade

Essa é uma planta mais que especial… imprescindível em todos os lares… uma planta que atrai FELICIDADE até com o seu nome: ÁRVORE DA FELICIDADE.

Ela é uma folhagem bem conhecida popularmente, e que, de acordo com a tradição oriental, ela traz alegrias e bons fluidos para os ambientes.

São duas espécies desta planta, a Polyscias fruticosa, chamada de “árvore da felicidade fêmea” e a Polyscias guilfoylei, a “árvore da felicidade macho”.

As folhas da “planta fêmea” são mais finas, alongadas e de cor verde claro. As folhas da “planta macho” são arredondadas e sua cor é verde mais escuro.

Apesar de não necessitarem uma da outra para sobreviver ou se reproduzir, é super recomendado que sejam cultivadas juntas para equilibrar as energias Yin e Yang dos ambientes onde estão.

Leia mais: Yin e Yang: o que e e como aplica-lo em sua casa segundo o Feng Shui

Ela é uma planta que cresce rápido e de fácil multiplicação, pois seus galhos podem virar novas mudas. Dizem que o ideal é ganhá-la de presente de alguém especial para garantir seus benefícios e sua beleza. A felicidade é assim, você vai distribuindo e multiplicando, não é mesmo?

Para cultivá-la evite deixá-la em áreas expostas com muito vento, correntes de ar, evite locais com poluição, fumaça de cigarros, frio intenso, geadas, salinidade e ar condicionado. Elas se adaptam melhor em ambientes internos.

Árvore da Felicidade no Feng Shui

O Feng Shui também reconhece o poder dessa planta. Ela é muito indicada para atrair felicidade, alegria e bem-estar da alma.

Para melhorar ainda mais a sintonia amorosa dos casais, essa o Feng Shui recomenda a colocação do casal de espécies (macho e fêmea) no mesmo vaso. Ela é, portanto, uma excelente ativadora da área dos Relacionamentos.

E quem não quer felicidade e relacionamentos equilibrados, não é mesmo?

Antúrios

Como seria o nosso mundo, se não tivéssemos a beleza de uma flor? Elas tornam a nossa existência mais bonita com seus cheiros, formatos e cores hipnotizantes. Neste sentido, os antúrios são flores muito especiais de múltiplos significados e poderes!

  • ADAPTAÇÃO – Os antúrios representam a adaptação a qualquer ambiente, já que esta bela planta se adapta tanto ao frio quanto ao calor. Além de requerem poucos cuidados em seu cultivo.
  • FELICIDADE – Com suas folhas em formatos de coração esta bela flor esbanja felicidade e amor com este simbolismo. Se você quer que sua casa atraia vibrações felizes e positivas, aposte nos antúrios.
  • ABUNDÂNCIA – Como um símbolo de abundância, os antúrios vão trazer tudo que você deseja para sua casa. Este é o tipo de flor que você quer ter em todos os seus ambientes, porque atrai tudo de positivo e tudo em abundância.
  • HOSPITALIDADE – Em muitas culturas ela é chamada de flor da hospitalidade. Até mesmo a aparência desta flor é tão convidativa que chega a pedir para você entrar em uma casa. Com sua bela aparência, simplesmente convida as pessoas a entrar e a se sentar.

Antúrios no Feng Shui

Considerando seus significados e suas lindas cores, segundo o Feng Shui, os antúrios são plantas muito interessantes para ativação de diversas áreas em nossa casa e em nossa vida. Com suas folhas de coração e tonalidades rosa são perfeitas para ativar a área dos Relacionamentos.

  • Os antúrios vermelhos podem ser usados para ativar a área do Sucesso.
  • Os antúrios verdes ativam a área da Família.
  • Os antúrios brancos ativam a Criatividade.
  • E ainda existem os exóticos antúrios púrpuras, perfeitos para ativar a área da Prosperidade.

Sem contar que os antúrios podem ser posicionados para dar boas vindas para as boas energias em sua porta de entrada.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Estas flores em forma de coração são bonitas e fáceis de cuidar, por isso, não há razão para não aproveitar o poder dessa atraente e convidativa flor em sua casa.

Dinheiro em Penca: atraia Prosperidade, Saúde e Sorte 

A dinheiro em penca é popularmente conhecida como tostão. Leva esse nome pois suas folhas lembram pequenas moedinhas. Essa singela plantinha é oriunda do continente americano e tem um cultivo muito simples. Gosta de sombra total ou parcial, pois não é muito resistente a altas temperaturas. Seu porte é pequeno e pode ser usada em casa ou no escritório.

Ela pode enfeitar qualquer cantinho com todo o poder. Mas importante tomar cuidado para não expô-la a baixas temperaturas. Talvez ela não se adapte em ambientes com ar condicionado muito potente. Importante manter a terra úmida para ela se desenvolver e multiplicar.

Melhora a saúde física e espiritual

Ter essas plantinhas no ambiente pode beneficiar sua saúde física já que elas são capazes de absorver os poluentes do ar e ainda purificá-lo. No geral, as plantas agem como um escudo protetor contra radiações eletromagnéticas também.

Mas, além delas protegerem nosso corpo e nos ajudar a ter uma boa saúde física, a “dinheiro em penca” também contribuem com a nossa saúde espiritual, pois são capazes de transmutar as energias negativas dos ambientes. E isso elevará na vibração do ambiente, tornando-o muito mais produtivo e calmo. Ou seja, também é muito recomendada para áreas de trabalho.

Dinheiro em Penca no Feng Shui

A dinheiro em penca pode ser uma interessante forma de ativar a abundância, a fartura e a riqueza em seus espaços. Ela pode trazer muita prosperidade, leveza e ainda fortalece a energia dos ambientes com a força da natureza.

De acordo com o Feng Shui ela é uma excelente planta para ativar a área da prosperidade e também a área do Trabalho.

E o fato dessa plantinha se multiplicar com facilidade é mais um simbolismo auspicioso para você ver o seu dinheiro crescer da mesma forma.

Tradição popular

A dinheiro em penca é também conhecida na tradição popular por atrair sorte além de dinheiro, e isso vale para quem planta ou para quem recebe uma de presente.

Girassol

Como todos sabem, o girassol busca o sol de modo a obter o máximo de raios solares… Isso representa fé, espiritualidade e reverência!

O girassol é um símbolo da fé inabalável que guia a alma à sintonização espiritual mais elevada. O girassol está sempre buscando a luz!!! Ele está associado com o calor, positividade, poder, força e felicidade, uma vez que tem uma forte semelhança com o próprio sol.

Representa dignidade, glória e paixão, sugerindo uma altivez com alegria, respeito e integridade. Também é símbolo da abundância. Pode ser utilizado para atrair dinheiro, sorte e prosperidade!

Girassóis também são poderosos por terem a vibração do amarelo que significa vitalidade e inteligência.

Baixe nosso Livro Digital Grátis: Cores & Feng Shui

É um símbolo de felicidade também. Na China, o girassol foi considerado um símbolo de longa vida e foi utilizado pela realeza para garantir a imortalidade.

Avencas: termômetro de boas vibrações

E agora, vou falar sobre essa delicada folhagem que todo mundo conhece e se encanta: as Avencas.

Origem e Nome

Seu nome científico é Adiantum, e deriva do grego ‘adiantos‘ que significa ‘que não se molha’. Recebeu esse nome pois as gotas de chuva deslizam sobre suas folhas, sem molhá-las.

Espantando o mau olhado

Interessante ressaltar que elas também carregam a fama de espantar mau-olhado. Dizem que são capazes de absorver todas as energias negativas dos ambientes e quando isso acontece elas murcham de imediato, dando sinal de que há alguém invejoso ou há alguma energia bem pesada e negativa no ambiente. Ela é um verdadeiro termômetro de boas vibrações.

Esporos ao vento

Avenca é uma planta bem conhecida desde os tempos antigos como planta das matas. Ela brota espontaneamente por toda parte. Isso porque seus esporos (pontinhos que se distribuem nas folhas) se espalham com o vento com facilidade na natureza.

A avenca pode brotar e se desenvolver em qualquer local com calor, umidade e boa luminosidade. Mas, ela não gosta de raios solares diretos e nem ventos excessivos, ok? Por isso, são facilmente cultiváveis e bastante indicadas para ambientes internos.

Avencas no Feng Shui

As Avencas são ótimas ativadoras da área da Espiritualidade e Sabedoria.

Leia mais: Yin e Yang: o que e e como aplica-lo em sua casa segundo o Feng Shui

Elas suavizam os ambientes onde estão com sua folhagem de formatos e disposição muito interessante.

O incrível poder das Bromélias

As flores trazem beleza e cor ao nosso mundo e nos fazem ver o lado mais bonito da vida. No caso das bromélias, além de beleza elas trazem muita força de vida para os ambientes.

São plantas exóticas, ícones tropicais e com uma enorme diversidade de cores e tamanhos. De fácil cultivo, as bromélias costumam ser bastante usadas em projetos de paisagismo.

Segundo dados históricos o primeiro registro de identificação dessa planta ocorreu em 1493, durante a segunda viagem de Cristóvão Colombo à América.

As bromélias são símbolos de resistência e muito usadas para mostrar poder. Representam inspiração e excentricidade.

Presentear pessoas queridas com bromélias é um grande gesto de amizade e carinho. A bromélia é indicada para pessoas altruístas, que dão muito de si para ajudar os outros. Indicada também para aqueles que querem melhorar a carreira.

Leia mais: Como o Feng Shui pode te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos!

Bromélias no Feng Shui

No Feng Shui as bromélias vermelhas ativam o guá do Sucesso. É uma ótima planta para se ter na mesa de trabalho. Não requer muitos cuidados, é forte e resistente. Possui folhas em formato triangular, crescimento ascendente. E, principalmente as de cor vermelha, vão ativar ainda mais fortemente essa área do Sucesso, atraindo reconhecimento e fama.

Leia mais: Atraia mais sucesso, prosperidade e felicidade com o elemento Fogo 

Cultivo das Bromélias

As bromélias gostam de ter suas raízes molhadas, mas sempre de forma bastante moderada. Borrife com água as folhas, mas nunca sob luz solar direta e nas horas mais quentes do dia. Gostam de bastante claridade e luz difusa.

Elas podem ser plantadas em vasos, mas vão em também em troncos ou xaxim. Elas crescem em quase todos os solos, levemente ácidos, bem drenados, não compactados e que propiciem condições de bom desenvolvimento do sistema radicular.

Suculentas: fofas e adoradas

As plantas e as flores desde sempre são usadas para expressar nossas emoções mais profundas e também para tornar nossas casas mais bonitas e coloridas. Elas nos fazem lembrar de muitos belos momentos de nossas vidas e também nos conectam com a perfeição da natureza.

Em especial as suculentas, por terem muita água em seu interior mexem ainda mais profundamente com nosso lado emocional. Isso acontece pois, o elemento água afeta diretamente as nossas emoções e nossos sentimentos. Quem não se encanta com a beleza dessas plantas tão fofinhas?!

As suculentas, independentemente de sua espécie, auxiliam na proteção das emoções de quem se encontra no ambiente. Não é a toa que elas nos encantam!

São as plantinhas mais queridas, fofas, versáteis, resistentes e ainda disponíveis em vários estilos, cores, tamanhos e formatos. Dessa forma, elas conseguem deixar qualquer ambiente mais descontraído, divertido e poderoso.

Além de serem fáceis de cuidar, elas ajudam a reduzir o estresse, trazem o poder da natureza para dentro dos lares e ainda deixam uma sensação de frescor nos ambientes.

Suculentas no Feng Shui

Segundo o Feng Shui, as suculentas são vistas como plantas guardiãs e purificadoras do ambiente. Suas folhas são mais gordinhas justamente por armazenarem água em seu interior. Assim, se adaptam facilmente à lugares mais secos e não precisam de cuidados diários complexos.

Excelentes para ativar o guá do Trabalho/Carreira, pois essa área é ativada com o elemento água. São ideais para serem deixadas na entrada da casa.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

O único local em que não vale a pena ter suculentas é na área do Sucesso, que é regida pelo elemento fogo.

Cuidados

Cuidado com o excesso de água. A terra precisa estar sempre úmida, mas nunca encharcada… Evite molhar as folhas para elas não apodrecerem. Elas gostam de sol e de luminosidade. Aproveite o sol da manhã!

Não coloque aqueles pedriscos brancos muito usados para enfeitar os vasinhos. Sabia que eles liberam um pó que faz mal para a planta? Opte sempre pelas coberturas naturais como casca de pinus e palha de arroz.

Conte para mim se você possui uma suculenta e se percebe que ela mexe com seu emocional!

As 3 plantas coringas no Feng Shui

Falei um pouco sobre algumas plantas poderosas no Feng Shui e como elas podem ajudar a ativar determinadas áreas da sua casa de acordo com o baguá. Agora vou falar um pouco sobre algumas plantas “coringas” no Feng Shui, das quais você pode usar e abusar em sua decoração. São muito poderosas! Aproveite todos seus benefícios!

Zamioculcas

A Zamioculca é uma das plantas coringas no paisagismo sagrado (ou paisagismo com propósito aplicado ao Feng Shui). Além de ser fácil de cuidar ela é muito auspiciosa!

Ela tem sido adotada como uma excelente solução de paisagismo em empresas, shoppings e outros ambientes fechados devido a sua grande resistência à ausência de luz e pouca necessidade de água.

De acordo com o Feng Shui, atrai prosperidade, sorte e melhora a carreira. Mas, por ser uma planta auspiciosa, pode ativar perfeitamente todos os guás do baguá.

Suas folhas são belíssimas, suculentas e com muito brilho, parecendo até estar enceradas. Pode ser utilizada no ambiente externo, desde que não receba sol diretamente.

Uma dica para quem tem escada em casa ou no ambiente de trabalho: As zamioculcas são excelentes para curarem espaços vazios embaixo de escadas.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Bambu da Sorte

O bambu da sorte é também uma das plantas coringas no paisagismo sagrado… além de ser fácil de cuidar e ser uma planta muito tolerante e resistente, os bambus são muito auspiciosos. O bambu da sorte representa flexibilidade, segurança e prosperidade.

Se você não sabe exatamente onde fica cada área do baguá em sua casa, não se desespere. Aposte no bambu da sorte que você acertará sempre. O bambu da sorte pode ser usado em todas as áreas, sem restrição!

Leia mais: Yin e yang o que é e como aplica-lo em sua casa

O bambu da sorte é um belo complemento natural para qualquer decoração e uma das curas mais populares do Feng Shui.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

O bambu da sorte nos ensina uma sabedoria suprema: de sermos flexíveis, para que o nosso espírito possa fluir livremente e equilibrar o nosso ser.

Ele também é um símbolo de boa sorte no Feng Shui. Possui uma força vibrante e vital que fica bem em qualquer ambiente. São muito famosos por trazerem, além de sorte, muita flexibilidade, segurança, prosperidade e abundância. Use bambus sem medo.

Lírio da Paz

Os lírios da paz atraem boas energias para os ambientes. São considerados plantas coringas no Feng Shui também!

Eles vão bem em todas as áreas da casa e escritório, proporcionando uma atmosfera de tranquilidade, harmonia, paz e saúde.

E tem mais…segundo estudo da NASA ainda purificam os ambientes de muitos elementos químicos!

Ele atrai amigos e melhora o entrosamento da família. É uma planta de muito amor, prosperidade e socialização.

Plantas & Feng Shui: recomendações gerais

Mas, lembre-se sempre das recomendações abaixo:

  • Dê preferência às plantas naturais (nada de plantas artificiais sem vida e sem vibração);
  • Capriche na manutenção das plantas e flores, preservando sua beleza e vitalidade. Para isso, remova as folhas murchas e secas sempre.
  • Cuide com carinho de suas plantas. Preocupe-se com as regas, podas, iluminação, adubação etc. Assim, a planta cumprirá melhor a sua missão de filtrar as energias e energizar seu lar.
  • Ative cada área do baguá com a planta mais indicada para essa área de acordo com o Feng Shui.  Como cada espaço representa uma área da vida, (saúde, família, prosperidade, relacionamento, trabalho, etc), escolha a melhor planta para potencializar a energia e fazê-la fluir de forma positiva nesses espaços. Assim, você melhor aproveita o poder da planta com as ativações recomendadas pelo Feng Shui.

Conclusão

Assim, decorar a sua casa com plantas lindas, exuberantes, verdejantes e felizes, em vasos de boa aparência, é a mesma coisa que espalhar pelos seus espaços excelentes ímãs de riqueza e energia positiva!

Aposte sempre na natureza e na força nutritiva do elemento madeira em seus espaços!

E comente por aqui… você tem plantas em casa? Reconhece o poder que elas possuem? Tem alguma que você considera especial? 

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá!! Eu estou com uma dúvida MUITO grande aqui. Eu tenho a planta Jibóia (e confesso que adoro ela, pois é fácil de cuidar e de fazer muda, então no caso tenho varias e acho linda), mas vi em alguns lugares dizendo que não é boa e em outros dizendo que é boa sim para ter em casa segundo o Feng Shui…. e agora? Você saberia me responder?? Obrigada

    • Olá Nilmara!!! Eu amo minhas jibóias…Acho lindas e poderosas com suas folhas em formato de coração… Só tome cuidado onde colocá-las na sua casa. Como são plantas pendentes não são indicadas para a área do sucesso que exigem plantas que cresçam para cima. Esse é o único cuidado que costumo passar. Vale vc sentir também… o que ela te transmite quando você olha para ela? E veja se essas sensações estão de acordo com a área da casa em que você vai posiciona-la. Bjs.

  2. Plantas são maravilhosas! E concordo, nada de enfeites de plantas artificiais!

    Anali, aproveitando a sua resposta para a Nilmara, então não importa qual planta que você tem e qual a área que está desde que você sinta uma energia boa? Pergunto isso, porque eu já tenho muitas plantas no apto, então não penso em adquirir outras e apesar de não ter nenhuma dessas do artigo as minhas plantas estão saudáveis e complementam bem a decoração de cada cômodo.

    • Olá… Importa sim!!!!!! Cada planta ativa melhor determinadas áreas do baguá…É preciso usa-as com toda a sabedoria, pois apesar das plantas aumentarem as vibrações dos ambientes com a força da natureza, se colocadas em locais não favoráveis elas podem te prejudicar. No caso da jiboia e de cactos, que são geralmente plantas polemicas, é que eu costumo perguntar qual o sentimento ao ver a planta… Claro que isso influencia sempre. Por exemplo, se vc odeia lírios da paz mas a colocou no seu espaço por ele ser coringa e ativar prosperidade… Vc acha que realmente ele vai trazer boas energias se vc tem um sentimento ruim cada vez que o vê?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui