Você sabia que a cabeceira de sua cama diz muito a respeito de sua vida?

Ter uma boa cabeceira de acordo com o Feng Shui é um item crucial para se criar uma forte energia de apoio e proteção em seu quarto. Ela vai permitir que você tenha uma melhor qualidade de seu sono melhor, além de te dar uma boa sensação geral de segurança na vida.

Da mesma forma que uma boa cabeceira te traz muitos benefícios, não ter uma cabeceira ou ter uma cabeceira “fraca” não trará os benefícios esperados, e, pior… pode te trazer alguns problemas pra sua vida. Uma cabeceira em desacordo com o Feng Shui não irá nos fornecer a energia de suporte e estabilidade que todos precisamos. Para avaliar o impacto disso, pense no tempo em que passamos na cama! É muito tempo! Quase 1/3 de nossas vidas!

Pare um pouco e me conte: Como você está se sentindo? Protegido ou vulnerável? Como vai seu emocional? Se sentindo estável e firme ou instável e perdido na vida? Sofre constantemente com acontecimentos pelas costas?

Agora me diga… como é a sua cabeceira? De qual material ela é feita? Onde ela está posicionada em seu quarto?

De acordo com o Feng Shui, todos esses aspectos à respeito de sua cabeceira podem interferir diretamente em sua vida. Neste artigo, irei falar um pouco das características de uma boa cabeceira em termos do Feng Shui e de seus impactos em nossa vida!

Como a cabeceira influencia em nossa vida?

No Feng Shui temos que a cabeceira da cama simboliza proteção. Ela traz segurança e estabilidade para a vida. Portanto, cama sem cabeceira deixa a pessoa que dorme ali desprotegida durante o período de sono, que já é um momento em que ela fica energeticamente mais frágil, certo?

A cama deve ter cabeceira para proteger o corpo de um excesso de energia e deixar os moradores resguardados durante esse período de descanso. Segundo o Feng Shui, camas sem cabeceira deixam os moradores vulneráveis e podem ocasionar problemas para dormir, sensação de insegurança e fragilidade na vida.

É muito importante que a cabeceira esteja fixada na cama (e não apenas presa na parede como é o costume fazer com as cabeceiras modernas) e também encostada em uma parede sólida para garantir maior proteção e estabilidade na vida de quem dorme ali… ok?! 

Mas, não basta ter uma cabeceira. Apesar da cabeceira representar proteção, não são todos os tipos de cabeceiras que irão te proteger adequadamente e te proporcionar todos os benefícios citados acima…

A seguir, vou apresentar o que pode ser considerado uma “cabeceira ideal”, segundo o Feng Shui e na sequência falarei quais os tipos a serem evitados…

Cabeceira ideal

Ter uma boa cabeceira para o Feng Shui é importante para a qualidade do seu sono, pois proporciona uma sensação sutil de segurança. Estudos científicos concluíram que a má qualidade do sono pode ser prejudicial à sua saúde mental, emocional e física.

Idealmente as camas devem ter cabeceiras sólidas feitas de material denso, serem fechadas (sem buracos), de madeira sólida ou estofada. Isso trará segurança e estabilidade na vida (mas não vale aqueles painéis de parede, pois além de serem muito finos, a cabeceira precisa estar presa à cama).

Irei detalhar a seguir os “requisitos” de forma simplificada para se ter uma boa cabeceira de cama.

A cabeceira ideal:

  • Deve ser de madeira sólida ou almofadada: A cabeceira de madeira tem um calor natural e proporciona um aconchego firme e com segurança quando é feita de madeira maciça. As cabeceiras acolchoadas são super confortáveis e convidativas ao toque. São agradáveis ao olhar e ao tato, podendo adicionar alguma sensualidade ao seu quarto. 
  • Deve ser fechada (sem buracos) / sólida: Uma cabeceira sólida oferece um local protegido para se permanecer, onde o Chi positivo (energia positiva) pode nutri-lo a noite toda, como se criasse um tipo de “cobertor” protetor de energia em torno de você.
  • Deve ser fixada na cama (e não separada): Uma cabeceira acoplada, presa na cama faz você se sentir seguro quando se inclina contra ela. A cabeceira fixa a cama traz estabilidade e firmeza.
  • Deve ser (no mínimo) proporcional à cama: Cabeceiras muito baixas parecem antinaturais e não vão te acomodar e te proteger o suficiente enquanto você dorme. Ter uma cabeceira imponente é sempre uma boa opção. Quanto maior a hierarquia, maior a necessidade de proteção, certo? Você pode tomar as camas de reis e rainhas dos filmes como referência.
  • Deve possuir contornos suaves: Sem arestas ou cantos afiados apontados para você, por favor! Quinas apontadas para você (deitado na cama) vão sugar sua energia enquanto você dorme.

Leia mais: Setas Invisíveis no Feng Shui: Saiba o que são e como corrigi-las

Cabeceiras que devem ser evitadas

A cabeceira da cama proporciona uma sensação de doce santuário, de refúgio e proteção como poucas coisas podem fazer. Portanto, segundo o Feng Shui, é fácil concluir que se você tiver uma cabeceira diferente da ideal, você não vai desfrutar de todos os benefícios que esse item poderia te oferecer… não sendo tão favorável em sua vida.

Vou explicar um pouco mais neste tópico sobre algumas características de cabeceiras que devem ser evitadas.

Evite cabeceiras de metal

Cabeceiras de metal vão te deixar mais nervoso e triste. O metal conduz muito rapidamente a energia do corpo, além de ser frio e ter muita energia yin. O metal pode trazer uma energia mais penetrante e afiada para o local. Além do mais, camas de metal geralmente são vazadas e isso também deixa as pessoas desprotegidas e vulneráveis. Você sabia que exaustão nervosa, pensamento disperso, desorganização podem ser provocados por excesso do elemento metal?

Leia mais: Yin e Yang: O que é e como aplicá-lo em sua casa, segundo o Feng Shui

O metal por suas características físicas é bastante frio ao toque, possui energia fria, e, de acordo com o Feng Shui, não é essa a energia que você deseja atrair para sua cama, certo?!

Sem contar que as barras de metal podem lembrar os leitos de hospitais ou prisões. Esse design em particular pode até ser visualmente mais agradável e moderno, mas ainda assim a energia desses formatos ainda é a mesma: fraca e sem suporte.

Como já disse anteriormente, o material ideal é que ela seja feita de madeira sólida/maciça. A madeira vai trazer a energia da natureza para o seu quarto, e  ser uma fonte de energia nutritiva e revigorante para restabelecimento de sua energia durante o período de sono e descanso.

Leia mais: Como solucionar problemas comuns da vida usando os 5 elementos

Evite cabeceiras vazadas (com espaços)

Você já deve ter entendido e concordado que as cabeceiras de madeira são certamente muito melhores que as de metal. Porém, o design da cabeceira é tão importante quanto seu material. Todos os modelos de cabeceira que criam “buracos energéticos” ou que apresentam espaços vazios consideráveis dentro desse espaço da cabeceira da cama serão considerados “fracos” e não muito recomendados pelo Feng Shui. Ao ter uma cabeceira vazada você desperdiça todo o potencial de proteção e estabilidade que esse acessório poderia te fornecer.

Barras, ripas e aberturas vazadas devem ser evitadas porque permitem que a energia Chi escape e circule diretamente e rapidamente sobre você através da cabeceira aberta, atrapalhando seu sono.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Evite cabeceiras com nichos e guarda volumes

Cabeceiras com espaços para guardar coisas e com nichos não são uma boa ideia apesar de serem tentadoras para “ganhar” espaço. Camas com armazenamento, em geral, podem facilmente se transformarem em um pesadelo, principalmente devido à escolha dos objetos ali guardados tão próximo da sua cabeça e de seu corpo. Armazenar coisas debaixo da cama, ou atrás dela, pode criar energia estagnada e, muitas vezes, confusa e não compatível com uma boa e relaxante noite de sono.

Além disso, exibir ou pendurar qualquer coisa acima da cama, especialmente acima da cabeça, traz uma energia de apreensão, dependendo do que você coloca ali. O que você colocaria naquela cabeceira: um vaso, alguns livros, um porta retrato? E se todos caírem? Seu subconsciente com toda certeza ficará tenso com isso. Portanto, são modelos de cabeceira ruins e que não trazem segurança, força, apoio e calma.

Cabe falar aqui também para tomar cuidado com otimizações de seu espaço de dormir com armários e prateleiras instalados na parede acima da sua cama… Eles vão pressionar sua cabeça e seu corpo impedindo um sono gostoso e reparador. Esses tipos de configuração vão gerar também várias quinas/setas invisíveis apontadas para você e para seu corpo, causando opressão e perda de vitalidade. Nada bom…certo?

Evite cabeceiras divididas

Esse modelo de cabeceira dividida parece visualmente agradável e também é estofado, o que na maioria dos casos cria uma excelente cabeceira. No entanto, observe justamente essa divisão. Você pode pensar que isso não é grande coisa, mas energeticamente é sim. Uma cabeceira ideal para o Feng Shui cria força e fornece um bom apoio para a cama, promovendo uma energia da unidade e não de separação. Essa energia de união é a que você deseja para a sua cama e para o seu relacionamento, certo?

Posições das cabeceiras que devem ser evitadas

Falei um pouquinho das características de uma boa cabeceira e das características das cabeceiras que devem ser evitadas. Agora, vou falar agora um pouco sobre as posições que você deve evitar colocar sua cabeceira e explicar também um pouco sobre a implicação dessas configurações problemáticas.

Evite cabeceira encostada na parede do banheiro

Cabeceira da cama encostada na parede do banheiro é uma configuração que deve ser evitada, pois provoca problemas emocionais graves. Mesmo que a parte hidráulica fique na outra parede, ainda assim, os problemas emocionais surgem.

Se a sua cabeceira da cama está encostada em uma parede de banheiro tente alterar urgentemente essa configuração. Essa configuração pode causar depressão entre muitos outros desiquilíbrios emocionais… 

O movimento constante de energia da água, muito presente neste banheiro, tende a criar um desequilíbrio que pode perturbar o bom funcionamento de nosso corpo posicionado tão próximo desse movimento.

Caso não seja possível alterar a posição da cabeceira e, esta ainda assim estiver encostada na parede do banheiro, chame logo um consultor, pois essa configuração é uma das mais prejudiciais para sua saúde… Muita atenção…ok?! Neste caso, a cura também é transcendental e requer uma pessoa especializada em Feng Shui para orientar essa correção.

Leia mais: Posicione corretamente a sua cama | O que são curas de Feng Shui?

Evite cabeceira na parede da janela

Cabeceira na janela… evite essa configuração para não atrair ainda mais problemas para sua vida! Isso pode provocar muitos acontecimentos desagradáveis… Sua cabeceira da cama fica bem na janela? Então, melhor abrir o olho hein… é uma posição que gera muita vulnerabilidade na vida…acontecimentos pelas costas… e traições! Melhor evitar, certo?!

Sua cama não deve ser posicionada sob uma janela em hipótese nenhuma! Essa configuração impede um descanso tranquilo, além de atrair vulnerabilidade e insegurança. Nessa posição as coisas também acontecem pelas suas costas, atrai situações de traições para sua vida e você será sempre o último a saber dos acontecimentos. Essa posição é uma das poucas configurações no Feng Shui que nem mesmo as curas transcendentais dão jeito. Aqui, a única solução possível é mudar a cama de lugar e não ter cama sob a janela…

Conclusões

Se a cabeceira da cama simboliza a nossa proteção na vida, trazendo segurança e estabilidade, de acordo com o Feng Shui, então é um item IMPRESCINDÍVEL no quarto, concorda? É importante que ela esteja sempre presente em nossas camas e que seja sólida, de madeira ou estofada, e presa à cama. Não é apenas um acessório decorativo. Quem não deseja proteção e estabilidade na vida?

Na prática, às vezes, não é possível termos a cabeceira ideal e corretamente posicionada, mas é muito importante que estejamos conscientes das implicações que isso pode trazer para nossas vidas… Sempre é possível, de um jeito ou de outro, com criatividade e mente aberta, encontrar alternativas para minimizar os seus impactos…

Agora comente aqui, como é a sua cabeceira? Identificou-se com os efeitos dela ou com sua ausência?  Conte para mim como é a sua cabeceira e vamos juntos trocando e compartilhando informações para deixar seus ambientes ainda mais equilibrados e saudáveis.

91 COMENTÁRIOS

  1. Olá Anali, boa tarde!
    Minhnha cabeceira é de madeira, conforme a foto que mostrou da correta, porém há na frente uma pequena placa de decoração branca, que tem algumas divisões, 2 linhas na horizontal e 3 na vertical. Será que isso implica?

  2. Minha cabeceira, apesar de ser de madeira sólida e grudada a cama, é vazada no meio, com apenas uma faixa na parte de cima. Também vi que minha cabeceira está encostada na parede divisória do banheiro. Gostaria de saber se eu colocar a cama lateralmente a janela, teria algum problema? Seria só se fosse a cabeceira?
    Agradeço desde já.

    • Olá Tiago. Agradeço seu contato e seu interesse… Então.. Cabeceira na parede do banheiro é uma configuração muito ruim…precisa de correção transcendental. Encostar a cama na parede também não é uma boa opção, pois vai limitar sua vida e suas oportunidades… Avalie realizar uma consultoria, assim posso te indicar a melhor opção, olhar o todo de uma forma mais aprofundada ou te passar a cura para deixar a cama na parede do banheiro mesmo… Abraços 😉

  3. Oooi, Anali!
    Obrigada pelo conteúdo valioso que vc nos disponibiliza, agradeço pela sua generosidade e sabedoria tem.sido muito útil pra mim.

    Estou numa fase de arrumação e organização da casa e acabei pesquisando sobre o Feng Shui e estou convencida de que buscar e zelar pela harmonia do espaço é indispensável e pode trazer felicidades para o lar.

    Acabei de receber hoje de manhã minha cama nova e é do tipo box!
    Ontem passamos o domingo pintando e arrumando o quarto para a chegada da nova cama e reservamos a parede do banheiro por estar diante da porta, local indicado por outras fontes de pesquisa, que ressaltam este aspecto.

    Na posição anterior a cama estava apontando para a porta. A terceira possibilidade seria abaixo da janela, também não indicado.

    No momento, não vai dar pra procurar um consultor.
    Por gentileza, Anali!
    Qual das 3 possibilidades é menos inadequada?
    – Abaixo da Janela
    – Parede do banheiro ou
    – Com os pés apontando para a lateral da porta

    • Oi Ana Paula! Agradeço seu carinho… Fico feliz em saber que está aproveitando os conteúdos… No seu caso a opção menos pior é a cama com pés para a porta… mas pendure um cristal abaixo do batente da porta, nesse fluxo de entrada, para que vc não tenha problemas em dormir… Cama na janela não tem correção e não é mesmo recomendada. Cama com a cabeceira no banheiro provoca doenças emocionais graves e requer cura transcendental… Logo a cama no fluxo da porta é a mais tranquila de corrigir… 😉 Beijos e boa sorte aiii!

  4. Boa noite meu nome é Crislene minha cama é de madeira mais a cabeceira tem espaços meio que um desenho em curvas e encostada na parede do banheiro ficaria melhor encostada atrás do meu guards- roupa porque minha casa é pequena e dividi meu quarto com o dos meus filhos e a cama deles são aquelas beliche que desmonta seria melhor trocar ?

    • Olá Crislene,
      Obrigada por seu contato e comentário. Então.. você tem dois problemas… pois cabeceira vazada não proporciona estabilidade e segurança e pior ainda quando ela está encostada em parede de banheiro, pois vai mexer e abalar com o emocional de quem dorme nesta posição, podendo atrair desequilíbrios graves como depressão inclusive. A Beliche também não é a melhor cama para seus filhos pois os dois ficarão com suas energias pressionadas (seja pelo teto ou pela cama de cima)… Sugiro que avalie com carinho realizar uma consultoria para correção desses pontos, caso não seja possível a troca e a movimentação das camas…;) Beijos.

  5. Oi, minha cama (localizada parte na área do sucesso e parte na área relacionamento) é embutida num guarda-roupas (D: roupas pessoais; E: roupas de cama). Não tem cabeceira, com espaço de 70cm até as prateleiras (acima da cabeça) onde coloco porta retratos da família, um arranjo de madeira com flores artificiais, lâmpada de leitura e telefone celular a noite. Fica entre localizado parte na área sucesso e parte na área do relacionamento. Sou viúva e vivo com um gato Tomy (meu neto). O que mudar/colocar melhorar meu sono e viver?

    • Olá Mari… Nossa… vc conseguiu reunir só nessa descrição do seu quarto várias coisas que o Feng Shui não recomenda…
      – Cama embutida pressiona sua energia
      – falta de cabeceira prejudica sua estabilidade, proteção e segurança na vida
      – retratos de família no quarto não são muito indicados. Quarto é para descansar e fazer amor (e só).. família deve ficar de fora.
      – flores artificiais são acumuladoras de energia estagnada e poeira…(melhor evitá-las ou substitui-las por plantas naturais)
      – celular ao lado da cama só se for em modo avião e sem estar carregando na tomada. Seu sono e sua energia vital agradecem.

      Avalie realizar uma consultoria para que eu possa te ajudar a corrigir todos esses pontos e muitos outros que devem existir no seu lar… Vc vai adorar os resultados. 😉

    • Oi Simone… Cama na janela não tem correção. Não tem mesmo outra posição possível? Se não tiver como mudar… o jeito é ficar atenta às coisas que podem estar acontecendo pelas suas costas. Ter ciência dessa tendência te põe mais alerta para se proteger na medida do possível dessas vulnerabilidades… Vale realizar uma consultoria personalizada para reforço do seu poder de controle em outros pontos da casa ou realizar curas transcendentais para uma maior proteção.

  6. Ótimo posto. A minha cama está encostada numa parede de dry wall, tem problema? Se não pode colocar célular para carregar ao lado da cama, onde por, dentro do quarto e o que colocar nas mesas laterais?

    • Olá Daiane! Deixe o celular em modo avião quando for dormir para não se expor ao seu campo eletromagnético. E, se precisar carregá-lo, deixe-o o mais longe possível da sua cama. Nas laterais da cama deixe coisas que te agradem e que tragam boas vibrações…como flores por exemplo. Pense que a vibração de tudo que estiver próximo a você na cama influenciará no seu sono. Então, tenha coisas leves, bonitas e agradáveis.

  7. Ola Anali!!! Meu quarto é pequeno e a única posição para a cama, é com a cabeceira encostada na parede do banheiro. Existe algo que eu possa fazer para mudar essa energia, sem mudar a posição? Adorei a matéria.

    • Olá Melissa… agradeço seu interesse e contato! Então… é possível sim deixar a cama na mesma parede de um banheiro, mas somente após realizar uma cura transcendental. Esse tipo de cura só é passado de maneira verbal e em consultoria, com a troca de envelopes vermelhos para honra dos ensinamentos milenares. É uma cura fácil porém poderosa! Avalie realizar a consultoria para corrigir isso e tudo mais que seja necessário para você harmonizar e sua vida e concretizar seus sonhos. 😉

  8. Anali, boa tarde!!!
    Desde a primeira vez que ouvi falar em feng shui pude perceber o quanto este estudo é importante.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco e nos orientar ao melhor pra nossa vida e saúde.
    Estou com várias dúvidas em relação a casa que estamos morando.
    Quarto casal e quarto que será de trabalho.
    Há uma forma de falarmos por e-mail ou WhatsApp, pois posso enviar foto e quem sabe orçar consultoria.

  9. Anali

    Minha cama não tinha cabeceira e não tinha como comprar. Eu tinha uma moldura de espelho em madeira, tirei o espelho e fiz uma releitura de Romero Britto, criação minha. Mas é bem colorida. Sei que deveria estar grudada na cama e vejo meios para isso. Esse quadro pode ser aceitável como cabeceira?

    • olá Jaqueline! Então.. quadro ou painel não servem de cabeceira não…concorda que não oferecem apoio e proteção adequadas ou suficientes? Compare com o suporte que vc teria ao ter uma cabeceira de madeira sólida e bem presa a cama… 😉

  10. Boa noite , minha cama é de madeira , mas de madeirinhas verticais ou seja e vasada e esta na parede do banheiro , a outra posição seria de frente com a janela com os pés para janela qual seria a cura para os pés direcionados para a janela

    • Olá Yara…. Cabeceira vazada não oferece proteção adequada… e ainda pior se a cabeceira está encostada em parede de banheiro (seu emocional pode ficar seriamente abalado). Mude urgente a cama dessa parede ou chame um consultor para te passar a cura. Cama de frente para a janela não tem problema… mas, é preciso avaliar onde está a porta do quarto… se vc fica de costas para a porta vc perde o controle e não se coloca na posição de comando de sua vida. Essa configuração é fácil de ser curada, mas teria que avaliar o espaço para te sugerir a melhor correção.

  11. Boa tarde Anali , gostei do conteúdo , obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre feng shui , pude perceber o quanto este estudo é importante, e nos orientar para melhorar nossa vida e na nossa saúde . A minha cama, fica encostada na parede do lado do banheiro e a cabeceira pra janela , e o pé da cama fica a porta , na outra parede tem outro banheiro , se posicionar a cama na outra parede a mesma fica com os pês para porta , a porta fica do lado esquerdo da cama e não tenho cabeceira

    • Olá Gilsom… Agradeço seu carinho e reconhecimento! Fico muito feliz em compartilhar esse conteúdo! Então… Se sua cama fica encostada em uma parede de banheiro você precisa urgente de uma cura transcendental… avalie realizar uma consultoria… essa posição é muito prejudicial para seu emocional. Posicionar a cama na parede da janela gera vulnerabilidade, insegurança e acontecimentos pelas costas.. nada bom tb (mas esse posicionamento nem cura transcendental dá jeito)… Os pés para a porta dá para ajustar pendurando um cristal multifacetado no fluxo entre a porta e a cama. E, por favor, providencie urgentemente uma cabeceira (presa a cama). ok?

  12. Fiquei chocada com esse texto. Minha cabeceira é de metal vazada. Cama antiga, doada por um casal de velhinhos. Fiquei boquiaberta pois, a pior época da minha vida foi qdo troquei de quarto com meus filhos e coloquei a cama de costas para a janela.
    Descobri maldade nos seres humanos que não acreditava existir. Sofri traição com parceiros de trabalho e logo depois sofri traição no casamento. Nunca ligaria uma coisa com a outra. Hoje ainda durmo na mesma cama de metal, mas em outra casa.

    • Olá Luana… Agradeço por vc compartilhar suas experiências… Essas tendências realmente se concretizam, mais cedo ou mais tarde… não dá para arriscar não seguir as orientações que o Feng Shui oferece. Pena que muitas pessoas ainda não conheçam o poder da técnica e o estrago que algumas configurações erradas na casa provocam… Trate de providenciar uma cabeceira de madeira… Vc se sentirá muito mais segura e protegida…;)

  13. Oi Anali,
    A cama da minha filha fica com a cabeceira na parede do banheiro. Mas, nessa parede não passa a tubulação de água e esgoto. Ela mora em outra cidade e eu gostaria de fazer a cura. Como vc faz a cura se mora em outra cidade. E é uma vontade minha, ela não liga muito p isso. Obrigada

    • Olá Maria… Agradeço seu contato. Muito boas as suas perguntas. Mesmo a cabeceira não estando na mesma parede dos encanamentos do banheiro, só o fato de ter um banheiro atrás da cama, isso já é prejudicial da mesma forma. (com encanamentos o cenário seria sim ainda pior). É preciso corrigir. A consultoria e as correções podem ser passadas à distância… mas, sua filha é quem precisa fazer a cura, afinal é ela quem mora na casa… Mostre os efeitos negativos dessa configuração! Quem sabe ela não se convence que precisa mesmo tomar uma providência (o quanto antes). Essa configuração devasta o emocional… Caso ela não queira curar, oriente-a, ao menos, a mudar a cama de lugar! E verificar os resultados… 😉

  14. Olá Anali ! Sigo sua página e no Facebook, gratidão por nós passar ensinamentos dessa técnica de Feng Shui que salva nossas vidas. Futuramente pretendo fazer uma consultoria pois acabei de me mudar para uma casa de aluguel.
    Estou montando meu quarto , a cama box chegou , ainda não tenho cabeceira, mas diante de tantos relatos vejo que a melhor opção seria uma de madeira lisa em formato oval ou de estofado , quais as cores seriam indicadas para o caso da cabeceira de estofado?
    Um espelho de frente para cama do casal seria prejudicial? Tem como corrigir?

    Eterna gratidão!

    • Olá Karla! Agradeço seu contato e seu interesse.
      É perfeitamente possível aplicar Feng Shui em casas de aluguel. Não é porque a casa não é sua na escritura, que você não precisa cuidar muito bem dela. Afinal, é onde vc vai viver por um tempo! e esse local terá forte influência na sua vida. A cor da cabeceira é indiferente… vale só observar o guá em que está seu quarto para avaliar melhor. Espelho refletindo a cama não é um problema, de acordo com o Feng Shui, mas há pessoas que se incomodam fortemente com esse reflexo. Se for esse o seu caso, não o tenha. Veja o artigo sobre espelhos. La explico melhor.
      Beijos.

  15. Ola sou Rosana e minha cabeceira fica na parede do closet e ao lado e. A banheiro quando termina o criado mudo começa a porta do banheiro tudo b.assim eminha cabeceira e madeira forrada de veludo um beijo você e maravilhosa

    • olá Rosana…. Obrigada pelo contato e pelo carinho..valeu. Então.. me parece que sua cabeceira fica na parede do banheiro… e mesmo que não seja a parede dos encanamentos e vaso, tem influencia no emocional…:( A cura para essa configuração, caso vc nao consiga mudar a cama de parede é transcendental…passada verbalmente por consultoria…. 😉

  16. Olá boa tarde, minha cama não possui cabeceira e também minha cabeça fica voltada para a parede que dá no banheiro sem hidráulica, porém se eu mudar a cama de local, ficarei com a cabeça para a parede da lavanderia (na hidráulica do tanque) ou então com a lateral da cama em frente a porta de entrada ou então com a cabeça voltada para a varanda.

    • Oi Débora… Difícil dizer qual posição é melhor… (ou menos pior).. Mas assim, não tenha a cabeceira da cama nem na parede do banheiro, nem na janela e nem na lavanderia… Se a cama ficar bem na linha da porta basta colocar um cristal multifacetado no batente. Se não tiver como mudar…vale fazer uma consultoria, pois tirando a cama na janela, dá para corrigir essas configurações com curas transcendentais… 😉

  17. Bom dia.
    Muito obrigada pelas orientações, me ajudou muito. Só tenho uma dúvida, se puder me ajudar ficarei grata. Os pés da minha cama fica para a porta de saída. Isso prejudica? Gratidão um abraço.

    • Olá Barbara… que bom que está gostando e aproveitando nossos conteúdos. Então, se seus pés ficam exatamente na mesma linha de abertura da porta é um problema sim… Nessa posição vc perde sua vitalidade e terá possivelmente dificuldades em dormir e restaurar suas energias… Se sua cama fica na diagonal com a porta, não tem problema nenhum, inclusive essa é uma das melhores posições, pois fica com visibilidade privilegiada da porta.

  18. Olá Anali! Acabei de adquirir uma cana box, meu apartamento é muito pequeno e utilizo para guardar algumas coisas .. colchão inflável, cooler e guarda sol de praia, cobertores…ah… E tem uma prateleira na cabeceira onde coloco alguns lençóis e livros… Há um jeito de melhorar a energia sem ter q tirar a prateleira ou trocar de cama?

    • Olá Karine… Esse espaço ao redor de onde vc dorme é muito importante para manter a sua boa energia… Não é legal ter energia estagnada vindo de coisas que vc não usa muito próximas de onde vc restaura suas energias. Tenha no box da cama coisas que vc use com frequência…como roupas de cama e banho. Eu retiraria tudo que vc não movimenta sempre (colchão, coller, guarda sol). Acima da sua cama, tenha objetos leves, que te tragam felicidade e que não façam peso sobre a sua cabeça.

  19. Boa tarde Anali, me ajuda a ajustar o meu quarto, pois aqui na minha cidade não tem ninguém que faça esse tipo de orientação e no momento não tenho como pagar uma consulta on-line. Minha cama fica na parede que tem o banheiro do lado e hoje percebi que o banheiro social fica na mesma parede também. De um lado dica os banheiro, duas paredes tem janelas e a outra parede fica a porta de entrada do quarto. O que eu faço? Onde devo colocar a cabeceira da cama, minha cama é box e ainda não tem cabeceira ainda. Me ajuda Anali!

    • Oi Alexsandra… Eu não posicionaria minha cabeceira em parede de banheiro sem realizar a cura transcendental antes. Isso gera muitos problemas emocionais graves. Essa cura só pode ser passada seguindo o ritual de troca de envelopes vermelhos e de maneira verbal. Portanto, não consigo te passar por aqui. Dou estas orientações apenas em consultoria. Se você consegue posicionar a cabeceira na mesma parede da porta, faça isso! É uma posição menos pior que a sua atual. Mas, corrija essa configuração colocando um espelho na frente dessa porta, fazendo uma triangulação com a cama. Assim, o espelho atua como retrovisor e te dá a visibilidade de quem entra no quarto. Experimente e me conte!… e trate sim de providenciar uma cabeceira para essa cama (mesmo sendo box é possível e recomendado!) ok?

  20. Minha cama e na mesma parede com o banheiro, não tenho outra posição. Sendo que metade da parede é de piso e a outra metade pintar de amarelo. O que devo fazer? Pensei em colocar uma madeira de canto a canto, o que me diz?

    • Olá Ana… Cama na mesma parede de um banheiro é bastante prejudicial para o emocional. Não é uma posição favorável. Mas, existe correção. Só que por ser uma cura transcendental, ela não pode ser passada por aqui, para não ter seu poder diminuído. Curas transcendentais só são transmitidas de forma verbal e com troca de envelopes vermelhos, para honra e proteção aos ensinamentos milenares sagrados. O ideal é ter sempre cabeceira de madeira sólida (ou estofada) presa a cama. Painéis de madeira não servem como cabeceira e nem como cura para paredes de banheiro.

  21. Olá Anali, gostei muito de suas orientações e queria saber sobre duas situações no quarto do meu filho: a cama fica na área da criatividade, isso é ruim? pensei em mudar para ele dormir tranquilo, mas se mudar ela ficará na área da família e a porta abre em direção a cabeceira. Se a colocar em diagonal, como fica o vazio na quina da parede, que seria na área do relacionamentos?

    • Olá Angélica. Mais importante do que a área do baguá em que está a cama é a configuração do quarto e posicionamento da cama nele! Cama na linha da porta desgasta a energia de quem fica nesse fluxo. Veja o artigo sobre como posicionar corretamente a cama… 😉

  22. Oi Anali,
    Minha cama fica com a cabeceira para a lavanderia sem possibilidade de alteração, é um problema? Minha área da prosperidade está na lavanderia e parte no quarto onde fica a cabeceira….

    • oi Suely… Passa algum encanamento na parede atrás da sua cabeceira? Se passar, sim é um problema. E se não tem como mudar a cama, vale realizar a cura transcendental. Curas transcendentais são muito poderosas e, por isso, só passadas de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos. De qualquer forma, cuide muito bem dessas áreas!

  23. Não concordei sobre o melhor material para a cama, pois já tive de ambos e prefiro as de metal.

    Me sinto mais segura em uma de metal por ser mais firme, resistente e até higiênica. Acho que é uma questão de gosto, mas não me vejo dormindo em uma de madeira novamente.

    De qualquer forma, agradeço por mais um artigo, Anali!

    • Olá… Algumas pessoas podem se sentir mais seguras e protegidas em camas de metal sim. Provavelmente seu corpo tem uma sintonia maior com esse elemento, por isso essa percepção de bem-estar. De qualquer forma, cabeceira vazada é um problema e pode gerar vulnerabilidade sim. 😉

  24. Boa noite, muito obrigada por todo o conhecimento transmitido,tenho uma dúvida, estamos a remodelar a casa e o quarto do meu filho tem beliche em metal. Ele dorme na cama de cima (o meu enteado quando vem aqui em casa dorme na cama de baixo) e pensámos fazer uma cabeceira em madeira, preferencialmente para a cama de cima. Dará resultado? Qual seria outra solução? Obrigada

    • Oi Claudia… Beliche não é a melhor cama ainda mais sem cabeceira. Tanto quem dorme em cima quanto quem dorme embaixo tem a energia pressionada seja pelo teto seja pela cama. Mais do que apenas acrescentar uma cabeceira, valeria trocar a cama. Se isso não for possível recomendo que faça a cura transcendental para corrigir esse problema. Bjs.

  25. Olá Anali, excelentes ensinamentos! Tenho de cabeceira apenas tijolos a vista onde está o colchão box. Pretendia fazer uma cabeceira estofada e almofadada com pelo menos 10cm de espessura em cima da madeira fixada na parede e de cada lado espelhos q ficariam atrás dos criados, ficaria ainda muito fora do ideal??

    • Oi Rogério…Agradeço o carinho. Então, a cabeceira precisa estar fixa na cama para realmente atuar como uma proteção. 10cm me parece muito pouco para proteger seu corpo. Imagine uma cabeceira de reis e rainhas…imponente, estofada, sólida. Esse é o modelo ideal.

  26. Boa noite !
    Anali
    Estava lendo seu artigo e gostei muito , porém uma dúvida …a cabeceira que estão na moda hj de Corino e Suede e que tem uns botões fixados nela pode ser? tem e espessura de 25cm e fica fixada na cama . Obg estou adorando suas dicas

  27. Oi Anali, tudo bem?
    Estou querendo comprar uma cabeceira, e já pesquisei bastante em matérias do Feng Shui mas não encontro nada que fala sobre as cores das cabeceiras.
    Qual a cor ideal? Pretendo comprar com tecido (acolchoada).

    • oi Vivianne…. já baixou nosso e-book sobre as energias das cores?… vale dar uma olhada para decidir qual energia quer para sua cama… 😉 Não é uma obrigação… é só um direcionamento… vale respeitar seu gosto pessoal… ( e tb checar em qual guá está o seu quarto…);)

    • Oi Elisabeth… eu não posicionaria a cabeceira na parede do banheiro sem fazer a cura transcendental antes. Na lateral me parece melhor, mas ai precisa corrigir a posição de controle com espelho e o fluxo de energia com cristal multifacetado. (não deu para entender onde seria essa lateral para te explicar melhor o posicionamento do espelho e do cristal… só olhando a planta mesmo).

  28. Boa noite: A melhor configuração da minha cama é na parede encostada ao quarto da minha filha onde ela tem a sua cama na lateral. Poderá ser prejudicial para ela ou para o casal? Obrigada

    • Olá Dora… Difícil avaliar só com essas informações…De forma geral posso falar que é melhor não ter cabeceira no banheiro e nem na janela. Evite fotos dos filhos no quarto do casal… procure não encostar a cama na lateral…se puder deixar livres as laterais melhor ! Para avaliar melhor a relação com a filha precisaria analisar a planta toda e ver em quais áreas estão os quartos e como estão distribuídas as camas.

  29. Olá!! Amei ter encontrado seu site , muito didático eu diria, minha duvida e sobre cabeceira almofada, elas podem ter botões? Estilo captone ou também existem cortes neste estilo ?? Grata

    • olá Alexandrina!!!! Agradeço o carinho…que bom que gostou!!!! Continue acompanhando!!! A cabeceira pode sim ter botões…pode ser estilo captone sim…. A cabeceira sendo fechada e os botões arredondadinhos..ok !

  30. Boa noite!
    Anali
    Moro com a minha filha, a minha cama , fica abaixo da janela, não tem cabeceira tudo o que vc disse que não pode, porém não tem como colocar em outra posição.
    O que devo fazer?

    • Oi Regina… cabeceira na janela é a única posição que nem cura transcendental dá jeito. Mas, é possível encontrar formas de minimizar seus impactos negativos. Isso requer uma avaliação mais aprofundada da casa e do quarto.

    • Coloque a cama na parede que sobrou…rs.. E se realmente não for possível evitar esses posicionamentos ruins, você pode colocar a cama na janela (que é uma posição menos prejudicial que cabeceira no banheiro). Mas esteja atenta a tudo que pode vir por trás, já que é uma posição que te deixa vulnerável. Avalie a possibilidade também de realizar uma cura transcendental e evitar esses problemas, ajustando tudo.

  31. Olá, adorei seu artigo resolvi procurar pois minha filha de 12 anos está com depressão muito forte está mal mesmo e a cama box dela não tem cabeceira e fica na parede do banheiro na direção do vaso sanitário canos…, estou chocada, ela pede para mudar de casa direto, a parede ao lado com janela, a do fundo daria para pôr mesmo com os pés quase de frente para a porta, seria melhor comprar cama normal de madeira? Muito Obrigada!

    • oi Débora, mude a cama da sua filha de posição urgente… Depressão é uma das coisas que ter uma cabeceira na parede do banheiro provoca. Se não for possível, providencie sim uma cabeceira bem firme e sólida, mas procure ajuda. Pois essa correção é com cura transcendental… só a cabeceira não vai resolver. (camas box tem cabeceiras vendidas separadamente, só procurar). A parede da janela é menos pior que a do banheiro… se Não fizer a cura transcendental mude sim para essa parede e coloque um cristal multifacetado de 40mm entre a cama e a porta para evitar desgaste de energia.

  32. Bom dia.
    Ótimas informações, porém não sei como conseguir alguém para fazer a cura transcendental do quarto das minhas filhas, pois uma cama fica com a cabeceira na parede do banheiro e de frente com a porta e a outra cama fica embaixo da janela.

    • Oi Márcia… Agradeço o carinho! Que bom que gostou do conteúdo ! Me chame no whatsapp… 11 999973412 Posso te ajudar com as curas transcendentais dentro do processo de consultoria online e personalizada…Realmente as camas de suas filhas estão bem mal posicionadas. Melhor corrigir isso. Sempre dá para dar um jeito. 😉

  33. Olá! Você poderia me tirar uma dúvida? A lateral da minha cama está posicionada abaixo da janela, meu quarto é extremamente pequeno, a segunda opção para posiciona-la, seria a cabeceira na janela e os pés para a porta. A lateral da cama abaixo da janela é prejudicial?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui