Se eu te perguntar em qual cômodo você passa mais tempo na sua casa, provavelmente a sua resposta e a da maioria das pessoas será: o QUARTO! 

Então, este é um artigo com dicas baseadas no Feng Shui para harmonizar e potencializar essa tão importante área da sua casa!!! De forma direta serão apresentadas várias dicas e boas práticas para serem aplicadas neste cômodo. Mostrarei aqui algumas recomendações para serem seguidas, que, de acordo com o Feng Shui, podem trazer diversos benefícios em sua vida!

O quarto é um dos principais locais para se equilibrar as energias de uma casa e também as suas próprias energias… Mas é também, é o local onde costumam acontecer os maiores erros que limitam, bloqueiam e atrasam a nossa vida!

Vejo em minhas consultorias de Feng Shui que, raramente, as pessoas realmente vivem em quartos propícios para o amor e para o descanso.  É um local que sempre pode ser melhorado, pois raramente são ambientes equilibrados e harmônicos. É um local onde há sempre muitas oportunidades de melhorias!!!

Então… para facilitar a compreensão dos principais fatores que influenciam no equilíbrio de um quarto, decidi escrever essas dicas para que você avalie seus aposentos… e que aprenda como harmonizar e potencializar este importantíssimo ambiente na perspectiva do Feng Shui. Vamos lá?

Retire os aparelhos eletrônicos do quarto

Se você tem uma TV no seu quarto, sugiro que você repense a presença desse aparelho eletrônico ali. A televisão é uma distração para o romance e para o sono.

Ter tv no quarto não é muito recomendado para quem quer ter um sono tranquilo, pois não se tem o controle das mensagens que ela estará enviando para seu subconsciente antes de você dormir. Geralmente as mensagens transmitidas são repletas de violência e energias de baixa frequência. Essas mensagens com certeza afetarão seu sono, pois será nessa vibração que seu corpo, mente e espírito ficarão durante a noite.

Quando dormimos, nosso corpo se torna mais vulnerável às energias que nos cercam. Então, procure evitar todos os aparelhos eletrônicos, de uma forma geral (TV, computador, celular, rádio relógio) no quarto. Se for inevitável, coloque-os o mais distante possível da sua cama. De preferência desligue todos eles antes de ir dormir, ou no mínimo deixe-os em modo avião. 

Uma boa opção é instalar esses aparelhos em filtros de linha, que podem ser desligados facilmente à noite, interrompendo a corrente elétrica e evitando que as radiações eletromagnéticas prejudiquem seu sono e sua saúde. Desligue todos os aparelhos eletrônicos antes de dormir, incluindo celular e wifi).

Escritório no quarto: NÃO!

O quarto foi feito para descansar e fazer amor… nada mais. Então, trabalho deve ficar de fora desse cômodo. Ele não é o melhor cômodo da casa para você trabalhar…

Leia mais: Como o Feng Shui pode te ajudar a atrair o amor e melhorar o romance-parte 1 quarto

Remova a mobília e todos os objetos relacionados ao seu trabalho desse ambiente. Esses itens vão te lembrar das preocupações profissionais e isso não é nada saudável para sua saúde e para seus relacionamentos. Isso vale também para celulares e notebooks, que não devem ser usados na cama por causa da nossa constante necessidade de checar e-mails e mensagens. Quando nossa mente está obcecada com o trabalho, nós acabamos criando um estresse que afeta negativamente a energia do quarto.

Tenha um espaço reservado para trabalhar em outro local da casa.  Você será muito mais produtivo e focado nele. 

Leia mais: Como aumentar o foco e a produtividade com Feng Shui

Elimine toda energia parada e estagnada de seu quarto

Manter em seu quarto coisas que você nunca usa, objetos quebrados, ou inúteis não contribuirá em nada para você desfrutar de uma atmosfera equilibrada, serena e harmônica. Essa regra vale para toda a sua casa e também especialmente para seu quarto, que é o principal cômodo que você fica na sua casa.

Você deve organizar não apenas seu quarto, mas toda a sua casa. A desordem é um fator de estresse que pode nos afetar significativamente. De acordo com o Feng Shui a desorganização provoca um desequilíbrio enorme em nossas vidas.

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Desapegue! Jogue fora tudo que não te traz satisfação ou felicidade. Abra espaço e elimine todas as coisas quebradas e inúteis. Esses objetos quebrados derrubam a vibração dos ambientes e impactam até mesmo na sua vitalidade e prosperidade. E quanto mais objetos entulhando seu quarto e sua casa, menos espaço você terá na sua vida… Quanto mais objetos parados e sem uso, mais parada ficará também sua energia e sua vida. 

É fundamental evitar quartos e ambientes bagunçados. Bagunça dentro de armário também é bagunça, mesmo que não esteja visível. ok?

Leia mais: Organização na prática com Feng Shui 

Com os espaços cada vez mais restritos, as camas com baú, ou compartimentos de armazenamento, vieram como uma boa solução. Mas, elas não são as mais indicadas pelo Feng Shui. No entanto, tudo depende do que você guarda nela e da organização dos itens…

Então, mantenha o baú muito organizado, guarde objetos leves, limpos e constantemente usados, como as roupas de cama e banho.  Sapatos, ferramentas, coisas quebradas, sujas, sem uso, documentos, ou qualquer outro item que fique lá esquecido gerando energia estagnada, não devem ser mantidos ali.

Lembre-se que seu local de descanso é sagrado, e para que você consiga restabelecer sua energia é importante que seu corpo tenha contato com energias leves, fluidas. Tudo que você armazenar ali na cama ficará em contato direto com você durante o sono.

Mantenha na decoração apenas objetos que você ama!

Sabe aquele presente que você ganhou no amigo secreto que não tem nada a ver com você?! Ou aquele presente do ex-namorado que você amou e que te faz lembrar-se dele e de todos os momentos juntos dessa relação que não deu certo? 

Você sabia que manter itens que você não gosta ou que te trazem lembranças tristes podem atrair tanta energia negativa e fazem você se sentir bem incomodado em sua casa… 

Objetos e recordações do passado não devem ser mantidos em seu quarto. Pior ainda se estas recordações forem guardadas debaixo da sua cama em uma conexão direta com você. Não é nada “saudável” ficar conectada com recordações de relacionamentos mal sucedidos, que te machucaram e que te remetem a acontecimentos bem infelizes.

Mantenha na decoração, principalmente na decoração visível objetos e itens que te tragam alegria, que combinem com você e com sua vida. Desapegue de todo o resto que não te traz felicidade…e veja como a atmosfera e a vibração do ambiente mudarão.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Não encha sua cama com travesseiros e almofadas

De acordo com o Feng Shui, ao lotar sua cama com muitos travesseiros, você praticamente está ocupando toda a sua vida. Vale ressaltar que um amor não cabe em uma vida tão ocupada.Não haverá espaço para mais ninguém além de você e seus travesseiros.

Você deixará todos os futuros pretendentes de fora da sua vida (caso seja solteira(o)). Deixando ainda travesseiros em número ímpar vai desencorajar ainda mais um relacionamento sério entrar em sua vida. Tenha-os em número PAR sempre para atrair parcerias e equilíbrio para sua vida.

Retire as fotos de família e imagens sagradas da decoração do quarto

Você tem uma coleção de fotos de todos os seus amigos, familiares e filhos por todos os cantos de seu quarto? Repense sobre isso também…

Será que é prazeroso olhar para todos eles enquanto você movimenta sua vida amorosa? Principalmente se você tem fotos de várias gerações, inclusive aqueles avós e tios que nem estão aqui?! Ou fotos dos filhos por todos os lados? E pior, ainda mantém um altar cheio de santos e santas de sua devoção, ali do lado da cama? Saiba que todos eles vão ajudar e muito a “vigiar sua vida amorosa”.  Parece estranho ter toda essa plateia, não é mesmo? 

Há lugares melhores para expor essas fotografias e imagens sagradas. No quarto, melhor evitar!

Observe também os quadros que você coloca na parede. Obras de arte têm um impacto profundo em nossas emoções. Não pendure em seu quarto pinturas ou imagens que retratem violência, tristeza, solidão ou religião (como anjos), porque isso pode invocar emoções fortes que podem impactar em seu sono e em seu romance. Tente usar artes que simbolizem o amor, porque esse sentimento pode influenciar mais positivamente em suas relações e em sua vibração neste espaço.

Capriche na escolha da cor 

Uma boa dica é decorar seu quarto em cores alegres ou relaxantes, em tonalidades pastéis mais neutras. É importante você pensar na decoração deixando o quarto bastante propício para o amor, romance e relaxamento.

Evite cores muito quentes e vibrantes neste ambiente. É importante que você realmente consiga relaxar e se recompor adequadamente neste local.

Tente não inclinar demais em uma única cor, mas criar um equilíbrio elemental no seu espaço, visando equilibrar todas as áreas da sua vida.

As cores das paredes dos quartos devem complementar-se mutuamente para criar um fluxo equilibrado que incentive o amor e a paz. Se possível, use um pouco de rosa porque representa amor, alegria, felicidade e romance. Toques de vermelho podem ser acrescentados para estimular a paixão.  As cores azul e verde em tonalidades pastéis também trazem uma vibração de relaxamento e tranquilidade para esse local.

Leia mais: O poder das cores de acordo com Feng Shui

Tenha mais apoio e proteção

Posicione sempre duas mesinhas de cabeceira ao lado de sua cama. Coloque uma cabeceira firme e sólida também. Esses itens trazem apoio e proteção para sua vida, de acordo com o Feng Shui. 

As camas sempre devem ter cabeceiras e se possível feitas de material denso, serem fechadas (sem buracos), de madeira, estofadas. Isso trará segurança e estabilidade na vida (não vale painel de parede, pois a cabeceira precisa estar fixada na cama).

Ter uma boa cabeceira para o Feng Shui é importante para a qualidade do seu sono, pois proporciona uma sensação sutil de segurança. Estudos científicos concluíram que a má qualidade do sono pode ser prejudicial à sua saúde mental e física, incluindo um desejo sexual exaurido. 

Já a função das mesinhas é trazer apoio e conforto para sua vida. Sempre bom ter com quem contar em todos os momentos da vida. É importante ter mesas laterais para contarmos com mais apoio, mais suporte e mais estabilidade em nossa rotina.  Vale mencionar que para maior equilíbrio da relação amorosa são recomendáveis dois modelos iguais, para não haver dominação de uma das partes (a que tiver a mesinha lateral maior).

Leia mais: Importância da Cabeceira de sua cama de acordo com o Feng Shui

Só tome cuidado com as quinas desses ou outros móveis apontados para a cama. Essas quinas sugam a energia de quem fica em sua direção.

Leia mais: Setas invisíveis no Feng Shui saiba o que são e como corrigi-las

Posicione corretamente sua cama

Além de não dormir com a cabeça embaixo de uma janela, você deve evitar colocar a cama com sua lateral encostada em uma parede. As laterais das camas não podem ficar encostadas na parede para você não ter sua vida limitada.  Além disso, encostar a cama pressiona a energia de quem dorme encostado na parede. A energia deve fluir por todos os lados atraindo as mais diversas oportunidades e soluções para a vida de quem ali dorme.

Bom ressaltar também que a cabeceira da cama nunca deve ser posicionada em uma parede de banheiro, pois pode provocar graves problemas emocionais. 

Parede com janela também não é boa para posicionar uma cama, pois é uma parede frágil energeticamente e essa vulnerabilidade não tem como ser curada, nem mesmo com as curas transcendentais do Feng Shui. 

Além de posicionar a cama com os dois lados livres, garanta que você tenha visão para a porta de entrada do quarto. Coloque a  cama sempre na posição de comando, ou seja, de forma que você tenha visibilidade de quem entra no ambiente. Mas, você não deve estar alinhado com a porta, para que sua energia não fique desgastada. 

Leia mais: Assuma o controle da sua vida com o Feng Shui

De acordo com o Feng Shui, cortinas trazem carinho para as relações, logo é importante providenciar cortinas leves, macias e bem bonitas para todos os ambientes, principalmente para os quartos. 

Vale muito reler o artigo onde discorro sobre como posicionar corretamente a cama de acordo com o Feng Shui. Se não viu ainda, clique abaixo e garanta que você esteja seguindo as dicas desse artigo também em seu quarto.

Leia mais: Posicione corretamente a sua cama de acordo com o Feng Shui

Use e abuse de plantas e flores naturais

As plantas aumentam as vibrações dos ambientes, então nada contra tê-las próxima a você enquanto você restaura suas energias ao dormir. 

Vale até escolher as que ativem o relacionamento, como peônias, antúrios, flores vermelhas, cor de rosa, folhagens em formato de coração, plantas dioicas, árvore da felicidade (com macho e fêmea juntos no mesmo vaso).

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Preciso incluir aqui também uma menção especial sobre as flores artificiais, mortas e sem vida. Elas são excelentes coletores de poeira, verdadeiras representantes de energia morta e obsoleta. Inclusive se forem de plástico, elas ainda vão espalhar pelo ambiente elementos químicos nada benéficos para seu bem estar! Elas definitivamente não precisam estar no seu ambiente mais sagrado e poderoso, ne? 

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Dê boas vindas para o ar fresco e luz natural

Sempre abra as janelas e deixe a luz natural de entrar e renovar seu espaço! Mantenha a energia renovada, fresca, e em movimento. Mantenha seu quarto sempre bem ventilado, iluminado e ORGANIZADO.

Quando renovamos o ar do interior de nossas residências, isso já é uma forma de fazer uma limpeza energética interna em nossos ambientes. Quando permitimos que a luz natural entre e inunde com sua energia nossos espaços, também é uma forma de limpeza e renovação gratuita e abundantemente disponível.

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

As boas energias são energias vibrantes, vivas e sempre em movimento. Isso significa que para uma casa ter uma boa energia, ela precisa ter um fluxo constante de energia nova, circulante, fresca, com muita luz natural, itens vivos como plantas ou flores, arte vibrante, sons agradáveis, bons aromas, lindas imagens.

Leia mais: Limpeza energética em seu lar com o Feng Shui

Conclusão

O quarto é um lugar para relaxar e dormir e isso precisa estar bem delimitado. Então, além de aplicar Feng Shui no quarto, seguindo todas as dicas acima, faça com que a última coisa que vê antes de dormir e a primeira quando acorda não seja a tv, o computador, o cesto de roupa suja, ou algo que esteja bagunçado. Esses elementos cortam as energias positivas e vão fazer com que seu dia não seja bom.

Objetos com energia inspiradora e que dão a sensação de gratidão, tanto pelo dia que se inicia ou pelo dia que se viveu, devem ser ressaltados nessa área.

Siga as dicas acima! Ajuste e potencialize seu quarto de acordo com o Feng Shui. Veja o quanto a vibração do seu quarto vai mudar e o quanto isso vai reverberar em sua vida. 

Comente aqui, se já segue alguma dessas dicas ou, se tem outros hábitos para manter a harmonia e o equilíbrio de seu quarto!

34 COMENTÁRIOS

  1. Primeiramente adorei o sei blog, eoe contem muitas boas ficas.Na minha casa tem um quarto que é pequeno entao o jeito é por a cama na direcao da porta o que faço porque tambiém tenho essa sencacao extranha quando durmo na direcao de um porta.
    Queria dicas para limpar energias dos convidados que vem na minha casa e uma boa pedra para protejer ou bloquear energias negativas de pessoas que vem em casa
    Obrigado

    • Olá Juh. Agradeço pelo carinho. Que bom que está gostando e aproveitando os conteúdos. Para ajustar essa sensação ruim e esse desgaste de ter os pés para a porta, coloque um cristal multifacetado entre a cama e a porta (ou no próprio batente da porta) para correção desse fluxo intenso direto em sua cama. Faça uma misturinha de água com algumas gotinhas de óleo essencial de eucalipto e borrife pela casa após as visitas irem embora. O Óleo essencial de eucalipto remove todas as energias negativas e impregnadas. As pedras pretas são todas pedras de proteção. Procure meus posts no instagram sobre cristais… em especial sobre Turmalina negra e Ônix.

  2. Olá. Eu comprei um apartamento e veio com guarda roupa imbutido em uma das paredes. Na outra é a divisão com a suíte, na outra é a entrada da varanda e na outra é alinhada com a porta. Em qual dessas paredes eu deveria posicionar a cama?

    • Olá Raquel… Veja o artigo sobre como posicionar a cama! lá vc encontra mais informações. Mas, adiantando, não posicione a cama na mesma parede do banheiro e nem da janela. Cama na mesma parede da porta de entrada precisa de correção tb pois vc fica vulnerável, fora da posição de comando da sua vida.

  3. Olá Anali meu nome é Thaiza amei seu artigo, gostaria de saber o que fazer quando não tem como mover a cabeceira da cama que fica posicionada em uma parede de banheiro. Sinto que não estou conseguindo dormir direito. Tem alguma coisa que posso colocar na parede?

    • Oi Thaiza! Agradeço seu contato… então… cabeceira na parede do banheiro é muito ruim… O ideal é não ter a cama nessa posição, e caso não seja possível, fazer a correção. Só que essa correção é transcendental e só passada de maneira verbal e com troca de envelopes vermelhos para honra aos ensinamentos sagrados. 😉

  4. Estou gostando muito dos seus artigos. Gostaria de saber se a cama pode ficar posicionada em uma parede na lateral da porta, no caso, com a cabeceira na lateral da porta? Caso não dê pra mudar a posição, como curar? E mais uma vez você está de parabéns pelo artigo! Desde já agradeço!

    • Olá Cissa… Agradeço o carinho! Então, pode sim, mas vc precisará corrigir a posição de controle, pois nessa posição a cama fica sem visibilidade de quem entra pela porta, podendo atrair acontecimentos pelas costas e vulnerabilidade. Para ajustar coloque um espelho atuando como retrovisor e dando visibilidade para quem está na cama.

  5. Muito bom conteúdo!
    Tenho uma dúvida se puder me ajudar…
    A porta do banheiro fica de frente para a lateral da minha cama. Ja coloquei o cristal e quero plotar a porta c uma imagem bonita. Qual é a imagem ideal, poderia ser uma praia? Meu quarto está na área da família e o banheiro na área da saúde.
    Obrigada
    Att,

    • Oi Lucimara… Agradeço!!!! Que bom que gostou! E ótimo que colocou o cristal e quer por uma foto bonita. Mas, se seu banheiro está na saúde é necessário realizar uma cura transcendental para evitar que essa energia de saúde seja drenada de sua casa e de sua vida. Para te dar uma sugestão precisaria analisar melhor seu espaço e a planta de sua casa. Até para avaliar se é melhor ativar saúde, família ou relacionamento ai no seu quarto.

    • Oi Jade… se for o espelho para corrigir a posição de controle da cama, sim precisa colocá-lo de forma em que ele dê visibilidade de quem entra para quem está na cama. Se for espelho para corrigir área faltante também precisa estar corretamente posicionado para funcionar. Procure o artigo sobre espelhos !

  6. boa tarde, estou adorando suas postagens.
    acabei de descobrir que meu quarto está totalmente errado, porém acabamos de fazer e não existe a menor possibilidade de mudar os móveis, sendo assim, podes me passar algumas sugestões por favor.
    minha cabeceira é de parede com um banheiro e os pés voltados para um enorme espelho que é a porta do roupeiro e entrada para outro banheiro.
    Muito obrigada

    • oi Karla.. Dormir com a cabeceira na mesma parede de um banheiro é muito prejudicial para o emocional e requer cura transcendental urgente. Vc não consegue mesmo mudar a cama de lugar? Se o banheiro está voltado para o quarto vc tem outro problema tb… ele suga toda a sua vitalidade… Pendure um cristal multifacetado de 40mm no batente desse porta. Não tem problema o espelho refletir a cama, a menos que vc se incomode com isso… Se te incomoda cubra-o a noite ou adesive esse espelho. 😉

  7. Posso colocar 2 bolas multifacetadas de 30mm no lugar de uma de 40mm? Onde é o melhor lugar no meio do batente da porta dos quartos ou na janela, recebendo a luz solar?

    • oi Elizete… não. Um cristal multifacetado ideal para ajuste do Feng Shui da casa deve ter no minimo 40mm para funcionar adequadamente como uma cura. O melhor local para colocá-lo depende do que vc precisa corrigir… 😉 O cristal não precisa receber a luz do sol para espalhar a energia… mas fica lindo se colocado na janela sim ! 😉

  8. Bom dia Anali, adoro as suas reportagens, mas ainda continuo com uma dúvida. Em em outra matéria você afirma que o melhor cristal multifacetado é da Swaroviski, só que as duas linhas dessa marca tanto a Spectra quanto a Strass possuem 224 facetas. O próprio representante da Swaroviski desconhece o cristal multifacetado com 108 facetas, e agora o que eu faço?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui