Todos nós queremos atrair mais felicidade, bem-estar e sucesso em nossas vidas, não é mesmo? Hoje irei abordar esse assunto na perspectiva do Feng Shui e sob a ótica da teoria dos 5 elementos. Essa teoria faz parte de um dos fundamentos básicos do Feng Shui e, entendendo a dinâmica por trás desta teoria, é possível tirar algumas conclusões lógicas sobre o que é benéfico ou não para seus ambientes.

A tradução literal dos termos FENG SHUI é vento (feng) e água (shui), pois são dois elementos que simbolizam movimento e renovação… Não é por acaso que o Feng Shui utiliza a teoria dos 5 elementos como princípio básico.

Neste artigo, falarei um pouco sobre essa teoria dos 5 elementos, sua importância no Feng Shui, a relação do elemento fogo com a felicidade e sucesso e ainda detalhar como o elemento fogo pode ser utilizado em seus ambientes, de acordo com o Feng Shui. Após fazer esse apanhado teórico, irei abordar alguns aspectos práticos de como usar o elemento fogo para atrair tudo o que você deseja para a sua vida!

Entendendo um pouco mais sobre a Teoria dos 5 Elementos

De acordo com a teoria dos 5 elementos, para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença de todos os cinco elementos na composição e na decoração dos espaços.

Os cinco elementos são: água, madeira, fogo, terra e metal. Estes elementos são considerados as 5 forças universais, ou 5 energias da natureza. 

Leia mais: A Teoria dos 5 Elementos

Esta teoria é incrivelmente poderosa. E, quando aplicada corretamente, pode trazer uma enorme melhoria para qualquer espaço. Afinal, melhorando e potencializando nossos espaços mudamos também a nossa própria vibração. Uma casa feliz e bem sucedida é habitada por moradores felizes e bem sucedidos.

Todos os elementos têm uma relação direta com as áreas do baguá. Os elementos, assim como, as cores e formatos são diferentes formas de ativação, muito poderosas e muito usadas pelo Feng Shui, para aplicar a técnica nos espaços e estabelecer poder e harmonia…

É interessante ressaltar que o fogo, ou qualquer outro elemento, não precisa estar presente fisicamente em sua forma original para estar presente em um ambiente. Os elementos podem estar simbolizados por seu formato, objetos, imagens, cores…que os representem. 

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Mas, só para deixar bem claro, independente da vibração de cada elemento adicionado nos seus espaços, é muito importante estabelecer um equilíbrio entre todos eles nos ambientes, para que juntos promovam a harmonia desejada.

Mais sobre o poder do elemento Fogo

Estudando esses elementos verificamos que existem dois elementos essenciais para nossa vida e também para o Feng Shui: fogo e água. A importância da água é bastante conhecida e difundida, visto que até nosso corpo é constituído de mais de 70% de água.  Agora, o elemento do fogo é, muitas vezes, esquecido, embora não deva ser.  

O fogo é um elemento essencial. Ele nos mantém aquecido, transforma nossa comida e, também nos incentiva e vitaliza. E é fato que, o fogo também pode causar sérios danos se em excesso, como um incêndio ou queimaduras graves.

A seguir, irei falar mais sobre esse elemento e algumas de suas formas de representação.

Vermelho: A cor do Fogo!

A cor do fogo é vermelha e, essa cor traz a energia vigorosa desse elemento onde for usada ou colocada.

A cor vermelha é a representação da força, da coragem e da garra. Ela é uma cor que estimula e incentiva a ação, a tomada de iniciativa. Ela promove impulso e movimento. A cor vermelha é também a cor do fogo, cor da paixão e do entusiasmo pela vida. É a cor do sangue e, por isso também remete ao fluxo sanguíneo. Com o vermelho geramos uma circulação favorável de energia.

Para os chineses, a cor vermelha é uma cor bastante respeitada. Possui forte significado, por ser uma cor vibrante, que traz energia, felicidade, sorte e proteção.

Leia mais: Poder das cores no Feng Shui

Fogo: Use com moderação!

Este elemento é o único elemento que não está naturalmente presente na terra e precisa ser criado. O fogo é poderoso e se espalha rapidamente, por isso seu excesso precisa ser controlado.

Este elemento tem o poder de aquecer como também de incendiar. O fogo também representa a sociabilidade, entusiasmo, felicidade e sua presença indica sucesso que vem com a fama ou reconhecimento público. Não é à toa que ele ativa o guá do Sucesso no baguá.

Desequilíbrio do elemento Fogo nos ambientes

Quando temos um excesso de fogo em uma casa podemos estimular demais as relações, desgastar os nervos, criar raiva, irritabilidade excessiva e até relações e amores explosivos. Quando temos muito fogo presente no ambiente não descansamos o suficiente, com tanta estimulação e movimento no local.

Mas também, quando o fogo está em falta, temos baixo entusiasmo pela vida, baixa autoestima, falta de ambição ou visão, pouca felicidade, muita apatia e desânimo.

Esse importante elemento sempre deve estar presente em quantidades equilibradas, ou seja, deve estar contemplado no espaço sem excesso e sem falta. Veja os impactos que a falta ou excesso desse elemento provoca:

  • Letargia, depressão, excesso de peso, falta de diversão, pouco prazer ou entusiasmo pela vida – provocados por deficiências de fogo ;
  • Impulsividade, raiva, frustração, ansiedade – provocados por excessos de fogo.

Leia mais: Como solucionar problemas comuns da vida usando os cinco elementos

Em equilíbrio, o fogo traz muitos benefícios, especialmente no Feng Shui e de acordo com a cultura asiática. Usar o poder do fogo da maneira certa pode trazer recompensas materiais, reconhecimento, fama, prazer e felicidade

Onde encontrar o elemento Fogo?

Como falei anteriormente, o fogo não precisa estar presente fisicamente em sua forma original. Os elementos podem estar em representados por formas, objetos, imagens, cores… 

O elemento fogo é simbolizado pela forma triangular. Portanto, objetos como pirâmides, cones e triângulos representam o elemento fogo. 

O elemento fogo também está presente na luz do sol, na chama das velas, nos lustres com muitas lâmpadas, nas próprias lâmpadas e na iluminação em geral. É o elemento presente nos animais e nos seres humanos. Quadros ou objetos que representem animais, artes representando a figura humana, pele, couros, plumas e lãs também trazem o elemento fogo para nosso ambiente.

Objetos na cor vermelha, tudo que ilumina naturalmente ou artificialmente, castiçais, abajures, lâmpadas elétricas ou qualquer outra forma de iluminação e pinturas que representam o brilho do sol, a luz e o próprio fogo, como fogueiras ou labaredas, também representam esse elemento fogo.

Ativando os ambientes com o elemento Fogo

Então, adicione cores vermelhas, formas triangulares ou capriche na iluminação de seus ambientes para equilibrá-los e potencializá-los com a energia do fogo e, assim, dar um toque de cor e energia quente no espaço!

Mas, tenha cuidado com este elemento. Evite sobrecarregar o seu espaço com ele, para não deixar as energias muito aceleradas e vibrantes (fogo em excesso queima, não é mesmo?!).

É bem importante deixar claro que, o elemento fogo não deve ficar próximo do elemento água. De acordo com o ciclo de controle dos elementos, a água apaga o fogo e por isso, essa junção deve ser evitada… ok? 

Atraindo Sucesso, Felicidade e Prosperidade com o elemento Fogo

Até aqui, expliquei um pouco sobre a teoria dos 5 elementos, do elementos fogo e da relação entre o fogo e o sucesso, prosperidade e felicidade.

Agora, pensando nessas associações não tão óbvias em nosso dia a dia, vou trazer aqui algumas maneiras práticas de usarmos o elemento fogo para atrair sucesso e a felicidade de acordo com o Feng Shui.

Aqueça sua vida

A água é o elemento da riqueza, do trabalho, mas em desequilíbrio, a água representa tristeza e depressão. Já o fogo é o elemento da felicidade pura e simples, é o elemento do aconchego e do calor.  Importante que esses elementos estejam equilibrados.

Se você estiver desanimado, use cores vermelhas para elevar o seu ânimo. Como já falei o vermelho é a cor do fogo. Basta pensar em todas as lanternas vermelhas e envelopes vermelhos que os chineses usam no Ano Novo e também na aparência festiva que esses itens têm.

O vermelho é um ativador, portanto, quando você se sentir travado, triste, estagnado ou com preocupações demais, adicione um pouco de cor vermelha à sua casa e até às suas vestimentas. Use decorações vermelhas para todas as ocasiões felizes, ou quando você quiser se sentir feliz.

Já reparou que no Natal e Ano Novo aqui no Ocidente também recorremos a cor vermelha? Justamente para representar essas festividades e alegrias de final de ano.

Aqueça seus relacionamentos e sua vida amorosa

Seja você solteiro ou estando em um relacionamento, o fogo pode te ajudar bastante nesta área amorosa, seja aquecendo um relacionamento um pouco frio ou apimentando um atual e até mesmo para ter sucesso em novas relações. 

Ative o setor do amor com belos cristais e luzes brilhantes. Mantenha essa área bem iluminada quando estiver procurando por amor. Usar lustres ou belas luminárias são boas maneiras de ativar essa área de Relacionamento em sua casa. No quarto, adicione velas ou abajures com uma tonalidade vermelha para iluminar sua sorte no amor. E, utilizando esses objetos aos pares você atrai ainda mais a energia de casal e parceria!

Os solteiros devem usar vermelho com frequência. O vermelho chama muito mais a atenção do que qualquer outra cor. Não é a toa que batons vermelhos, vestidos vermelhos, atraem muito mais olhares! (existem experimentos científicos que comprovam isso!)

Leia mais: Envelopes Vermelhos no Feng Shui. Saiba como usá-los!

Ative a área do Sucesso de sua casa

A área do Sucesso é também chamada de área da fama e do reconhecimento. Ativar esse local só traz benefícios para a vida. Ative-o com uma boa iluminação nesta área.  Ao caprichar na iluminação, você está trazendo o elemento fogo para o ambiente.

Uma das melhores maneiras de aumentar sua fama é iluminar seu jardim, iluminando principalmente a área do sucesso do terreno. A iluminação que sai do chão e aponta para a casa também é especialmente potente.

Leia mais: Sucesso na vida profissional com o Feng Shui

Deixe sua sala de estar bem iluminada também, afinal é uma área de convívio social…e, não se esqueça de aumentar seu sucesso e reconhecimento vestindo vermelho com frequência.

Atraia mais dinheiro com Fogo

Como já dito, a cor vermelha também representa o elemento fogo… logo, para energizar suas finanças leve uma bolsa e carteira vermelhas para movimentar a energia de prosperidade em sua vida.

Leia mais: Feng Shui em bolsas e carteiras

Se a cor vermelha promove movimento, nada melhor que movimentar a energia do dinheiro a seu favor.  Neste artigo acima, dou várias dicas de como usar o vermelho para atrair mais dinheiro e fazer fluir a sua prosperidade.

Leia mais: Poder das cores no Feng Shui

Evite problemas de Saúde com o Fogo

Se você sentir que sua casa está sem vida e estagnada, aumente a iluminação dela. Ainda assim, a energia estagnada, uma vez presente, só tende a piorar com o tempo. A iluminação é uma das maneiras mais fáceis de expulsar essas negatividades de seu lar. Mantenha uma luz acesa em cada quarto, por algumas horas por dia para ativar sua casa novamente. Essa é uma ótima maneira de impulsionar o chi da sua casa, especialmente quando você deseja realizar algo novo ou apenas precisa quebrar esse sentimento de estagnação. 

Segundo o Feng Shui, luz traz clareza para a vida, para os seus pensamentos, para seus caminhos. Use e abuse do poder dela!

Leia mais: Como solucionar problemas comuns da vida usando os 5 elementos

O elemento Fogo corrige as áreas faltantes

Com a aplicação do baguá na planta baixa é possível identificar áreas faltantes e áreas excedentes, e com isso analisar e verificar o que pode ser melhorado e potencializado em cada área. Se o formato da sua casa não é bem retangular ou quadrado, de forma a incorporar totalmente as 9 áreas do baguá, podem ser que algumas dessas áreas fiquem de fora ou incompletas devido às irregularidades desse formato.

Uma área faltante significa perda de energia na área onde ela se localiza. E isso, pode causar muitos desequilíbrios na vida. Por exemplo, se há falta bem na área da Prosperidade da casa, os moradores terão muitas dificuldades financeiras, dificuldades de ganhar e guardar dinheiro. Da mesma forma, se a falta é na área dos Relacionamentos, a vida afetiva pode ficar complicada e, até vazia nesse lar. As áreas faltantes podem provocar diferentes impactos e precisam ser corrigidas com prioridade.

A iluminação (que é uma representação do elemento fogo) é uma opção para corrigir áreas faltantes em uma casa ou em um terreno. Se você tem uma área faltante em seu espaço, adicione pontos de luz para completar essa falta. Esta é uma maneira simbólica de se representar o setor ausente.

Mas, vale consultar um especialista para utilizar esse recurso corretamente, ok?

Elimine sentimentos de raiva e tristeza com o Fogo

Quando houver sentimentos de raiva no espaço e forem proferidas palavras duras na casa, adicione vermelho à sala de estar para queimar essas baixas vibrações neste espaço de convivência. Se você sentir raiva ou precisar lidar com pessoas com raiva, use vermelho. A raiva é simbolizada pela madeira e a cor vermelha o ajudará a “queimar” essa irritação ou dificuldade. Isso acontece, pois, pela teoria dos 5 elementos a madeira alimenta o fogo, sendo consumida por ele… Então esse sentimento acaba sendo eliminado. 

Leia mais: Envelopes vermelhos no Feng Shui saiba como usar

Fogão: a fonte de prosperidade de sua casa!

O fogão, segundo o Feng Shui, é chama da prosperidade em sua casa! É um dos maiores símbolos de prosperidade em nossas casas e, portanto, é preciso uma atenção especial para este utensílio indispensável em sua casa. O fogão tem a capacidade de transformar nossa comida em alimento e em refeições deliciosas e por este motivo, segundo a tradição chinesa é um símbolo da fartura e prosperidade!

Como o fogão realmente é muito importante no Feng Shui, irei abordar resumidamente alguns aspectos que devemos observar se quisermos realmente que o fogão nos ajude a prosperar em todos os sentidos.

Leia mais: Fogão: a fonte de prosperidade de sua casa

Fogão do lado da pia

Ter o fogão ao lado da pia não é muito aconselhável. Já falei um pouquinho sobre isso no artigo “Cozinha e Feng Shui: A importância de sua localização“. O fogão é fonte do elemento fogo e a pia é fonte do elemento água. É quase intuitivo que água e fogo não combinam.

Segundo o Feng Shui e a teoria dos 5 elementos, o elemento água interfere diretamente no elemento fogo, diminuindo sua presença. Como o fogão é fonte de prosperidade, podemos deduzir que a pia do lado do fogão reduz a prosperidade de nossas casas e de nossas vidas. Infelizmente isso é bastante comum, mas existe solução para isto!

Leia mais: Cozinha e Feng Shui: A importância de sua localização

Se este for o seu caso na sua casa, é recomendado ter sempre um cristal multifacetado entre a pia e o fogão. Pode-se colocar também um objeto de madeira, como por exemplo, uma colher de pau, para equilibrar esse “choque”.

Esse ajuste acontece pois, objetos de madeira vão equilibrar os dois elementos. A madeira alimenta o fogo e se nutre com a água. Mas, sempre é bom ressaltar que o cristal é a melhor forma de correção para esse fluxo! 

O cristal multifacetado de 40 mm entre a pia e o fogão é a melhor forma para evitar a perda de prosperidade. O cristal serve para que a água da pia não apague a chama da prosperidade representada pelo fogão. Ele reorganiza e mantém um bom fluxo entre esses elementos.

No Feng Shui sempre buscamos equilíbrio. Pode haver equilíbrio mesmo com muita água ou muito fogo. Basta que ambos os elementos estejam controlados e/ou em movimento. 

Cuidados com seu fogão

Para os chineses, quanto mais bem cuidado for o seu fogão mais próspero você se torna! O fogão, como é o grande símbolo de prosperidade de uma casa, de acordo com o Feng Shui, deve ser tratado com todo o cuidado e capricho.

Em sua cozinha é fundamental manter o fogão e o forno sempre limpos. Caso o seu fogão e forno estejam sujos, manchados e encardidos, eles transmitirão uma energia (Chi) negativa à sua comida e isso, poderá inclusive reduzir a sua energia pessoal, a sua prosperidade e a energia da sua comida.

Leia mais: O que é “Chi” e porquê você deveria se preocupar com isso

Mantenha seu fogão sempre bem iluminado, ventilado, limpo e desobstruído. E isso vale também para todo o espaço ao redor dele.

As boas energias gostam de ambientes limpos, organizados e belos para circularem livremente. Portanto, capriche neste cuidado aumentando ainda mais as boas energias em seu lar e garantindo um bem-estar circulante.

Conclusão

Nesse artigo falei bastante sobre o poder do fogo e como melhor aproveitá-lo para trazer mais felicidade, bem-estar e sucesso para sua vida… 

Discorri sobre a enorme importância do elemento fogo, de suas relações e de seus impactos em nossa vida e espaços. É definitivamente um elemento a ser observado com atenção em seus ambientes. E claro, deve ser mantido devidamente equilibrado para podermos usufruir de todas as suas potencialidades visíveis e invisíveis!

E ai? Está precisando ativar o elemento fogo em sua vida? Gostou das dicas?

Não perca mais tempo e desfrute de todo o potencial que aplicar Feng Shui em seu lar pode te proporcionar…

13 COMENTÁRIOS

  1. Minha area faltante e o da espiritualidade que fica em minha area de servico e do relacionamento que fica na sala ambos tem area faltante. O que devo colocar para ajustar?

  2. Olá! 🙂
    Eu moro em um apto. pequeno e não possui espaço para o fogão, quando é assim o que devo fazer? Eu tenho utensílios para cozinhar como chaleira elétrica (cor preta) e panela elétrica (cor vermelha). Você tem alguma sugestão?
    Muito obrigada!!!! <3

  3. O cristal multifacetado de 40mm deve ficar preso no teto (com que cor de fita?) e dependurado entre a pia e o fogão? Esse cristal tem alguma cor específica?

    • Oi Elizete… Depende… o cristal é para corrigir o que? Se for para equilibrar pia e fogão, pode ser preso no armário ou o mais próximo desse fluxo que sua cozinha permitir. Sempre o cristal deve ser pendurado com fio vermelho (de preferencia sintético pois algodão deteriora com o tempo). O cristal multifacetado deve ser incolor mesmo… transparente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui