Uma pergunta que eu sempre recebo de meus clientes e seguidores é “Por onde eu começo com o Feng Shui?” Essa dúvida sempre fica na mente das pessoas que começam a seguir e aplicar o Feng Shui em seus espaços… Quais são os principais ajustes a serem feitos, o que gera mais vantagem e poder?…etc.

Pensando nisso, resolvi elencar aqui as principais curas mundanas (ou correções energéticas) relacionadas à decoração, que são fáceis e ao mesmo tempo poderosas para que você receba os benefícios que o Feng Shui pode te trazer.

Leia mais: Benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui

Pequenas alterações em sua decoração podem gerar um impacto incrível em seu lar e em sua vida.

Bom deixar claro, que aplicar essas curas isoladamente não vai deixar seu espaço incrivelmente harmônico, pois para isso é necessário um bom aprofundamento desta técnica milenar… mas, garanto que elas trarão bons benefícios para melhorar a circulação de energia em seus ambientes se implementadas.

Se você se interessa pelo Feng Shui, a maioria dessas curas de Feng Shui deve ser bastante familiar para você. E, se você é novo nesse assunto, você também vai entender facilmente como implementá-las, pois busquei indicar coisas práticas e fáceis de inserir em sua decoração e em seu lar. 

Leia mais: O que são curas de Feng Shui?

Descubra como esses belos elementos de decoração podem trazer muita energia boa e positiva para qualquer espaço.

Invista em Paisagismo: tenha um bambu da sorte

Se você não sabe exatamente onde fica cada área do baguá em sua casa, não se desespere. Aposte no bambu da sorte que você acertará sempre.  O bambu é uma das plantas coringas do paisagismo sagrado e pode ser usado em todas as áreas.

Leia mais: Yin e yang o que é e como aplica-lo em sua casa

O bambu da sorte é uma das curas mais populares do Feng Shui e um belo complemento natural para qualquer decoração. Além de ser fácil de cuidar os bambus são muito auspiciosos. É uma planta muito tolerante e resistente para ter em sua casa.

O bambu da sorte nos ensina uma sabedoria suprema: de sermos flexíveis, para que o nosso espírito possa fluir livremente e equilibrar o nosso ser. O bambu também é um símbolo de boa sorte no Feng Shui. Possui uma força vibrante e vital que fica bem em qualquer decoração de casa ou escritórios. São muito famosos por trazerem além de sorte muita flexibilidade, segurança, prosperidade e abundância. Aposte nos bambus sem medo.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Sobre o uso do bambu da sorte em sua casa, existe apenas uma ressalva: na maioria das vezes, o bambu é cultivado na água e o elemento ativador da área do Sucesso é o fogo… Segundo a teoria dos 5 elementos, a água pode “apagar” o fogo do sucesso… Mas, um único vaso nessa área também não fará nenhum grande estrago… só alertei para conhecimento e para reforçar que buscar o equilíbrio (yin/yang) sempre é algo muito bem vindo nesta técnica.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos | Yin e Yang: O que é e como aplicá-lo em sua casa, segundo o Feng Shui

Fonte de água para atrair abundância e fartura

Ter uma fonte de água em casa ou no escritório vai movimentar poderosamente as energias dos seus espaços e da sua vida… é uma cura simples e discreta. Esse poderoso item é um dos favoritos no Feng Shui e pode ser usado em ambientes internos e externos, em residências, ambientes comerciais e empresas. Água em movimento é sinal de abundância e fartura. Ela cria um fluxo livre e agradável de energia, espalha uma vibração muito pacífica e leve. 

Leia mais: Feng Shui: hábitos para trazer prosperidade e riqueza para sua vida | 9 dicas para atrair prosperidade para seus ambientes

Você sabia que antigamente as civilizações se formavam em torno dos rios, justamente porque era uma fonte garantida de fartura. Próximo de um rio, estas civilizações podiam obter água de forma fácil, podiam plantar e irrigar a plantação, e ainda tinham a possibilidade de pescar em suas águas. Assim, desfrutavam de uma atmosfera muito mais próspera e abundante!

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Segundo o Feng Shui, você pode usar fonte de água na área da Prosperidade do baguá de seu espaço, na entrada principal, no guá do Trabalho (que é ativado pelo elemento água), ou onde desejar movimentar as energias e criar um bom fluxo de abundância e prosperidade. 

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá, para que ele serve e como aplicar

Uso de sinos de vento do Feng Shui em sua casa ou jardim

Os sinos de vento são uma cura bastante popular do Feng Shui e muito usada tanto em ambientes internos quanto externos.

Os sinos de vento têm muitas aplicações no Feng Shui. Embora todos pensem que o melhor uso dos sinos de vento seja fora de casa, é perfeitamente possível usá-los em ambientes internos também.

Independentemente de usá-lo em sua casa, em seu jardim ou quintal (ambientes externos), um sino de alta qualidade tem um som excepcionalmente gostoso e certamente se tornará o seu item de decoração favorito de Feng Shui por sua enorme agradabilidade, poder e beleza.

De acordo com o Feng Shui, assim como as fontes, os sinos dos ventos promovem um melhor fluxo de energia e uma renovação nos ares, devido ao som que emite e no movimento fluido que realiza. Os sinos dos ventos têm o poder de movimentar energias paradas e ainda atrair as boas energias para os ambientes em que estão.

Ele são verdadeiros mensageiros de boa sorte, prosperidade e boas vibrações. Toque-o algumas vezes, deixe seu som invadir seu espaço e deixe a energia fluir… Mas atenção: é muito importante que o som do sino seja mesmo agradável.

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Use incensos para se conectar com o Universo

Acender um incenso ou uma vela pode ajudar a melhorar a energia dos ambientes e criar uma atmosfera calma e serena. Esse não é bem um item de decoração, mas um aroma gostoso, uma atmosfera equilibrada e energeticamente favorável podem fazer verdadeiras transformações em seu lar.

Os incensos, especificamente, ativam e purificam a energia de qualquer espaço. A fumaça dos incensos leva as nossas preces para o céu. E as respostas às nossas preces voltam a nós pelo mesmo caminho. Acender um incenso é um poderoso jeito de nos comunicarmos com as energias universais. Os incensos representam o “sopro da vida”, e tem o poder de levarem nossos desejos, pensamentos, orações e mensagens para o mundo celestial.

São excelentes para criar uma atmosfera meditativa. Segundo o Feng Shui, acender velas e incensos é uma maneira simples de ativar a energia de um espaço, enquanto purifica e o deixar mais leve também.

Acenda seu incenso preferido com uma intenção positiva (mentalize como se seu desejo já tivesse acontecido) e deixe o Universo agir! Você irá se surpreender com os resultados!

Mas, apesar do incenso não ser bem um item de decoração, os incensários são sim. Então, capriche na escolha deles. Com toda certeza eles podem dar um toque especial e um charme à sua decoração… O mesmo vale para os castiçais, caso opte por acender velas. Colocar carinho e capricho deixa qualquer ambiente poderoso!

Você costuma acender velas e incensos em sua casa? Espero que sim! Se não, vale experimentar.

Use Velas Aromáticas

E, quantos castiçais bonitos você tem para apoiar a energia do elemento fogo em sua casa? Não vale acender velas em qualquer pratinho.

Portanto, já que vai ativar o poder do fogo, opte por velas aromáticas apoiadas em lindos castiçais ou recipientes charmosos, e certifique-se de que sua casa se beneficia desse poderoso elemento de Feng Shui. 

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

O fogo, elemento essencial a vida, representa a sociabilidade, entusiasmo, felicidade e sua presença indica sucesso, fama e reconhecimento público. Usar corretamente e equilibradamente o poder do fogo pode trazer recompensas materiais, prazer e alegria.

Leia mais: Atraia mais Sucesso, Prosperidade e Felicidade com o elemento Fogo

As velas e incensos são perfeitos para trazer esse elemento para sua decoração, e se forem naturais e aromáticos, ainda melhor. Pois, segundo o Feng Shui, além de trazerem o elemento fogo, vão propiciar efeitos terapêuticos na exalação de seus aromas naturais, pois carregam a energia da natureza concentrada em sua composição.

Os cheiros afetam diretamente nossas emoções e nossos níveis de energia. Use a aromaterapia a seu favor. Aromas naturais são muito usados com propósitos terapêuticos e podem ser usados sem contra indicação. Os aromas podem invocar os mais sutis campos de energia de plantas e flores para dentro da sua casa. O aroma da vela ou do incenso penetrará nos espaços, impregnando-o de seu perfume e ajudando na purificação do ambiente.

Leia mais: Atraia mais Sucesso, Prosperidade e Felicidade com o elemento fogo

Abuse dos cheirinhos agradáveis das velas aromáticas e também dos aromatizadores de ambientes, de varetas ou sprays… Mas, novamente, vale o alerta, dê sempre preferência para produtos com ingredientes naturais. Evite produtos que usem essências químicas, pois são misturas sintéticas que podem fazer mal para sua saúde.

Crie um bom Feng Shui com arte

Melhore o Feng Shui da sua casa ou escritório com a arte apropriada para atrair boas vibrações e materializar seus desejos. De acordo com o Feng Shui, o uso correto da arte pode melhorar consideravelmente a energia de qualquer espaço, seja em casa ou no escritório.

Segundo o Feng Shui, ter paredes sem quadros é ter uma vida sem metas... nada bom, não é mesmo? Precisamos saber para onde ir e onde queremos chegar. Colocar imagens e objetos que te lembrem de seus desejos faz com que eles se materializem mais rapidamente na sua vida.

Escolha a arte de seus ambientes e de suas paredes, de acordo com a energia que deseja atrair. Por exemplo, energias mais calmas e sensuais no quarto, ou mais ativa e vibrante em um escritório ou local de trabalho, por exemplo.

Se puder coloque artes que estejam alinhadas com a área do baguá onde se localizam e alinhadas também com as orientações da técnica de Feng Shui para cada área. Fazer essas potencializações das áreas de acordo com o Feng Shui é uma ótima maneira de trazer a energia dos cinco elementos e a energia de cada guá para os espaços.  Para explicar melhor, expor uma imagem que tenha a energia de romance, parceria, elegância e amor é excelente para a melhoria do amor, se colocado na área de Relacionamento da sua casa ou no seu quarto. 

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

É muito importante que você goste das imagens que expõe em seus ambientes. Elas precisam minimamente te passar alguma alegria.

Vale fazer uma auto avaliação: os quadros que tem em sua casa te transmitem uma energia positiva? Se a resposta for não, considere fortemente a substituição desses quadros.

Difusores de aromaterapia para uma boa energia de Feng Shui

Você tem um difusor de óleos essenciais em sua casa ou escritório?

O uso diário de óleos essenciais em seus espaços cria uma excelente vibração. Você pode usar óleos essenciais para diversos fins, desde purificar até relaxar, desde energizar até criar um clima sensual para apimentar sua vida sexual. Usar a aromaterapia em seus ambientes é uma maneira bonita e poderosa de liberar o poder dos aromas no ar e materializar seus desejos. São inúmeros os aromas disponíveis, basta escolher aquele que mais encaixa com seu momento.

Os cheiros determinam a forma de você se sentir. Fácil de usar e com propriedades terapêuticas, usar óleos essenciais é uma excelente adição de Feng Shui para qualquer quarto ou banheiro.

Como escolher o aroma ideal?

  • Canela: Atrai prosperidade ;
  • 7 ervas: Proteção e purificação ;
  • Patchouli: Inspira harmonia e é um afrodisíaco natural ;
  • Eucalipto: Elimina energias negativas e ansiedade, revigora, limpa e tonifica ;
  • Lavanda: Acalma, harmoniza, reconforta e relaxa ;
  • Alecrim: Traz alegria e harmonia, clareza, motivação e boas energias ;
  • Manjericão: Antidepressivo natural e poderoso ;
  • Capim Limão: Traz foco e alivia o cansaço mental e físico ;
  • Laranja: Atrai felicidade, alegria e bem-estar ;
  • Gerânio: Óleo essencial da mulher, regula TPM (tensão pré-menstrual) e distúrbios femininos em geral.

 

Uso de espelhos no Feng Shui

Os espelhos são conhecidos como “a aspirina do Feng Shui” por um bom motivo! Segundo o Feng Shui, com um posicionamento adequado, os espelhos podem mudar dramaticamente o fluxo de energia em qualquer espaço. Eles resolvem várias “dores” dos espaços de maneira discreta e elegante.

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

Espelhos são expansores de espaço e atraem iluminação e boa energia. Os espelhos, justamente pelo poder de aumentar o ambiente, são considerados itens essenciais principalmente em ambientes pequenos. Com a sensação de mais espaço, o espelho auxilia o morador a expandir o campo visual tendo a sensação de um ambiente mais amplo.

Os espelhos também são uma forma de esconder o banheiro ou eliminar setas invisíveis.

Leia mais: Setas invisíveis, o que são e como corrigi-las?

Lembrando que, ao se colocar um espelho em qualquer ambiente deve-se tomar cuidado para manter o espaço sempre organizado, pois o espelho amplia tudo que ele reflete. Se no ambiente há muita bagunça, a bagunça será duplicada e a vida dos moradores ficará bem confusa. Os espelhos também nunca devem cortar a cabeça de quem se olhar nele para evitar que sejam enviadas mensagens subliminares ao subconsciente (como cabeça cortada, faltando, deformada ou distorcida).

Como os espelhos duplicam tudo que eles refletem, você pode usá-los para duplicar a fartura da sua casa, para ampliar os ambientes e também são uma ferramenta poderosa para correção de áreas faltantes do baguá…(desde que corretamente posicionados).

Sua casa está pedindo um espelho? Há alguma área faltante que precisa ser corrigida?

Ter um espelho refletindo a mesa de jantar, por exemplo, é muito bom para atrair e duplicar a prosperidade! O mesmo vale se ele refletir as chamas de um fogão. O fogo representa essa energia de prosperidade no lar. Então, colocando um espelho atrás do fogão, de forma que ele reflita as chamas, isso duplicará a fartura e abundância em sua casa. Mas, quanto maior o espelho, melhor!

Leia mais: Fogão: a fonte de prosperidade de sua casa

Imagem de Buda: excelente Feng Shui para sua casa ou escritório

A energia do Feng Shui de calma e tranquilidade vem da presença de Buda e de seus ensinamentos de amor incondicional, pregando o desapego material em prol do bem comum…

Você pode ter um estilo de vida ocupado, com pouco tempo para meditação e ioga, mas sempre pode trazer uma presença tranquila e serena em sua casa com uma bela imagem de Buda.

Uma escultura de Buda complementará a aparência de qualquer esquema de decoração de casa ou escritório. Certamente trará a sensação de calma, paz, plenitude, espiritualidade, positividade, prosperidade e de gratidão, que você e sua casa precisam! Excelente adição ao Feng Shui na entrada principal ou na sala de estar.

Budas são seres muito iluminados e especiais. São chamados de Budas as pessoas que  despertaram plenamente para a verdadeira natureza. E, existiram poucas pessoas que atingiram este nível espiritual elevado.  Ter imagem de Buda com toda certeza agrega poder em sua decoração.

Vale ressaltar que uma imagem de Buda não está associada à religião budista e a nenhuma outra crença ou religião.

Leia mais: O Feng Shui NÃO é uma religião e nem uma superstição…

Colocar uma imagem sagrada como: Buda, voltada para a porta de entrada da casa é uma excelente cura de proteção geral da casa e dos espaços. Mas, se preferir, pode usar imagem de Jesus, outros santos, anjos, Ganesha, etc… Afinal, essa adição na decoração precisa fazer sentido para você.

Altares geram um ponto de conexão energética, fortalecendo sua ligação com o divino que habita em você e também com sua fé. Tenha um altar não importa sua crença ou religião. Crie um espaço onde você se conecte com o que for divino para você!

Use cristais multifacetados

Os cristais multifacetados especificamente são objetos muito usados ​​no Feng Shui. Eles podem ser utilizados de várias maneiras, mas sempre com um único objetivo: criar bom fluxo de energia em sua casa. 

Essas esferas de cristal com facetas lapidadas são usadas nos espaços por sua energia de harmonia e perfeição devido à forma esférica que possuem. Desde os mais remotos tempos, de acordo com a geometria sagrada, essa é considerada uma forma superior.

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui

Os cristais multifacetados podem ser colocados em áreas que precisem de mais harmonia, luz, energia fresca e circulante. Podem neutralizar as energias negativas presentes no banheiro, podem corrigir fluxos de energia, rebater drenos energéticos, rebater energias externas se colocados nas janelas, além de preencherem seus espaços com boas energias e ajuda a manter a energia da casa em movimento.

Eles são uma ferramenta poderosa e ao mesmo tempo linda e não devem ficar de fora de sua decoração.

Conclusão

Uma boa casa com Feng Shui é uma casa que você sente a harmonia e o equilíbrio do espaço, mas não sabe nem de onde vêm as boas vibrações.

A aplicação da técnica de Feng Shui deve ser discreta e se misturar com o ambiente a ponto de até ficar imperceptível. E nunca deve estar fora de sincronia e sintonia com o gosto e a lógica da casa e dos moradores. Curas de Feng Shui que são bem aparentes e uma casa cheia de bugigangas penduradas sem a intenção de cura e equilíbrio são sinais de que uma consulta de Feng Shui não foi bem sucedida.

Neste artigo de hoje foram apresentadas algumas curas mais gerais apenas adicionando objetos decorativos e poderosos em seus espaços. Mas, é de extrema importância que a sua casa reflita seu gosto, sua história e sua hereditariedade. Isso é essencial para que você reconheça sua personalidade e seus gostos pessoais dentro de seu espaço. É dessa forma que você se sente em casa e confortável no seu lar.

Gostou das sugestões? Elas combinam com seu estilo e com sua personalidade e com seu lar? Utiliza algum desses artifícios para decorar e ao mesmo tempo trazer poder e boas vibrações para seus ambientes?

Comente aqui quais já usa e o resultado que já obteve.

 

19 COMENTÁRIOS

  1. Amo suas dicas Anali. Uso algumas coisas como incensos, cristais. Tenho imagens de Ganesha etc. Na vdd gostaria de poder fazer uma consulta e ter melhores orientações para melhor armonizar meu lar, Mas…infelizmente financeiramente agora não é possível. Gratidão por suas dicas. Bj

    • Olá Elizabeth! Agradeço o carinho! Estou sempre postando dicas de como melhorar os ambientes com Feng Shui, tanto aqui no site quanto nas redes sociais. Acompanhe nossos canais e continue a aplicar nossas dicas! Veja os posts sobre Prosperidade! 😉

  2. Boa tarde…

    Em que área eu devo expor objetos de colação pessoal tipo carrinhos, action figures e etc?!!

    ótimas dicas!! Muito Obrigado!

    Lino

    • Oi Lino… Agradeço seu contato e elogios! Então…Não tem uma área específica indicada pelo Feng Shui para isso. Importante você deixar suas coleções sempre o mais organizadas possível. Vale você verificar quais mensagens essas coleções te passam e ai posicioná-las em um local onde essas energias sejam compatíveis. (por exemplo, se te remetem à sua infância… às suas raízes, vale posicionar na área da Família – Mas se não der, tudo bem… organização é o ponto mais importante e do qual vc não pode abrir mão, ok?).

  3. Boa noite,
    Adorei suas dicas principalmente as de cristais.
    Mas eu estou com uma dúvida referente a corredor, a minha porta de entrada fica de frente com a porta do fundo. Tem algum problema?

    • oi Nilzete! Obrigada pelo carinho! Então, tem problema sim! a energia entra e escapa toda pela porta dos fundos… não circulando direito pela sua casa. Coloque um cristal multifacetado de 40mm abaixo do batente dessa porta dos fundos para que ele reorganize o fluxo das energias e evite o escape delas.

  4. Boa tarde. Muito boas as sua dicas. Adorei. Observando seus ensinamentos percebi que tenho um problema de alinhamento de três portas: a da entrada, da cozinha e fundos. como corrigir?
    Obrigada.

  5. “A aplicação da técnica de Feng Shui deve ser discreta e se misturar com o ambiente a ponto de até ficar imperceptível”. Se eu colocar um cristal multifacetado pendurado no teto entre a pia e o fogão não vai estar em desacordo com a recomendação acima citada?

    • oi Elizete ! Vc está correta.. por isso existe o trabalho do consultor… que pode oferecer alternativas mais adequadas para equilibrar os ambientes. Eu tenho o cristal entre a pia e o fogão e acho que fica lindo ali… Mas o penduro no armário que fica acima da pia… 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui